A Fortaleza Dentro do Lar

A Fortaleza Dentro do Lar
Texto: Salmo 127:1-5

Introdução: Em nosso último sermão, discutimos a fundação do lar. Qualquer pessoa com experiência na construção de uma casa está ciente da importância da fundação. Sem uma base sólida, a integridade de toda a estrutura é comprometida. O mesmo acontece quando se procura construir um lar sobre os princípios bíblicos. Devemos garantir que estamos começando de uma base firme. Jesus advertiu de construir sobre a areia. Ele confirmou que a rocha proporcionaria a estabilidade desejada.

Uma vez estabelecida a fundação, o trabalho pode começar na estrutura. Isso também requer sabedoria e devoção. Antes de qualquer estrutura ser iniciada, é necessário um conjunto de planos. Os planos ou "planta" definirão o design da estrutura e garantirão que tudo esteja localizado em sua posição correta, complementando o restante da estrutura.

Se desejamos construir um lar espiritual, devemos seguir os mesmos princípios. Uma vez que o lar esteja completo e estabelecido, ele fornece uma fortaleza para toda a família. Todos nós somos forçados a viver no mundo e a encontrar muitas coisas contrárias à nossa fé. O lar fornece aquele lugar de segurança, conforto e descanso das lutas da vida. Eu quero discutir alguns elementos de um lar espiritual enquanto nós consideramos: A fortaleza dentro do lar.

I. O Potencial no Lar. V. 1-2

- Este salmo é atribuído a Salomão. Ao ler os escritos de Salomão, especialmente em Eclesiastes, você descobre que ele fala muito sobre vaidade. Aqui ele fala de a vaidade de uma casa construída sem Deus. No entanto, ao considerarmos a vaidade da qual ele fala, também vemos o potencial de construir um lar de acordo com o plano de Deus. Observe:

A. A Construção. V. 1a“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”. Salomão declara a vaidade, a tentativa vã de construir uma casa dentro de nós. Ele declara que, a menos que o Senhor a edifique, o esforço será em vão e a casa não subsistirá. Muitos hoje não deram atenção a esse princípio fundamental. Eles procuram construir suas vidas e lares separados do Senhor, buscando seus próprios desejos e vontades. Muitos não consultam o Senhor a respeito de suas decisões, e quando surgem problemas, eles se perguntam por que suas vidas são tão confusas. Se Deus não é consultado e autorizado a construir nossas vidas de acordo com a Sua vontade, nosso trabalho terminará em vaidade.

- No entanto, quando olhamos para isso, descobrimos a esperança e o potencial para o lar. Salomão diz – “Se o Senhor não edificar a casa...”. Encontramos a possibilidade de Deus estar envolvido no processo de construção. De fato, Ele deseja estar envolvido em todas as facetas de nossas vidas, não excluindo a construção de nossos lares. Se a falta do envolvimento de Deus resultar em um esforço vã, pode-se presumir que o envolvimento Dele resultaria na construção bem-sucedida do lar. Se você quer um lar próspero e piedoso, permita que Deus seja o construtor Mestre. Construa sua casa de acordo com o projeto Dele!

B. A Proteção. V. 1b“...se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Aqui Salomão fala em termos maiores, lidando com a cidade inteira, mas o princípio permanece o mesmo, independentemente do tamanho da estrutura ou do número de pessoas envolvidas. Ele revela que aqueles que procuram defender suas vidas dentro de seus próprios meios e habilidades observam e trabalham em vão. A cidade poderia postar tantos vigias quanto quisessem, mas a vigilância deles não garantiria a segurança e a sobrevivência da cidade. Deus teria que cobrir a cidade com Sua presença e proteção se eles quisessem sobreviver aos ataques do inimigo.

- Este princípio também se aplica ao lar. Frequentemente pais e famílias dão pouca atenção ao Senhor. Eles vivem suas vidas como bem entenderem, supondo que sua prosperidade e realizações tenham sido realizadas por meio de seus esforços. Eles presumem que seus casamentos continuam fortes por causa de seu amor e devoção. Eles acreditam que sua saúde é o resultado de uma dieta adequada e exercício físico. Eles tomam o crédito pela obediência e sucesso de seus filhos. No entanto, tudo isso é uma fachada. De fato, se nossas famílias desfrutam de algo de valor, é porque Deus nos cobriu com Sua boa graça. É claro que todos nós temos responsabilidades para cumprir para que o lar desfrute de harmonia e prosperidade, mas em última análise, nossa bênção e segurança dentro do lar é do Senhor.

- Além disso, acredito que nossos lares são nossa fortaleza no mundo. É aquele lugar onde podemos ir e ser bem-vindos, amados, apoiados e encorajados. Se uma casa é como deveria ser, é um lugar que estimula o crescimento e o amor. No entanto, se Deus não é permitido o seu devido lugar dentro de casa, até mesmo a segurança e tranquilidade do lar podem ser danificadas e arruinadas pelo pecado. Eu conheci muitos que uma vez desfrutaram de uma fortaleza encorajadora, mas ela desabou devido ao pecado. Se Deus não está protegendo o lar com Sua graça, a fortaleza será vencida pelo inimigo!

C. A Satisfação. V. 2“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem”. Salomão revela a vaidade do esforço humano e preocupação dentro do lar. Alguns supõem que tudo o que é necessário para um lar prosperar é o trabalho duro e o suor à moda antiga. É claro que estes contribuem, mas podemos trabalhar nossos dedos até os ossos, sete dias por semana, e ainda não encontrar satisfação genuína. De fato, sem o Senhor não há paz e satisfação. Muitas vezes, quando Deus não está presente no lar, a realização não é desfrutada. Geralmente gera ganância e desejo de mais. Quando não estamos confiando no Senhor para atender às nossas necessidades e prover nossas vidas, dependemos de nós mesmos. Tal dependência cria medo e preocupação. Salomão declara que aqueles que procuram construir um lar separado de Deus nunca estão satisfeitos.

- Você notou a alternativa mencionada por Salomão? Enquanto aqueles que se esforçam para obter seus desejos separados de Deus enfrentam dias longos e preocupantes e noites sem dormir, aqueles que permitiram que o Senhor construísse suas casas, desfrutam do sono e do conforto de cima. Salomão não disse que suas vidas estavam vazias das mesmas lutas que os outros enfrentam, mas que Deus lhes deu descanso. Eles aprenderam a confiar no Senhor e se contentar com a Sua provisão! O Senhor oferece satisfação que o mundo não pode dar. A paz não é obtida através de esforço pessoal e riqueza material. É fornecida pelo Senhor. Filipenses 4:11 – “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre”.

II. A Prosperidade do Lar. V. 3-5

- Aqui Salomão aborda a prosperidade encontrada dentro da casa que Deus construiu. Observe:

A. A Provisão. V. 3“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Salomão fala da grande bênção dos filhos dentro do lar. Ele afirma que eles são um presente de Deus, uma herança do SENHOR. Não se pode negar o milagre da concepção e nascimento. Não podemos explicar como tudo isso acontece, mas Deus cria um filho dentro do útero da mãe. Cada criança nascida neste mundo é o resultado do trabalho milagroso de Deus. Salmos 139:13-14 – “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. Aqueles que são abençoados com filhos receberam um presente de cima!

- Infelizmente, muitos hoje não reconhecem a provisão milagrosa de Deus em dar filhos. O estilo de vida promíscuo de muitos, e seu suposto direito de escolher, reduziu o valor das crianças e a preciosa vida que elas possuem. Independentemente da opinião de muitos e da correção política que permeia nossa sociedade, as crianças são dadas pelo Senhor. Muitos darão conta a Deus pelas mortes prematuras de crianças inocentes dentro do útero. Somente ele tem o poder e a capacidade de criar vida, e somente Ele deve ter permissão para tirar essa vida. Estamos tão consumidos com os direitos das mulheres, que removemos quaisquer direitos para os nascituros!

- Eu não desejo causar dor ou adicionar dor àqueles que podem ser incapazes de ter seus próprios filhos. Isso também está nas mãos de Deus e devemos confiar em Sua sabedoria. Ele é capaz de abençoar aqueles que são incapazes de ter filhos de outras maneiras. Só porque um casal é incapaz de ter filhos não é sinal de que Deus está punindo o pecado ou se recusando a abençoar seu lar.

B. A Instrução. V. 4“Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade”. Salomão usou uma ilustração comum para comunicar uma verdade profunda. Junto com a bênção dos filhos, vem a responsabilidade de criá-los nos caminhos de Deus. Um homem poderoso pode usar suas flechas para realizar grandes feitos. No entanto, ele é muito particular com suas flechas. Ele procura aquelas que melhor se adaptam à tarefa que virá pela frente. Elas precisam ser retas, fortes e bem preparadas antes de prendê-las à corda do arco. O tempo e o esforço são colocados em cada flecha antes de ser liberada do arco em direção ao alvo pretendido.

- Isso revela o cuidado e o esforço necessários para criar os filhos. Não podemos esperar que nossos filhos atinjam o alvo se não quisermos passar tempo com eles, instruindo-os e ensinando-lhes os caminhos de Deus. Os filhos são um presente de cima, mas eles vêm com responsabilidades e obrigações.

- Muitos são forçados a praticamente se elevar. Seus pais podem fornecer um teto sobre suas cabeças, roupas para vestir e comida para comer, mas pouca interação pessoal está presente. Muitos não gastam tempo instruindo seus filhos ou ensinando-lhes os caminhos de Deus. Muitos são deixados em busca da sabedoria que precisam desesperadamente do mundo. Eles devem cuidar de si mesmos, ocupando seu tempo com videogames, televisão e internet. Quando não saem como os pais esperavam, muitas vezes querem culpar os outros, em vez de assumir qualquer responsabilidade própria. Não podemos esperar que outros instilem a sabedoria, os valores e os princípios de que nossos filhos precisam. Outros podem ajudar com esse esforço, mas continua sendo nossa responsabilidade! Provérbios 22:6 – “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Efésios 6:4 – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”.

C. O Jubilo. V. 5a“Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava...”. Salomão revela a alegria que as crianças trazem para o lar. Ele declara que o homem que tem sua aljava cheia (alguns presumem 5) é um homem feliz. Muitos dentro das Escrituras tinham mais filhos, enquanto outros tinham menos. Não acho que um número específico seja enfatizado aqui, mas a alegria que as crianças trazem para o lar, por mais que Deus tenha abençoado a família.

- Certamente sou grato pelo filho com quem Deus abençoou nossa família. Ele trouxe muita alegria e satisfação à minha vida. Sei que Deus me confiou seus cuidados e instrução, e sinto-me humilde por ter uma oportunidade tão graciosa. Eu não conseguia imaginar minha vida sem meu filho! Somos certamente abençoados pelo Senhor e estou ansioso para ver sua contínua bênção.

D. A Assimilação. V. 5b - “não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta”. Finalmente, Salomão revela o resultado final de filhos criados dentro de um lar piedoso e instruídos em Sua sabedoria. Os filhos que abraçam os caminhos de Deus e vivem suas vidas para Ele trarão honra a seus pais. Seus pais poderão falar publicamente com alegria e orgulho em relação a seus filhos. Os princípios instilados nos filhos são revelados na vida em que vivem.

- Agora percebo que alguns filhos se desviam do ensino e da admoestação de pais piedosos. Alguns foram criados em lares piedosos e ainda escolheram um caminho de pecado, contrário aos ensinamentos e desejos de seus pais. Eu não estou procurando trazer vergonha ou ferir a ninguém, mas esses princípios devem ser procurados e praticados. Que esperança teria alguns de nossos filhos para o futuro, se não os criássemos de acordo com a Palavra de Deus, dentro de um lar que Ele construiu? Alguns podem se perder, mas acredito que encontrarão o caminho de casa. Se houver alguma esperança de honra entre nossos filhos, devemos nos empenhar em estabelecer um lar e um ambiente piedosos para criá-los.

Conclusão: Eu oro para que você confie em Deus para construir uma fortaleza para a sua família, onde a Ele é permitido governar e reinar. Não podemos esperar que nossos lares sejam lugares de segurança e amor, ou que nossos filhos sirvam ao Senhor, se nossos lares e vidas não forem construídos por Ele. Isso só é possível através de um relacionamento pessoal com Cristo na salvação. Você não pode ter um lar construído pelo Senhor se você nunca se submeteu a Ele na salvação. Se Deus te abençoou com filhos, você deve apontá-los ao Senhor, orando e buscando a salvação deles também. Cristo Jesus é a nossa única esperança nesta vida e por toda a eternidade.

Você está seguindo a orientação do Senhor, permitindo que Ele construa um lar para sua família? Você confiou nele na salvação? Se não, peço-lhe que o busque hoje! Seus filhos são salvos por Sua graça? Se não, você está orando por eles? Talvez você precise vir e orar por seu lar, seus filhos ou netos. Qualquer que seja a necessidade, Jesus pode providenciar!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem