Davi Sofreu Tribulação e Tristeza

Davi Sofreu Tribulação e Tristeza

Texto: Salmo 116

Introdução

A. Salmo 116:3 “Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza” (Seol é Hades, o lugar dos mortos. A morte o aterroriza)

1. O autor do Salmo 116 não é creditado, mas seus temas e palavras são muito semelhantes aos de Davi nos Salmo 40 e 86.

2. Por mais sombrio e triste que pareça o Salmo 116:3, a leitura do restante do capítulo nos mostra a libertação que Deus providenciou e a gratidão dentro do coração de seu autor (muito possivelmente Davi).

3. Duas vezes ele declara: “Sou teu servo” (116:16).

4. Antes de chegarmos à libertação, há “os laços da morte, as angústias do Seol” ao redor de Davi. Essas palavras seriam uma ótima promoção para uma casa mal-assombrada!

B. Você já reparou quantas vezes na vida de Davi a morte o envolveu?

1. Antes de Golias, Davi disse ao rei Saul que ele lutou contra um leão e um urso. Ele tirou um cordeiro da boca da besta e o agarrou pela barba. Isso é perto! Isso é muito próximo para a maioria de nós. Davi poderia ter morrido. (I Samuel 17:34-37)

2. Então Davi enfrentou Golias, o gigante filisteu e campeão de Gate. Todos os soldados israelitas estavam com medo de lutar com ele. Davi poderia ter morrido. (I Samuel 17)

3. Então houve as vezes em que Saul jogou lanças em Davi, duas vezes tentando prendê-lo na parede. (I Samuel 18:10-11; 19:9-10)

4. Então houve o dote de 100 prepúcios de filisteus que Davi teve que conseguir. Saul planejou matar Davi pelas mãos dos filisteus. Essa foi por pouco. (I Samuel 18:25)

5. Fugindo de Saul, ele teve muitos encontros imediatos com o exército de Saul e os filisteus. Davi poderia ter morrido!

6. Mais tarde na vida, Absalão, seu próprio filho, tentou matá-lo. Essa foi por pouco. (II Samuel 15-18)

7. Davi olhou nos olhos da morte mais de uma vez!

C. A maioria de nós vive razoavelmente seguro todos os dias. Para nós, um quase acidente de carro é o mais próximo de uma calamidade que já vimos, ou talvez uma doença (neste tempo e lugar, o Corona vírus é um perigo real).

1. A morte não parece nos envolver.

2. Os “terrores do Seol” são algo que a maioria de nós não tem a menor ideia. E, embora seja bom estar a salvo, seguro e protegido, talvez isso tenha nos isolado de precisar de Deus.

D. O final do verso 3 é muito interessante: “sofri tribulação e tristeza”.

1. Agora, isso é algo que sabemos. A maioria das pessoas não procura essas coisas, elas parecem nos encontrar!

2. Quando o fazem, isso certamente muda nossos horários, muda nosso humor e paira como uma nuvem escura acima de nós.

3. Tribulação e tristeza. Davi sofreu. Eu sofri. Muitas pessoas sofreram e sofrem!

4. Depois de sofrer, o que você faz com elas? Normalmente, as pessoas esperam que elas saiam. A tribulação e a tristeza podem levar muito tempo para sair. Alguns tentam esconder essas coisas fazendo coisas divertidas, tirando férias ou encontrando alívio em uma garrafa de algum tipo ou forma.

E. As palavras de Davi nos ajudam. Davi olhou para a face da morte mais de uma vez e conheceu as “angustias do Seol”. Davi sofreu “tribulação e tristeza”.

F. O que Davi fez com elas?

I. Davi Orou

A. Salmos 116:4: “Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me”

1. Salmo 40:1: “Esperei com paciência no SENHOR; e Ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor”

2. Salmos 86:3: “Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo o dia todo” (86:6)

B. Davi orou; ele clamou a Deus para salvá-lo!

1. Sabemos o que Deus fez!

2. Há momentos em que somente o Senhor pode ajudá-lo. Ninguém mais pode. Ninguém mais entende. Ninguém mais é capaz.

3. Não espere até esgotar todas as opções antes de orar.

a. Ore primeiro.

b. Ore muito.

c. Coloque os problemas diante do Senhor.

d. Deixe o Senhor saber que o Seol (o lugar dos mortos), ou morte, está aterrorizando você!

C. Conte ao Senhor de sua angústia e tristeza! Leve-a ao Senhor em oração! (Filipenses 4:6-7; I Pedro 5:6-7)

II. Davi Agradeceu

A. Salmos 116:6: “O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva”

B. Salmos 116:8: “Pois livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés de tropeçar”

C. Salmos 116:17: “Oferecer-te-ei sacrifícios de ação de graças, e invocarei o nome do Senhor”

1. Salmos 40:2: “Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos”

2. Salmos 86:12-13: “Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua benignidade para comigo, e livraste a minha alma das profundezas do Seol”

D. Davi estava agradecido por ter sido salvo por Deus.

1. Deus estava lá. Deus libertou. Davi orou e Deus respondeu.

2. Davi reconheceu que não foi por acaso que ele foi salvo.

3. Ele entendeu que o poder não estava dentro dele. Foi o Senhor que o resgatou.

4. Ele não apenas entendeu isso, mas agradeceu ao Senhor por causa disso.

E. Agradeça ao Senhor pela oração respondida em sua vida e pelas bênçãos que Ele concedeu! (Colossenses 3:17; I Tessalonicenses 5:16-18)

III. Davi Honrou e Obedeceu a Deus

A. Salmos 116:9: “Andarei perante o Senhor, na terra dos viventes”

1. Salmos 40:16: “Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor”

2. Salmos 86:11: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome

B. Davi honrou a Deus obedecendo a Ele.

1. Davi estava em uma confusão. Deus o tirou dela. Davi não seguiu seu caminho até a próxima vez que ele precisou de Deus.

2. Muitas vezes é assim que podemos agir. Davi não agiu assim. Observe as expressões de honrar e seguir a Deus:

a. Andarei diante do Senhor (v. 9)

b. Invocarei o nome do Senhor (v. 13)

c. Pagarei meus votos (v. 14)

d. Eu sou Teu servo (v. 16)

e. Eu louvarei ao Senhor (v. 19)

C. Tendo sido resgatado por Deus, Davi sentiu-se compelido a honrar a Deus e ficar com Deus! Nós também devemos! (Marcos 12:30; II João 6)

Conclusão

A. Três coisas simples: oração, gratidão e honra a Deus.

B. Quando a tribulação o encontra e a tristeza o segue, é isso que você precisa fazer.

C. Não permita que a tribulação e a tristeza arruínem seu relacionamento com Deus. Não permita que esses gêmeos feios o impeçam de louvar a Deus e adorá-lo!

1. Davi disse sobre sua situação que ele estava “aflito e necessitado”, mas clamou a Deus para salvá-lo.

a. Salmo 40:17: “Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu”

b. Salmo 70:5: “Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te em me valer, ó Deus. Tu és o meu amparo e o meu libertador; Senhor, não te detenhas”

c. Salmos 86:1: “Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque sou pobre e necessitado”

d. Salmo 116:10: “Cri, por isso falei; estive muito aflito”.

D. Davi não se afastou de Deus quando sofreu “tribulação e tristeza” a tal ponto que ficou “aflito e necessitado”. Ele se aproximou de Deus!

1. Tiago 4:6-10: “Chegai-vos a Deus e Ele se aproximará de vós” (Tiago 4:8).

E. A tribulação e a tristeza ou paralisarão sua fé ou a impulsionarão a voar a novas alturas!

F. A escolha é sua. Você está buscando a Deus ou ignorando-O?

G. Você permite que a tribulação e a tristeza o mantenham em casa ou você sai para servi-Lo?

1. Salmos 40:8-10: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios; Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade”

H. Davi sofreu tribulação e tristeza. Eu sofri tribulação e tristeza... e você também!

I. O que você vai fazer quando sofrer tribulação e tristeza?

J. Se você não é um cristão, um filho de Deus, você pode se tornar um hoje! Arrependa-se e seja salvo!

L. Se você é um cristão e estiver no erro, arrependa-se e renove-se!

M. Quaisquer que sejam seus pedidos, deixe-os ser conhecidos AGORA enquanto estamos de pé e cantamos!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem