A Estrutura do Lar
Texto: Efésios 5:22 - 6:4

Introdução: À medida que continuamos a estudar o projeto bíblico para o lar, sinto a necessidade de abordar a ordem bíblica do lar. Deus ordenou o lar com o primeiro da humanidade e estabeleceu a ordem na qual o lar deveria funcionar. Se nossos lares devem honrar o Senhor e prosperar espiritualmente, devemos garantir que eles sejam estabelecidos e mantidos de acordo com o plano de Deus.

Admito que esses versículos se tornaram controversos em nossa era moderna e, na maior parte, estão sendo amplamente ignorados. Se o lar deve prosperar, sendo tudo que Deus deseja que seja, cada membro do lar deve entender e apoiar seu papel. Há circunstâncias que surgem, forçando o lar a funcionar de maneira diferente, mas esse é o projeto providencial de Deus para o lar.

A sociedade moderna pode ter um ponto de vista diferente, mas Deus estabeleceu a ordem natural do lar. A mulher serve seu papel como esposa e mãe. O homem serve seu papel como marido e pai. As crianças também têm responsabilidades. Sei que as coisas mudaram drasticamente em nossa sociedade, mas Deus ordenou o casamento de um homem e uma mulher para estabelecer o lar sob Sua santa ordenança, através da qual os filhos nascem. Fora disso, a criação da família é biologicamente impossível.

Vamos examinar as facetas do lar descritas nesses versículos conforme consideramos: A Estrutura do Lar.

I. A Humildade da Esposa. (5:22-24)

- Nestes versículos, Paulo fala do papel da esposa. Repare que eu me referi ao papel dela como, a humildade da esposa, não a humilhação da esposa. Seu papel bíblico é muitas vezes mal-entendido e até mesmo mal orientado às vezes. Devemos entender claramente a intenção do Senhor em relação à esposa. Observe:

A. A Instrução. V. 22“Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor”. O Senhor deseja que a esposa se submeta ao marido. Isso é difícil para alguns adotarem, embora seja claramente revelado nas Escrituras. Acredito que muitos têm dificuldades com isso porque alguns homens distorceram essa verdade e até abusaram dela. Submissão por parte da esposa nunca implica que ela é inferior ao marido. A mulher não é um cidadão de segunda categoria ou de menor valor dentro de casa. Ela tem um papel importante e valioso a desempenhar. De fato, a maioria dos lares é espiritualmente unida por esposas piedosas!

- Submissão no texto significa “colocar em ordem; colocar sob uma forma ordenada". Isso não fala de caráter espiritual, mas de ordem física, posicional e funcional. Uma esposa piedosa não se sente ameaçada por isso porque é ordenado por Deus. Sua submissão nunca é um problema quando o marido conhece seu lugar e satisfaz suas expectativas no relacionamento.

B. A Motivação. V. 22-23“Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo”. Paulo fala da motivação envolvida na submissão da esposa. Ela se submete ao marido como ao Senhor. Ela sabe que Deus ordenou o marido para ser o chefe do lar. Ela entende que o casamento é a mais bela imagem do relacionamento que os crentes têm com Cristo. Ao se submeter ao marido, ela o faz sabendo que está seguindo as instruções do Senhor e honrando-o com a vida que vive. (Há casos em que o marido não se comporta de maneira a obter sua submissão, mas ela continua porque honra o Senhor).

C. A Representação. V. 24“Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos”. Embora às vezes seja difícil, uma esposa submissa conhecer o valor de sua posição e o testemunho que ela dá por meio da submissão à ordem ordenada por Deus. Ao se submeter à liderança de sua casa, ela testemunha sua submissão a Cristo, o Senhor. Sua vida é um exemplo público da submissão da igreja a Cristo!

- Minha vida espiritual foi grandemente impactada por mulheres piedosas que escolheram seguir a direção do Senhor ao invés de abraçar o sentimento público e se rebelar contra o marido. Eu nunca advogaria ou apoiaria o abuso do cônjuge, e esta passagem também não, mas uma mulher que voluntariamente se submete ao marido testemunha a graça salvadora de Deus e seu relacionamento com Cristo. É revelado de uma maneira tangível que não pode ser ignorada ou negada pelos que a rodeiam!

II. A Responsabilidade do Marido (5:23-29; 6:4)

- Aqui Paulo revela a responsabilidade dos maridos. Os homens apreciam os pensamentos de submissão da esposa, mas frequentemente não cumprem suas responsabilidades dadas por Deus. Ele é mais responsável pela casa do que a esposa. Nós descobrimos:

A. Ele deve amar. V. 25-29 - Paulo adverte o marido a amar sua esposa. Homens, se as amarmos como deveríamos, mostrando o favor que merecem, seu papel será muito mais fácil! O amor do marido é duplo. Isto é:

1. Amor Sacrificial. V. 25 – “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Devemos amar nossas esposas como Cristo amou a igreja. Esta é a palavra grega agapao, referindo-se ao amor ágape de Deus, amor que não é egoísta ou prazer, mas um amor sacrificial. Você já tentou imaginar o amor de Deus por nós? Ele nos amou quando não éramos amáveis, mesmo quando não tínhamos o desejo de conhecê-lo. Ele nos amou o suficiente para enviar o seu Filho unigênito para morrer pelos nossos pecados.

- Devemos amar nossas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela! Jesus nos amou tanto que estava disposto a levar nosso pecado e nossa vergonha sobre Si mesmo. Ele suportou nossa reprovação, tornando-se pecado por nós, para que pudéssemos ser salvos. Foi esse amor que o levou para a cruz.

- O amor sacrificial busca o bem dos outros acima dos desejos pessoais. É um amor que é firme e inabalável. Não é ditado por circunstâncias externas. Esse amor nasce do desejo de amar, não procurando nada em troca. Você possui um amor sacrificial pela sua esposa? O amor sacrifical colocará as necessidades da família como prioridade. Você está disposto a desistir de seus próprios desejos e vontades para mostrar-lhe esse amor?

2. Amor Significativo. V. 28-29 – “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja”. Nosso amor por nossas esposas deve ser como o amor por nós mesmos. É estar tão preocupado com seu bem-estar e desejos quanto com os nossos. Nós nos tornamos uma só carne aos olhos de Deus e nosso amor não deve mostrar parcialidade entre os dois.

- Devemos nutrir e valorizar nossas esposas como Cristo fez a igreja. Devemos estar comprometidos em nutrir ou “alimentar nosso amor e cuidar para que ele continue a crescer e amadurecer”. Nosso amor deve ser mais forte agora do que nunca. Devemos também valorizar (aquecer) esse amor, “mostrando o calor do nosso carinho”. Se você a ama, mostre-lhe esse amor todos os dias! Não apenas diga; mostre! Ela já ouviu, mas ela sabe disso?

B. Ele deve liderar. V. 23; 6:4 - O marido também deve prover liderança dentro do lar. Para fazer isso, ele deve ser:

1. Um Homem de Identidade. V. 23 – “porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo”. A Bíblia é clara que o homem deve ser a cabeça da esposa e do lar. A maioria dos homens aprecia a ideia de ser chefe do lar. Isso é ordenado por Deus, mas muitos têm uma visão distorcida do que Deus disse. Ser o chefe da casa não é ser um ditador no lar. Não somos chamados a dominar nossas esposas, mas a liderá-las.

- A ideia de Deus de que o marido é a cabeça não está se referindo a habilidade, valor ou vantagem; está lidando com a ordem e a função do lar. Alguém tem que assumir a liderança e ser responsável pelo lar, e isso é ser o marido. Agora, homens antes de se entusiasmarem e se orgulharem do papel que Deus lhe deu, considere isto: com esse papel vem a responsabilidade. Deus colocou você nesse papel e Ele irá responsabilizá-lo por sua família.

2. Um Homem de Integridade. (6:4a) – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos...”. Isto se refere a “uma ação ou influência que cria ressentimento, amargura e a ira em uma criança”. Devemos viver uma vida diante de nossos filhos e tratá-los de maneira a gerar respeito, amor e admiração, em vez de ressentimento e ira. Nós temos uma grande influência sobre nossos filhos. É provável que eles vivam suas vidas da mesma maneira que nós. Não podemos ter a ideia de "faça o que eu digo, não faça o que faço".

- Como pais, somos responsáveis ​​por conduzir nossos filhos nos caminhos de Deus, não longe dEle através da hipocrisia e do engano. Como nossos filhos reagiriam se pudessem estar conosco a cada momento do dia? É uma responsabilidade incrível criar um filho e devemos viver uma vida de integridade. Se nossos filhos não confiam em nós, eles terão dificuldade em depositar confiança em outros homens.

3. Um Homem de Instrução. (6:4b) – “..., mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Sua educação envolve “todo o processo de treinamento e educação, em relação à sua disciplina mental e moral”. Devemos educar nossos filhos de tal maneira que, quando atingirem a maturidade e saírem de casa, estejam prontos para enfrentar o mundo e desafios que isso traz.

- Também devemos educá-los na admoestação do Senhor. Esse é um processo multifacetado, envolvendo “conselho, encorajamento e correção”. Devemos nos precaver contra criá-los de acordo com nossos ideais e preconceitos. Este processo requer diferentes atitudes e ações.

- Devemos aconselhá-los nos caminhos de Deus, ensinando-lhes Sua divindade, Seu amor, Seu poder, Sua provisão e as inegáveis ​​verdades de Sua graça. Eles precisam aprender a apoiar-se nele seja qual for a circunstância.

- Às vezes devemos incentivá-los a continuar pelo Senhor, mesmo quando os outros ao seu redor não estão. Não posso enfatizar a necessidade de incentivo suficiente. Levante-os durante as lutas da vida e apoie-os quando a fé deles estiver sendo desafiada!

- Devemos também possuir a sabedoria para corrigi-los quando necessário. Muitas vezes é difícil, mas devemos fornecer orientação quando eles se desviam. Estou certamente feliz por ter sido amado o suficiente para ser corrigido e não ter permissão para continuar de uma maneira que levaria a dificuldades ou a uma ruína. Se você os ama, deve estar disposto a corrigi-los às vezes.

III. A Responsabilidade dos Filhos. (6:1-3)

- Finalmente, descobrimos a responsabilidade dos filhos dentro do lar. Muitos hoje não são mais responsáveis. Em muitos lares, as crianças fazem as regras e os pais se submetem às suas exigências. Isto não é como Deus ordenou isto. Observe:

A. Seu Comportamento. V. 1-2“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)”. Paulo fala de apenas dois requisitos em relação ao seu comportamento, mas fora deles há o caos no lar. Onde estes estão presentes há harmonia. Espera-se que os filhos obedeçam aos pais. Eu sei que a geração mais jovem não gosta de se submeter à autoridade, mas é bíblica. Filhos, obedeçam a seus pais!

- Além disso, eles devem honrar seu pai e mãe. Eu vejo muitas crianças e jovens hoje que não têm respeito pelos pais. Honre-os de acordo com o Senhor!

B. Seu Benefício. V. 3“...para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”. A obediência ao Senhor em relação a seus pais será benéfica a longo prazo. Deus honrará e abençoará aqueles que obedecerem e honrarem seus pais. Você nunca desfrutará da bênção de Deus em sua vida se estiver vivendo em rebelião com seu pai e sua mãe. Nem sempre você vai concordar com eles, mas se quiser desfrutar da bênção de Deus, você deve obedecê-los e dar-lhes honra. Ame-os e aprecie os sacrifícios que eles fazem por você!

Conclusão: Não sei como você se sente sobre a mensagem hoje, mas tentei ser fiel ao texto. O Brasil está em apuros, em grande parte devido à disfunção da casa. Se você deseja a bênção de Deus, assume seu papel e viva como o Senhor deseja dentro do lar. Ele abençoará aqueles que procuram viver de acordo com a Sua Palavra.

Talvez seu lar não seja como deveria ser. Talvez você precise procurar ajuda e orientação do Senhor. Ele é capaz de fornecer tudo o que você precisa. A maior imagem da relação de Cristo com a igreja é vista no lar bíblico. Cristo amou a igreja o suficiente para morrer por ela. Ele deu a vida para redimir do pecado. Se você não é salvo, responda ao Senhor pela fé e seja salvo hoje!

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem