O Povo de Deus e os Contratempos

Navegando em Contratempos

Texto: Esdras 4:1-6, Ageu 1

Introdução: Estamos acompanhando a história do que aconteceu quando o povo de Deus retornou à cidade arruinada de Jerusalém. Por 70 anos, o povo de Deus foi exilado em Babilônia. Mas então Deus agitou o coração de Ciro, o rei, e ele decretou que o povo de Deus estava livre para retornar.

Então Deus agitou os corações de Seu povo e quando eles voltaram, a adoração foi sua primeira prioridade. Eles reconstruíram o altar. Celebraram a festa. Eles lançaram os fundamentos do templo.

Vimos que cada uma dessas coisas fala diretamente conosco hoje. O altar nos lembra que a adoração começa com a oferta de nós mesmos a Deus. A festa nos lembra que quando adoramos, nos regozijamos em tudo o que Deus fez por nós em Cristo. O templo nos lembra que quando adoramos, confiamos na promessa da presença de Deus.

Adoramos pela fé, não pela vista. Mas Deus nos dá esta promessa: “...porque eu sou convosco... o meu Espírito habita no meio de vós; não temais” (Ageu 2:4-5).

Agora, hoje vamos seguir a história dessas pessoas cujos corações Deus despertou e que se entregaram à adoração. Estas eram pessoas piedosas. Pessoas obedientes. Pessoas fiéis. Essas pessoas estavam fazendo a obra de Deus.

Deus estava com eles. E vamos ver hoje que eles enfrentaram um revés atrás do outro.

A história de como o povo de Deus superou os contratempos é contada nos capítulos 4, 5 e 6 de Esdras. A história abrange os reinados de cinco reis. Ele se concentra em dezesseis anos especialmente difíceis e depois nos fala sobre uma notável obra de Deus que ocorreu durante um período de vinte e quatro dias.

Eu costumo evitar me referir a datas, mas a linha do tempo é importante para entender essa história, então, vou mostrar uma linha do tempo, que espero que seja útil. E mais uma vez, estou impressionado com a forma como esta história fala diretamente a todos nós hoje.

1. Cinco Reis: O Povo de Deus Sempre se Opõe

- A história que é contada aqui abrange 100 anos e os reinados de 5 reis. Quatro deles são mencionados pelo nome.

- Primeiro, lemos em Esdras 4:5 sobre o rei Ciro. Ele era o rei da proclamação de que o povo de Deus poderia retornar a Jerusalém. Ele apoiou o povo de Deus. Ele lhes deu os vasos que haviam sido roubados do templo original em Jerusalém

- Em segundo lugar, lemos sobre o rei Dario. Ele aparece em Esdras 4:5 e novamente nos capítulos 5 e 6, onde temos a longa história de uma contestação legal à reconstrução do templo, levantada por um governador regional chamado Tatenai. Dario pesquisou os registros e encontrou o decreto de Ciro de 20 anos antes. Ele então escreveu uma carta que se mostrou decisiva para permitir que o templo fosse reconstruído.

- Terceiro, lemos no versículo 6 sobre o rei Assuero. Ele era rei na época de Ester, o livro da Bíblia que leva seu nome conta a notável história de como Deus usou uma mulher piedosa e corajosa para salvar a vida de Seu povo.

- Quarto, lemos nos versos 7-23 sobre o rei Artaxerxes. Ele foi o rei que reinou na época do segundo e terceiro retornos sob a liderança de Esdras e Neemias.

- O quinto rei neste período, que não é mencionado pelo nome em Esdras, foi Cambises. Juntos, esses reis reinaram por um período de 100 anos.

- A história do povo de Deus retornando do exílio percorre os reinados de todos esses cinco reis. O primeiro grupo retornou sob a liderança de Zorobabel, assim que Ciro deu seu decreto permitindo que eles retornassem.

- O segundo grupo retornou 80 anos depois, sob a liderança de Esdras, na época de Artaxerxes, muito depois de concluída a reconstrução do templo.

- O terceiro grupo retornou 13 anos depois sob a liderança de Neemias, novamente no tempo de Artaxerxes. E Esdras está nos dizendo que o povo de Deus se opôs durante os reinados de cinco reis durante um período de 100 anos.

- O povo de Deus estava constantemente enfrentando reveses na obra que Deus os havia chamado para fazer. Este capítulo nos dá três instantâneos de como esses contratempos podem ser.

A. Contratempo 1: Intimidação (Esdras 4:1-5)

- “Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar; e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia” (Esdras 4:4-5).

- Este primeiro revés veio do povo da terra (v. 4). Quando o povo de Deus foi removido da Terra Prometida, outros povos que haviam sido conquistados pelos assírios e babilônios foram transferidos. E quando o povo de Deus retornou, o povo da terra não ficou feliz.

- Observe as três palavras que são usadas aqui: O povo de Deus estava desencorajado. Eles estavam com medo. E ficaram frustrados, “Os atemorizou” (v. 4) implica que houve ameaças. “Conselheiros subornados” deixa claro que houve corrupção. E isso continuou “todos os dias de Ciro até o reinado de Dario”. Nos últimos anos de Ciro, durante os anos de Cambises e até no reinado de Dario, o povo de Deus suportou uma campanha de intimidação implacável. Essa foi a primeira onda: mas havia mais. A história então avança para o tempo de Assuero.

B. Contratempo 2: Acusação (Esdras 4:6)

“No reinado de Assuero, no princípio do seu reino, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém” (Esdras 4:6).

- Assuero subiu ao trono 50 anos após o retorno do povo de Deus, e antes que Esdras nos conte mais sobre a reconstrução do Templo, ele quer que saibamos que após o tempo de Dario, a oposição ao povo de Deus começou novamente.

- Desta vez, a oposição veio na forma de falsa acusação. Uma carta de acusação foi escrita no tempo do rei Assuero.

- Não nos é dito mais nada sobre isso. O ponto é simplesmente que a oposição começou no tempo de Ciro e continuou até o reinado de Dario. Então ressurgiu no tempo de Assuero, o rei que o seguiu. Essa foi a segunda onda, mas houve mais.

C. Contratempo 3: Legislação (Esdras 4:7-23)

“Também nos dias de Artaxerxes escreveram Bislão, Mitredate, Tabeel, e os companheiros destes, a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta foi escrita em caracteres aramaicos, e traduzida na língua aramaica” (Esdras 4:7).

- Agora chegamos ao reinado do quinto rei depois que o povo de Deus retornou à Terra Prometida, e eles ainda sofrem oposição.

- Esses homens, Bislão, Mitredate e Tabeel escreveram uma carta cruel. Você pode lê-la nos versos 11-16. Está cheia de mentiras, caluniando o povo de Deus. E isso levou o rei Artaxerxes a dar uma liminar legal que interrompeu o trabalho de reconstrução da cidade.

- Observe que a oposição nos versículos 7-23 não é a reconstrução do templo. Esdras está saltando para o tempo de Artaxerxes. O templo foi concluído 50 anos antes de ele subir ao trono. A questão, no tempo de Artaxerxes, não era a reconstrução do templo, mas a reconstrução da cidade e das suas muralhas. Você verá referências à cidade e às muralhas nos versos 12, 13, 16 e 21.

- O foco principal desta história é a oposição que o povo de Deus enfrentou quando estava reconstruindo o templo. Começou assim que as fundações foram lançadas. (Esdras 4:1-5). Ela continuou desde os dias de Ciro até os dias de Dario (v. 5).

- Mas Esdras quer que saibamos que a oposição não terminou aí. Continuou no tempo de Assuero. Começou novamente no tempo do rei Artaxerxes. A oposição continuou vindo através dos reinados de 5 reis ao longo de 100 anos.

- Por que tudo isso está na Bíblia? É fácil para nós termos a ideia de que a oposição ao evangelho não é algo novo, quando na verdade é muito antigo. O povo de Deus sempre se opõe.

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse” (1 Pedro 4:12). “Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3).

1. Cinco Reis: O povo de Deus sempre se opõe

2. Dezesseis Anos: A Obra de Deus é Muitas Vezes, Lenta

- Vimos da última vez que quando o povo de Deus retornou a Jerusalém, sua prioridade imediata era construir o altar e celebrar a Festa dos Tabernáculos.

- Esdras nos diz que eles começaram a reconstruir o templo “no segundo ano após a sua vinda” (Esdras 3:8).

- Vimos que quando o povo de Deus começou a reconstruir o templo, eles enfrentaram uma campanha de intimidação que os deixou desanimados, frustrados e com medo. O povo da terra desencorajou o povo de Judá e os deixou com medo de construir (Esdras 4:4)

- Você tem que ler um pouco para ver o efeito disso, porque no versos 6-23, Esdras faz uma digressão para mostrar que a oposição continuou nos anos posteriores também. Você tem que colocar colchetes nos versos 6-23 que se referem a eventos posteriores no tempo de Assuero e Artaxerxes. Mas então Ezra retorna à história que estamos seguindo no verso 24.

- Se você colocar os versículos 4 e 24 juntos, você entenderá o fluxo da história: “Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar” (Esdras 4:4).

- “Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém, ficando interrompida até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia” (Esdras 4:24). Assim que os alicerces do templo foram lançados, a oposição explodiu. E Esdras nos diz que “a obra da casa de Deus… parou”. Cessou até o segundo ano do reinado de Dario. Isso é um período de dezesseis anos.

- O templo levou quatro anos para ser construído, mas isso só aconteceu depois de dezesseis anos de atraso.

- A obra de Deus é muitas vezes lenta. Por dezesseis anos, o povo de Deus não fez progresso na obra que Deus os chamou para fazer.

- E esta não foi a única vez que a obra de Deus parou. A mesma coisa aconteceu 60 anos depois, na época de Artaxerxes, que emitiu uma liminar, que impediu a reconstrução da cidade. “Então, logo que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, foram eles apressadamente a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência” (Esdras 4:23).

- Os capítulos que estamos vendo hoje não são exatamente o que você chamaria de inspiradores! “Qual foi o sermão em sua igreja no domingo?” “Foi que o povo de Deus sempre se opõe, e a obra de Deus é muitas vezes lenta!” "Bem, isso não parece muito alegre!"

- Amigos, esta história não é inspiradora, mas é honesta. A Bíblia é a Palavra de Deus, e ela aborda a realidade do nosso mundo e a realidade da nossa experiência.

- Qual a distância que um barco irá progredir em um dia no oceano? Isso depende do tempo. Existem diferentes épocas na vida de um cristão. Há estações a serem desfrutadas, e há estações a serem suportadas.

- Paulo fala sobre os momentos em que Deus nos abre as portas da oportunidade (1 Coríntios 16:9). E grande progresso é feito à medida que corremos com o evangelho (2 Tessalonicenses 3:1). Ele também fala do “dia mau” quando nosso chamado é simplesmente permanecer (Efésios 6:13).

. Por que Deus permite que Sua obra seja impedida?

. Por que há momentos em que o progresso parece ser dolorosamente lento?

. Por que Deus às vezes permite que Seu povo seja frustrado e desencorajado?

- Há um mistério nisso que não devemos esperar entender completamente. Mas podemos ter certeza disso: tempos difíceis produzem cristãos melhores. Tempos difíceis produzem resistência. A perseverança produz caráter, e caráter produz esperança (Romanos 5:3-5). E Tiago diz: “Bem-aventurado o homem que permanece firme na provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).

1. Cinco Reis: O povo de Deus sempre se opõe

2. Dezesseis anos: a obra de Deus é muitas vezes, lenta

Como foi que a obra foi reiniciada?

3. Vinte e Quatro Dias: O Propósito de Deus Sempre Prevalecerá

“Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam” (Esdras 5:1-2).

- Aqui, finalmente, temos boas notícias! Após 16 anos difíceis, Deus levantou dois profetas, Ageu e Zacarias falaram a Palavra de Deus, e o efeito de seu ministério foi que Zorobabel e Jesuá superaram seu medo e desânimo e “começaram a reconstruir a casa de Deus” (v. 2).

- Se você abrir o livro de Ageu, verá duas marcas de tempo que completam a história. Esdras já nos disse que a obra na casa de Deus parou até “o segundo ano do reinado de Dario” (Esdras 4:24).

- E é aí que começa o livro de Ageu. “No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jeozadaque,... ” (Ageu 1:1).

- No primeiro dia do sexto mês, Ageu trouxe um desafio estimulante ao povo de Deus. “Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor” (Ageu 1:2).

- Ageu dá a eles diretamente: É por isso que vocês não estão prosperando. Vocês desistiram do trabalho que Deus os chamou para fazer.

- O resultado do ministério de Ageu foi duplo: Primeiro, “o povo temeu ao Senhor” (v. 12). E segundo, “o Senhor despertou o espírito de Zorobabel” (v. 14).

- Então nos é dito: “...eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus, ao vigésimo quarto dia do sexto mês” (v. 14-15).

- O ministério de Ageu começou no primeiro dia do sexto mês. A reconstrução do templo recomeçou no vigésimo quarto dia do mesmo mês. Após dezesseis anos de medo, desânimo e frustração, a Palavra de Deus deu nova força ao povo de Deus em apenas 24 dias! Nunca subestime o poder da Palavra de Deus!

- Para todos os que são chamados a um ministério da Palavra, há uma bela imagem aqui de como esse ministério deve ser exercido.

- Primeiro, somos informados de que os profetas estavam submissos a Deus. “Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram” (Esdras 5:1). Deus estava sobre os profetas. Eles eram homens sob a autoridade de Deus. A mensagem que eles trouxeram não era deles. Eles falaram a Palavra de Deus.

- Os profetas estavam submissos a Deus, e eles estavam com o povo. “Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam” (Esdras 5:2).

- Os profetas trouxeram um ministério sustentado de encorajamento da Palavra de Deus. Eles estavam com o povo. Eles os estavam apoiando através do ministério da Palavra. Este ministério continuou por quatro anos: Quatro anos de constante encorajamento.

- Ageu trouxe um desafio robusto para fazer o povo de Deus continuar, mas foi preciso um ministério sustentado de encorajamento para mantê-los. Os profetas estavam com eles, apoiando-os.

- Lemos em Esdras 6:14 que os anciãos dos judeus edificaram e prosperaram por meio da profecia de Ageu, o profeta, e Zacarias, filho de Ido. A Palavra de Deus sustentou a obra de Deus e, como resultado, “eles terminaram a sua construção...” (Esdras 6:14).

- É assim que o ministério da Palavra deve ser exercido. Sob Deus, e com o povo, apoiando-o. Nunca subestime o poder da Palavra de Deus. O povo de Deus pode se opor. A obra de Deus muitas vezes pode ser lenta. Mas o propósito de Deus sempre prevalecerá.

Aplicação

Nosso título de hoje foi “O Povo de Deus e os Contratempos”. E quero terminar com duas aplicações.

a. O perigo do declínio espiritual

- As pessoas que voltaram para Jerusalém eram crentes cujos corações Deus havia tocado. Eles se ofereceram a Deus em adoração. Eles se regozijaram em tudo o que Deus havia feito. Eles eram crentes fiéis, alegres e profundamente comprometidos.

- Mas as Escrituras nos dizem que essas pessoas cujos corações Deus despertou ficaram desanimadas. Eles ficaram frustrados. Deram lugar ao medo. O que aconteceu com eles pode acontecer conosco. O trabalho que antes era uma alegria para eles tornou-se um fardo. Eles não estavam mais envolvidos no que Deus os chamou para fazer.

- É claro que essas pessoas se perderam espiritualmente, e o que aconteceu com elas pode acontecer conosco. Ageu deixa claro que suas vidas giravam em torno de suas próprias casas. E fica claro que, à medida que se desvincularam da obra de Deus, sua decepção, frustração e medo aumentaram (Ageu 1).

- Eram pessoas cujos corações Deus uma vez havia tocado. Eles haviam deixado tudo na Babilônia porque acreditavam que Deus os estava chamando para reconstruir a casa de Deus.

- A história desses crentes fala diretamente a nós hoje. Estes são dias em que é fácil ficar desanimado, fácil ficar frustrado, fácil dar lugar ao medo. E quando você está desanimado, frustrado e com medo, é fácil se afastar do compromisso que você já teve com o Senhor e com Sua obra.

- Esta história está nos dizendo que tempos de desânimo, frustração e medo virão para todos nós. Quando eles vierem até você, guarde seu coração. Essas são as táticas de seu adversário para impedi-lo de fazer o trabalho que Deus o chamou para fazer.

b. A esperança da restauração espiritual

- Estamos vivendo em uma época de desânimo, frustração e medo, e se seu coração esfriou nos últimos anos, você pode sentir que não pode voltar. Você pode encontrar-se dizendo “algo dentro de mim morreu. Não me sinto como antes”

- Lembre-se disso: o povo de Deus passou por um mal-estar espiritual por dezesseis anos, mas Deus os restaurou! Ele os restaurou enviando Sua Palavra através de Ageu e Zacarias.

- A Palavra de Deus mexeu novamente com o coração do povo de Deus. Eles enfrentaram seus medos. Eles superaram seu desânimo. Eles superaram suas frustrações. Eles retornaram ao trabalho que Deus os havia chamado para fazer e, embora ainda houvesse muitos desânimos, muitas frustrações e muitos medos, o trabalho foi feito e o propósito de Deus prevaleceu.

Oremos..

Pai, sabemos o que é dar lugar ao desânimo, à frustração e ao medo. Nós sabemos o que é para nossos corações que uma vez foram agitados com amor por você e compromisso com sua obra, esfriar.

Pai, Tu és o Bom Pastor que restaura nossas almas. Comece sua obra de restauração em nós hoje.

Agite nossos corações com amor fresco por ti. Renove em nós uma nova determinação de servi-lo. Faz com que o Teu propósito prevaleça em nós e através de nós, por amor de Jesus, amém.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem