30 Esboços de Sermões Sobre Casamento

30 Esboços de Sermões Sobre Casamento

O casamento é o processo pelo qual duas pessoas tornam seu relacionamento público, oficial e permanente. É a união de duas pessoas em uma aliança que no plano original de Deus deveria durar até a morte, mas na prática é muitas vezes interrompido pela separação ou divórcio.

A Bíblia Define o Casamento Como Uma Aliança

Deus esboçou seu plano original para o casamento em Gênesis 2:24 quando um homem (Adão) e uma mulher (Eva) se uniram para se tornar uma só carne:

“Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gênesis 2:24)

Em Malaquias 2:14, o casamento é descrito como uma aliança sagrada diante de Deus. No costume judaico, o povo de Deus assinava um acordo escrito no momento do casamento para selar a aliança. A cerimônia de casamento, portanto, deve ser uma demonstração pública do compromisso de um casal com um relacionamento de aliança. Não é a "cerimônia" que é importante; é o compromisso de aliança do casal diante de Deus e dos homens.

É interessante considerar cuidadosamente a tradicional cerimônia de casamento judaica e o "Ketubá ou Ketubah" ou contrato de casamento, que é lido na língua aramaica original. O marido aceita certas responsabilidades conjugais, como fornecer comida, abrigo e roupas para sua esposa, e promete cuidar também de suas necessidades emocionais.

Este contrato é tão importante que a cerimônia de casamento não está completa até que o noivo o assine e o apresente à noiva. Isso demonstra que marido e mulher veem o casamento como mais do que apenas uma união física e emocional, mas também como um compromisso moral e legal.

A Ketubah também é assinada por duas testemunhas e considerada um acordo juridicamente vinculativo. É proibido que casais judeus vivam juntos sem este documento. Para os judeus, a aliança matrimonial representa simbolicamente a aliança entre Deus e seu povo, Israel.

Para os cristãos, o casamento vai além da aliança terrena também, como uma imagem divina da relação entre Cristo e sua Esposa, a Igreja. É uma representação espiritual do nosso relacionamento com Deus.

A Bíblia não dá instruções específicas sobre uma cerimônia de casamento, mas menciona casamentos em vários lugares. Jesus participou de um casamento em João 2. As cerimônias de casamento eram uma tradição bem estabelecida na história judaica e nos tempos bíblicos.

As Escrituras são claras sobre o casamento ser uma aliança santa e divinamente estabelecida. É igualmente claro sobre nossa obrigação de honrar e obedecer às leis de nossos governos terrenos, que também são autoridades divinamente estabelecidas.

O Casamento Cristão Honra a Deus Acima de Tudo

Como cristãos, é importante focar no propósito do casamento. O exemplo bíblico encoraja os crentes a se casarem de uma forma que honre o relacionamento da aliança de Deus, submetendo-se primeiro às leis de Deus e depois às leis da terra, e dá uma demonstração pública do santo compromisso que está sendo feito.

Segue Uma Lista de 30 Esboços de Sermões Sobre Casamento

  1. O Casamento e o Evangelho
  2. O Casamento e o Amor
  3. O Casamento e a Idolatria
  4. O Casamento e a Aliança
  5. Áquila e Priscila - Um Casamento Que Funcionava Para O Senhor
  6. Cinco Ameaças Perigosas ao Casamento
  7. A Importância do Casamento
  8. O Relacionamento Entre Marido e Mulher
  9. Gerenciando Nossos Sentimentos Falando a Verdade em Amor
  10. Mantendo Seu Casamento Forte
  11. Construindo Confiança em Seu Casamento
  12. Casamento: Papéis e Respostas – Parte (1)
  13. Casamento: Papeis e Respostas - Parte (2)
  14. A Lei de Deus sobre o casamento
  15. A Sagrada Instituição do Casamento - Parte 1
  16. A Sagrada Instituição do Casamento Parte 2
  17. O Casamento Está se Tornando Obsoleto?
  18. A Receita Para um Grande Casamento
  19. A Hora da Decisão (O Casamento de Isaque)
  20. Não é Bom Que o Homem Esteja só
  21. Irás Com Este Homem? Isaque e Rebeca
  22. Intimidade Sexual no Casamento
  23. O Jardim do Casamento
  24. Antes e Depois do Casamento
  25. Quatro Pilares Para Construir Seu Lar
  26. Segredos Para um Casamento Bem Sucedido
  27. A Vontade de Deus Para o Casamento
  28. O Que Deus Une
  29. Cerimônia de Casamento Com o Ritual da Vela da Unidade e Esboço de Sermão
  30. Três Grandes Virtudes a Serem Cultivadas no Casamento

No desígnio de Deus, somos chamados a abandonar nossas próprias ambições para amar e servir nosso cônjuge. Através do casamento, aprendemos sobre amor, respeito, honra e como perdoar e ser perdoado. Reconhecemos nossas deficiências e crescemos a partir dessa percepção. Desenvolvemos um coração de servo e nos aproximamos de Deus. Como resultado, descobrimos a verdadeira felicidade da alma.

Espero que esses 30 esboços de sermões sobre casamento seja útil para sua vida e ministério. 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.