Recebestes Vós o Espírito Santo Quando Crestes?

Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?Texto: Atos 19:1-2
Atos 19:1-2 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo”.

Introdução: Esta é a minha pergunta para você hoje? Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?

Talvez você esteja como esses discípulos mencionados aqui e você não tem certeza se esta experiência é para você ou não.

Atos 19:2 “... perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo"

Meu objetivo nesta mensagem de hoje é lhe garantir que esta é uma experiência que Deus deseja que você receba e desfrute. O batismo do Espírito Santo é para você hoje, assim como foi para os 120 discípulos que o receberam no dia de Pentecostes.

Atos 2:1-4 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Nesta passagem, temos o registro de como os 120 no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo. Ela diz: "... todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas" Pedro diz nos versículos 38-39 esta promessa é para todos quantos o Senhor chamar, o que significa que é para você hoje! Deus quer que você seja batizado em Seu Espírito.

Atos 2:38-39 "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar".

A minha convicção é de que o batismo com o Espírito Santo é algo que Deus quer que cada crente experimente. É parte importante da nossa vida e comunhão no Senhor Jesus Cristo, como estamos envolvidos na realização de Sua vontade e propósito. Nós não estamos completos sem ele. É indispensável em nossa caminhada com o Senhor Jesus Cristo. Todos nós precisamos desesperadamente tanto quanto esses primeiros discípulos precisavam. É o batismo com o Espírito Santo que nos dá o poder para realizar a Sua vontade em nossas vidas.

Atos 1:8 "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"

Há pessoas aqui hoje que nunca receberam este dom maravilhoso que Deus quer derramar sobre você livremente. Encorajo-vos agora a permitir que a convicção do Espírito Santo agite o desejo e a fé para receber este presente maravilhoso hoje.

I. O que é o batismo com o Espírito Santo?

1. O batismo com o Espírito Santo é uma imersão total no Espírito de Deus.
O batismo com o Espírito Santo é mais do que apenas ter nascido de novo do Espírito Santo. É um preenchimento total do Espírito Santo. A palavra batismo significa ser totalmente imerso como no batismo na água. No batismo em água uma pessoa é plenamente imersa na água e no batismo com o Espírito Santo uma pessoa é totalmente imersa no Espírito de Deus.

É uma experiência que é posterior ao novo nascimento. Encontramos nas Escrituras que os discípulos eram nascidos do Espírito e batizados com o Espírito Santo. Um exemplo disso é encontrado com o povo de Samaria em Atos, capítulo oito.

Atos 8:4-6 “No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo. As multidões escutavam unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava”.

Atos 8:12 “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres”

Estas pessoas foram salvas, batizadas nas águas, libertas dos demônios e experimentaram milagres, mas ainda não haviam recebido o batismo com o Espírito Santo até os apóstolos em Jerusalém, enviarem Pedro e João até eles. Os apóstolos em Jerusalém pensaram que era tão importante para eles receber o batismo com o Espírito Santo que eles enviaram Pedro e João para ministrar a eles.

Atos 8:14-17 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo”

2. O batismo no Espírito Santo é acompanhado pelo falar em línguas.
As escrituras mostram consistentemente que sempre que o batismo com o Espírito Santo veio para os crentes, foi acompanhado pelo falar em línguas.

Atos 2:4 “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Atos 2:33 "De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”

Esta experiência com línguas como o sinal que o acompanha também aconteceu quando os crentes gentios foram trazidos para dentro da igreja.

Atos 10:44-46 “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus”.

Atos 11:16 identifica tanto essa experiência como aquele em Atos 2 como o batismo com o Espírito Santo que João Batista profetizou que aconteceria.

Vamos lembrar que nos evangelhos a verdade do batismo com o Espírito Santo e falar em outras línguas é introduzida, mas não há nenhuma indicação do que acontece quando isso sucede. Nós encontramos agora no livro de Atos que, quando os discípulos experimentaram esta verdade de que Jesus e João Batista profetizaram que aconteceria; foi acompanhado com o falar em línguas.

Marcos 16:17 “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios ; falarão novas línguas”

João 7:37-39 “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”

II. Por que o batismo com o Espírito Santo é necessário.

Como podemos ver a partir dessas escrituras, o batismo com o Espírito Santo é algo que Jesus disse que todos os crentes devem receber - "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem..." Ele falou sobre o Espírito, que aqueles que cressem nele receberiam. O que torna o batismo com o Espírito Santo tão necessário para a nossa caminhada com o Senhor?

1. É uma parte vital da nossa base espiritual.
Hebreus 6:1-3 “Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir”

Se quisermos crescer e adquirir maturidade em tudo o que Cristo deseja para nós, temos que ter essa experiência do batismo com o Espírito Santo e falar em línguas. Somos uma casa espiritual que chegaremos a medida da plenitude de Cristo.

2. Ele nos traz o poder sobrenatural de Deus.
Atos 1:8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.
Efésios 1:19 “... e qual é a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder”

Como cristãos, somos chamados a fazer proezas para Deus e para travar uma guerra espiritual com o nosso inimigo, Satanás. Sem o poder que surge do batismo com o Espírito Santo, vamos ser derrotados. Nosso inimigo tem poder sobrenatural, mas Deus diz que aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo - 1 João 4:4. O batismo com o Espírito Santo libera este poder em nossas vidas.

3. O batismo com o Espírito Santo nos ajuda a purificar.
Mateus 3:11-12 "Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível"

Parte de nossa vocação como cristãos é ser Santo como Deus é. Fomos chamados para sermos santos e irrepreensíveis. Jesus está voltando para uma noiva sem mancha ou defeito. Na parábola das dez virgens, Jesus nos mostra que é o óleo ou o batismo com o Espírito Santo, que nos prepara para esta bela relação entre Cristo e sua noiva purificada.

4. O batismo com o Espírito Santo constrói e fortalece a nossa fé.
Judas 1:20 “Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”
1 Coríntios 14:4 “O que fala em língua edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”

5. O batismo com o Espírito Santo nos ajuda a orar na vontade de Deus.
1 Coríntios 14:2 “Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios”

Embora a escritura abaixo não esteja necessariamente falando sobre o falar em línguas, fala de uma experiência muito semelhante quando o Espírito Santo assume. À luz da Escritura acima, acredito que o mesmo princípio está sendo incorporado quando oramos em línguas ou no Espírito.

Romanos 8:26 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”

1 Coríntios 14:15 “Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”

6. Ele nos coloca em um nível mais profundo de intimidade com Deus.
1 Coríntios 14:2 “Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios”

7. Ele nos coloca em um nível mais profundo da revelação da Palavra de Deus.
1 João 2:20 “Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento”
1 João 2:27 “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei”

8. Ele traz descanso para as nossas almas.
Isaías 28:11-12 “Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir”

Conclusão: Como vimos hoje, é o desejo de Deus que cada um de nós seja cheio do Seu Espírito para a plenitude. É receber o batismo com o Espírito Santo com o sinal que acompanha de falar em outras línguas, que permite que sejamos continuamente cheios pelo Seu Espírito.

Meu encorajamento hoje é para aqueles de vocês que não receberam este presente maravilhoso, devem busca-lo.

Como vimos, é uma parte vital da nossa base espiritual, que nos leva ao poder sobrenatural de Deus, ajuda a purificar nossos vasos, ele nos edifica em nossa fé, nos ajuda a orar segundo a vontade de Deus, nos leva a um nível mais profundo de intimidade, ele também nos coloca em uma revelação mais profunda da Sua palavra e traz paz e descanso para as nossas almas.

Estas são boas razões para receber o dom do Espírito Santo hoje.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!