A Sagrada Instituição do Casamento Parte 2

A Sagrada Instituição Do Casamento (Parte 2)
Texto: Gênesis 2:18-25

Introdução: Na semana passada nós começamos a olhar para a sagrada instituição do casamento. É algo que tem sido posto de lado e não tem o respeito ou a reverência que é devido. Nossa sociedade parece colocar pouca ou nenhuma ênfase no casamento bíblico. Ele é visto como uma opção em vez de uma ordenança. Vivemos em uma época do “pega e deixa” e o casamento certamente se encaixa nessa categoria.
 
Eu quero que você tenha em mente que o casamento não é algo que surgiu com o avanço da humanidade e o aumento da população. Deus ordenou o casamento com o primeiro de sua criação. O casamento não é algo que o homem tem o direito de "redefinir" ou ignorar. Deus estabeleceu as bases para o casamento e Ele estabeleceu as diretrizes que se espera que venhamos aderir.
 
Eu quero pegar de onde paramos e continuar nosso estudo sobre: A Sagrada instituição do casamento. Já consideramos: A concepção do casamento que envolve a soberania do Senhor e Sua Solução.

II. A Criação do Casamento. V. 19-22

A. Deus revelou a necessidade do homem. V. 19-20“Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea”. Adão era um homem de grande intelecto. Sua mente não havia sido corrompida pelo pecado. A ele foi dada a tarefa de nomear todas as criaturas de Deus.

1. Isto não foi um desperdício de tempo. Deus queria que Adão desse nome aos animais, mas Ele também tinha outra coisa em mente. Mas para o homem não foi encontrado uma ajudadora idônea. Enquanto Adão viu e nomeou todas as criaturas, ele se tornou profundamente consciente de que cada animal tinha uma companheira. Havia macho e fêmea de cada espécie. Deus queria que Adão observasse que ele também precisava de uma companheira, uma auxiliadora idônea. Deus colocou um desejo em Adão por uma companheira.

2. Não há nada de pecaminoso em desejar ter uma companheira ou companheiro. Esse desejo foi colocado dentro da humanidade por Deus. Este é o projeto dele. Se buscarmos a Deus para realizar esse desejo, ele irá suprir para nós. O problema é que muitos escolhem cumprir o desejo que Deus deu de uma forma lasciva, em vez de uma forma que agrada ao Senhor. (Este é um momento crítico na vida dos indivíduos. Quando esses desejos começam a se desenvolver, é fundamental que você busque a vontade de Deus na escolha de uma companheira ou companheiro)

B. Deus resolveu a necessidade do homem. V. 21-22 - Deus não criou esse desejo em Adão e o deixou sozinho em seu desejo. Deus se encontrou com essa necessidade de Adão.

1. A providência. V. 21a – “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu...”. Deus fez cair um pesado sono sobre Adão. Não havia outras pessoas sobre a terra. Adão não tinha nenhuma maneira de obter uma companheira; isto era para Deus. O Senhor tinha em mente uma mulher para o homem e Ele criaria ela para ele. Adão não teve qualquer influência ou controle nisso.
a. Há uma grande lição nisso para cada um de nós. Podemos não gostar, mas Deus tem um companheiro em mente para cada um de nós. Não cabe a nós garantir um cônjuge. Deus tem um plano e há alguém com quem Ele quer que você se case. Demasiadas vezes, as pessoas escolhem seu companheiro e nunca buscam a vontade de Deus. Eu não tenho nenhuma dúvida de que Cristina e eu fomos feitos um para o outro. Jovem você faria bem em buscar o Senhor e Sua vontade quando você estiver pensando em se casar. Seu único objetivo na vida não é "encontrar" um companheiro. Ele irá enviar um e ele vai confirmar a relação. (Agora eu não estou sugerindo que é a vontade de Deus que todos se casem. Eu estou dizendo que, se for, Ele proverá!)

2. O Processo. V. 21b – “...tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar”. Enquanto Adão dormia, Deus realizou a cirurgia nele. Ele tomou uma costela de Adão e criou a mulher. Mais uma vez, vemos que Deus estava no controle completo desta união.
a. É provável que Adão acordou de seu sono e não sentiu nada, mas eu gostaria de lhe dizer algo. A cirurgia não é algo que nós gostamos, mas às vezes é necessário. Você pode estar sentindo que Deus lhe deu o desejo, mas você ainda não encontrou o que Deus tem para você. Você pode não gostar da espera, mas isso é muito necessário. Se você passar na frente de Deus e se recusar a esperar nEle, você pode se meter em uma confusão. Seja paciente e dê ao Senhor tempo para trabalhar!

3. O quadro. V. 22 – “e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem”. Na criação de Eva, Deus pinta uma imagem que todos nós precisamos ver e compreender plenamente. Isso é algo que muitos tem perdido, especialmente em nossos dias.
a. Parece haver uma visão distorcida da relação entre marido e mulher. Nossa cultura tem estabelecido uma regra não escrita que precisa ser erradicada. As esposas não devem ser vistas como servos inferiores. Elas têm muito mais a contribuir do que o prazer sexual, roupas limpas, e refeições quentes. Elas foram criadas para ficar ao lado do homem.

"A mulher foi feita de uma costela de Adão; não feita da cabeça para governar sobre ele, nem de seus pés para ser pisada por ele, mas do seu lado para ser igual a ele, debaixo do braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada"

III. A Consagração Do Casamento. V. 23-25

A. O casamento envolve afeto. V. 23“Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”. Adão imediatamente sentiu uma proximidade com Eva. Ele sabia que Deus a havia criado a partir de seu lado. Ela não era apenas mais uma criatura da criação maravilhosa de Deus. Ela foi feita a partir de sua carne para ele. Deus colocou um amor e afeição por ela dentro de Adão. Ela foi criada para ele e ele a amava.

1. O casamento nunca vai sobreviver sem amor. Longe demais entrar nesta instituição sagada por luxúria, mas não por amor verdadeiro. Se a luxúria é tudo que existe, o que você vai fazer quando você encontrar alguém que alimenta esse desejo mais do que o seu companheiro? O amor é essencial no acordo do casamento.

2. Será que o seu casamento está sofrendo? Você quer saber por que ele não é o que costumava ser? Quanto tempo se passou desde que você mostrou afeto genuíno? Eu não estou falando de apenas dizer, eu te amo, mas demonstrar esse amor para com seu cônjuge. Relacionamentos deve ter afeição e um casamento, certamente, não é diferente!

B. Casamento envolve fidelidade. V. 24“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”. Deus faz uma declaração surpreendente que muitos têm ignorado sobre o casamento. Eles serão uma só carne. Deus espera que aqueles que se comprometem ao casamento devem permanecer casados. Em Seus olhos tornaram-se uma só carne. Isso é sério aos olhos de Deus!

1. Ele revela duas coisas que devem acontecer no casamento. O homem deve deixar seu pai e mãe, e unir-se a sua esposa. Casamento envolve deixar e unir-se.
a. Temos de deixar. Com a exceção de nosso relacionamento com Deus, todos os outros relacionamentos devem ter um "banco de trás". O casal tornou-se um e eles são agora a prioridade do outro. (Há muitos casamentos se desfazendo hoje! Muitos problemas ocorrem porque um ou ambos não estão dispostos a deixar o passado e começar de novo. Você começou um novo relacionamento juntos e ele nunca será como a casa que você cresceu)
b. Devemos unir. Isto significa que devemos; "aderir, manter, estar ligados por algum vínculo forte". Isso dá trabalho! Deve haver um compromisso para se unir. Deve haver uma determinação para ficar juntos nos bons e maus momentos. Eu peço sempre aos noivos que façam uma promessa a Deus antes de fazerem os votos do casamento: que nunca resulte em divórcio como uma solução para os seus problemas. Deus nunca pretendeu que os casais se divorciassem.
c. Se você é divorciado, você não está condenado ou é um cidadão de "segunda classe". Se você ainda não tiver feito, você precisa buscar o perdão de Deus e continuar a servi-Lo. Faça um compromisso hoje de deixar e se unir ao cônjuge que você tem agora.

C. Casamento envolve responsabilidade. V. 25“E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam”. Isto parece um verso estranho, mas é relevante. Antes do pecado entrar em seus corações, não havia nenhuma vergonha ou pensamentos pecaminosos. Eles estavam confortáveis em sua nudez. Claramente isso não é aceitável em nossos dias por causa do pecado. Vivemos em uma sociedade que está orientada sexualmente. Mas, no início havia pureza.

1. Antes do pecado Adão não poderia ter possuído um desejo por qualquer outra, mas somente Eva. Encontramos nisto um desafio à fidelidade e responsabilidade para com o nosso cônjuge. Deus nos fez uma só carne e não temos o direito de olhar para outro. Muitos casamentos falharam devido à infidelidade. Se você é casado você só tem o direito de olhar para o seu cônjuge. Se você não é casado, então você não tem o direito de olhar para ninguém!

2. Se você quiser garantir um casamento bem-sucedido, ame o seu cônjuge, continue comprometido com ele, e mantenha-se, apenas para ele. O casamento é lindo e maravilhoso se ele se dispõe de acordo com o plano de Deus.
 
Conclusão: Espero que você tenha sido iluminado e desafiado por estes versos. Jovens vocês precisam entender as responsabilidades do casamento. Não é como comprar um carro usado.
 
O casamento é o fundamento da família e a família é a base da sociedade. Satanás não perde tempo em atacar a família e ele está fazendo tudo o que pode hoje para atacar e destruir a família e o casamento como Deus planejou. Como está o seu casamento? Se Deus falou com você hoje, você precisa vir e receber a ajuda que Ele deseja para a sua vida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem