Recebestes Vós o Espírito Santo Quando Crestes?

Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?Texto: Atos 19:1-2
Atos 19:1-2 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo”.

Introdução: Esta é a minha pergunta para você hoje? Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?

Talvez você esteja como esses discípulos mencionados aqui e você não tem certeza se esta experiência é para você ou não.

Atos 19:2 “... perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo"

Meu objetivo nesta mensagem de hoje é lhe garantir que esta é uma experiência que Deus deseja que você receba e desfrute. O batismo do Espírito Santo é para você hoje, assim como foi para os 120 discípulos que o receberam no dia de Pentecostes.

Atos 2:1-4 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Nesta passagem, temos o registro de como os 120 no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo. Ela diz: "... todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas" Pedro diz nos versículos 38-39 esta promessa é para todos quantos o Senhor chamar, o que significa que é para você hoje! Deus quer que você seja batizado em Seu Espírito.

Atos 2:38-39 "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar".

A minha convicção é de que o batismo com o Espírito Santo é algo que Deus quer que cada crente experimente. É parte importante da nossa vida e comunhão no Senhor Jesus Cristo, como estamos envolvidos na realização de Sua vontade e propósito. Nós não estamos completos sem ele. É indispensável em nossa caminhada com o Senhor Jesus Cristo. Todos nós precisamos desesperadamente tanto quanto esses primeiros discípulos precisavam. É o batismo com o Espírito Santo que nos dá o poder para realizar a Sua vontade em nossas vidas.

Atos 1:8 "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"

Há pessoas aqui hoje que nunca receberam este dom maravilhoso que Deus quer derramar sobre você livremente. Encorajo-vos agora a permitir que a convicção do Espírito Santo agite o desejo e a fé para receber este presente maravilhoso hoje.

I. O que é o batismo com o Espírito Santo?

1. O batismo com o Espírito Santo é uma imersão total no Espírito de Deus.
O batismo com o Espírito Santo é mais do que apenas ter nascido de novo do Espírito Santo. É um preenchimento total do Espírito Santo. A palavra batismo significa ser totalmente imerso como no batismo na água. No batismo em água uma pessoa é plenamente imersa na água e no batismo com o Espírito Santo uma pessoa é totalmente imersa no Espírito de Deus.

É uma experiência que é posterior ao novo nascimento. Encontramos nas Escrituras que os discípulos eram nascidos do Espírito e batizados com o Espírito Santo. Um exemplo disso é encontrado com o povo de Samaria em Atos, capítulo oito.

Atos 8:4-6 “No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo. As multidões escutavam unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava”.

Atos 8:12 “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres”

Estas pessoas foram salvas, batizadas nas águas, libertas dos demônios e experimentaram milagres, mas ainda não haviam recebido o batismo com o Espírito Santo até os apóstolos em Jerusalém, enviarem Pedro e João até eles. Os apóstolos em Jerusalém pensaram que era tão importante para eles receber o batismo com o Espírito Santo que eles enviaram Pedro e João para ministrar a eles.

Atos 8:14-17 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo”

2. O batismo no Espírito Santo é acompanhado pelo falar em línguas.
As escrituras mostram consistentemente que sempre que o batismo com o Espírito Santo veio para os crentes, foi acompanhado pelo falar em línguas.

Atos 2:4 “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Atos 2:33 "De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”

Esta experiência com línguas como o sinal que o acompanha também aconteceu quando os crentes gentios foram trazidos para dentro da igreja.

Atos 10:44-46 “Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus”.

Atos 11:16 identifica tanto essa experiência como aquele em Atos 2 como o batismo com o Espírito Santo que João Batista profetizou que aconteceria.

Vamos lembrar que nos evangelhos a verdade do batismo com o Espírito Santo e falar em outras línguas é introduzida, mas não há nenhuma indicação do que acontece quando isso sucede. Nós encontramos agora no livro de Atos que, quando os discípulos experimentaram esta verdade de que Jesus e João Batista profetizaram que aconteceria; foi acompanhado com o falar em línguas.

Marcos 16:17 “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios ; falarão novas línguas”

João 7:37-39 “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”

II. Por que o batismo com o Espírito Santo é necessário.

Como podemos ver a partir dessas escrituras, o batismo com o Espírito Santo é algo que Jesus disse que todos os crentes devem receber - "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem..." Ele falou sobre o Espírito, que aqueles que cressem nele receberiam. O que torna o batismo com o Espírito Santo tão necessário para a nossa caminhada com o Senhor?

1. É uma parte vital da nossa base espiritual.
Hebreus 6:1-3 “Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir”

Se quisermos crescer e adquirir maturidade em tudo o que Cristo deseja para nós, temos que ter essa experiência do batismo com o Espírito Santo e falar em línguas. Somos uma casa espiritual que chegaremos a medida da plenitude de Cristo.

2. Ele nos traz o poder sobrenatural de Deus.
Atos 1:8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.
Efésios 1:19 “... e qual é a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder”

Como cristãos, somos chamados a fazer proezas para Deus e para travar uma guerra espiritual com o nosso inimigo, Satanás. Sem o poder que surge do batismo com o Espírito Santo, vamos ser derrotados. Nosso inimigo tem poder sobrenatural, mas Deus diz que aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo - 1 João 4:4. O batismo com o Espírito Santo libera este poder em nossas vidas.

3. O batismo com o Espírito Santo nos ajuda a purificar.
Mateus 3:11-12 "Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível"

Parte de nossa vocação como cristãos é ser Santo como Deus é. Fomos chamados para sermos santos e irrepreensíveis. Jesus está voltando para uma noiva sem mancha ou defeito. Na parábola das dez virgens, Jesus nos mostra que é o óleo ou o batismo com o Espírito Santo, que nos prepara para esta bela relação entre Cristo e sua noiva purificada.

4. O batismo com o Espírito Santo constrói e fortalece a nossa fé.
Judas 1:20 “Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”
1 Coríntios 14:4 “O que fala em língua edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”

5. O batismo com o Espírito Santo nos ajuda a orar na vontade de Deus.
1 Coríntios 14:2 “Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios”

Embora a escritura abaixo não esteja necessariamente falando sobre o falar em línguas, fala de uma experiência muito semelhante quando o Espírito Santo assume. À luz da Escritura acima, acredito que o mesmo princípio está sendo incorporado quando oramos em línguas ou no Espírito.

Romanos 8:26 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”

1 Coríntios 14:15 “Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”

6. Ele nos coloca em um nível mais profundo de intimidade com Deus.
1 Coríntios 14:2 “Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios”

7. Ele nos coloca em um nível mais profundo da revelação da Palavra de Deus.
1 João 2:20 “Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento”
1 João 2:27 “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei”

8. Ele traz descanso para as nossas almas.
Isaías 28:11-12 “Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir”

Conclusão: Como vimos hoje, é o desejo de Deus que cada um de nós seja cheio do Seu Espírito para a plenitude. É receber o batismo com o Espírito Santo com o sinal que acompanha de falar em outras línguas, que permite que sejamos continuamente cheios pelo Seu Espírito.

Meu encorajamento hoje é para aqueles de vocês que não receberam este presente maravilhoso, devem busca-lo.

Como vimos, é uma parte vital da nossa base espiritual, que nos leva ao poder sobrenatural de Deus, ajuda a purificar nossos vasos, ele nos edifica em nossa fé, nos ajuda a orar segundo a vontade de Deus, nos leva a um nível mais profundo de intimidade, ele também nos coloca em uma revelação mais profunda da Sua palavra e traz paz e descanso para as nossas almas.

Estas são boas razões para receber o dom do Espírito Santo hoje.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem