Atreva-se a crer: o caminho para a fé restaurada

Atreva-se a crer: o caminho para a fé restauradaTexto: Lucas 24:1-6
Introdução:
• A Páscoa é o dia em que os cristãos celebram a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
• Este é o evento mais importante que já ocorreu na história da nossa fé.
• É um evento que nos deu a medição do tempo como nós o conhecemos.
• O tempo como o conhecemos hoje foi dividido por esse grande e importante evento.
• Por isso, vamos comemorar este dia e dar glória a quem venceu a morte por todos os homens, porque é na ressurreição de Jesus Cristo que a nossa fé se baseia.
[post_ad]
Nesta mensagem, eu quero que você veja a esperança que nós, como cristãos temos em Jesus Cristo. A mensagem da ressurreição de Cristo tem algo para todos, crentes e descrentes igualmente.

A ressurreição de Jesus...
• É uma mensagem de salvação a todos aqueles que estão perdidos e sem esperança na vida.
• É uma mensagem de esperança a todos os que falharam com Deus de uma forma ou de outra.
• É uma mensagem de fé restaurada e crença para aqueles que tenham desistido.
• É uma mensagem de alegria e paz para aqueles que estão afundando na lama da autocompaixão e desespero.
• É uma mensagem de propósito e destino para aqueles que estão sem sentido e significado na vida.
• É uma mensagem de compaixão e misericórdia de Cristo em Seu trato com a humanidade.
• É uma mensagem de quem Cristo verdadeiramente é. Como os discípulos não conseguiram perceber a verdadeira natureza de Cristo antes de Sua ressurreição, Ele usa o poder da sua ressurreição para revelar sua natureza integral.
Os discípulos e seguidores de Jesus que tinham estado com ele antes de sua crucificação experimentaram todos esses sentimentos e emoções que mencionamos por causa de sua morte e os acontecimentos que levaram a ela.
Estas são também emoções comuns que cada um dos nós lida ao longo do tempo.

Que tipo de emoções extremas você já experimentou?
A. Desespero total e amargura proveniente de um sentimento de perda ou fracasso.
B. Um sentimento de desespero e perda da fé.
C. Depressão e desespero devido à perda de propósito e destino.
D. Todas as alternativas citadas
Meu desejo é que você permita que a mensagem da ressurreição de Cristo ministre e cure a área em sua vida que precisa de atenção.
Através do poder da Sua ressurreição Ele é capaz de tocá-lo hoje, porque Ele está vivo para todo o sempre!
Minha oração é que através desta mensagem, você seja capaz de compreender o significado do que aconteceu neste dia importante na história do cristianismo - tão importante que o tempo como nós o conhecemos foi dividido por este acontecimento histórico.
• A semana da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo foi uma semana que começou com enorme entusiasmo e grandes expectativas para os primeiros seguidores de Cristo.
• Os seguidores de Jesus estavam dispostos a coroá-lo como rei, e de repente todas as suas esperanças e expectativas são esmagadas por causa de sua morte.
• Eles foram incapazes de compreender o significado do que estava ocorrendo. A fé deles em Cristo estava tão destroçada que, mesmo após a Sua ressurreição eles foram lentos para crer.
Todos os discípulos de Jesus e outros seguidores O abandonaram, um traiu e um o negou. Mateus 26:56 diz “...que todos o abandonaram”.
Eles haviam perdido a esperança Naquele que veio para redimi-los da maldição da lei.
Pedro estava atolado na autocompaixão e desespero. Mateus 26:75 diz que ele “... saiu e chorou amargamente”.
Eles tinham desistido de tudo para seguir a Cristo e agora eles estavam cheios de amargura e desilusão total.
Eles não tinham mais sentido ou significado para a vida que eles tinham experimentado durante os 3 anos e meio que eles tinham estado com Jesus.
Eles estavam agora perdidos e sem esperança. Eles estavam necessitados de um Salvador.
Mas tudo isso estava prestes a mudar por causa da ressurreição de Cristo - se eles tão somente se atrevessem a crer mais uma vez.
O título desta mensagem é Atreva-se a crer, O Caminho para a Fé Restaurada.
A coisa bonita sobre a ressurreição de Cristo é que Jesus entendia e simpatizava com a condição debilitada deles. Seu propósito imediato após Sua ressurreição foi restaurar a fé deles em Deus.

I. O caminho para a fé restaurada.

Quando começamos a olhar como Jesus agiu para restaurar a fé e a confiança dos discípulos; eu vejo a compaixão e a compreensão que Cristo exerceu na restauração de suas almas frágeis.
1. Ele começou a plantar e replantar as sementes da verdade.
O túmulo vazio fala e planta as sementes da fé e da crença. Eles são lembrados de que Jesus lhes havia dito a respeito de ressuscitar dos mortos.
Lucas 24:5-8 “e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lembraram-se, então, das suas palavras”.
Marcos 16:7 "Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse"
As mulheres vão compartilhar com os discípulos, mas suas palavras pareciam contos ociosos. Eles ainda não acreditavam; mas, o suficiente de uma semente foi plantado para que eles começassem a investigar a verdade sobre a ressurreição de Jesus.
Lucas 24:9-11 “e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito”.
Lucas 24:12 “Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido”.
Sempre que a verdade da Palavra de Deus entra em nossos ouvidos, seja pela primeira vez ou para uma situação particular em nossa vida, temos a opção de ouvir a voz da dúvida e da descrença ou começar uma investigação buscando a fonte do que ouvimos. Pedro poderia ter escutado as suas dúvidas, mas ele escolheu investigar mais. Por exemplo: Os bereanos.
• É preciso atrever-se a crer, mesmo em meio às circunstâncias mais intensas e severas e amarga desilusão.
O que teria acontecido a Pedro se ele não se atrevesse crer? Sua vida teria terminado em amargura intensa e ressentimento. Mas ele resistiu suas dúvidas e se atreveu a crer, assim como nós devemos fazer às vezes.
Quando fazemos isso, Deus é fiel para nos recompensar abrindo as escrituras, mais uma vez para o nosso entendimento para que possamos ver através dos olhos da fé para onde estamos indo.
2. Jesus começou a abrir o entendimento deles acerca das Escrituras.
Vemos isso com os dois homens no caminho de Emaús que as escrituras se lhes abriu por Jesus - Lucas 24:13-27.
Lucas 24:27 “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.
Estes homens estavam com os discípulos, quando as mulheres foram a eles com o relatório que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. As sementes da crença e da fé restaurada haviam sido plantadas em seus corações e agora Jesus está abrindo a sua compreensão da palavra.
Quando temos uma abertura em nosso coração que nos coloca no caminho da investigação, Deus é fiel para abrir nosso entendimento a Sua Palavra.
Para ver e crer em Jesus ou em uma revelação mais completa Dele e de Sua vontade para nossas vidas é preciso primeiro ter o nosso entendimento aberto na Palavra. É isto o que sustenta a nossa fé mais do que qualquer experiência pessoal. As experiências podem se desvanecer, mas a palavra de Deus nunca se desvanece ou escurece em nosso entendimento.
3. Jesus se torna real - podemos vê-lo como o Cristo vivo ressuscitado.
Quanto mais experimentamos a realidade de Jesus Cristo através de Sua Palavra escrita; mais experimentamos Sua presença manifesta em nossas vidas através do Espírito Santo.
Lucas 24:36 “Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco".
4. Recebemos o quadro completo e a revelação de quem Cristo verdadeiramente é.
Lucas 24:45-46 “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos”.
O desejo de Deus é abrir o nosso entendimento para que possamos ver e experimentar a Sua plenitude, para que possamos ser totalmente equipados com todas as coisas boas para cumprir tudo o que Ele nos chamou para fazer nesta vida.
Quando somos capazes de ver a revelação plena de todos os atributos de Deus, somos não apenas curados do desespero e desesperança, como também estaremos em condições de cumprir o propósito divino e o destino que Ele traçou para nossas vidas.
Não há nada mais gratificante do que isso! Os discípulos saíram no poder do Espírito Santo, em uma atitude de conquista depois que a fé deles foi restaurada. Nós podemos fazer o mesmo.
Efésios 1:17-23 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas”.

Conclusão: Eu quero encorajá-lo a se atrever a crer em Deus para o que é necessário a mais em sua vida. Não importa o quanto você pecou, quantas vezes você falhou com Deus ou quantas vezes você fechou seu coração para ele. Abra seu coração para Ele hoje e se atreva a crer, porque Ele ressuscitou dos mortos e está vivo para sempre.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!