Liderança Pastoral – O Estilo de Liderança Que Todo Líder Deveria Adotar

Liderança Pastoral – O Estilo de Liderança Que Todo Líder Deveria Adotar
João 10:1 “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador”

Existem vários estilos de liderança que são importantes para os líderes adotar ou evitar. O estilo de liderança servil é um dos estilos de liderança mais proeminentes discutidos, e deve ser; no entanto, um dos grandes estilos de liderança que todo líder deveria adotar é a liderança pastoral. Em João 10, Jesus nos mostra as características da liderança pastoral. Deixe-me compartilhar com você essas características.

Primeiro, a liderança pastoral lidera por princípio. Jesus mostra como alguns líderes evitam entrar pela porta, mas os líderes pastorais entram pela porta. Qualquer bom líder aprenderá a fazer as coisas da maneira certa e fará as coisas corretamente, permitindo que os princípios guiem todas as suas decisões. Você não pode ajudar quem você lidera se seus seguidores não souberem o que esperar. Os seguidores precisam de líderes que lideram por princípio, e a liderança baseada em princípios será previsível porque os princípios não mudam.

Em segundo lugar, a liderança pastoral se comunica com o seguidor. O versículo 3 diz que as “ovelhas ouvem a sua voz”. Você não pode liderar através da tecnologia porque o seguidor precisa de instruções claras e concisas que você não pode dar comunicando através da tecnologia. O líder pastor sempre se comunicará com o seguidor para que o seguidor saiba o que é esperado deles.

Em terceiro lugar, a liderança pastoral conhece o seguidor. O verso 3 diz que o pastor “chama pelo nome as suas ovelhas”. O melhor líder conhecerá aqueles que lideram. Você não pode estar distante de seus seguidores e esperar que eles o sigam. Grandes líderes gastam tempo conhecendo aqueles que lideram para que possam ajudar melhor o seguidor a se tornar o que Deus quer que eles sejam.

Em quarto lugar, a liderança pastoral lidera pelo exemplo. O versículo 3 diz que o pastor “os conduz”. O melhor líder sempre lidera pelo exemplo. O líder mais estéril lidera por intimidação e medo. Um líder por natureza significa que você está na frente mostrando ao seguidor o que fazer. Se você ama aqueles que lidera, mostrará aos seus seguidores o que eles precisam fazer pelo exemplo que você vive.

Em quinto lugar, a liderança pastoral lidera suavemente. O versículo 4 mostra como o pastor é gentil com as ovelhas ao segui-lo. A liderança fraca abusa do seguidor e leva-o ao ponto em que tem medo de estar perto do líder. Não é assim que alguém deve liderar. Você quer ser um líder que conduz gentilmente para que o seguidor cresça no líder que ele precisa ser.

Em sexto lugar, a liderança pastoral ensina a verdade ao seguidor. O verso 5 mostra como as ovelhas não conhecem a voz do estranho, e a razão é porque o pastor ensinou as ovelhas a seguir sua voz. A grande liderança ensina a verdade ao seguidor para que o seguidor saiba facilmente o que está errado porque a verdade que foi ensinada expõe o erro.

Em sétimo lugar, a liderança pastoral protege o seguidor. O verso 12 mostra como o pastor protege o seguidor do lobo. Um bom líder estará disposto a ficar desconfortável apenas para proteger seu seguidor. Você não pode ser um líder pastor se não estiver disposto a proteger aqueles que lidera a todo custo.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!