A Sagrada Instituição do Casamento - Parte 1

A Sagrada Instituição Do Casamento - Parte 1
Texto: Gênesis 2:18-25

Introdução: Estamos diante de uma decisão crucial em nosso pais à medida que procuramos definir o casamento baseado no desígnio divino de Deus. Pastores em todo o mundo têm sido encorajados a pregar sobre os princípios bíblicos do casamento. Não pode haver dúvida de que o casamento e a família estão sob ataque na sociedade de hoje. O casamento não é uma instituição feita pelo homem; ele foi criado e ordenado por Deus.
 
Todos estão cientes dos perigos e dificuldades que a família enfrenta. Eu nunca poderia imaginar que o movimento homossexual ganharia tanto espaço como tem ganhado em nossos dias. A história revela as sociedades que abraçaram e incentivaram a homossexualidade e que foram destruídas pela sua própria concupiscência e pecado.
 
O divórcio também mancha a família na sociedade de hoje. (Eu não estou aqui para trazer mais dor para aqueles que sofreram os efeitos do divórcio. Fui criado em um lar desfeito e eu conheço a dor que isso traz.) No entanto, não podemos negar que o divórcio é um problema grave que afeta o lar.
Um dos maiores equívocos em nosso dia a respeito do divórcio é o argumento de que ele vai ser melhor para as crianças. Pergunte as crianças que viveram isso e veja se elas acham que foi a melhor coisa a fazer!
 
Claramente, a família está enfrentando desafios sem precedentes. Precisamos voltar para a vontade de Deus e a exigência em relação ao casamento e a família. Eu quero pregar sobre as orientações fundamentais que Deus estabeleceu para o casamento enquanto nós consideramos: A Sagrada instituição do casamento.

I. A Concepção Do Casamento. V. 18

A. A Soberania de Deus. V. 18a - “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. Observe Gênesis 1:31 – “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto”. Nós ainda estamos no sexto dia da criação. Deus olhou para Sua criação e viu que estava muito bom. Mas, nós encontramos aqui que Deus entende que não era bom que o homem estivesse sozinho. Não existe nenhuma contradição. Nós observamos mais detalhes do dia sexto no Capítulo 2.
1. Deus, em Sua soberania projetou a instituição do casamento. Ele viu que o homem estava incompleto sem uma companheira. O casamento é de Deus!
2. Muitos em toda o Brasil estão pressionando para redefinir a definição de casamento. Aqueles que se opuseram a visão tradicional do casamento estão tentando implementar mudanças radicais na forma como o Brasil aceita o casamento.
3. O problema com essas mudanças é que a visão que muitos desejam não se alinha com a Palavra de Deus. Não temos o direito de "redefinir" uma instituição que Deus ordenou! A humanidade pode optar por rejeitar a vontade de Deus, mas isso não afeta a maneira que Deus vê o casamento.
4. Não demorou muito para que Satanás atacasse o lar e a ordenança de Deus acerca do casamento. No livro de Gênesis, o livro dos princípios que encontramos todos os tipos de destruição relacionados a família. Eu vou lidar com isso da mesma forma que está registrado nas Escrituras. Alguns podem pensar que eu deveria deixar, mas esse é o problema. As pessoas já não querem lidar com a verdade!
a. Poligamia – Gênesis 4:19 - “Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zilá”.
b. Pensamentos pecaminosos – Gênesis 9:22-23 – “E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai" A palavra viu tem a ideia de "olhar com prazer e deleite"
c. Adultério – Gênesis 16:2 – “Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai”.
d. Homossexualidade – Gênesis 19:5 – “e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos”. Contrariamente à opinião popular, esta é uma abominação diante de Deus. Levítico 20:13 – “Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles”. Alguns argumentam que o que foi registrado no Antigo Testamento e não é mais válido. Se Deus disse isso uma vez, é o suficiente! Ele não mudou de ideia em relação ao pecado, mas para aqueles que precisam de provas no Novo Testamento, abra comigo em Romanos 1:24-28. Observe também 1 Coríntios 6:9-10 – “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. A palavra efeminado refere-se a "um menino mantido para as relações homossexuais com um homem; de um homem que submete o seu corpo a luxúria antinatural". A frase: nem os sodomitas, fala de "um homem que se deita com outro homem, como com mulher, sodomita, homossexual". Claramente Deus não está satisfeito com a agenda que está sendo promovida e procurada dentro de nossa própria sociedade!
e. Fornicação e Estupro – Gênesis 34:2 – “Viu-a Siquém, filho de Hamor o heveu, príncipe da terra; e, tomando-a, deitou-se com ela e humilhou-a”.
f. Prostituição e Incesto – Gênesis 38:15-16 – “Ao vê-la, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto. E dirigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me estar contigo; porquanto não sabia que era sua nora. Perguntou-lhe ela: Que me darás, para estares comigo? ”
g. Sedução – Gênesis 39:7 – “E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo”.
5. Não é esse um parecer doentio do que a humanidade é capaz de fazer? Cada um desses problemas é um resultado direto do desrespeito do homem para com o projeto de Deus para o casamento e a família. Quando o projeto do Senhor para o casamento e a família são deixados de lado e não mais considerados, a sociedade começa a desmoronar.
6. Vivemos em uma época em que tudo isso e muito mais é prevalente em nossa sociedade. Não há respeito pela santidade do casamento ou a família. As pessoas vivem com apenas um objetivo e que é saciar a fome da carne. Pouco ou nenhum pensamento é colocada nas consequências de sua infidelidade lasciva. Que Deus nos ajude a procurá-Lo e orar pela moralidade no Brasil!

B. A Solução do Senhor. V. 18b“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. Deus não tinha terminado com sua criação. Ele não apenas viu a necessidade, mas ele tinha um plano para Adão e a humanidade.
1. O projeto soberano de Deus incluiu uma ajudadora para o homem. O plano de Deus é sempre o melhor. A palavra “ajudadora” significa "aquela que ajuda outro a alcançar a realização". Ela tem a ideia de quem completa. A palavra “idônea” refere-se a "aquela que é adequada para, ou corresponde". Deus criou a mulher para complementar o homem e cumprir o que faltava.
2. O desejo e o desígnio de Deus para o casamento é que um complete e auxilie o outro. Deus criou macho e fêmea para trabalhar juntos e desfrutar de um relacionamento satisfatório. Não pode haver dúvida de que homens e mulheres vivem e pensam diferentes. Ambos têm características que são essenciais para o relacionamento e a família. O lar precisa dos benefícios e a contribuições de ambos!
3. Deus criou a mulher para o homem. Como poderíamos questionar a sabedoria e a autoridade de Deus? Aquele que criou a vastidão do universo e as sensibilidades dos nossos corpos humanos. Deus tomou nada e colocou tudo junto para formar um universo complexo e um mundo habitado por Sua criação. Deus ordenou o homem e a mulher para que eles pudessem ser frutíferos e multiplicar Sua criação. A ajudadora idônea para o homem foi a mulher. Quem somos nós para questionar esse projeto? O movimento homossexual quer nos fazer crer que é intolerante e intolerante, mas isso é o plano e a vontade de Deus! Deus fez uma mulher para um homem; não há muitas mulheres para um homem, ou um outro homem para um homem.
 
Conclusão: Começamos a olhar para a aliança do casamento ordenado por Deus. Não há dúvida de que o Brasil e o mundo têm abandonado e, na maioria das vezes, completamente abandonado a vontade de Deus para o casamento.
 
Precisamos orar para que Deus toque os corações daqueles que não têm nenhuma consideração para com os caminhos de Deus. Precisamos ensinar nossos filhos os princípios bíblicos do casamento e defendê-los, mesmo quando ele não é aceito ou popular. Tremo só de pensar o que nossa sociedade será em um futuro próximo com o curso que está hoje.
 
Você sente a necessidade da nossa nação e da própria humanidade? O que você vai fazer sobre isso? Você tem filhos ou netos? Você está preocupado com o futuro deles? Se assim for, por que não vir hoje e buscar a orientação do Senhor para a força e sabedoria para permanecer fiel nessas horas escuras?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem