Construindo Confiança em Seu Casamento

Construindo Confiança em Seu Casamento
Texto: Eclesiastes 4:9-12

Introdução

1. Confiança é a chave para um casamento de sucesso (segurança, intimidade, sinceridade, comunicação). Gênesis 2:23-25.
2. Uma das palavras do Antigo Testamento para confiança (bãtach) tem um significado de forte confiança ou segurança em alguém ou algo; “estabelecer a esperança e a confiança em alguém ... não temer nada para si mesmo". Quando você confia em seu cônjuge, você se sente tão seguro que é desatento - ou livre de preocupações - com ele ou ela. Você não tem que esconder quem você é ou ser auto protetor.
3. A parceria no casamento, forjada na confiança, traz proteção, segurança e força ao seu relacionamento ordenado por Deus. Eclesiastes 4:9-12.

I. Construindo Confiança em Seu Casamento. Provérbios 31:10-12

A. Quatro princípios para construir ou manter a confiança no casamento.

1. Confiabilidade. “Ações falam mais alto que palavras”. Quando você é confiável, você cumpre o que promete e zela pela sua palavra. É muito difícil confiar em alguém que raramente cumpre sua palavra.
a. Fale a verdade. Efésios 4:25.
b. Ouça com intenção. Tiago 1:19-20.
c. Faça o que você diz que vai fazer. Tiago 4:17.

2. Compromisso. (“Renunciando a todos os outros”)
a. Inclui respeito mútuo e serviço mútuo. Efésios 5:33 (22-29).
b. Tolerância (“para melhor, para pior, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença”). Voto, Eclesiastes 5:4-6.

3. Consistência. Cresce com a confiabilidade. Familiar e previsível. Alguém que é inconsistente pode agir muito amorosamente em um dia, e ser indiferente no outro, depois retirar e ser indiferente em um cenário diferente. 2 Coríntios 1:18-19

4. Aceitação ("Com esta aliança..")
a. Claro que isso não significa que você precisa gostar de todos os traços de personalidade de seu cônjuge. Você pode não gostar do fato de que ele se parece com um cavalo quando mastiga a comida, mas quando você pratica a aceitação, você se depara com a complicada realidade de que duas pessoas falíveis estão tentando fazer um relacionamento funcionar. 1 Pedro 3:7; Gênesis 2:18, 23

B. Traços e ações de caráter que solidificam esses fundamentos.
1. Justiça. Isaías 32:17-18. Persiga isso no casamento. 2 Timóteo 2:22
2. As qualidades do coração de Cristo. Colossenses 3:12-15. Compaixão, bondade, humildade, mansidão, longanimidade, paciência, perdão, amor, paz. Colossenses 3:18-19; 1 Pedro 3:1-7.
3. A prioridade da fé. Mateus 6:33; Josué 24:15. Liderança e apoio submisso. Mútua fé e obediência. Lucas 9:62; cf. 1 Coríntios 7:12-15.

II. Danificando e Destruindo a Confiança em Seu Casamento.

A. Infidelidade. Provérbios 6:30-35
1. Destrói a parte mais íntima do casamento; a confiança evapora, a segurança desaparece, o amor é tolamente insensato. Provérbios 5:7-14
2. O pecado companheiro do engano (mentiras) destrói a confiança.

B. Ridicularizar publicamente seu cônjuge.
1. Demonstra falta de respeito. 1 Pedro 3:4-6 (Despoja o cônjuge do respeito próprio, a dignidade e valor aos seus olhos e aos olhos dos outros)
a. A forma de comparar seu cônjuge com outros ("ex")
b. A forma de provocar seu cônjuge. (aparência)
c. A forma de criticar seu cônjuge. (capacidade, aptidão)
d. A forma de diminuir seu cônjuge. ("Feio e mudo")
2. Danifica todos os quatro elementos essenciais para confiança. Este é um jogo de poder para dominar o seu companheiro. Mateus 7:12

C. Egoísmo. Efésios 5:22-25.
1. O egoísmo impede que a esposa e o marido cumpram suas responsabilidades dadas por Deus.

Conclusão

1. A segurança do casamento é construída sobre confiança; a confiança que maridos e esposas têm um no outro para ajudar e não para prejudicar um ao outro; para ser verdadeiramente “osso dos meus ossos, e carne da minha carne”.

2. Seu cônjuge pode confiar em você para ser digno de confiança em seu casamento? O Senhor pode confiar em você para ser digno de confiança em seu casamento? Provérbios 5:21-23

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Construindo Confiança em Seu Casamento Construindo Confiança em Seu Casamento Reviewed by Aldenir Araújo on junho 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.