Bênçãos Ocultas Nas Tempestades Da Vida

Bênçãos Ocultas Nas Tempestades Da Vida
Texto: Mateus 14:22-33
Introdução: Nesta passagem das Escrituras, encontramos os discípulos de nosso Senhor presos nas garras de uma tempestade feroz. Eles se envolveram nessa tempestade por terem sido ordenados pelo Senhor para atravessar o Mar da Galileia, v. 22. Esses homens estavam na vontade do Senhor e, no entanto, nós os vemos lutando contra a tempestade. Por mais que tentassem, no entanto, parece que eles eram incapazes de fazer qualquer progresso. O vento era contrário, v. 24. Estes 12 homens estavam presos em uma tempestade e eram incapazes de sair.

Alguma vez você já se encontrou nessa situação? Alguma vez você já se encontrou preso em uma das tempestades da vida, e não importa o quanto você tenta, não importa o que você faz, parece que você não consegue fazer nenhum progresso? Bem, todos nós temos momentos como esse! Pode parecer que a tempestade nunca vai acabar e que nenhuma possibilidade pode vir do que você está enfrentando. Felizmente, no entanto, há algumas boas notícias para nós esta noite a partir da palavra de Deus. Enquanto as tempestades da vida nunca são agradáveis, elas produzem certos benefícios em nossas vidas que nós faríamos bem em anotar esta noite. "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados”. Hebreus 12:11.

Eu gostaria que observássemos os discípulos esta noite na tempestade. Ao fazermos isso, eu quero te mostrar que as tempestades da vida contêm algumas bênçãos ocultas para os filhos de Deus. Eu não sei que tipo de tempestade que você está enfrentando esta noite, mas eu sei que o Senhor tem um propósito em permitir essa feroz tempestade em sua vida. Talvez o efeito ficará claro esta noite enquanto eu prego por um tempo sobre as bênçãos ocultas nas tempestades da vida.

I. As tempestades são meios de transporte de Deus. V. 25

A mesma coisa que os discípulos temiam. O mar, era a mesma coisa que o Senhor usou como veículo para se revelar a ele. Ele vai fazer o mesmo em sua vida e na minha. Observe como Jesus veio a eles naquela noite.

A. Ele veio em face da escuridão - A Bíblia diz que Jesus veio a eles na "quarta vigília". Entre 3:00 – 6:00, durante as horas mais escuras da noite, foi Jesus caminhando sobre as águas!
Você pode estar andando em trevas esta noite e se perguntando onde está Jesus. Você pode estar enfrentando alguns dos dias mais negros da sua vida. Deixe-me lembrá-lo que o nosso Deus está sempre com você, Hebreus 13:5! Deixe-me lembrá-lo que, mesmo nas horas mais sombrias da vida, Deus ainda é Deus e Ele ainda está no controle de sua vida. 1 Reis 8:12, "Então falou Salomão: O Senhor disse que habitaria na escuridão"; Salmo 139:11-12: "Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa". Nem mesmo as horas mais escuras da vida podem escondê-lo da face de Deus. Ele está lá, mesmo quando você não pode vê-Lo.

B. Ele veio em face do desastre - Os discípulos estavam em uma luta por suas vidas. Marcos 6:48 diz que eles estavam "fatigados a remar". Ou seja, eles estavam lutando contra a tempestade. Tenho a impressão de que estes homens estavam com medo por suas vidas. Quando eles achavam que toda a esperança tinha ido e que eles estavam condenados, veio Jesus caminhando sobre as ondas!

Há momentos em que todos nós sentimos como se tivéssemos perdido a batalha com a nossa tempestade, mas devo lembrar que, assim como certamente o Senhor está no controle de suas bênçãos, Ele também é responsável por suas tempestades? Quando as coisas parecem mais sombrias, basta olhar em volta, Jesus está prestes a a se revelar! Lembre-se, Ele pode não livrá-lo da tempestade, mas ele vai livra-lo na tempestade! Pense nos 3 jovens Hebreus, Daniel e Noé. Deus não impediu que qualquer um destes entrasse na tempestade, mas Ele salvou todos eles no meio de sua tempestade. O que Ele fez por eles, Ele vai fazer por você!

C. Ele veio em face do abismo - A mesma coisa que os discípulos temiam, o mar revolto, era a mesma coisa que Deus usou como Seu veículo para chegar a eles. Que testemunho este! Ele não estava dizendo a eles que a tempestade não era feroz, ele estava dizendo a eles que Ele era maior do que a tempestade!

Essa continua sendo a palavra de Deus para você esta noite! Independentemente do que você está enfrentando na vida, lembre-se que Jesus é maior do que a tempestade que você pode estar enfrentando. Se você for paciente e esperar por Ele, Ele vai aparecer na hora certa. Você vai ver que a tempestade foi usada pelo Senhor se revelar a você. A mesma coisa que você teme será o veículo que Ele usará para se revelar em sua vida!

O Apóstolo Paulo - 2 Coríntios 12:1-10 Deus usou a tempestade de Paulo, um espinho na carne, para se revelar em e na vida de Paulo.

O que estou tentando dizer é isto: "Não tenha medo das tempestades da vida! ” Elas foram concebidas pelo Senhor como um meio de trazê-lo para mais perto de você. Ele as planejou e elas são para o seu bem – Romanos 8:28

II. As tempestades são meio de provas de Deus. V. 25-31

A. Elas revelam o salvador. V. 25-27 - Quando Jesus veio andando sobre as águas, os discípulos não O reconheceram. Eles pensavam que ele era um fantasma. Eles gritaram com medo. Mas, graças a Deus, Jesus veio com uma mensagem de paz e de poder. Ele veio a eles com uma palavra de paz, "tende bom ânimo". Ele veio a eles com uma palavra de poder, "Sou eu". Ele veio a eles com uma palavra de potencial, "não temais".

As tempestades da vida têm o potencial de revelar o Salvador a nós de uma forma que talvez nunca teríamos considerado antes. Quando Ele vem a nós, andando em nossa tempestade, Ele nos dá a mesma mensagem de esperança que Ele deu aos discípulos naquela noite de tempestade.

1. Uma mensagem de paz - Nota: Eles ainda estavam na tempestade quando Ele lhes disse para ter bom ânimo. Pelo Seu poder, o Filho de Deus pode nos dar paz no meio de nossas tempestades. Essa é a paz que Ele se refere em Filipense 4:6-7.

2. Uma Mensagem de poder - Quando Jesus apareceu, Ele veio declarar sua identidade. "Sou eu", é um pronome pessoal enfático. É a mesma afirmação que Jesus usou quando Ele disse: "Eu sou a porta"; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida."; "Eu sou o pão da vida"; "Eu sou o bom pastor". Você entendeu o quadro? Jesus está dizendo a seus discípulos para "animar, Deus está aqui!" Se nós podemos compreender a verdade de que Jesus é o grande EU SOU. Que Ele tem todo o poder no céu e na terra, Mateus 28:18, então podemos desfrutar de paz no meio das provações.

3. Uma mensagem de potencial - Jesus também emitiu um comando aos seus discípulos: "não temais". Esta declaração diz literalmente: "parem de temer e não tenham medo de novo". Você vê, se é que podemos sempre se apossar do fato de que Jesus está no controle de todas as áreas de nossas vidas, que Ele é Deus, e que Ele possui todo o poder, então podemos chegar a esse lugar onde podemos confiar nele plenamente através todas as tempestades da vida.
As tempestades da vida são uma bênção porque revelam o Salvador de uma maneira completamente nova.

B. Elas refinam o santo. v. 28-29 - Quando Pedro ouviu que era o Senhor, Pedro quis se juntar a Jesus andando sobre as águas. Jesus simplesmente disse a Pedro para ir. Pedro obedeceu e ele também andou sobre as águas. Jesus usou a tempestade como um meio de ajudar Pedro crescer na fé.

Quando as tempestades da vida estão uivando tudo sobre nós, podemos nos apossar da verdade de que Jesus é o Mestre da tempestade, então nós também podemos subir acima de nossas circunstâncias e andar sobre as ondas com o Senhor. Eu percebo que a caminhada de Pedro não durou muito tempo. Em apenas um momento, ele tirou os olhos do Senhor, e ele começou a afundar. No entanto, Pedro teve uma história que nenhum dos outros discípulos tiveram! Pedro foi o único que poderia dizer: "Eu andei na minha tempestade!" As tempestades da vida vão concentrar nossa fé se permitirmos que elas façam. Deus vai usar os dias difíceis para nos ensinar mais sobre Ele e nos ajudar a crescer no Senhor. Ele vai usar as tempestades para nos tornar mais como Ele. Lembre-se, havia 12 homens naquele barco, mas apenas um poderia dizer que ele andou sobre a tempestade como Jesus.

C. Elas lembram o santo. V. 30-31 -. Pedro queria andar sobre a água como Jesus. Ele colocou o Senhor à prova e pisou sobre as ondas. No entanto, ele logo tirou os olhos do Senhor, e quando o fez, ele se viu em apuros. Ele se lembrou de quem estava no controle e clamou ao Senhor e encontrou a ajuda que precisava.

As tempestades da vida também servem para nos lembrar quem está no controle. Como Pedro, há momentos em que tiramos nossos olhos do Senhor durante nossas tempestades. Quando o fazemos, estamos condenados ao fracasso. Precisamos nos lembrar de quem está no controle de toda a situação. Se você navegar com sucesso as águas turbulentas da vida, saiba que nós não merecemos o crédito por nossas habilidades ou o nosso sucesso. Se formos bem-sucedidos, é porque existe um que é maior do que nós; e Ele está segurando nossa mão! Nosso sucesso nas tempestades da vida depende de estarmos dispostos a reconhecer Jesus como o Mestre da tempestade.

III. As tempestades são meios de testemunho de Deus. V. 32-33

A. Elas dão testemunho de seu poder - Jesus acalma a tempestade! Ele não disse nada, ele apenas entrou no barco com os discípulos e o mar se acalmou.

Um dia, ele vai fazer o mesmo em sua vida! A tempestade irá assolar até que ele cumpra seu propósito e então Ele fará com que os ventos cessem para você. Tudo o que Ele está tentando levar-nos a ver esta noite é que Ele está no controle das tempestades da vida. Não sou eu e não é você. Jesus é o Mestre do Mar e Ele é o Mestre da tempestade também.

B. Elas dão testemunho de sua pessoa - Quando Jesus acalmou a tempestade, os discípulos sabiam que estavam na presença de Deus. Eles confessaram a Ele e eles se curvaram diante dele em adoração. Seu poder nas tempestades e sobre as tempestades da vida testificam de sua pessoa. Dizem-nos que Ele é Deus e que Ele está no controle de todas as situações da vida. Quando as tempestades vêm, elas são projetadas para levar-nos ao lugar, os discípulos se encontravam no final: em nossos joelhos em adoração perante Ele.

Aqui está um segredo para tornar a tempestade muito mais suportável para você: Não espere até que a tempestade passe para se curvar diante dEle. Se curve agora, enquanto as ondas ainda estão ameaçando seu barco. Se curve agora, enquanto os ventos ainda são contrários a você. Não espere até o céu azul ser visto para se humilhar perante o Senhor. Nada revela a sua fé no Senhor mais do que você estar disposto a aceitar a Sua vontade e amá-lo, mesmo quando as coisas parecem o pior para você. Se prostre perante ele, isso é honrar o Senhor!

Conclusão: Às vezes, é difícil ver as bênçãos na tempestade, não é? Às vezes é difícil imaginar o Senhor trazendo algum bem do que você está passando. Eu não conheço a natureza da tempestade você está enfrentando esta noite, mas eu conheço Aquele que ainda caminha sobre as ondas. Eu sei que você vai trazer a sua necessidade diante dEle, Ele vai ouvir você e Ele irá ajudá-lo esta noite. Quem sabe, Ele poderia simplesmente aparecer esta noite andando a passos largos em sua tempestade. Se você precisa da ajuda daquele que anda sobre as ondas, então este altar está aberto para você. Traga a sua necessidade para Jesus e deixe que Ele faça a vontade dele em sua vida. Você vai fazer isso agora?

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem