A chave para tomar decisões sábias em 2012

A chave para tomar decisões sábias em 2012
Texto: Jeremias 5:14-28
I. Como você toma decisões importantes?
A melhor maneira de fazer escolhas na vida é contar com os princípios encontrados na Palavra de Deus. Daniel sabia como fazer escolhas com base nas verdades imutáveis ​​da Escritura. Embora ele estivesse sob uma tremenda pressão para viver como os babilônios, ele se manteve fiel aos princípios bíblicos que tinha aprendido quando criança.
II. O cenário histórico.
A. Depois de conquistar Jerusalém, o rei Nabucodonosor da Babilônia selecionou os mais brilhantes e capazes jovens judeus. Junto com outros, Daniel foi treinado na cultura, literatura, religião e visão de mundo de seus captores.
B. Daniel e os outros rapazes sabiam como fazer escolhas justas mesmo em um cenário ímpio.[post_ad]III. Princípio e Preferência.
A. Princípio - um modo fixo ou pré-determinado de conduta, ou uma regra moral baseada na Palavra de Deus. Como cristãos, devemos viver por convicções que são fundamentadas na Palavra de Deus.
B. Preferência - uma escolha moral baseada em gostos e desgostos ou o que parece melhor no momento. A pessoa que opera nesta base, pergunta: "vai me fazer se sentir bem, vou gostar, vai me trazer benefícios?”.
IV. O exemplo de Daniel.
A. Recusou os alimentos ricos do rei. Em vez de comer alimentos não - kosher (alimento judaico), Daniel perguntou se ele e seus amigos podiam comer apenas vegetais e beber apenas água. Deus os honrou por manterem suas convicções, e Daniel e seus amigos pareciam mais saudáveis ​​do que os outros homens jovens (ver Daniel 1:1-16).
B. Ignorou a lei contra a oração. Quando a oração foi proibida, Daniel continuou a ajoelhar-se diariamente diante do Senhor. Embora ele foi preso e jogado em uma cova de leões, Deus poupou sua vida (ver Daniel 6:4-24). Daniel foi restaurado para sua posição de autoridade e serviu como um líder por aproximadamente 70 anos sob quatro reis diferentes. Ele também escreveu algumas das profecias mais importantes na Bíblia.
V. Áreas de princípio
Nossas escolhas devem ser guiadas por crenças fundamentais como estas:
A. Jesus é o Filho de Deus e o Salvador do mundo (João 14:6).
B. A Bíblia é a Palavra inspirada por Deus e, como tal, é infalível e inerrante (II Timóteo. 3:16).
C. Nossos corpos são templos do Espírito Santo (I Coríntios 6:19).
D. Dinheiro não é um deus (veja Hebreus 13:5).
E. O lugar apropriado para as relações sexuais é o casamento (I Tessalonicenses 4:3-7).
VI. Vivendo por preferência
As pessoas não conseguem alinhar suas vidas com os princípios bíblicos por causa...
A. O medo da rejeição: As pessoas têm medo se eles forem contra a multidão, outros não vão gostar deles.
B. Ganância: Alguns estão dispostos a serem desonestos ou maus para ganhar mais dinheiro ou conseguir a promoção que eles procuram.
C. Compromisso: Racionalizar o pecado é um caminho rápido para a servidão a ele.
VII. Vivendo por princípio
Daniel e seus amigos estavam dispostos a morrer em vez de adorar um falso deus (Daniel 3:18). Nós deveríamos ter o mesmo compromisso de obedecer a Deus. Às vezes, Ele te livrará, outras vezes, Ele vai andar com você através das dificuldades ou perseguição.
Como você pode se tornar uma pessoa de convicção? Você deve...
A. Viver para uma causa maior que si mesmo. Em outras palavras, viver para Jesus Cristo e Seu reino.
B. Saiba o que você acredita. Nem sequer considerar as opções que são proibidas pela Palavra de Deus.
C. Espere conflito. Se você vive pelos princípios de Deus, nem todo mundo vai entender. Seus padrões elevados podem tornar os outros tão desconfortáveis que te rejeitaram.
D. Obedeça a Deus e deixe todas as consequências com ele. Decida seguir sua direção sem ter em conta os resultados da obediência. Ele está com você, não importa o que aconteça.
E. Lembre-se nosso Senhor é soberano. Ele está absolutamente no controle de tudo o que acontece neste mundo.
Conclusão: Princípio ou preferência: qual destas duas palavras melhor descreve como você toma decisões morais? Minha oração é para que você escolha viver a sua vida baseada nas verdades imutáveis ​​da Palavra de Deus. Obedecê-lo sempre resulta em paz interior e alegria, independentemente das circunstâncias externas. Entregue suas preferências para Deus e deixe que Ele lhe mostre como viver de acordo com Seus santos, princípios imutáveis.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A chave para tomar decisões sábias em 2012 Reviewed by Aldenir Araujo on domingo, janeiro 01, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.