A Fortaleza Dentro do Lar

A Fortaleza Dentro do Lar
Texto: Salmo 127:1-5

Introdução: Em nosso último sermão, discutimos a fundação do lar. Qualquer pessoa com experiência na construção de uma casa está ciente da importância da fundação. Sem uma base sólida, a integridade de toda a estrutura é comprometida. O mesmo acontece quando se procura construir um lar sobre os princípios bíblicos. Devemos garantir que estamos começando de uma base firme. Jesus advertiu de construir sobre a areia. Ele confirmou que a rocha proporcionaria a estabilidade desejada.

Uma vez estabelecida a fundação, o trabalho pode começar na estrutura. Isso também requer sabedoria e devoção. Antes de qualquer estrutura ser iniciada, é necessário um conjunto de planos. Os planos ou "planta" definirão o design da estrutura e garantirão que tudo esteja localizado em sua posição correta, complementando o restante da estrutura.

Se desejamos construir um lar espiritual, devemos seguir os mesmos princípios. Uma vez que o lar esteja completo e estabelecido, ele fornece uma fortaleza para toda a família. Todos nós somos forçados a viver no mundo e a encontrar muitas coisas contrárias à nossa fé. O lar fornece aquele lugar de segurança, conforto e descanso das lutas da vida. Eu quero discutir alguns elementos de um lar espiritual enquanto nós consideramos: A fortaleza dentro do lar.

I. O Potencial no Lar. V. 1-2

- Este salmo é atribuído a Salomão. Ao ler os escritos de Salomão, especialmente em Eclesiastes, você descobre que ele fala muito sobre vaidade. Aqui ele fala de a vaidade de uma casa construída sem Deus. No entanto, ao considerarmos a vaidade da qual ele fala, também vemos o potencial de construir um lar de acordo com o plano de Deus. Observe:

A. A Construção. V. 1a“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”. Salomão declara a vaidade, a tentativa vã de construir uma casa dentro de nós. Ele declara que, a menos que o Senhor a edifique, o esforço será em vão e a casa não subsistirá. Muitos hoje não deram atenção a esse princípio fundamental. Eles procuram construir suas vidas e lares separados do Senhor, buscando seus próprios desejos e vontades. Muitos não consultam o Senhor a respeito de suas decisões, e quando surgem problemas, eles se perguntam por que suas vidas são tão confusas. Se Deus não é consultado e autorizado a construir nossas vidas de acordo com a Sua vontade, nosso trabalho terminará em vaidade.

- No entanto, quando olhamos para isso, descobrimos a esperança e o potencial para o lar. Salomão diz – “Se o Senhor não edificar a casa...”. Encontramos a possibilidade de Deus estar envolvido no processo de construção. De fato, Ele deseja estar envolvido em todas as facetas de nossas vidas, não excluindo a construção de nossos lares. Se a falta do envolvimento de Deus resultar em um esforço vã, pode-se presumir que o envolvimento Dele resultaria na construção bem-sucedida do lar. Se você quer um lar próspero e piedoso, permita que Deus seja o construtor Mestre. Construa sua casa de acordo com o projeto Dele!

B. A Proteção. V. 1b“...se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Aqui Salomão fala em termos maiores, lidando com a cidade inteira, mas o princípio permanece o mesmo, independentemente do tamanho da estrutura ou do número de pessoas envolvidas. Ele revela que aqueles que procuram defender suas vidas dentro de seus próprios meios e habilidades observam e trabalham em vão. A cidade poderia postar tantos vigias quanto quisessem, mas a vigilância deles não garantiria a segurança e a sobrevivência da cidade. Deus teria que cobrir a cidade com Sua presença e proteção se eles quisessem sobreviver aos ataques do inimigo.

- Este princípio também se aplica ao lar. Frequentemente pais e famílias dão pouca atenção ao Senhor. Eles vivem suas vidas como bem entenderem, supondo que sua prosperidade e realizações tenham sido realizadas por meio de seus esforços. Eles presumem que seus casamentos continuam fortes por causa de seu amor e devoção. Eles acreditam que sua saúde é o resultado de uma dieta adequada e exercício físico. Eles tomam o crédito pela obediência e sucesso de seus filhos. No entanto, tudo isso é uma fachada. De fato, se nossas famílias desfrutam de algo de valor, é porque Deus nos cobriu com Sua boa graça. É claro que todos nós temos responsabilidades para cumprir para que o lar desfrute de harmonia e prosperidade, mas em última análise, nossa bênção e segurança dentro do lar é do Senhor.

- Além disso, acredito que nossos lares são nossa fortaleza no mundo. É aquele lugar onde podemos ir e ser bem-vindos, amados, apoiados e encorajados. Se uma casa é como deveria ser, é um lugar que estimula o crescimento e o amor. No entanto, se Deus não é permitido o seu devido lugar dentro de casa, até mesmo a segurança e tranquilidade do lar podem ser danificadas e arruinadas pelo pecado. Eu conheci muitos que uma vez desfrutaram de uma fortaleza encorajadora, mas ela desabou devido ao pecado. Se Deus não está protegendo o lar com Sua graça, a fortaleza será vencida pelo inimigo!

C. A Satisfação. V. 2“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem”. Salomão revela a vaidade do esforço humano e preocupação dentro do lar. Alguns supõem que tudo o que é necessário para um lar prosperar é o trabalho duro e o suor à moda antiga. É claro que estes contribuem, mas podemos trabalhar nossos dedos até os ossos, sete dias por semana, e ainda não encontrar satisfação genuína. De fato, sem o Senhor não há paz e satisfação. Muitas vezes, quando Deus não está presente no lar, a realização não é desfrutada. Geralmente gera ganância e desejo de mais. Quando não estamos confiando no Senhor para atender às nossas necessidades e prover nossas vidas, dependemos de nós mesmos. Tal dependência cria medo e preocupação. Salomão declara que aqueles que procuram construir um lar separado de Deus nunca estão satisfeitos.

- Você notou a alternativa mencionada por Salomão? Enquanto aqueles que se esforçam para obter seus desejos separados de Deus enfrentam dias longos e preocupantes e noites sem dormir, aqueles que permitiram que o Senhor construísse suas casas, desfrutam do sono e do conforto de cima. Salomão não disse que suas vidas estavam vazias das mesmas lutas que os outros enfrentam, mas que Deus lhes deu descanso. Eles aprenderam a confiar no Senhor e se contentar com a Sua provisão! O Senhor oferece satisfação que o mundo não pode dar. A paz não é obtida através de esforço pessoal e riqueza material. É fornecida pelo Senhor. Filipenses 4:11 – “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre”.

II. A Prosperidade do Lar. V. 3-5

- Aqui Salomão aborda a prosperidade encontrada dentro da casa que Deus construiu. Observe:

A. A Provisão. V. 3“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Salomão fala da grande bênção dos filhos dentro do lar. Ele afirma que eles são um presente de Deus, uma herança do SENHOR. Não se pode negar o milagre da concepção e nascimento. Não podemos explicar como tudo isso acontece, mas Deus cria um filho dentro do útero da mãe. Cada criança nascida neste mundo é o resultado do trabalho milagroso de Deus. Salmos 139:13-14 – “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. Aqueles que são abençoados com filhos receberam um presente de cima!

- Infelizmente, muitos hoje não reconhecem a provisão milagrosa de Deus em dar filhos. O estilo de vida promíscuo de muitos, e seu suposto direito de escolher, reduziu o valor das crianças e a preciosa vida que elas possuem. Independentemente da opinião de muitos e da correção política que permeia nossa sociedade, as crianças são dadas pelo Senhor. Muitos darão conta a Deus pelas mortes prematuras de crianças inocentes dentro do útero. Somente ele tem o poder e a capacidade de criar vida, e somente Ele deve ter permissão para tirar essa vida. Estamos tão consumidos com os direitos das mulheres, que removemos quaisquer direitos para os nascituros!

- Eu não desejo causar dor ou adicionar dor àqueles que podem ser incapazes de ter seus próprios filhos. Isso também está nas mãos de Deus e devemos confiar em Sua sabedoria. Ele é capaz de abençoar aqueles que são incapazes de ter filhos de outras maneiras. Só porque um casal é incapaz de ter filhos não é sinal de que Deus está punindo o pecado ou se recusando a abençoar seu lar.

B. A Instrução. V. 4“Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade”. Salomão usou uma ilustração comum para comunicar uma verdade profunda. Junto com a bênção dos filhos, vem a responsabilidade de criá-los nos caminhos de Deus. Um homem poderoso pode usar suas flechas para realizar grandes feitos. No entanto, ele é muito particular com suas flechas. Ele procura aquelas que melhor se adaptam à tarefa que virá pela frente. Elas precisam ser retas, fortes e bem preparadas antes de prendê-las à corda do arco. O tempo e o esforço são colocados em cada flecha antes de ser liberada do arco em direção ao alvo pretendido.

- Isso revela o cuidado e o esforço necessários para criar os filhos. Não podemos esperar que nossos filhos atinjam o alvo se não quisermos passar tempo com eles, instruindo-os e ensinando-lhes os caminhos de Deus. Os filhos são um presente de cima, mas eles vêm com responsabilidades e obrigações.

- Muitos são forçados a praticamente se elevar. Seus pais podem fornecer um teto sobre suas cabeças, roupas para vestir e comida para comer, mas pouca interação pessoal está presente. Muitos não gastam tempo instruindo seus filhos ou ensinando-lhes os caminhos de Deus. Muitos são deixados em busca da sabedoria que precisam desesperadamente do mundo. Eles devem cuidar de si mesmos, ocupando seu tempo com videogames, televisão e internet. Quando não saem como os pais esperavam, muitas vezes querem culpar os outros, em vez de assumir qualquer responsabilidade própria. Não podemos esperar que outros instilem a sabedoria, os valores e os princípios de que nossos filhos precisam. Outros podem ajudar com esse esforço, mas continua sendo nossa responsabilidade! Provérbios 22:6 – “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Efésios 6:4 – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”.

C. O Jubilo. V. 5a“Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava...”. Salomão revela a alegria que as crianças trazem para o lar. Ele declara que o homem que tem sua aljava cheia (alguns presumem 5) é um homem feliz. Muitos dentro das Escrituras tinham mais filhos, enquanto outros tinham menos. Não acho que um número específico seja enfatizado aqui, mas a alegria que as crianças trazem para o lar, por mais que Deus tenha abençoado a família.

- Certamente sou grato pelo filho com quem Deus abençoou nossa família. Ele trouxe muita alegria e satisfação à minha vida. Sei que Deus me confiou seus cuidados e instrução, e sinto-me humilde por ter uma oportunidade tão graciosa. Eu não conseguia imaginar minha vida sem meu filho! Somos certamente abençoados pelo Senhor e estou ansioso para ver sua contínua bênção.

D. A Assimilação. V. 5b - “não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta”. Finalmente, Salomão revela o resultado final de filhos criados dentro de um lar piedoso e instruídos em Sua sabedoria. Os filhos que abraçam os caminhos de Deus e vivem suas vidas para Ele trarão honra a seus pais. Seus pais poderão falar publicamente com alegria e orgulho em relação a seus filhos. Os princípios instilados nos filhos são revelados na vida em que vivem.

- Agora percebo que alguns filhos se desviam do ensino e da admoestação de pais piedosos. Alguns foram criados em lares piedosos e ainda escolheram um caminho de pecado, contrário aos ensinamentos e desejos de seus pais. Eu não estou procurando trazer vergonha ou ferir a ninguém, mas esses princípios devem ser procurados e praticados. Que esperança teria alguns de nossos filhos para o futuro, se não os criássemos de acordo com a Palavra de Deus, dentro de um lar que Ele construiu? Alguns podem se perder, mas acredito que encontrarão o caminho de casa. Se houver alguma esperança de honra entre nossos filhos, devemos nos empenhar em estabelecer um lar e um ambiente piedosos para criá-los.

Conclusão: Eu oro para que você confie em Deus para construir uma fortaleza para a sua família, onde a Ele é permitido governar e reinar. Não podemos esperar que nossos lares sejam lugares de segurança e amor, ou que nossos filhos sirvam ao Senhor, se nossos lares e vidas não forem construídos por Ele. Isso só é possível através de um relacionamento pessoal com Cristo na salvação. Você não pode ter um lar construído pelo Senhor se você nunca se submeteu a Ele na salvação. Se Deus te abençoou com filhos, você deve apontá-los ao Senhor, orando e buscando a salvação deles também. Cristo Jesus é a nossa única esperança nesta vida e por toda a eternidade.

Você está seguindo a orientação do Senhor, permitindo que Ele construa um lar para sua família? Você confiou nele na salvação? Se não, peço-lhe que o busque hoje! Seus filhos são salvos por Sua graça? Se não, você está orando por eles? Talvez você precise vir e orar por seu lar, seus filhos ou netos. Qualquer que seja a necessidade, Jesus pode providenciar!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!