Para Onde se Virar em Tempo de Necessidade

Para onde se virar em tempo de necessidade
Texto: Hebreus 4:12-16

I. O que você faz quando você se sente ansioso e sozinho? 

Hebreus 4:16 diz: "Cheguemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e acharmos graça e socorro em ocasião oportuna"

Quando nos aproximamos do Senhor com nossos fardos, podemos ter certeza de que Ele vai atender às nossas necessidades mais profundas e nos mostrar como lidar com cada circunstância da vida.

II. Jesus conhece todas as nossas necessidades.

A. Ler a Bíblia nos revela nossos pensamentos reais, as atitudes secretas e as feridas pessoais - assim como a perspectiva de Deus sobre eles (Hebreus 4:12).

B. O Senhor está intimamente familiarizado com todos os nossos caminhos (Salmo 139:1-4) e vê tudo (Hebreus 4:13). Porque o nosso amoroso, Deus onisciente sabe do que precisamos antes mesmo de pedir (Mateus 6:8), podemos ter confiança de que Ele responderá aos nossos pedidos de ajuda.

III. Jesus é nosso Sumo Sacerdote diante do trono de Deus.

A. Sob os termos da Antiga Aliança, o povo judeu não tinha acesso ao Santo dos Santos, a morada da presença do Senhor. Somente o sumo sacerdote podia entrar, e até mesmo ele era autorizado a fazê-lo apenas uma vez por ano (Hebreus 9:1-7). Quando Jesus morreu na cruz como a oferta final para o pecado, Ele fez um caminho para a humanidade ter um relacionamento pessoal com Deus. Hoje, Ele é nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14).

B. A Bíblia ensina que todos os seres humanos são pecadores (Romanos 3:23) e separados de Deus. A única maneira de chegar ao Pai é pela graça oferecida por meio de Cristo (João 14:6; Efésios 2:8-9).

C. Aqueles que rejeitam a Jesus não tem o privilégio de se aproximar do Pai, com as suas necessidades. Eles podem, ocasionalmente, experimentar o que parece a oração respondida, mas o Senhor nunca promete responder às petições daqueles que rejeitam Seu dom da salvação.

IV. Jesus se solidariza com todas as nossas necessidades.

A. Nosso Salvador sabe o que é ser humano e experimentar tentação (Hebreus 4:15). Porque "Ele mesmo foi tentado. . . Ele é poderoso para socorrer os que são tentados" (Hebreus 2:18). Do relatos bíblicos, sabemos que Ele experimentou a rejeição, tristeza, solidão, sofrimento físico, e o peso de nossa culpa, entre outras coisas.

B. Seja qual for a sua dor, sofrimento, tristeza, tentação, Jesus sabe exatamente como se sente.

V. Jesus está pronto, disposto e capaz de nos ajudar com as nossas necessidades.

A. Como nosso onisciente Deus, Jesus está consciente de tudo o que falta.
B. Como o nosso Deus todo-poderoso, Ele é o único qualificado para suprir o que precisamos.
C. Podemos nos aproximar do trono de Deus com confiança (Hebreus 4:16). Ao invés de perguntar se o Senhor se preocupa com nossas necessidades, podemos pedir com confiança a Sua ajuda. Como filhos de Deus, podemos estar seguros de que Ele ouvirá as nossas petições.

V. Jesus promete satisfazer as nossas necessidades em misericórdia e graça.

A. Podemos nos aproximar do trono de Deus com confiança somente se nós aceitarmos os seus dons de graça e misericórdia. Em misericórdia, o Senhor não nos dá o que merecemos. Em outras palavras, Ele retém a punição devida a nós por nossos pecados. Através da graça, Ele nos dá o que não merecemos: a vida eterna e a oportunidade de ter um relacionamento íntimo com ele.

B. Ser capaz de se aproximar de Deus com confiança, não significa que temos permissão para ser irreverentes. Devemos entrar em uma atitude de humildade e submissão. Uma maneira de demonstrar é ajoelhar-se diante dEle se somos fisicamente capazes.


Conclusão: Talvez você tenha sido sempre uma pessoa autossuficiente, necessitando de pouca ajuda dos outros. Talvez você tenha levado a autoconfiança em seu relacionamento com Deus. Mas o Senhor dá a plena medida de Sua bênção apenas para aqueles que estão dispostos a depender Dele em todas as áreas da vida. O convite para cada crente é: "Venha com ousadia e com confiança ao trono da graça. Eu estou esperando aqui para te ajudar"

Peço a você que aceite o convite maravilhoso de Deus hoje e encontre a ajuda que você precisa. Em Sua maneira e no Seu tempo, cada um de suas necessidades serão atendidas.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Acalmou meu coração com uma explexplicacao clara e objetiva...eu preciso de socorro de vida e saúde...ob obriga

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem