Como Enfrentar as Tempestades da Vida

Como Enfrentar as Tempestades da Vida
Sofrimento - Superando as Tempestades da Vida

                                                                ou

Enfrentando Provações e Tribulações na Vida Com Deus

Texto: Mateus 14:22-33

Introdução: Esta passagem fala de um dos milagres mais surpreendentes que Jesus Cristo fez. Neste relato, somos informados de que Jesus literalmente andou sobre as águas! Como resultado, andar sobre a água tornou-se proverbial para habilidades incríveis. Quando você se refere a alguém que aparentemente pode fazer qualquer coisa, você diz: "Ele pode até andar sobre as águas". Os discípulos viram Cristo realizar muitos outros milagres, mas quando viram Cristo andando sobre as águas, não puderam acreditar no que viam! Na verdade, eles presumiram que Ele era um fantasma.

Aparentemente, eles não podiam nem mesmo conceber a ideia de Jesus andando sobre as águas. Esse foi um milagre muito maior do que qualquer coisa que eles já tinham visto antes. E, a propósito, essa é uma das muitas razões pelas quais sabemos que Jesus realmente andou sobre as águas. Na mitologia, as pessoas esperam que o estranho e o milagroso ocorram de seus heróis. Mas os discípulos não esperavam um milagre como este. Isso é semelhante ao relato da ressurreição. Eles também demoraram a crer. Portanto, acredito que esse milagre literalmente aconteceu.

Depois desse milagre, lemos no verso 33 que eles adoraram a Jesus, dizendo: "Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus". Honestamente, esse é o ponto principal desta história. Mateus dá mais uma evidência do fato de que Jesus é o Filho de Deus e, portanto, Ele certamente é o Rei. Mas embora o que esta passagem nos ensine sobre Jesus seja muito importante, há muito mais aqui que eu quero que você veja. Agora, existem 3 cenas em nossa história hoje. Em cada cena vamos aprender algumas lições importantes. Então, vamos examinar essa passagem juntos. A primeira cena é:

I. A Tempestade no Mar

A. O verso 24 nos fala sobre uma tempestade que se abateu sobre o Mar da Galileia. A maior parte desse mar é cercada por montanhas ou colinas. Os ventos fortes podem girar em torno de uma tempestade poderosa muito rápida e inesperadamente. Quando os discípulos se viram na tempestade, eles tentaram ir para o outro lado, mas por horas eles não estavam fazendo nenhum progresso, "porque o vento era contrário" (v. 24). O vento e as ondas estavam fazendo o barco balançar e balançar violentamente, ameaçando virar. Portanto, eles corriam o risco de afundar e perecer no meio do mar. Pior de tudo, Jesus não estava fisicamente com eles. Na última tempestade, Jesus estava lá com eles, e depois de acordá-lo, Ele rapidamente veio em seu auxílio. Mas desta vez Jesus não estava com eles.

B. No meio da tempestade, eles sem dúvida se perguntaram por que Jesus os havia enviado sozinhos. Como eles olharam para trás, para o contorno escuro das colinas, onde sabiam que Ele estava, e se perguntaram: "Por que, Senhor, você nos mandou para esta tempestade?" O que piorou a situação foi o fato de que o verso 22 diz que Jesus "obrigou os seus discípulos a entrar no barco". Ele os instruiu a irem para o outro lado sem Ele, enquanto Ele mandava a multidão embora. Agora, como Filho de Deus, Jesus deveria ser capaz de prever que Seus discípulos enfrentariam uma tempestade. Mesmo assim, Ele os enviou de barco.

C. Além disso, quando a tempestade veio, Jesus não foi imediatamente ao auxílio deles. Evidentemente, eles lutaram contra a tempestade por várias horas. Observe a duração da luta no verso 25. A quarta vigília é das 3 às 6 da manhã.

D. Sua divindade parece ser enfatizada pela ausência do artigo e pela posição da palavra. Na próxima vez que enfrentar uma tempestade em sua vida, você pode se perguntar por que Deus não impediu que isso acontecesse. Você pode se perguntar por que Deus está permitindo que você atravesse a tempestade.

E. Deus poderia nos proteger de todas as tempestades da vida, mas não o faz pelos seguintes motivos:

1. Para fortalecer nosso caráter

Durante essas muitas horas, os discípulos foram incomodados pelos elementos e ainda estavam a uma distância considerável de seu destino. Eles realmente se exercitaram. Eles estavam remando o mais forte que podiam contra os elementos, tentando chegar ao outro lado. Portanto, a tempestade os tornou fisicamente mais fortes. Mas também os tornou espiritualmente mais fortes. Tiago 1:2-4 diz que o teste de nossa fé produz perseverança paciente, que por sua vez nos leva para mais perto da maturidade e perfeição. É por isso que Tiago diz que devemos ter alegria quando nos encontramos nas várias provações da vida. As provações são uma forma de fortalecer seu caráter.

Disseram-me que as árvores que crescem em áreas que venta muito produzem a madeira mais resistente. Mesmo assim, quando você responde às tempestades da vida da maneira certa, elas não vão machucá-lo, mas apenas torná-lo mais forte. Veja, existem dois tipos de tempestades: tempestades de correção, quando Deus nos disciplina; e tempestades de perfeição, quando Deus nos ajuda a crescer.

Outra razão pela qual Deus permitiu que os discípulos passassem por esta tempestade foi:

B. Para nos ensinar uma lição sobre a vontade de Deus

Sempre que você se encontra em uma tempestade, precisa se preparar para aprender algumas verdades importantes. Deus pode lhe ensinar coisas na tempestade que Ele pode não lhe ensinar de outra forma. Agora que eles obedeceram a Jesus, eles estavam em Sua vontade, e ainda assim eles passaram por uma tempestade. Muitos cristãos têm a ideia equivocada de que a obediência à vontade de Deus produz um “mar tranquilo”. mas isso não é verdade. Além disso, a tempestade veio porque eles estavam na vontade de Deus e não, como Jonas, fora da vontade de Deus.

Mesmo assim, quando você está passando por alguns problemas e provações, não é necessariamente porque está fazendo algo errado. Alguns problemas que causamos a nós mesmos. Mas, em outras ocasiões, você pode estar no centro da vontade de Deus e ainda assim experimentar uma tempestade em sua vida. Nós apenas temos que enfrentar o fato de que vivemos em um mundo caído e amaldiçoado pelo pecado, e você enfrentará tempestades, provações e problemas em sua vida. Jesus prometeu: "No mundo tereis aflições" (João 16:33). Finalmente, Deus permitirá que você passe por uma tempestade:

C. Para experimentar Deus de uma maneira nova e fresca

A tempestade deu a Jesus outra oportunidade de trabalhar em suas vidas. Como veremos, isso levou a uma experiência de Sua grande salvação e vitória sobre a tempestade. Portanto, se você está na vontade de Deus e ainda assim se encontra na tempestade, prepare-se, pois Deus está prestes a fazer uma obra em sua vida e lhe ensinar algumas lições! Quando você passar por uma tempestade seguindo a vontade de Deus, pode ter certeza de que Cristo estará com você para livrá-lo da tempestade. Agora, vamos para a segunda cena. No meio da tempestade, os discípulos viram:

II. O Salvador na Água

A. Os discípulos perceberam que não poderiam lutar contra a tempestade sozinhos. Se tivéssemos apenas o verso 24, a situação seria realmente sombria; o vento violento, a escuridão, as ondas furiosas, a ausência de Jesus! Mas Jesus interveio de várias maneiras e está disposto a intervir em sua vida de muitas maneiras.

B. Agora, a principal coisa de que você precisa quando passa por uma tempestade é fé em Jesus. Observe no verso 31 que Jesus repreendeu os discípulos por terem tão pouca fé. Eles tinham dúvidas e medos em vez de fé. Agora, quando você passar por uma tempestade, quero encorajá-lo a:

1. Ter fé nas orações de Jesus

No verso 23, lemos que Jesus "... subiu ao monte para orar à parte". Durante sua estada terrena, Jesus passou muito tempo em oração. Eu acredito que Ele provavelmente passou várias horas em oração nesta ocasião particular, pois Ele não parou de orar e saiu para resgatar Seus discípulos até cerca da "quarta vigília da noite" (verso 25), ou cerca de 3:00 da manhã.

Ele poderia estar orando por si mesmo, orando por forças para resistir à tentação do povo, que queria torná-lo um Rei terreno (João 6).

Ele poderia estar orando por orientação. Além disso, a sombra da cruz havia se aproximado um pouco mais e pesava muito em Seu coração.

Mas não apenas orou por si mesmo; as orações de Cristo registradas oferecem evidências abundantes de que Ele orou também pelos outros.

Eles não podiam vê-Lo, mas de acordo com o Evangelho de Marcos (Marcos 6:48), Ele podia vê-los. Ele conhecia sua aflição e, sem dúvida, orou por sua segurança e para que sua fé permanecesse forte.

Embora os discípulos tenham ficado com medo na ausência de Jesus, eles estavam seguros nas orações de Jesus.

Mesmo assim, a Bíblia ensina que agora Jesus está se envolvendo em um ministério de oração intercessória em nosso favor. Hebreus 7:25 diz: "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles". Romanos 8:34 diz que Cristo “intercede por nós”. Portanto, da próxima vez que você passar por uma tempestade, lembre-se de que Jesus se preocupa com você e está orando por você.

Em segundo lugar, você deve:

2. Ter fé no poder de Jesus

Quando você está em uma tempestade poderosa, você precisa de um Salvador ainda mais poderoso. Assim, lemos no verso 25: "Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar". Que demonstração de poder incrível! Eu não sei como Ele fez isso. Talvez Ele tenha feito com que as moléculas se unissem para suportar Seu peso. Talvez Ele tenha suspendido temporariamente a lei da gravidade. Talvez a explicação mais provável seja que Ele se ergueu o suficiente para contrabalançar a força da gravidade, como fez em Sua ascensão.

Então lemos sobre outra manifestação de Seu poder no verso 32: "E logo que subiram para o barco, o vento cessou". Que poder Ele tinha sobre a natureza. Mais uma vez, até os ventos obedecem à Sua voz! Portanto, não devemos nos surpreender ao ler no verso 33 que eles "adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus". Somente Deus tem o tipo de poder que Jesus demonstrou. Quando Jesus acalmou a primeira tempestade (Mateus 8:23-27), os discípulos disseram: "Que homem é este?". Mas agora seu testemunho claro era: "Verdadeiramente tu és Filho de Deus!". E o fato de que Ele aceitou sua adoração indica que Ele reconheceu a divindade. Então Jesus demonstrou claramente mais uma vez que Ele era o Filho de Deus. O homem não pode andar sobre as águas, mas Jesus pode.

Agora, há três aplicações que quero fazer. Primeiro, Jesus estava mostrando Sua supremacia sobre qualquer tempestade que enfrentássemos. Jesus mostrou Seu domínio sobre tudo o que eles temiam: o vento e as ondas. As ondas que estavam sobre suas cabeças estavam sob Seus pés. Ele também fez o vento cessar. Lembre-se sempre de que Jesus é maior do que a tempestade que você está enfrentando. Portanto, não importa a provação que você enfrente, Jesus é capaz de ajudá-lo. Em segundo lugar, devemos imitar os discípulos, curvar-nos aos pés de Jesus e reconhecer que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores! E, finalmente, assim como Ele trouxe paz às furiosas águas do Mar, também pode trazer paz ao seu próprio coração! Quando você passa por uma tempestade, Ele pode acalmá-la ou acalmar seu coração e trazer paz se você confiar nEle.

Agora, a terceira coisa que você deve fazer em uma tempestade é:

3. Ter fé na presença de Jesus

Frequentemente, sentimos que Jesus nos abandonou quando passamos por momentos difíceis da vida. Mas para o filho de Deus, Jesus sempre vem até nós nas tempestades da vida. Ele pode não vir na hora que pensamos que Ele deveria vir, mas Ele virá quando mais precisarmos Dele.

Agora, a princípio, Sua presença os aterrorizou (verso 26). A visão de uma figura caminhando sobre a água na noite escura e tempestuosa fez com que seu couro cabeludo se arrepiasse e seus cabelos se arrepiassem. Eles presumiram que Ele era um fantasma, pois os homens não andam sobre as águas! Sem dúvida eles se perguntaram por que o "fantasma" estava vindo atrás deles? Possivelmente eles pensaram que esta aparição era um mensageiro da morte para eles. Mas Jesus não estava vindo para aterrorizá-los, mas simplesmente para ajudá-los, movido por sua impotência nas garras de forças além de seu controle. Ele estava vindo para acalmar seus medos, não aumentá-los. Ele estava vindo para reassegurá-los de Sua presença.

Agora observe como Jesus os confortou. No verso 27 Ele disse: "Tende ânimo; sou eu; não temais". Observe que Ele disse "Sou Eu" e só então disse: "Não temais". Sua presença é a única base racional para uma calma destemor. Salmo 23:4 diz: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei o mal; porque Tu estás comigo". O Senhor diz a todos os crentes: "Não se preocupem com esta tempestade - estou aqui". E a consciência de Sua presença elimina todo o medo. E o que há para temer? Cristo está no monte intercedendo por nós junto ao Pai, ou está no mar caminhando em nossa direção. Em qualquer caso, estamos seguros. Não há motivo para ansiedade, não importa o quão severa e desesperadora a tempestade pareça.

Quando você passar por uma tempestade, vai perguntar: "Deus, onde estás?" Mas você precisa confiar no Deus invisível, que prometeu estar com você em todas as tempestades da vida.

Oh, filho de Deus! Assim como Jesus manifestou Sua presença na tempestade, Ele estará presente quando você passar por uma tempestade. Isaias 43:2 diz: "Quando passares pelas águas, estarei contigo; e pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não serás queimado ...". Confie na promessa da presença de Deus.

Agora vamos passar para a cena 3 e ver:

III. O Santo na Água

A. Talvez ainda mais surpreendente do que Jesus andando sobre as águas é o fato de que Pedro andou sobre as águas! Uma pessoa muito interessante, esse Pedro. Ele parece não fazer nada pela metade. Quando ele é bom, ele é muito bom; quando ele é mau, ele é muito mau. Quando ele se arrepende, ele chora amargamente. Ele passa da confiança à dúvida, da profissão clara e aberta de Jesus como o Cristo, à repreensão desse mesmo Cristo. Ele mudou de uma declaração veemente de lealdade para uma negação vil, de "De modo algum você lavará meus pés" para "Não apenas meus pés, mas também minhas mãos e minha cabeça".

Além disso, Pedro era tão impulsivo! Observe que no verso 28 está escrito: "E Pedro respondeu ..." Você poderia contar com Pedro para ser o primeiro a responder. Ele tentaria qualquer coisa. Essa impulsividade provou ser um traço negativo em várias ocasiões. Apenas um ano depois, houve a mesma impulsividade quando ele disse: "Darei a minha vida por ti" (João 13:37). A bravura de Pedro durou pouco. Agora observe algumas coisas sobre a experiência de Pedro nesta história. Primeiro:

1. Seu discernimento

Pedro era muito exigente. Ele sabia que precisava ter fé para poder caminhar sobre as águas até onde Jesus estava. Mas ele também entendeu que a fé deve ser baseada na Palavra de Deus para ser uma fé verdadeira e eficaz. A maneira de andar sobre as águas é obter a permissão de Jesus (v. 28). Então, primeiro, ele disse: "Senhor, se és Tu ...". Isso não expressava dúvida, pois pode ser traduzido: "Visto que és Tu, ordena-me que vá até ti ..."

Mesmo assim, antes de tentar andar sobre as águas, você deve primeiro receber a palavra de Jesus de que Ele o capacitará. A fé, sem a promessa de Deus, é presunção! É colocar Deus à prova. Portanto, não faça nenhuma loucura e espere que Deus o resgate. Não cite o versículo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" e depois pule de um prédio alto, esperando que Deus o capacite a voar. Não temos promessa de Deus de que Ele nos capacitará a voar. Tentar voar não é fé, mas presunção. E você precisa ter algum discernimento quando estiver ouvindo pregadores. Alguns querem que você dê um passo de fé, venda a maior parte do que você tem e dê para o ministério deles. Ou alguém que possa convencê-lo a jogar fora seu remédio. Bem, é melhor você ter certeza de ter uma palavra de Deus antes de fazer isso!

2. Sua Demonstração de Fé

Pedro ouviu o Senhor dizer: "Vem". Isso é tudo que ele precisava. Então, depois de receber a Palavra, lemos no verso 29 que Pedro "... andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus". Pode-se imaginar que, com uma expectativa silenciosa, os outros apóstolos olharam para Pedro quando ele desceu pela amurada do barco. Você acha que Pedro bateu na água primeiro com os pés, antes de colocar todo o seu peso na água? Eu provavelmente teria feito isso, mas não Pedro. Acredito que ele simplesmente saiu impulsivamente do barco para as águas turbulentas. Veja, Pedro, não apenas pisou na água, mas primeiro pisou segundo a Palavra de Jesus! Sem dúvida, ele estava confiante na habilidade do Mestre de permitir que ele andasse sobre as águas. Então, para espanto dos outros discípulos, o impossível aconteceu. Ele não afundou!

Na verdade, alguns de nossos manuscritos gregos mais antigos indicam que "ele foi a Jesus" [aoristo, fato consumado]. No verso 28, Pedro disse: "Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas". Para ser justo com Pedro, não acredito que ele quisesse se exibir. Ele principalmente queria apenas estar com Jesus. Observe que seu pedido foi, "manda-me ir ter contigo sobre as águas", em vez de "manda-me ir até Ti sobre as águas". Essa tradução é fiel à ordem das palavras gregas. "sobre a água" era simplesmente a única maneira de chegar a Jesus rapidamente.

Da mesma forma, em João 21:7 lemos que após a ressurreição, Pedro saltou do barco e nadou até Jesus quando percebeu que Ele estava na praia. Novamente, ele só queria estar com Jesus. Além disso, provavelmente parecia que na tempestade é mais seguro estar na água com Jesus do que no barco sem Jesus!

Mesmo assim, devemos desejar estar com Jesus. E, de fato, as tempestades da vida frequentemente o levarão para mais perto de Jesus. Dê crédito a Pedro. Qualquer um pode sentar no barco e assistir. Mas é preciso uma pessoa de verdadeira fé para sair do barco e andar sobre as águas.

Oh, o poder do que a fé pode fazer quando Deus nos dá uma promessa que podemos reivindicar corretamente para nós mesmos! Pela fé, o poder de Jesus fluiu até Pedro, e Ele foi capaz de andar sobre as águas como Jesus! Assim como Pedro foi socorrido, seremos socorridos em toda parte e em qualquer tempestade, contanto que coloquemos nossa confiança e fé Nele.

Ah, mas a demonstração de fé de Pedro rapidamente se transformou em:

3. Sua derrota

Na verso 30 lemos: "Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me"

Pedro estava indo muito bem, andando sobre a água, mas então houve uma quebra repentina na confiança de Pedro. O elo vital com a fonte de poder foi rompido e Pedro começou a afundar, e o medo tomou conta de seu coração. Ele foi de vitória em derrota em apenas um momento. Agora precisamos aprender algo com a derrota de Pedro. Observe:

a. A causa de sua derrota

Observe no verso 30 que ele tirou os olhos de Jesus e das circunstâncias. Lá lemos que "Mas, sentindo o vento, teve medo...". Em vez de pensar sobre o quão grande e poderoso Jesus era, Pedro começou a pensar sobre o quão grandes eram as ondas. Ele deveria ser mais como o jovem Davi, que não se concentrou no tamanho de Golias, mas no tamanho de seu Deus. Em comparação com Deus, Golias era bem pequeno!

Mesmo assim, nossa fé certamente falhará quando desviamos nossos olhos de Cristo para olhar a tempestade e os perigos. Quando passamos por uma tempestade, precisamos manter nossos olhos em Jesus, e não nas circunstâncias que enfrentamos.

b. As razões pelas quais Deus permitiu sua derrota

Cristo permitiu que ele afundasse:

1) Porque as dificuldades e perigos muitas vezes nos remetem à confiança que o medo havia quebrado. O julgamento durou tempo suficiente para destruir sua autoconfiança. Sua angústia fez com que seus olhos voltassem a Jesus. Problemas fazem isso com você?

2) Além disso, uma derrota que o deixa humilde é melhor do que uma vitória que o deixa orgulhoso.

4. Sua salvação

Observe no verso 30 que Pedro, "começando a afundar, ... gritou, dizendo: 'Senhor, salva-me!'"

Nesse ponto, ele voltou os olhos para Jesus. Mesmo assim, quando você está afundando ou em perigo, essa é uma grande oportunidade de colocar sua fé em Jesus. E quando o fizer, observe o que aconteceu no verso 31. Lá nós lemos:

"Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o,...".

O filho de Deus pode afundar, mas não se afogará. Portanto, tendo salvo Pedro, a implicação é que Jesus e Pedro caminharam juntos sobre as águas e foram para o barco.

Que Salvador Jesus é! Assim como Jesus salvou Pedro e os outros discípulos, mesmo assim Ele o salvará se você confiar nEle.

Conclusão: Eu disse anteriormente que já passei por várias tempestades em minha vida. Às vezes, Deus permitiu que a tempestade ou a derrota colocassem meus olhos de volta em Jesus. Às vezes, acredito que Deus estava apenas fortalecendo meu caráter e me ensinando algumas lições importantes. Mas, apesar de tudo, posso dizer que nenhuma dessas tempestades realmente me prejudicou, apenas me tornou uma pessoa melhor. E você já ouviu a história de Jó. Durante todo o seu sofrimento, Deus ensinou-lhe algumas lições importantes, e então Jó acabou com o dobro do que tinha antes (Jó 42:10).

Provavelmente estou falando com alguém que está passando por uma tempestade agora. Você vai voltar seus olhos para Jesus agora? Talvez você esteja passando por uma tempestade porque essa é a única maneira de abandonar o pecado e confiar em Jesus como seu Salvador. Talvez você esteja passando por uma tempestade porque Deus deseja fortalecer seu caráter e lhe ensinar algumas lições importantes. Você se voltará para Jesus agora? Você colocará sua fé Nele? Se Ele pode andar sobre as águas, Ele pode lidar com qualquer problema que você esteja enfrentando. Ele quer que a fé substitua o medo. Ele quer confortar você. Clame a Jesus em oração e Ele o ajudará.

Veja mais esboços de sermões sobre tempestades:

  1. Bênçãos Ocultas Nas Tempestades Da Vida
  2. O Criador Faz Cessar a Tempestade
  3. Quando as Tempestades Vêm
  4. No Olho da Tempestade
  5. Quatro Âncoras Fortes para os Mares Tempestuosos da Vida
  6. A Tempestade Perfeita
  7. Porque a Tempestade?
  8. A Vida Do Crente É Como Uma Viagem
  9. O Mestre Do Mar e as tempestades
  10. Porque Incomodar o Mestre?
  11. Ventos contrários, qual a sua expectativa?
  12. Nossa Âncora em Tempos de Tempestade
  13. 4 Lições Que Aprendemos Nas Tempestades da Vida
  14. Certezas em Dias de Tempos Ruins
  15. Jesus acalma a tempestade
  16. Subindo Acima da tempestade
  17. Porque Vocês Estão Com Tanto Medo?
  18. Superando os Ventos Contrários
  19. Quatro Âncoras Que Sustentam
  20. A Viagem Dos Discípulos no Lago e Suas Lições Para Nós

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem