16 Esboços de Pregação para o Ano Novo

Historia do Ano Novo

Civilizações de todo o mundo têm celebrado o início de cada ano novo por pelo menos há quatro milênios. Hoje, a maioria das festividades de Ano Novo começa em 31 de Dezembro (véspera de Ano Novo), último dia do calendário gregoriano, e continua até a madrugada de 01 de janeiro (Ano Novo). As tradições comuns incluem frequentar festas, comer alimentos especiais de Ano Novo, fazer resoluções para o Ano Novo e assistir queimas de fogos de artifício.
16 Esboços de Pregação para o Ano Novo

Celebrações precoces do Ano Novo

As festividades mais antigas registradas em homenagem a data de chegada de um ano novo remota a cerca de 4.000 anos na antiga Babilônia. Para os babilônios, a primeira lua nova após o equinócio vernal - o dia no final de março com uma quantidade igual de luz solar e escuridão - marcava o início de um novo ano. Eles marcaram a ocasião com um festival enorme religioso chamado Akitu (derivado da palavra suméria para a cevada, que era cortada na primavera), que envolvia um ritual diferente em cada um dos seus 11 dias. Além do Ano Novo, Atiku comemorava a vitória mítica do deus do céu babilônico Marduk sobre a deusa mal do mar Tiamat e servia um importante propósito político: Era durante este tempo que um novo rei era coroado ou o mandato divino do atual governante era simbolicamente renovado.[post_ad]Durante toda a antiguidade, civilizações em todo o mundo desenvolveram calendários cada vez mais sofisticados, geralmente fixando o primeiro dia do ano para um evento agrícola ou astronômico. No Egito, por exemplo, o ano começou com a inundação anual do Nilo, que coincidiu com a ascensão da estrela Sirius. O primeiro dia do ano novo chinês, entretanto, ocorreu com a segunda lua nova após o solstício de inverno.

01 de janeiro torna-se o Dia de Ano Novo

O calendário romano cedo consistiu de 10 meses e 304 dias, com cada Ano Novo começando no equinócio vernal; segundo a tradição, ele foi criado por Rômulo, o fundador de Roma, no século VIII aC. Um rei depois, Numa Pompílio, fez a adição dos meses de Januarius e Februarius. Ao longo dos séculos, o calendário ficou fora de sincronia com o sol, e em 46 aC o imperador Júlio César decidiu resolver o problema através de consulta com os astrônomos e matemáticos mais proeminentes de seu tempo. Ele introduziu o calendário Juliano, que se assemelha ao calendário gregoriano mais moderno que a maioria dos países em todo o mundo usa hoje.
 
Como parte de sua reforma, César instituiu 01 de janeiro como o primeiro dia do ano, em parte para honrar o mês homônimo: Janus, o deus romano dos começos, cujos dois rostos lhe permitia olhar para o passado e para frente para o futuro. Os Romanos celebravam, oferecendo sacrifícios a Janus, trocando presentes entre si, decorando suas casas com ramos de louro e frequentando festas barulhentas. Na Europa medieval, os líderes cristãos substituíram temporariamente 01 de janeiro como o primeiro do ano, com dias transportando mais significado religioso, como 25 de dezembro (o aniversário do nascimento de Jesus) e 25 de março (a Festa da Anunciação); o papa Gregório XIII restabeleceu 01 de janeiro como o Dia de Ano Novo em 1582.

Tradições de Ano Novo

Em muitos países, as celebrações de Ano Novo começam na noite da véspera de 31 de dezembro - Ano Novo - e continuam até as primeiras horas do mês de Janeiro 1. Os foliões muitas vezes desfrutam de refeições e lanches pensados para conferir boa sorte para o próximo ano. Na Espanha e em vários outros países de língua espanhola, as pessoas engole uma dúzia de uvas – logo antes da meia noite, simbolizando suas esperanças para os próximos meses. Em muitas partes do mundo, tradicionais pratos de Ano Novo apresentam legumes, que são feitos para se parecer com moedas e anunciar futuro sucesso financeiros; exemplos incluem lentilhas na Itália e ervilhas no sul dos Estados Unidos. Porque os suínos representam o progresso e prosperidade em algumas culturas, a carne de porco aparece na mesa da véspera de Ano Novo em Cuba, Áustria, Hungria, Portugal e outros países. Bolos em forma de anel e doces, um sinal de que o ano deu uma volta completa, completa a festa na Holanda, México, Grécia e em outros lugares. Na Suécia e na Noruega, por sua vez, pudim de arroz com uma amêndoa escondida dentro é servido na véspera de Ano Novo; diz-se que quem encontra a amêndoa pode esperar 12 meses de boa sorte.
 
Outros costumes que são comuns em todo o mundo incluem a observação de queima de fogos de artifício e cantar canções de boas-vindas ao Ano Novo, incluindo o sempre popular "Auld Lang Syne" em muitos países de língua Inglesa. A prática de fazer resoluções para o Ano Novo acredita-se aconteceu primeiro entre os antigos babilônios, que fizeram promessas para ganhar o favor dos deuses e começar o ano com o pé direito. (Eles eram supostamente comprometidos a pagar as dívidas e devolver equipamento agrícola emprestado)
 
Nos Estados Unidos, a tradição mais emblemática de Ano Novo é o lançamento de uma bola gigante na Times Square em Nova York no golpe da meia-noite. Milhões de pessoas ao redor do mundo assistem ao evento, que acontece quase todos os anos desde 1907. Ao longo do tempo, a bola inchou de uma esfera de ferro e madeira de 320 quilos e 1,5 m de diâmetro para uma esfera brilhantemente modelada de 5.386 kg e 3,7 m de diâmetro. Várias vilas e cidades em toda a América desenvolveram suas próprias versões do ritual da Times Square, organizando gotas públicas de itens que vão desde pickles (Dillsburg, Pennsylvania) aos gambás (Tallapoosa, Georgia) à meia-noite na véspera de Ano Novo.
 
A seguir quero lhe apresentar 16 esboços de pregação para o ano novo que você pode adaptá-los como quiser para pregar em sua igreja.

16 Esboços de Pregação para o Ano Novo

  1. O segredo para uma vida abençoada em 2014
  2. Ano novo - Fazendo preparativos
  3. Prossigamos para o alvo - Ano novo
  4. Como recomeçar a vida no ano de 2013?
  5. Ano Novo - Agora é a hora
  6. Três verdades eternas para viver em 2012
  7. A chave para tomar decisões sábias em 2012
  8. Não ponha Jesus em primeiro lugar este ano
  9. O poder da visão bíblica
  10. Faça de 2011 um ano de milagres
  11. Deus quer fazer uma coisa nova em sua vida
  12. Resoluções para o ano novo
  13. Cinco chaves para um ano novo feliz
  14. Resoluções sábias para o ano novo
  15. Com o que podemos contar no próximo ano?
  16. Três percepções para o ano novo
Espero que esses esboços de pregação lhe seja útil de alguma forma.  Deus lhe use poderosamente.

Feliz Ano novo!

Pr, Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

16 Esboços de Pregação para o Ano Novo Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, dezembro 20, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.