Mais Que Vencedores

Mais Que Vencedores
Texto: Romanos 8:31-39

Introdução

I. Carta de Paulo escrita aos santos em Roma (Romanos 1:1-7) antes de sua prisão em Roma.

A. As Escrituras não registram o estabelecimento da igreja em Roma (ao contrário dos ensinamentos católicos de que Pedro e Paulo a fundaram e organizaram).

B. Muitos historiadores acreditam que Paulo provavelmente escreveu a carta de Corinto ca. 57 d.C. (615 milhas de distância), antes de sua viagem final para Jerusalém (Atos 19:21). As escrituras confirmam:

1. Paulo elogia Febe, “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia” (Romanos 16:1), que é um subúrbio de Corinto.

2. Paulo está com “Gaio” (Romanos 16:23). Um coríntio chamado Gaio foi convertido por Paulo (I Coríntios 1:14).

3. Uma saudação é oferecida por “Erasto, tesoureiro da cidade” (Romanos 16:23). Paulo fala de Erasto como estando em Corinto em II Timóteo 4:20.

C. Na época em que ele escreveu, existia uma congregação.

1. Vossa fé foi “anunciada em todo o mundo” (1:8)

2. O “relato” da vossa “obediência é conhecida de todos” (16:19)

3. Paulo “teve por muitos anos um desejo de ir” visitá-los (15:23)

4. O imperador Cláudio “decretou que todos os judeus saíssem de Roma” (Atos 18:2) em 52 dC.

5. Áquila e Priscila foram afetados por isso e encontraram Paulo em Corinto (Atos 18:2)

6. Na época desta carta, eles aparentemente haviam se mudado e hospedado uma congregação de santos em sua casa (Romanos 16:3-5)

D. Sua existência pode remontar ao início da igreja em Jerusalém.

1. O Espírito Santo revela através de Lucas que no dia de Pentecostes em Jerusalém havia “forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos” (Atos 2:10).

2. Dos 3.000 salvos naquele dia, é possível que muitos fossem de Roma e quando esses novos convertidos foram para casa, levaram sua nova fé com eles.

E. Os cidadãos romanos estariam muito familiarizados com a Parada do Triunfo.

1. Depois de conquistar uma nação, algumas pessoas seriam vendidas como escravas, mas outros prisioneiros marchariam (desfilaram) pelas ruas de Roma aos gritos e aplausos da população.

2. Pétalas de rosas seriam jogadas diante deles nas ruas para serem esmagadas pelos prisioneiros e soldados.

3. Para os soldados e o povo era um cheiro de vitória.

4. Para os prisioneiros era o fedor da morte.

5. No final do desfile os prisioneiros eram executados publicamente (geralmente por estrangulamento) para os aplausos e adoração dos cidadãos de Roma!

F. Paulo descreve um triunfo diferente, uma vitória final encontrada em Jesus Cristo!

1. II Coríntios 2:14-16: O triunfo final em Jesus – Um cheiro de vitória para aqueles que estão sendo salvos, a fragrância de Cristo para Deus e o cheiro de morte para aqueles que estão perecendo! (Mesma mensagem mas para diferentes grupos de pessoas 2 aromas muito diferentes! Mesmo contraste com a Parada do Triunfo)

2. Romanos 8:31-39: Paulo diz que em Cristo somos mais que vencedores! Nada pode separar um santo do amor de Jesus Cristo!

II. Como os santos romanos, os cristãos de hoje enfrentam todos os tipos de problemas e dificuldades.

A. Lidar com os problemas da vida pode levar alguns ao desânimo!

III. Ao contrário das pessoas no mundo, que têm que lidar com o desânimo sem nenhuma esperança real, os santos têm a verdadeira fonte de encorajamento: o amor de Jesus Cristo!

I. Mais Que Vencedores

A. Romanos 8:31-39: Como cristãos, teremos a vitória final, o triunfo sobre todos os nossos problemas, perseguições e problemas, se permanecermos fiéis Àquele que nos ama, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador (8:37; Filipenses 3:20)

B. Romanos 8:31-32

1. A quem devemos temer? “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Mateus 10:28)

2. Em vez de ter medo e ansiedade, podemos ter certeza de que Deus nos abençoará!

C. Romanos 8:33-34

1. Lembre-se: Não são os do mundo, mas Jesus Cristo quem será nosso Juiz final (não seremos julgados pelo tribunal da opinião pública!).

2. Não apenas nosso Juiz, mas nosso Mediador enquanto vive para interceder pelos santos (Hebreus 7:25) – Não há defesa maior do que o Senhor e Criador!

D. Romanos 8:35-37 (Cita o Salmo 44:22 em 8:36)

1. Alguns podem ficar tão desanimados que podem perguntar ou se perguntar se podem ser separados do amor de Cristo.

2. Paulo afirma que não importa a dificuldade ou provação, por meio de Cristo podemos ser vitoriosos sobre qualquer obstáculo ou dificuldade. “Mais que vencedores!”

E. Romanos 8:38-39

1. Nenhum poder externo ou perseguição, nenhuma coisa ou pessoa criada na terra pode nos separar do amor de Deus!

2. O EU não está incluído nessa lista porque podemos cair – Tantos avisos:

a. A parábola do semeador: solo rochoso e espinhoso – Lucas 8:13-14

b. O exemplo de Israel: Hebreus 2:1-4; 3:12-13

c. Advertências gerais: I Timóteo 4:1; II Pedro 3:17

3. Se permanecermos fiéis a Jesus, que nos amou, morreu por nós e intercede por nós (Romanos 8:32, 34, 37), então não há NADA neste mundo que possa nos separar do amor de Jesus Cristo e de Deus o Pai, ou nos afaste dos benefícios do amor de Deus!

F. Para os cristãos em qualquer período de tempo há grande encorajamento e conforto nestas palavras: Através de Jesus que nos ama somos “mais que vencedores!”

Conclusão

A. Podemos ser vitoriosos! A Vitória Final está em Jesus Cristo!

B. O Dia do Julgamento será um Desfile de Triunfos diferente de tudo já visto! (Mateus 25:31-46)

1. As nações e todas as pessoas, pequenas e grandes, serão reunidas e separadas à direita e à esquerda de Jesus: ovelhas à direita, bodes à esquerda (Mateus 25:31-33)

2. Os justos serão julgados e recompensados ​​eternamente (Mateus 25:34-40, 46)

3. Os ímpios serão julgados e punidos eternamente (Mateus 25:41-46)

4. Os inimigos do Cordeiro de Deus e Seus santos serão eternamente punidos (II Tessalonicenses 1:7-9)

C. Nesta vida e na vida futura, um filho fiel de Deus não pode ser separado do amor de Jesus; no entanto, os ímpios serão eternamente separados de Deus (II Tessalonicenses 1:9)

D. Não importa com o que você está lidando hoje, você gostaria de ter a vitória final sobre seus problemas/perseguições/desafios/dificuldades, etc.?

E. Em Jesus Cristo temos a vitória final através da nossa fé (I João 5:4) e em Seu amor somos “mais que vencedores!”

F. Se você ainda não é um cristão, um filho de Deus, você pode se tornar um hoje! Arrependa-se e seja batizado!

G. Se você é um cristão e está no erro, arrependa-se e renove-se!

H. Quaisquer que sejam seus pedidos, deixe-os conhecidos AGORA enquanto estamos de pé e cantamos!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem