A Entrada Triunfal – Da Exaltação à Rejeição

A Entrada Triunfal – Da Exaltação à RejeiçãoTexto: João 12:12-13 “No dia seguinte, as grandes multidões que tinham vindo à festa, ouvindo dizer que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel!"

Introdução: Este é o quadro da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém uma semana antes de sua crucificação e ressurreição de entre os mortos.
[post_ad]
Nesta mensagem quero olhar para a vida de Jesus, durante a semana de sua crucificação e como Ele entrou em Jerusalém como um rei exaltado nos corações do povo de Deus e, em seguida, uma semana depois, foi rejeitado e crucificado por essas mesmas pessoas que tinham anteriormente o exaltado como Rei.

O que aconteceu durante essa semana que levou tantos a virar lhe as costas, apenas para zombar e ridicularizá-lo?

I. A semana agitada.

A semana que Jesus foi crucificado começou com tremenda exaltação e a compreensão profética aos olhos das pessoas que haviam estado familiarizados com ele nos últimos 3 anos e 1/2. Ele estava sendo plenamente reconhecido e proclamado como o cumprimento da vinda do Messias. Eles tinham agora totalmente o recebido como o Rei vindouro que foi profetizado pelos profetas.

Até o final desta semana, porém, a maioria dessas pessoas rejeitaria, zombariam, escarneceriam e o crucificariam como um impostor. O que aconteceu no decorrer desta semana, que transformou drasticamente os corações de muitas dessas pessoas de seu prometido Rei? Não só muitos mudaram o coração e se afastaram, mas um de seus discípulos iria traí-lo e outro o negaria.

Há lições sobre a natureza humana para que possamos aprender e que irá nos impedir de virar as costas depois de ter recebido a visão profética de quem é Cristo? São estes mesmos elementos em nosso mundo hoje que levaram essas pessoas a virar as costas para o seu amado rei?

1. Sua entrada triunfal em Jerusalém.
Jesus está entrando em Jerusalém montado humildemente em um jumentinho, enquanto as pessoas estão indo diante Dele, louvando a Deus e proclamando em alta voz as obras maravilhosas que Jesus estava fazendo.

Lucas 19:28-40 “Tendo Jesus assim falado, ia caminhando adiante deles, subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto do monte que se chama das Oliveiras, enviou dois dos discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que ninguém jamais montou; desprendei-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que o desprendeis? respondereis assim: O Senhor precisa dele. Partiram, pois, os que tinham sido enviados, e acharam conforme lhes dissera. Enquanto desprendiam o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: Por que desprendeis o jumentinho? Responderam eles: O Senhor precisa dele. Trouxeram-no, pois, a Jesus e, lançando os seus mantos sobre o jumentinho, fizeram que Jesus montasse. E, enquanto ele ia passando, outros estendiam no caminho os seus mantos. Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Nisso, disseram-lhe alguns dos fariseus dentre a multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão"

Neste quadro vemos Jesus sendo adorado, louvado e proclamado como o Rei de Israel, na medida em que os fariseus tentavam fazê-lo colocar um fim nisso.

2. Ele purifica o templo.
Lucas 19:45-47 “Então, entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo”.
Jesus não estava ganhando pontos com os líderes religiosos da época. A casa de Deus tinha sido transformada em um lugar onde as pessoas estavam negociando o povo de Deus. Tenho certeza de que muitas das pessoas mais comuns da época estavam envolvidas nesta prática também. Eles estavam começando a ver que o que Jesus tinha a oferecer tinha o potencial de destruir a sua segurança e renda atual. "Isso é realmente o que queremos?"

3. Ele usa uma parábola para falar contra os principais dos sacerdotes e escribas.
Lucas 20:19 “Ainda na mesma hora os escribas e os principais sacerdotes, percebendo que contra eles proferira essa parábola, procuraram deitar-lhe as mãos, mas temeram o povo”.
Jesus está saindo do seu caminho para estabelecer uma distinção clara entre o que Ele tinha para oferecer à nação de Israel contra o que tinha sido oferecido a eles por seus líderes religiosos.

4. Jesus discute com os fariseus e os saduceus sobre uma série de questões.
Lucas 20:20 “E, aguardando oportunidade, mandaram espias, os quais se fingiam justos, para o apanharem em alguma palavra, e o entregarem à jurisdição e à autoridade do governador”.
Mais uma vez, encontramos Jesus apontando o caminho para a verdade real que é o contrário das tradições religiosas que estavam sendo ensinadas e praticadas pelos líderes religiosos de Israel.

A verdade está continuamente conduzindo uma cunha mais profunda entre o que Jesus tem para oferecer e o que eles tinham a oferecer. Os líderes religiosos não veem outra alternativa a não ser encontrar alguma maneira de se livrar de Jesus. Eles estão sendo ameaçados!

5. Jesus emite um aviso a todas as pessoas sobre os escribas.
Lucas 20:46 "Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e gostam das saudações nas praças, dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes”.
Os escribas eram fariseus, que tinham se tornado os defensores zelosos da lei e os verdadeiros mestres das pessoas comuns. No Novo Testamento eles dominaram indiscutivelmente como os expoentes reconhecidos da lei e os representantes reverenciados do judaísmo. Eles receberam o profundo respeito do povo, como indicado no honroso termo rabino, que significa "meu mestre, ou professor" Orgulhosamente reivindicavam os primeiros assentos, buscavam o reconhecimento público das massas, e se vestiam com vestes longas, como a nobreza.

O que está acontecendo é que há um grande cabo de guerra acontecendo nos corações de todas essas pessoas. Este era um povo que tinha sido ensinado e treinado pelos escribas e agora Jesus vem desafiando-os com a verdade e a autoridade real. Suas lealdades estão agora divididas e são suscetíveis de serem puxados em qualquer direção depende da situação atual do momento.

6. Jesus começa a preparar os seus discípulos para a sua segunda vinda.
No meio de tudo o que está ocorrendo durante esta semana importante e crucial do ministério de Jesus para a humanidade, Ele agora começa a expor sobre sua segunda vinda e os eventos que precederão a ela.

Lucas 21:25-27 "E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória”.
Jesus está olhando para além da importância deste dia e para o futuro de todos os crentes que viriam a conhecê-Lo. A coisa fascinante sobre Jesus é que Ele simplesmente continua a falar a verdade e as coisas que são necessárias para a nossa salvação, sem ser desviado pelos escribas. Ele não permite que seus ataques ou disputas o afastem para longe do seu propósito real.

7. A trama e a sentença para matar Jesus.
Os judeus estão agora plenamente conscientes de que Jesus ganhou os corações das pessoas e que eles estão perdendo o controle de sua nação. O ciúme e a autoproteção deles estão impedindo-os de receber a revelação de que Jesus é o Messias. O único recurso é matá-Lo. Para fazer isso, eles devem fazê-lo de uma forma bastante enganosa de uma maneira a evitar a histeria em massa. (Lucas 21:38)
Lucas 22:1-2 “Aproximava-se a festa dos pães ázimos, que se chama a páscoa. E os principais sacerdotes e os escribas andavam procurando um modo de o matar; pois temiam o povo”.

Deste ponto em diante a trama é trabalhada em como prender Jesus no momento perfeito, sem causar uma revolta. Judas irá trair Jesus no Jardim e Jesus é levado perante o Sinédrio, que é o mais alto conselho judaico durante o período grego e romano. Durante esse tempo, Jesus é escarnecido e espancado, e Pedro, que já havia tido a grande revelação de quem era Jesus, nega-o. Jesus está passando por um dos seus maiores momentos de rejeição. Ele também é entregue a Pôncio Pilatos, então a Herodes e depois de volta para Pilatos, que emitiu a sentença que os judeus haviam solicitado.
Mateus 27:20 “Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram as multidões a que pedissem Barrabás e fizessem morrer Jesus”.

Mateus 27:22-23 “Tornou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, que se chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado. Pilatos, porém, disse: Pois que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais: Seja crucificado”.

Conclusão: O que havia em Jesus que fez com que os escribas e os principais sacerdotes o rejeitasse? Era porque eles estavam perdendo o controle e não estavam dispostos a perder? Jesus desafiou todas as suas ideias e filosofia pré-concebidas. A verdade que Ele falava desafiava a segurança e a própria base da sua espiritualidade deles.

Quantos estão por aí hoje em dia que rejeitam Jesus simplesmente porque tem medo de deixar de lado o passado e presente valores?

Como os escribas e os principais sacerdotes foram capazes de influenciar as multidões a rejeitar Jesus depois de segui-lo e até mesmo recebê-lo como o Messias? Eles entendiam e praticavam as táticas de manipulação de balançar o povo.

Lucas 23:23 “Mas eles instavam com grandes brados, pedindo que fosse crucificado. E prevaleceram os seus clamores”.
O que está acontecendo no mundo de hoje, que teria o potencial de atrair os cristãos para longe de seu Senhor? Há muitas vozes através do nosso sistema político, a mídia, o sistema de educação, etc., que estão tentando influenciar as multidões a verdade que Jesus Cristo tem para oferecer.

Assim como eles zombaram de Jesus e o que Ele representava, nós também seremos escarnecidos e ridicularizados. Foi por isso que Pedro negou o Senhor? Será que vamos deixar o som do mundo abafar a voz de Jesus ou vamos abraçar Jesus e Seu sofrimento? Não permitamos que as muitas vozes gritando na cultura de hoje enfraquecer a nossa fé em Jesus Cristo!

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem