Três Grandes Virtudes a Serem Cultivadas no Casamento

Três grandes virtudes a serem cultivadas no casamentoTema: Casamento

Texto: Efésios 5:8-9

Introdução: Caros noivos!
Hoje é um dia especial na vossa vida e na vida de vossos familiares e amigos: o dia em que vocês buscam a bênção do Altíssimo Deus para a vida que, a partir de agora, vocês passam a trilhar juntos. Para esta ocasião escolhemos uma palavra dada por Deus em sua Escritura, a fim de servir como farol a guiar os vossos passos no futuro: “o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça e verdade” – Efésios 5.8-9.

O versículo anterior refere-se àquilo que éramos antes de sermos de Cristo: éramos trevas, perdidos no pecado, sem rumo, sem vida. Porém, AGORA, sois luz no Senhor... Que diferença! Que bênção! É preciso enfatizar a expressão no Senhor. Porque só nele é que alguém pode ser luz. Nosso Senhor Jesus afirmou: “Eu sou a luz do mundo” (João 8.12). Quem pertence a Aquele que é a “luz do mundo” passa a ser luz no Senhor, como diz o apóstolo.

Compreendido isto, o apóstolo faz a exortação: “Andai como filhos da luz”. Não é uma simples ordem... não é qualquer pessoa que pode atender a esta ordem. Só quem foi transformado pelo Espírito Santo – ou usando a mesma linguagem do apóstolo, diríamos: só pode andar na luz quem foi iluminado por Cristo. Um paralelo pode ser traçado com o sol e as estrelas. É lindo observar o brilho das estrelas. Uma estrela, no entanto, não possui luz própria; se dependesse dela mesma, estaria sempre apagada, nunca seria notada. Somente porque recebe os raios do sol é que ela pode brilhar. Os crentes são como estrelas e jamais serão o sol. Dependemos sempre da luz divina, da graça de Deus. Então, iluminados, passamos a refletir a sua luz. somos “luz no Senhor”. Assim é que compreendemos a exortação do apóstolo: “andai como filhos da luz”.

Como que descrevendo o que significa este “andar na luz”, o apóstolo fala, na sequência, do fruto da luz: “porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade” (versículo 9). Três grandes virtudes a serem cultivadas – que belo lema para a vida dos cristãos! Que lema maravilhoso para o matrimônio!

O fruto da luz consiste em:

1. Bondade

– é totalmente dispensável explicar o que é a bondade.  Todos nós sabemos o que é ser bondoso (a), especialmente quando colocamos ao lado a qualidade oposta, negativa, que é a maldade. Não precisamos explicar o que é, mas sempre de novo precisamos ser lembrados de Deus espera esta virtude em nossas vidas. É fácil “exigirmos” que outros nos tratem com bondade, nos ressentimos e magoamos quando outros faltam com a bondade. Sermos bondosos com os outros é bem mais difícil. No casamento também, principalmente quando os dias passam e nos tornamos mais íntimos, facilmente a bondade é substituída pela aspereza, pela grosseria, pelos palavrões, pela impaciência...

Leia também: A vontade de Deus para o casamento

Por causa do pecado em nós, a bondade não é algo que “brota” naturalmente. Por isso ela precisa ser cultivada, precisamos nos exercitar. Ao cultivarmos a bondade perceberemos que ela traz consigo outras virtudes agradáveis e desejáveis para a vida de um casal e família: o respeito, a paciência, o carinho, a compreensão, etc.

2. Justiça

– o segundo fruto da luz citado pelo apóstolo Paulo é a justiça. Tal qual acontece com a bondade, nós somos hábeis em observar todas as injustiças que outros cometem contra nós. É algo que percebemos imediatamente, no mesmo instante que sofremos a injustiça, pois sempre é algo que nos machuca que magoa que dói. Como filhos da luz, porém, somos exortados a praticar a justiça (e não cobrá-la dos outros). E de fato isto só é possível porque Deus nos fez “filhos da luz” e derramou em nós o seu amor. A justiça orientada pelo amor de Deus em nós não será aquela que exige que os outros façam o que é certo. Ao contrário, a justiça como fruto da luz sempre será aquela que vai perguntar: “O que posso fazer para ser correto com o outro? Será que fui justo (a), correto (a), leal...?”

3. Verdade

– Quão importante é a verdade para um casal! Odeiem a mentira e amem a verdade.
Neste ponto, é oportuno trazer à nossa memória de quem somos filhos: Adão e Eva. Apesar de terem tido o privilégio de andarem na presença do SENHOR e de conversar diariamente com o Criador, eles foram enganados pela mentira – ou, mais propriamente, pelo “pai da mentira”. Eles tentaram se desculpar perante Deus queria driblar a triste verdade do seu pecado, ao invés de assumir a verdade, reconhecer que tinham sido desobedientes.

É bem fácil entrarmos pelo mesmo caminho. É só uma “desculpinha” para não ficar tão feio o que eu fiz! Foi só uma mentirinha... Numa vida a dois isto não é bom. A mentira, as meias-verdades, as trapaças, por mais bem intencionadas que sejam, podem gerar desconfiança e podem levar à desunião.

Orientem todas as vossas palavras pela verdade, bem como as vossas atitudes. Nem sempre é fácil ser transparente, sincero e verdadeiro com nosso cônjuge. Mas sempre que agirmos assim com aquela pessoa a quem amamos estaremos no caminho certo. A pessoa que nos ama saberá nos acolher, mesmo que a nossa verdade signifique confessar nossos erros, nossas fraquezas, nossos temores, dúvidas. A verdade pode ser dolorosa, mas é o caminho mais curto para resolver conflitos. Vai-se direto ao ponto, enquanto que a mentira nos conduz por um caminho aparentemente agradável, mas que, depois de nos enredar por “longas voltas” e rodeios, sempre traz um final com sérios prejuízos para o relacionamento.

Leia também: Segredos para um casamento bem sucedido

Conclusão: Queridos noivos. O casamento cristão e a consequente vida do lar sempre é um testemunho ao mundo. Que todos possam ver que ali estão duas vidas unidas por Cristo. A bondade, a justiça e a verdade são apenas três exemplos de tantas outras virtudes que Deus espera de seus filhos. Lembrem sempre que o andar como filhos da luz é algo que nenhum crente consegue fazer plenamente com suas próprias forças.

Cristo, que foi quem vos trouxe para a maravilhosa luz da salvação, será sempre a vossa inspiração e a vossa força. Cristo, que é a Luz do mundo, estará à vossa frente. Então basta segui-Lo!

Amém.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!