Princípios básicos da pregação

Princípios básicos da pregação
Desde o primeiro século os pregadores cristãos têm se dedicado ao estudo da "ciência" da pregação, procurando entender como comunicar com mais poder a mensagem de Deus. No nosso tempo, esta ciência é chamada de "homilética". Cada nova geração contribui para a compreensão desta ciência. Isto é em parte, porque a sociedade muda e porque melhores formas são descobertas para comunicar a Bíblia as pessoas em culturas que estão sempre mudando. No entanto, existem alguns princípios da pregação que foram reconhecidos por muitos anos e continuam a governar a preparação de sermões.

Fatores importantes na preparação de qualquer sermão

A pregação bíblica tem que considerar alguns princípios importantes, começando com o seguinte:
  1. A base do sermão deve ser a Bíblia.
  2. O objetivo do sermão deve ser satisfazer as necessidades reais dos ouvintes; necessidade que a Bíblia especialmente, pode satisfazer.
  3. O sermão deve ter um único foco, uma ênfase clara e especial.
  4. Para maior clareza, o sermão deve lidar com sua ênfase em algumas subdivisões, geralmente entre duas e quatro.
  5. Cada sermão deve começar com uma introdução, que irá apresentar o texto bíblico e esclarecer ao ouvinte qual o é o propósito do sermão.
  6. Em seguida, aparece o corpo principal do sermão, normalmente dividido em duas ou mais subdivisões.
  7. O sermão termina com um breve resumo, uma conclusão e um convite.
Dos dois primeiros fatores, podemos constatar que o sermão é preparado com base em duas realidades: a realidade das necessidades dos ouvintes e a realidade da mensagem bíblica sobre isso.

Onde o pregador começa a preparar seu sermão?

Com alguma necessidade para os seus ouvintes? Ou com um texto bíblico? Na verdade, você pode começar com qualquer um destes dois elementos. Em muitos casos, o pregador vai se sentir uma necessidade premente dos ouvintes que requer um sermão adequado. Da necessidade, o pregador vai para a Bíblia para encontrar, se possível, um único texto que trate adequadamente com esta necessidade.
Em outros casos, o pregador, lendo a Bíblia, vai encontrar um texto que exige ser pregado, porque este texto preenche as reais necessidades do seu público. De qualquer maneira, o sermão reflete a união de dois fatores importantes: as necessidades dos ouvintes e a resposta bíblica a essa necessidade. Não há tempo apenas para "pregar a Bíblia", se esta pregação não é dedicada a suprir as necessidades importantes dos ouvintes.

Lembre-se que o bom sermão considera duas coisas:
  • As necessidades reais dos ouvintes
  • A resposta bíblica a essas necessidades
Infelizmente, há pregações sobre temas que podem interessar o pregador, mas não têm maior importância para os ouvintes. O pregador deve estar sempre pensando em seus ouvintes, seus problemas, suas fraquezas, as suas necessidades. Você deve pensar em todos os seus ouvintes e suas necessidades especiais, incluindo adultos, jovens, crianças, cristãos e não crentes, homens e mulheres. E quando você começa a pregar a sua mensagem, você deve convencer seus ouvintes que a mensagem que ouvem é importante para eles.

O sermão é constituído pelas seguintes partes:

Título
Introdução
Declarar seu objetivo - O objetivo (Proposito)
Texto Bíblico - O texto
Divisão 1 - O tema
Divisão 2
(Divisão 3) - Opcional
(Divisão 4) - Opcional
Resumo
Convite

Não sabe como preparar um sermão? Gostaria de ser um pregador, mas tem dificuldade de falar em público? Eu lhe recomendo o “Seminário de Pregadores”. O Seminário de Pregadores estruturou um método de pregação, que conseguiu organizar de forma simples como alguém pode se preparar para pregar a Palavra de Deus sem timidez e com autoridade em poucos dias. Clique aqui para saber mais

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Princípios básicos da pregação Princípios básicos da pregação Reviewed by Aldenir Araujo on setembro 08, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.