O Casamento e o Evangelho

O Casamento e o Evangelho

Texto: Efésios 5:22-33

Introdução

A. No mês que vem, veremos uma das minhas histórias favoritas da Bíblia, mas que não recebe muita atenção: a história de Senaqueribe e seu cerco a Jerusalém.

B. Esta noite é o final de quatro sermões sobre casamento.

C. O evangelho, é claro, é a história do que Jesus fez para resgatar Seu povo:

1. Ele veio como um homem, nascido da virgem Maria.

2. Ele morreu na cruz por nossos pecados, nos reconciliando com Deus.

3. Ele ressuscitou dos mortos em triunfo no terceiro dia.

4. Ele derramou Seu Espírito sobre Seu povo no Pentecostes.

5. Ele prometeu voltar no último dia e nos dar as boas-vindas ao nosso lar eterno.

D. Em Efésios 5:22-33 Paulo nos diz que o casamento reflete essas boas novas, e que marido e mulher são chamados a viver essa história de salvação em seu relacionamento matrimonial.

E. Então, nesta noite, vamos considerar essas cinco partes da história do evangelho: encarnação, crucificação, ressurreição, Pentecostes e a segunda vinda, em termos de seu significado para o casamento.

I. Que Benefícios Podemos Obter Desses Aspectos do Evangelho Para Nosso Casamento?

A. Encarnação: refere-se ao fato de que Deus Filho nasceu em carne humana há 2.000 anos em Belém, de modo que Ele é o messias prometido em todo o Antigo Testamento, e chamado Emanuel, Deus conosco: conosco neste planeta, conosco em nossa humanidade, conosco em nossa fraqueza e tentação. Então, o que isso significa para o casamento?

1. Significa que se você é um crente em Cristo, você já tem um messias! Você não precisa que seu cônjuge seja seu messias!

2. Duas pessoas que sabem que já têm um messias não deveriam ter um casamento melhor do que aquelas que não têm o messias e, portanto, trazer expectativas do tamanho de um messias para o casamento?

3. Se você tem Cristo, você já tem alguém que veio ao seu mundo e assumiu sua fraqueza e entende sua situação, Alguém que o conhece por completo e ainda assim o ama profundamente. Em Cristo você já tem o Esposo ideal. Então, quando seu cônjuge falha com você a esse respeito, você tem um salvador compassivo e solidário em cujos braços você pode correr.

4. Não apenas isso, mas temos o exemplo de Cristo de entrar no mundo de outra pessoa para nos inspirar a abordar nosso cônjuge com compreensão, simpatia e identificação, mesmo quando ele está agindo pecaminosamente (1 Pedro 3:7).

B. Crucificação: refere-se ao fato de que Jesus voluntariamente se permitiu ser falsamente acusado e depois executado em uma cruz romana, oferecendo-se como um substituto para o Seu povo, recebendo o merecido castigo para que sua culpa fosse lavada. Então, o que isso significa para o casamento?

1. Por causa da morte de Cristo na cruz, os crentes são perdoados. Fomos libertados da condenação. Todo pecado foi pago.

a. Por causa da crucificação, sabemos que somos aceitos por Deus (Romanos 15:7). Portanto, não dependemos de um cônjuge para nossa aceitação, validação ou identidade.

2. Por causa da cruz, nossos cônjuges também são perdoados. E isso significa que podemos perdoá-los, assim como Cristo nos perdoou (Efésios 4:32).

a. De fato, o próprio Jesus nos ensinou que nada feito contra nós se compara ao que fizemos contra Ele e que, portanto, todas as ofensas, hostilidades e amarguras dos outros podem ser vistas como pequenas, em perspectiva.

3. Não só isso, mas podemos ver pela crucificação de Cristo que o sofrimento pode ser redentor, e que às vezes Deus chama Seus filhos para sofrer por causa dos outros.

a. Veja como Paulo exemplifica isso:

(1) 2 Coríntios 12:15 “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas”

(2) Filipenses 2:17 “Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”

b. Assim como Cristo voluntariamente se entregou por você e por mim, e como Paulo voluntariamente se entregou pelos filipenses e coríntios, que Deus nos ajude a nos dar voluntariamente por nossos cônjuges, mesmo suportando a rejeição pela causa da reconciliação.

4. Especialmente os maridos são chamados pela crucificação de Cristo a se sacrificarem por suas esposas.

a. Maridos, amem suas esposas, como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. (Efésios 5:25)

C. Ressurreição: refere-se ao fato de que no terceiro dia depois que Ele foi morto e sepultado, Jesus ressuscitou dos mortos em vitória – em um corpo glorioso transformado – e vindicado por Deus. Então, o que isso significa para o casamento?

1. Por causa da ressurreição, sabemos que a graça triunfa! Por causa da ressurreição, temos esperança! Por causa da ressurreição, sabemos que Deus ressuscita os mortos!

2. A ressurreição transforma a forma como encaramos os problemas!

3. Veja 2 Coríntios 1:8-10: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará”

a. A ressurreição não tirou a experiência de Paulo de morrer (ou, neste caso, quase morrer).

b. Mas tirou a experiência de desesperança e desespero de Paulo e a finalidade do sofrimento.

4. (2 Coríntios 4:8–9)

a. A ressurreição não tirou a experiência de Paulo de ser afligido em todos os sentidos, mas tirou sua experiência de ser esmagado.

b. A ressurreição não tirou sua experiência de perplexidade, mas tirou sua experiência de desespero.

c. A ressurreição não tirou sua experiência de ser perseguido, mas tirou sua experiência de ser abandonado.

d. A ressurreição não tirou sua experiência de ser abatido, mas tirou sua experiência de ser destruído.

5. Quando você vive dias sombrios em seu casamento, quando você sente que está morrendo, por causa da ressurreição você ainda sabe que Deus é Aquele que ressuscita os mortos.

D. Pentecostes: refere-se ao fato de que cinquenta dias após Sua crucificação e dez dias após ascender ao céu, Jesus derramou Seu Espírito sobre Sua igreja de acordo com a promessa do Antigo Testamento – e as promessas que Ele havia feito repetidamente aos Seus discípulos. Então, o que isso significa para o casamento?

1. Por causa do Pentecostes, Cristo habita em nós pelo seu Espírito Santo.

2. Por isso, podemos ter certeza de que Deus está sempre conosco e sempre trabalhando em nosso casamento, mesmo quando o progresso é imperceptível.

3. Por causa do Pentecostes, sabemos que temos o Espírito de adoção clamando “Aba, Pai!”.

a. Por isso, mesmo quando somos rejeitados, sabemos que Ele está conosco e nunca nos abandona.

4. Por causa do Pentecostes, você e eu temos um Ajudador, que nos conduz e nos conforta e nos atrai a Cristo e nos dá força em nossa fraqueza e abre nossos olhos para Sua gloriosa graça.

5. Por causa do Espírito, podemos ir a Deus em oração. A qualquer momento podemos levar qualquer necessidade em nosso casamento Àquele para quem nada é impossível.

a. E mesmo quando estamos tão sobrecarregados que não sabemos o que dizer a Deus, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, intercedendo por nós com gemidos profundos demais para palavras. (Romanos 8:26)

6. Por causa da obra do Espírito, os crentes nasceram de novo (João 3:3-8). O velho já passou: nós nos tornamos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Portanto, em nosso casamento, nosso passado não nos define, nem nos confina, nem determina nosso futuro.

7. Por causa da obra do Espírito, temos a palavra de Deus em forma escrita, para nos ensinar e nos desafiar, nos corrigir e nos treinar como viver, inclusive no contexto do casamento. (2 Timóteo 3:16-17)

8. Por causa do Espírito, temos o poder de obedecer a Deus em nosso casamento, independentemente das circunstâncias ou dificuldades. Temos o poder de amar mesmo quando não somos amados. Cristo está em nós pelo Espírito, de modo que já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. (Gálatas 2:20)

E. Segunda Vinda: refere-se à promessa de Jesus de que Ele retornará novamente à terra tanto para julgar aqueles que O rejeitaram quanto para se casar com Sua noiva, Seu povo, Sua igreja, e trazê-los para seu lar eterno, a nova Jerusalém, os novos céus e a nova terra. Então, o que isso significa para o casamento?

1. Por causa da prometida segunda vinda de Cristo, sabemos que há um casamento muito mais glorioso vindo para nós. Está chegando o dia em que nos casaremos com o cônjuge perfeito, Aquele que é perfeitamente fiel e verdadeiro, Aquele que satisfaz todas as minhas necessidades, Aquele que é absolutamente confiável e nunca nos deixará ou nos abandonará (Hebreus 13:5), Aquele que cujo amor não conhece fim nem limite.

2. Nesse dia, haverá o glorioso casamento final e uma grande festa de casamento – e nos mudaremos para nosso verdadeiro lar e viveremos verdadeiramente felizes para sempre.

3. Por causa disso, podemos ter expectativas razoáveis ​​de nossos casamentos terrenos e perceber que eles não foram projetados para satisfazer os anseios de nossa alma e perceber que não durarão para sempre.

4. Por causa da esperança da segunda vinda, podemos seguir adiante em nossos casamentos, não fixando nosso olhar um no outro, mas juntos fixando nosso olhar nEle e encorajando um ao outro nesta grande esperança.

Conclusão

A. Muitas pessoas pensam que casar-se as satisfará e as fará felizes. E isso é muito compreensível porque fomos feitos para não sermos felizes sozinhos. Fomos feitos para encontrar a nós mesmos e nossa felicidade no Outro. Mas não apenas em qualquer outro. Fomos feitos para nos encontrar em um outro especial, um certo alguém. Mas nenhum mero mortal pode fazer isso. Encontramos vida, esperança e significado somente no Salvador Jesus Cristo.

B. E Deus nos deu o casamento para que pudéssemos compreender nossa grande necessidade de estar unidos com Cristo para encontrar a verdadeira felicidade.

C. Amados amigos, não precisamos de um cônjuge melhor. Precisamos ser mais apegados ao evangelho. Precisamos ser mais cheios do Espírito de Cristo. Precisamos estar mais atentos ao nosso cônjuge celestial e ao nosso lar celestial.

D. Posso reformular as palavras de Jesus em Mateus 6:31-33 Não fique ansioso, dizendo: 'Como vou mudar meu cônjuge?' ou 'Como vou encontrar felicidade neste casamento?' “Como vou encontrar uma boa esposa?” Pois os gentios buscam todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe tudo o que você precisa. Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem