A Parábola do Chefe de Família

A Parábola do Chefe de Família
Texto: Mateus 13:51-52

Introdução

A. Nas últimas semanas, temos estudado a série de parábolas em Mateus 13 que descrevem para nós o que Deus está fazendo na era presente, do primeiro ao segundo advento. Essas parábolas nos dão o mistério da história em que nós, cristãos, temos um vislumbre da história do ponto de vista divino.

B. A Parábola do Semeador explicou as quatro diferentes respostas ao evangelho quando ele é pregado. A Parábola do Trigo e o Joio nos falou sobre as falsificações do verdadeiro cristianismo. A Parábola do Grão de Mostarda falou do crescimento anormal do evangelho na igreja professa. A Parábola do Fermento explicou como o pecado entra na verdadeira igreja e destrói a comunhão cristã vital. A Parábola do Tesouro Escondido nos mostrou o plano de Deus para a nação de Israel, que se tornará uma realidade no final desta era. A Parábola da Pérola de Grande Valor nos falou do propósito de Deus para a igreja na qual Ele está chamando judeus e gentios para serem um em Cristo. E, por último, a Parábola da Rede Lançada ao Mar que explica que Deus está no controle de todos os homens maus e ímpios e eles serão um dia julgados no segundo advento de Cristo.

C. A última parábola em Mateus 13 - A parábola do chefe de família - não trata dos mistérios do reino, mas é um pós-escrito ou epílogo que Cristo acrescentou para ensinar aos cristãos a necessidade de colocar essas verdades do reino para funcionar em seus vidas. Os verdadeiros crentes têm a responsabilidade de usar as verdades de Cristo e Seu reino espiritual presente em sua experiência. O conhecimento intelectual não é suficiente. Deve haver uma mudança de vida à medida que os homens encontram a verdade. Sem a parábola do chefe de família, nosso entendimento das outras parábolas em Mateus 13 seria incompleto.

I. A Compreensão Dos Discípulos. 13:51

A. O Senhor Jesus fez uma pergunta direta aos Seus discípulos - "Vocês compreenderam todas estas coisas?" O Senhor queria saber se eles haviam compreendido essas verdades sobre os mistérios do reino dos céus.

B. A coisa mais incrível aconteceu. Os discípulos responderam: "Sim". Eles alegaram que entendiam tudo o que Cristo estava lhes dizendo. Parece não haver nenhuma reserva da parte deles e, intelectualmente, eles provavelmente sentiram que entendiam o que Cristo estava ensinando.

NOTA: Os discípulos não estavam sendo desonestos. Eles tinham compreensão intelectual das palavras, conceitos e símbolos da parábola, mas essas coisas ainda não haviam se tornado uma realidade experiencial. Os discípulos provavelmente não eram diferentes de muitos de vocês que ouviram essas mensagens em Mateus 13. Você diz: “Sim, nós os entendemos”, mas essas verdades foram assimiladas em suas vidas para que você as conheça experimentalmente? Obviamente, ao acompanhar a vida dos Doze Discípulos por meio dos Evangelhos, torna-se aparente que eles realmente não compreenderam totalmente essas verdades em sua experiência. Suas ações mostraram apenas uma compreensão superficial e limitada porque a verdade deve ser aplicada à experiência de cada um.

NOTA: A verdade deve primeiro ser alcançada mentalmente, mas a verdade deve entrar na vida ou não será eficaz. Nós, como cristãos, devemos crescer na graça e no conhecimento de Cristo (II Pedro 3:18), mas isso é “conhecimento experimental”; é verdade aplicada à vida; é uma doutrina aplicada à vida pela fé-obediência.

II Pedro 3:18: “Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

II. A Responsabilidade Dos Discípulos. 13:52

A. Assim que os discípulos disseram que entenderam a verdade dessas parábolas, nosso Senhor os atingiu com a responsabilidade de agir de acordo com a verdade que afirmam conhecer. Com a luz vem a responsabilidade!

B. A primeira coisa significativa aqui é que os discípulos foram comparados aos escribas. Os escribas eram professores e pregadores da lei no Antigo Testamento. Eles eram os professores do reino. Eles eram os intérpretes autorizados da Palavra de Deus. Sua tarefa era interpretar a Bíblia para os judeus e aplicar a Bíblia à vida.

NOTA: Cristo disse que os discípulos são comparados aos escribas. Os discípulos de Cristo são treinados, discipulados ou instruídos no ou para o reino. Isso se aplica a todos os verdadeiros discípulos de Cristo, não apenas aos Doze originais. Os discípulos devem ser intérpretes da Bíblia. Eles são treinados para o reino no sentido de que são homens e mulheres que instruem os outros sobre o reino. Eles devem conhecer a Palavra e aplicá-la à vida. Os discípulos podem falar com autoridade da Bíblia e explicar aos homens como Deus está trabalhando nos bastidores da história e como Deus trabalha nos assuntos dos homens. Todos os discípulos de Cristo devem interpretar a verdade para aplicá-la em sua vida e na vida de outros.

NOTA: É dever dos cristãos compreender a vida. Eles estão sendo treinados para olhar a vida de um ponto de vista divino e ver o que Deus está fazendo na história. É tarefa dos cristãos aprender a viver e a lidar com a vida de maneira correta.

ILUSTRAÇÃO: O mundo precisa de cristãos que possam falar com autoridade sobre Cristo e Seu reino. As pessoas parecem ficar chateadas com a política, seja nacional ou estrangeira. Encontramos homens discutindo o mais alto que podem sobre os prós e os contras desta ou daquela guerra. Mesmo assim, Deus continua permitindo a guerra porque ela está, em última instância, cumprindo Seus propósitos, que culminarão no retorno de Jesus Cristo a esta terra. Os homens estão começando a entrar em pânico com a crise e isso vai ser uma coisa muito real, mas tudo isso faz parte do plano de Deus para encerrar esta era presente. Não devemos ignorar nem permitir que o mundo ignore o ponto de vista cristão da vida. Um cristão pode relaxar e saber que tudo o que acontece faz parte da vontade de Deus para este mundo.

C. Nosso Senhor então descreveu como chefe de família um cristão que está sendo ensinado ou educado nas coisas do reino. Um chefe de família era geralmente um escravo privilegiado e de confiança, o mordomo encarregado de administrar a casa de seu senhor.

NOTA: Como um chefe de família se compara a um verdadeiro crente? Os cristãos foram feitos mordomos do reino espiritual de Deus, enquanto Cristo e Seu reino terreno estão ausentes da terra. Cada cristão tem a responsabilidade de manter a casa de Cristo em ordem enquanto Cristo está fora. Os verdadeiros cristãos estão profundamente envolvidos no presente programa do reino de Cristo e devem fazer tudo o que puderem para promover o reino de Cristo de uma forma espiritual antes que Ele estabeleça Seu reino terreno no segundo advento.

ILUSTRAÇÃO: Os cristãos devem se envolver no programa do reino de Cristo. É por isso que as escrituras sempre enfatizam o fato de que entender o Cristianismo consiste em muito mais do que meramente acreditar em um conjunto de doutrinas ou credos - é demonstrar uma vida. Qualquer coisa abaixo disso é uma imagem abortiva e distorcida da vida cristã.

Gosto de enfatizar isso porque encontro muitas pessoas que pensam que se tornar um cristão é apenas uma maneira de chegar ao céu quando morrer. Graças a Deus, inclui isso. Esse é um tipo de benefício adicional que você recebe como cristão, e há um grande futuro pela frente para os crentes. Mas não é por isso que Deus o chamou agora para ser um cristão. Ou se for, não é por isso que ele o deixou aqui. Ele o deixou para aprender a viver, aprender como ser curado, ter as mesmas lutas e os mesmos problemas que homens e mulheres que não são cristãos, mas aprender como resolvê-los. Quando os não-cristãos olham para nossas vidas, eles devem ser capazes de ver os problemas sendo cada vez mais resolvidos. Isso é o que lhes dá confiança para acreditar que a mensagem que pregamos é uma mensagem genuína, uma mensagem de realidade e verdade.

Se, por outro lado, como tem acontecido tanto na última década, os não-cristãos olhando para os cristãos não vendo nada além do mesmo conjunto miserável de problemas com os quais eles próprios estão lutando, se eles virem lares cristãos dilacerados por contendas e brigas e brigando e discutindo, vendo casamentos divididos e vendo cristãos se divorciando, se virem a imoralidade sexual prevalecendo na vida cristã tanto quanto entre os não-cristãos, se virem todos os males e todas as lutas e todas as dores e os anseios e solidão prevalecendo em nossas vidas tanto quanto em todas as outras pessoas, então eles nos dizem: “Para que é a sua mensagem? O que ela faz? Por que devemos estar interessados? Você não está fazendo nada melhor do que nós.

D. O chefe de família tira coisas de seu tesouro, coisas novas e velhas. O dono da casa ficava encarregado do armazém e tirava dele comida, dinheiro, provisões e todas as coisas necessárias para o funcionamento da casa. O chefe de família é obviamente um verdadeiro cristão, mas e o "tesouro?" O tesouro provavelmente se refere a todas as verdades espirituais a respeito do reino que são nossas agora porque somos filhos do reino. O cristão tem um depósito de conhecimento que um não-cristão nunca pode ter porque o cristão tem compreensão espiritual da vida.

NOTA: Todo o programa do reino gira em torno de Cristo, e embora Cristo não esteja fisicamente presente neste mundo agora, Ele está presente nos corações e nas vidas de todos os verdadeiros crentes. Os segredos do reino giram em torno de Cristo e Cristo está espiritualmente presente em todo crente verdadeiro (II Coríntios 4:7). Os cristãos têm o Cristo do evangelho habitando em seus corpos terrenos e somente Ele é nossa esperança de glória (Colossenses 1:27). Mas Cristo também nos dá o poder de viver, e em Cristo recebemos toda a sabedoria e conhecimento (Colossenses 2:3).

NOTA: Os cristãos têm Cristo que é sabedoria e conhecimento, e quanto mais comprometidos estivermos com Ele e quanto mais exercermos uma fé mais profunda, mais aprenderemos sobre as coisas no reino espiritual e mais veremos a vida do ponto de vista divino.

NOTA: Cristo é nosso poder para nos tornarmos bons escribas de Seu reino (Filipenses 4:13). Sem o poder de Cristo, não podemos ensinar eficazmente a outros sobre Seu reino. Sem o poder de Cristo, não podemos falar com autoridade sobre Deus. Sem o poder de Cristo, não podemos lidar efetivamente com a vida e aplicar as verdades do reino de Cristo em nossas vidas.

II Coríntios 4:7: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte”

Colossenses 1:27: “. . . Cristo em vós, a esperança da glória”

Colossenses 2:3: “Em quem (Cristo) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”

Filipenses 4:13: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”

E. Nosso Senhor diz que o chefe de família “tira deste tesouro coisas novas e velhas”.

1. Quais são as coisas novas e velhas? Não sei ao certo, mas certamente deve se referir às verdades a respeito de Cristo e Seu reino no Novo Testamento e no Velho Testamento. Os cristãos têm o benefício de ambos os testamentos para interpretar as verdades do reino.

2. “Coisas velhas e novas” também podem se referir à vida, pois as verdades do reino devem ser aplicadas à vida. As coisas que são novas são as experiências em constante mudança de nossas vidas. Cada um de nós está sempre entrando a cada dia em novas e novas experiências, pois a cada dia Cristo, nosso tesouro, está nos expondo a novas verdades e experiências.

NOTA: No momento, estou experimentando coisas novas que nunca experimentei, porque nunca tive 53 anos antes. Estou aprendendo coisas novas sobre a vida, sobre mim mesmo, sobre as pessoas, sobre o ministério, sobre ser marido e ser pai. Estou passando por experiências como pai que nunca passei antes.

NOTA: Você também está tendo novas experiências. Alguns de vocês estão se apaixonando; alguns de vocês estão apenas começando com a nova experiência do casamento; alguns de vocês estão apenas entrando na experiência da paternidade; outros ainda estão passando por doenças ou crises, e alguns estão encarando a morte de frente. Você nunca fez isso antes e tudo é novo e fresco para você; não importa quantos milhões tenham passado por essas coisas antes de você, você está experimentando pela primeira vez. Em cada uma dessas experiências, devemos recorrer a Cristo por Seu poder, sabedoria e conhecimento para lidar com essas novas experiências.

3. Quais são as coisas velhas? Eles são as coisas permanentes, os princípios eternos e inalteráveis, os relacionamentos imutáveis ​​que nunca variam, mas permanecem os mesmos para sempre. As verdades imutáveis ​​são encontradas na Bíblia. A Bíblia contém verdades de Deus e do homem que nunca mudam. Sempre podemos contar com essas verdades porque Deus e Suas leis e promessas nunca mudam.

NOTA: Uma das grandes mentiras que está sendo empurrada para esta geração é que não há nada que nunca muda; tudo está mudando; tudo é sempre diferente. A ética da situação, a nova moralidade, a teologia do processo, o abandono de todos os absolutos é uma grande mentira satânica, pois, em última análise, essa filosofia humana diz que Deus muda, mas sabemos que Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre!

NOTA: Posso sugerir a você que a chave para compreender e lidar com a vida é uma mistura do novo e do velho. O segredo da vida é aplicar os princípios eternos e imutáveis ​​de Deus encontrados em Cristo às experiências de vida em constante mudança. Somente a Bíblia, Deus e Cristo podem nos estabilizar, pois a vida está mudando e é instável.

Conclusão

A. Talvez haja alguém aqui hoje que está frustrado e tateando em busca de uma resposta para a vida. Talvez você tenha tentado de tudo para preencher o vácuo espiritual em seu coração. Talvez você tenha comprado a mentira satânica de que todas as coisas estão mudando - Deus muda, Suas leis mudam, o certo e o errado estão mudando - mas você não foi capaz em todos os seus empreendimentos na vida de encontrar a chave para acalmar sua frustração interior. Só Jesus Cristo pode preencher esse vazio.

B. Este vazio espiritual em sua vida é devido ao pecado e o pecado separa você de um Deus santo. Você deve mudar sua mente sobre Deus, Cristo e o pecado e receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador se quiser ser salvo. Você deve abandonar qualquer esperança de salvar a si mesmo por boas obras e confiar que Cristo o salvará por Sua graça.

C. Deus nunca muda e as promessas de Cristo nunca mudam (João 5:24; 11:25, 26). Se você confiar em Cristo como seu Salvador, Ele nunca falhará com você. Você será salvo!

João 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação; mas passou da morte para a vida”

João 11:25, 26: “. . . . Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem