Por que foi necessário Jesus morrer?

Por que foi necessário Jesus morrer?Texto: João 3:1

Introdução: Há uma mensagem muito enganadora que está sendo anunciada hoje, e muitas pessoas estão sendo enganados por ela. Ela cega os incrédulos a verdade e até mesmo afeta o entendimento dos crentes acerca do Senhor Jesus Cristo. Sabemos que Deus ama a todos, mas esta maravilhosa verdade foi distorcida. É por isso que muitos acreditam erroneamente que, se eles são pessoas boas que acreditam em Deus e pede-lhe o perdão, eles vão para o céu.
Acerca disso o apóstolo Paulo alertou os crentes em 2 Timóteo 4:3-4, quando disse que os crentes não "suportarão a sã doutrina".
[post_ad]

I. Jesus explicou a necessidade de Sua crucificação a um fariseu chamado Nicodemos.

Ele explicou que a salvação só era possível somente através da Sua morte: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que crê... Nele tenha a vida eterna" (João 3:14-15).

II. Se você quer saber o que Deus disse a respeito da salvação, você só tem que examinar a Sua Palavra.

Ela explica claramente quem é Cristo, porque Ele teve que morrer, e porque você deve aceitá-Lo como seu Salvador, a fim de se reconciliar com Deus. Mas se você acredita que Deus aceita as pessoas com base no bom comportamento, essas implicações o levará para longe da verdade das Escrituras. Isso significaria que:
A. A morte de Cristo seria desnecessária se você pudesse fazer-se aceitável ao Senhor.
B. Se a cruz é inútil, isso significa que Deus cometeu um erro terrível, permitindo o Seu Filho morrer.
C. A salvação seria possível sem Cristo.
D. Você não precisaria de Jesus para ter um relacionamento pessoal com Deus.
E. O Senhor poderia perdoá-lo, simplesmente porque Ele te ama.
F. A cruz não deveria simbolizar o cristianismo, porque seria apenas um sinal sem sentido.
G. Não há necessidade de falar ou cantar sobre o sangue de Cristo se ele compra a sua salvação.

III. Para combater o falso ensino, precisamos entender o que a Bíblia diz sobre a necessidade da morte de Cristo:

A. A morte de Jesus foi essencial no plano de salvação de Deus. João 3:16 não diz que Deus amou tanto o mundo que Ele simplesmente nos perdoou e que nada mais era necessário. Em vez disso, ele fez algo que faria o perdão possível.
B. A morte de Cristo foi necessária para realizar os desejos de Deus para a humanidade. O Senhor tem planos maravilhosos para nós, o que seria impossível sem a cruz. Sem ela, não poderíamos ser salvos ou ter um relacionamento pessoal com ele.
C. A justiça de Deus exige o pagamento pelo pecado. Quando Deus criou Adão e Eva, deu-lhes a possibilidade de escolher a obediência. Quando eles decidiram violar Suas instruções, o pecado e a morte entraram no mundo (Romanos 3:23). Oferecer perdão sem impor punição teria ido contra a Sua Palavra e sua natureza.
D. A Justificação só é possível através do sangue de Cristo. Há apenas uma maneira de o Senhor permanecer justo e nos salvar do castigo que nós merecemos. Seu filho teve de vir à terra, viver uma vida perfeita, e morrer em nosso lugar para pagar o preço pelo pecado (Romanos 5:8-9).
E. Nosso perdão é comprado pelo sangue derramado de Jesus. Muitas pessoas pensam que só precisa pedir, a fim de receber o perdão de Deus, mas pedir não faz seus pecados ir embora. Só o sangue de Jesus pode purificar-nos (1 Pedro 1:18-19).
F. Jesus é o nosso substituto. Porque o Senhor não pode ignorar o pecado, e nós não podemos suportar o castigo dependemos do substituto designado por Deus. Quando Ele estava na cruz, o Pai colocou todos os pecados da humanidade sobre Ele, e Jesus suportou o julgamento divino de Deus em nosso lugar (1 Pedro 2:24). Agora, todos os que creem e confiam em Cristo para a salvação estão perdoados.
G. Está consumado. Quando o pagamento integral pelo pecado tinha sido feito, Jesus clamou: "Está consumado" (João 19:30). Nada mais foi necessário para o plano redentor de Deus. Não podemos acrescentar nada a ele com as nossas boas obras.

Conclusão: O plano de nosso Pai é verdadeiramente surpreendente. A fé é tudo o que é exigido de nós. Quando reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus e que morreu em nosso lugar e o aceitamos como nosso substituto, o Senhor nos perdoa. Entramos em um relacionamento com Ele, que nunca pode ser quebrado. Seu Espírito vem habitar dentro de nós, Ele escreve nossos nomes no Livro da Vida do Cordeiro, e o céu se torna a nossa casa.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem