Devemos Levar Nossos Filhos Conosco

Devemos Levar Nossos Filhos Conosco

Texto: Êxodo 10:8-11

Introdução: Meditei sobre o que deveria pregar esta noite e me lembrei da declaração de Moisés a respeito dos hebreus a respeito de levar seus filhos quando saíam do Egito. Acompanhe enquanto leio Êxodo 10:8-11 “Pelo que Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele lhes disse: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Mas quais são os que hão de ir? Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor. Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, se eu vos deixar ir a vós e a vossos pequeninos! Olhai, porque há mal diante de vós. Não será assim; agora, ide vós, os homens, e servi ao Senhor, pois isso é o que pedistes: E foram expulsos da presença de Faraó”

Observe que Faraó fez quatro contrapropostas com o mandato de Deus. O mandato de Deus era: “Deixe meu povo ir”. Mas, Faraó disse que eles não poderiam deixar a terra. Então Faraó disse que o povo poderia sair três dias, mas não muito longe. Em terceiro lugar, Faraó disse que o povo podia ir, mas não podia levar seus filhos. A última compreensão, encontrada em Êxodo 10:24, é que as pessoas não podiam levar seus animais. A última praga veio sobre Faraó e finalmente o povo deixou o Egito.

Meu apelo para você esta noite é que você leve seus filhos com você. Devemos levar nossos filhos conosco. A verdade é que não fomos feitos para este mundo. Devemos levar nossos filhos conosco.

I. A Tipologia Das Circunstâncias

Todo este incidente bíblico é uma história do Antigo Testamento com a verdade do Novo Testamento. Vemos três verdades nesta passagem para nós esta noite.

A. O povo tipifica o povo de Deus em todas as eras - Eles foram escolhidos por Deus e Ele levantou um libertador para eles. Todo cristão foi escolhido por Deus e liberto por meio de Cristo de nossos pecados e para a vida nEle. Neste incidente do Antigo Testamento, Deus enviou Moisés para libertar Seu povo do Faraó no Egito.

B. O Faraó tipifica o inimigo de Deus, Satanás - Faraó era o chefe do sistema egípcio e Satanás é o “deus” deste mundo.

C. As pragas tipificam os juízos de Deus - Faraó pode ser poderoso, mas Deus é todo-poderoso. O povo de Deus hoje está enfrentando Satanás, um grande inimigo. Mas Deus é poderoso sobre Satanás.

II. A Verdade do Conflito

O Faraó não desejava permitir que os Filhos de Deus saíssem do Egito. Da mesma forma, Satanás quer nos manter em cativeiro. Deus quer nos levar para a terra de Canaã, ou a terra da vitória. Mas Satanás luta contra nós. Eu sei que há verdades ensinadas nesta Bíblia que as pessoas ridicularizam e zombam. Alguns não acreditam em um diabo pessoal. Mas este Livro é verdadeiro.

A. A Determinação no Coração de Moisés - Havia uma determinação no coração de Moisés de tirar as famílias do Egito. Algumas pessoas são despreocupadas e nunca percebem que estão em uma batalha para a qual não são páreas sem o poder de Deus! Se quisermos levar nossos filhos conosco nesta caminhada com Deus, devemos entender que há um conflito.

1. Eu estava em um culto quando um pastor fez uma declaração dizendo: “Sinto que há um ataque de Satanás contra este culto”. Eu vi a reação das pessoas. Elas se acotovelavam. Alguns deles riram. Alguns certamente pensaram que algo estava errado com o pastor. Eles não entenderam que estavam em conflito. Muitos estão alheios ao conflito em que estamos hoje.

2. Muitas famílias não entendem que existe um conflito – um conflito satânico – contra a família. O inimigo adoraria destruir todas as famílias.

3. Moisés disse: “Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos”. Moisés sabia que o conflito era com todas as faixas etárias – de bebês a idosos.

B. A dedicação em nossos corações - Neste culto de dedicação familiar hoje à noite, precisamos perceber que há um conflito e todos nós que somos povo de Deus precisamos nos comprometer com Deus. Hoje à noite, um jovem casal traz um bebê e dedica sua família dizendo: “Queremos levar nossos filhos conosco”. Sem conflito, não haveria necessidade de tal compromisso. Assumimos esse compromisso porque há, de fato, um conflito contra nossas famílias.

1. Isso também envolve homens e mulheres. O que é mais difícil de criar – meninos ou meninas? Há argumentos sobre isso. Mas, o conflito envolve cada sexo e cada membro da família. Precisamos estar cientes de que Satanás está atacando nossos meninos, e ele está atacando nossas meninas. Há um conflito!

III. O Triunfo Dos Combatentes

O povo de Deus foi vitorioso nos dias de Moisés. Podemos ser vitoriosos hoje. Eles levaram seus filhos com eles e nós podemos levar nossos filhos conosco!

O povo saiu do Egito com seus filhos. Deixe-me mencionar três responsabilidades que pais, avós, membros da igreja e amigos têm neste assunto.

A. Devemos guerrear contra Satanás - Devemos nos opor a Satanás em relação à nossa família. Devemos dizer claramente que nossos filhos irão conosco. Devemos resistir! Não devemos nos comprometer em nossos dias e ser cegos às nossas responsabilidades.

B. Devemos esperar em Deus - Devemos esperar em Deus. A batalha não é vencida sem luta. Moisés teve que voltar várias vezes diante de Faraó. Não devemos desistir de nossa luta por nossos filhos. Este culto de dedicação desta noite não dará proteção especial aos seus filhos, mas é um compromisso de dizer que você vai guerrear e esperar enquanto continua a servir a Deus ao longo dos anos!

C. Devemos Andar na Luz - Observe que, quando o povo deixou o Egito, eles tinham uma coluna de fogo à noite e uma nuvem de dia. Em outras palavras, eles tinham direção de Deus. Você deve obedecer a Deus como pais e povo de Deus. Devemos andar à luz do que Deus nos ensina em Sua Palavra. Devemos segui-Lo. Ele não nos desviará, mas o inimigo o fará. Devemos andar na luz!

Conclusão: Confio que Deus colocará em nossos corações para reafirmar que andaremos com Deus e que levaremos nossos filhos conosco à medida que formos. Viemos esta noite para assumir esse compromisso junto com este jovem casal que vem dedicar a si e seu filho a Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem