Deus: O Foco do Lar

Deus: O Foco do Lar
Texto: Salmo 37:3-6

Introdução: Nas últimas semanas, temos estudo sobre o modelo bíblico para o lar. Nós discutimos a fundação do lar. O senso comum e a razão nos ensinam que uma fundação é essencial para a estabilidade de qualquer estrutura. Nós consideramos a fortaleza dentro do lar. Cada lar deve ser um lugar de segurança, conforto e amor, proporcionando uma fortaleza para escapar dos encargos e preocupações do mundo. Também discutimos a estrutura do lar. Para que o lar funcione adequadamente, proporcionando a força e o conforto de que necessita, o lar deve ser construído adequadamente sobre a fundação. Cada membro da família é importante e precisa entender seu papel e expectativas. Na semana passada, consideramos a fortaleza do lar. Construir um lar bíblico e piedoso requer esforço e fortaleza. Os lares espiritualmente saudáveis ​​e prósperos experimentaram muito trabalho e comprometimento por parte daqueles que o compõe.

Hoje espero terminar nosso estudo; e, conforme concluímos, quero enfatizar a necessidade de um foco adequado dentro do lar. Tragicamente, muitos lares foram construídos sobre a base correta. Forneceram um refúgio seguro para a família, cada um conhecendo seu lugar e contribuindo para o lar. Durante algum tempo, eles continuaram a aplicar o esforço necessário para garantir a estabilidade do lar. Infelizmente, com o tempo, perderam o foco. Mais frequentemente do que não, isso não foi intencional; aconteceu ao longo do tempo. A família ficou tão ocupada e consumida com influências externas que o lar começou a sofrer. Eventualmente o lar começou a desmoronar devido à negligência.

Nenhum de nós está isento de tal tentação e possibilidade. Se você desfruta de um lar forte e próspero, deve ser grato e dar a glória a Deus. No entanto, você nunca deve perder o foco e se tornar complacente. Se mantivermos uma perspectiva adequada e mantivermos nosso foco, com a ajuda do Senhor, poderemos continuar a manter um lar bíblico. Eu quero examinar as observações de Davi conforme consideramos: Deus: O Foco do Lar.

I. Nossa Dependência ao Senhor. V. 3

- “Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança”. Para manter um lar próspero no Senhor, nunca devemos deixar de perceber nossa dependência dEle. Isto trata das nossas vidas pessoais e o lar. A palavra habitar significa “estabelecer-se, habitar ou permanecer”. Se devemos habitar em paz e contentamento que agrada a Deus, então devemos depender Dele. Observe:

A. O Princípio. V. 3a - Este princípio é duplo em relação à nossa habitação. Primeiro devemos:

1. Confiar no Senhor - Isso é simples o suficiente para entender, mas muitas vezes temos dificuldade em viver isso. O Senhor apenas quer que confiemos Nele pela fé. Romanos 1:17 – “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”. Hebreus 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

- Deus não nos salvou para fazer nosso próprio caminho espiritualmente. Nós devemos confiar no Senhor! Louva-lo por essas coisas que você entende e confia nele nas áreas que você não entende. Ele prometeu nunca nos deixar, nem nos abandonar, e podemos confiar Nele! Se você está tentando resolver tudo e separado de Deus, você irá falhar completamente. Confia nele!

2. Fazer o Bem - Isso também é simples o suficiente para entender, mas muitas vezes nossas vidas não refletem o desejo de Deus. Somos chamados a viver uma vida piedosa diante do Senhor, em nossos lares e no mundo em que vivemos. O mundo e nossas famílias conhecem nossa reivindicação a Cristo. Minha pergunta é: eles querem o que temos? Nós devemos viver uma vida piedosa diante dos outros, para que nossos lares continuem a ser prósperos em Cristo. Esta ordem simples irá percorrer um longo caminho para sustentar o seu lar e influenciar os outros!

B. A Promessa “...assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança”. Esta promessa é dupla. Se confiamos no Senhor e fazemos o bem, ele fornece:

1. Estabilidade - Nos é prometido habitar na terra. Esta foi uma promessa feita a Israel sobre a Terra Prometida, mas há uma aplicação para nós também. Lembre-se que a palavra habitar significa “estabelecer-se, habitar ou permanecer”. Se confiarmos no Senhor e fizermos o bem, Ele prometeu estabelecer nossas vidas, estabelecer-nos onde estamos. Eu não sei sobre você, mas isso é uma promessa maravilhosa para mim. Deus está dizendo que podemos nos estabelecer nele mesmo no meio da adversidade. Ele pode nos acalmar e nos estabelecer em meio a tempestade.

- Quem entre nós não deseja estabilidade em nossas vidas? Sua vida está uma bagunça? Você desejou que as coisas pudessem se acalmar? Você ansiava pelo tempo em que você poderia apenas aproveitar a vida? Confie no Senhor e faça o bem e você pode ter a estabilidade que deseja!

2. Força“...e te alimentarás em segurança”. Mais uma vez, Deus prometeu atender às necessidades do Seu povo. Se eles confiassem nele e fizessem o bem, Ele proveria estabilidade e fortaleza.

II. Nosso Desejo Pelo Senhor. V. 4

- “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Esta não é uma promessa de saúde e riqueza dentro do lar; é muito melhor que isso.

A. O Princípio. V. 4a“Deleita-te também no Senhor...”. Se quisermos ter os desejos do nosso coração, primeiro devemos nos deleitar no Senhor. A palavra deleite significa “experimentar deleitação, prazer, contentamento; regozijar-se”. Simplesmente devemos fazer muito com Ele, independentemente das circunstâncias da vida. Mesmo no vale, Deus é bom e sempre é digno de nosso louvor e adoração.

- Muitas famílias não se deliciam muito com o Senhor. Nosso foco e desejo pelo Senhor foram substituídos por prazeres e buscas mundanas. Como poderíamos não nos deliciar com um Salvador tão maravilhoso? Eu lhe asseguro, se você começar realmente a considerar tudo o que Ele fez e o que Ele suportou por você, você se deleitará com Ele! Faça de Jesus o desejo do seu coração e lar!

B. A Promessa. V. 4b“...e ele te concederá o que deseja o teu coração”. Pregador, o que exatamente isso significa? Significa exatamente o que diz. A palavra desejos em nosso texto significa exatamente isso: “desejo, petição ou pedido”. Deus concederá os desejos de nossos corações se nos deleitarmos Nele.

- Estou dizendo que Deus responderá a todas as orações exatamente como você deseja? Estou dizendo que ele enviará dinheiro pelo correio quando as contas estiverem atrasadas? Eu não posso prometer que Ele fará isso, mas Ele é mais do que capaz de fazer isso. Devemos ter cuidado para não tirar este verso do contexto. Já fomos exortados a confiar no Senhor, a fazer o bem e a nos deleitar. Se fizemos essas coisas, então nossos corações devem estar certos com Deus. Para aqueles que estão certos com Ele, seus desejos serão consistentes com a Sua vontade. Você só terá um desejo pelas coisas que agradam ao Senhor. Muitos não veem seus desejos satisfeitos porque não são consistentes com a vontade e os caminhos de Deus! Mateus 6:33 – “Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

III. Nossa Devoção ao Senhor. V. 5-6

- Davi continua falando de nossa devoção ao Senhor. Certamente você concordará que precisamos de uma devoção comprometida com o Senhor. observe:

A. O Princípio. V. 5a“Entrega o teu caminho ao Senhor...”. A palavra entregar significa “fazer chegar, passar às mãos de; dar”. Isso tem a ideia de fazer chegar e entregar nossos problemas e cuidados ao Senhor. Não devemos nos preocupar e inquietar-nos com as circunstâncias da vida. Deus é soberano e Ele está no controle. Fico impressionado de que confiamos no Senhor com nosso destino eterno, mas na maioria das vezes não confiamos Nele com nossos problemas diários. 1 Pedro 5:7 – “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Lucas 12:25 – “Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?”

B. A Promessa - Mais uma vez encontramos uma promessa dupla.

1. Garantia. V. 5b“...confia nele, e ele tudo fará”. Não há necessidade de temer quando surgem problemas da vida. Nossa adversidade não pega o Senhor desprevenido. Ele está bem ciente da sua situação e bem capaz de satisfazer qualquer necessidade que você possa ter. Você pode ter certeza da capacidade do Senhor. Se nós nos comprometermos com Ele, Ele é o único responsável e Ele fará com que as coisas aconteçam! Filipenses 4:19 – “Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória, em Cristo Jesus”.

2. Avanço. V. 6“E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia”. Simplificando, uma vida ou lar que honre a Deus será honrada por Ele. Se lançarmos nossas preocupações sobre o Senhor e confiarmos nEle, Ele guiará nossas vidas e operará através delas para nosso bem. Você provavelmente não será capaz de ver o bom tempo no meio da tempestade, mas você conseguirá passar e estará mais perto do Senhor e mais como Ele do outro lado. Será evidente para você ver tão bem quanto aqueles que estão observando sua vida. É no fogo, confiando no Senhor que nos tornamos mais como Ele.

Conclusão: Isso foi possível na vida de Davi porque ele desfrutava de um relacionamento pessoal com o Senhor e andava diariamente com ele. Davi havia suportado muito em sua vida, mas sempre sabia que Deus é fiel. Ele havia aprendido que ele deveria confiar no Senhor e seguir Sua direção se sua vida fosse para ser próspera no Senhor.

Muitas vidas e lares estão em tumulto hoje porque as pessoas perderam o foco e não estão mais dependendo do Senhor ou se esforçando para servi-Lo. Eles sentem como se tivessem obtido uma medida de sucesso através de suas próprias habilidades e deixaram Deus fora da equação. Se você deseja construir e manter um lar que honre a Deus, você deve buscá-lo e depender de Sua força e orientação. Talvez você precise vir e renovar seu compromisso com Deus e buscar Sua direção para sua vida, lar e família. Se você está enfrentando dificuldades, você precisa perceber sua incapacidade de endireitar as coisas por conta própria.

Talvez você esteja aqui e nunca tenha recebido a Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele falou com você em relação à salvação? Você sente o Espírito Santo trabalhando dentro do seu coração? Se assim for, peço-lhe que venha ao Senhor e receba a salvação por meio dele. Somente Ele pode mudar sua vida e equipá-lo para viver para ele.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem