Ana: Uma Investidora Sábia

Ana: Uma Investidora Sábia
Texto: 1 Samuel 1:1-28

Introdução: Tem havido muita atenção recentemente no mercado de ações. Se você assistir as notícias, vai observar que não leva muito tempo para os noticiários mostrar-lhe o quão bem ou ruim o mercado está indo. Na verdade, existem trilhões de dólares, muito mais do que podemos compreender, investido no mercado de ações. As pessoas que colocam seu dinheiro no mercado de ações, o fazem com a esperança e a intenção de que as ações vão subir e elas vão ter um bom lucro. Mas, é claro, que nem sempre é assim! Às vezes, as ações não se dão bem e o investidor perde um pouco ou todo o seu dinheiro.

Bem, eu não tenho nenhum dinheiro investido no mercado de ações. No entanto, embora eu não possa fazer investimentos em ações monetárias, eu ainda sou um investidor ativo em muitas áreas da minha vida. Cada ação, cada atitude, cada atividade é um investimento em algo e vamos colher os dividendos para a glória de Deus ou para a glória da carne. Agora, no mercado de ações, um investidor sensato vai estudar o mercado antes de investir nele para que ele possa maximizar o potencial de retorno do dinheiro que ele está investindo. Aqueles que fazem um investimento sábio de suas vidas fazem o mesmo. As pessoas que são investidores sábios da vida examinam todas as diversas áreas de suas vidas para que eles se certificam de que irá receber o maior dividendo do seu investimento.

Esta passagem nos apresenta uma mulher pelo nome de Ana. Ela é apresentada como uma mulher que era uma investidora sensata de sua vida. Ela fez alguns investimentos muito sábios que continuam a colher dividendos até o dia de hoje. Eu gostaria que nós observássemos a vida de Ana esta noite. Eu quero apontar as áreas onde ela fez investimentos sábios e quero incentivá-lo a fazer os mesmos investimentos na vida que Ana fez. Vamos examinar os investimentos sábios desta grande mulher de fé, enquanto eu prego sobre o pensamento: Ana: Uma investidora sábia.

I. Ela Fez Um Investimento Sábio Na Família

Ana investiu sua vida em sua família, apesar do fato de que as circunstâncias não eram tão agradáveis quanto elas deveriam ser em sua casa. No entanto, ela perseverou em fazer o investimento na família que ela amava.

A. Ela investiu apesar da dificuldade - V. 1-2 - Logo de início ficamos sabendo que Ana estava casada com um homem com duas mulheres. Esta é uma receita para o desastre! No entanto, Ana não estava buscando uma saída do casamento! Ela permaneceu na família e trabalhou para fazer o melhor de uma situação ruim!

Deus nunca disse que a família seria um lugar fácil de viver! As famílias são importantes e são maravilhosas, mas cada uma delas está cheia de pessoas e é aí que reside o potencial de problemas. Haverá desacordos e haverá problema, mas o segredo está em não fugir! Aprenda a fazer um investimento em sua família, independentemente das dificuldades que enfrentamos na vida! É muito fácil ir embora na nossa sociedade! O povo de Deus precisa aprender a verdade de que o casamento e a família é um investimento para a vida!

B. Ela investiu apesar do desânimo - V. 5-6 – A outra esposa de seu marido, Penina, tinha filhos, porém Ana era estéril. Penina usava a esterilidade de Ana como um meio de zombar dela. Ela zombava de Ana e tornava sua vida miserável! Parece que havia uma pitada de ciúme nesta casa. O versículo 5 diz-nos que Elcana amava a Ana. Aparentemente, ela era a sua favorita e ele demostrava. Penina, no entanto, podia dar a Elcana algo que Ana não podia; filhos, e ela usava isso como alavanca em casa para zombar de Ana. Tudo isso a crítica e o menosprezo tornavam a vida praticamente impossível para Ana, mas ela continuava a investir na família! Que testemunho!

A família é assim às vezes! Claro, eu espero que você não esteja envolvido em uma relação poligâmica, mas eu estou me referindo ao desânimo que surge de tempos em tempos no lar. Maridos, esposas e filhos todos sentem que não são apreciados, dado como certo e alvo de críticas constantes. Às vezes as pessoas ficam desanimados com seus companheiros e membros da família, com o que eles dizem e fazem, mas o desânimo não é motivo para fechar a porta para a família! Não, você deve continuar investindo sua vida nas pessoas que você ama, sabendo que, no devido tempo, você vai colher uma grande colheita para a glória de Deus!

Amigo, você pode estar derrotado e desanimado com a maneira como as coisas estão indo em sua família, mas deixe-me encorajá-lo: Continue investindo. Você pode não estar vendo os resultados que deseja, mas há um princípio bíblico que fala com sua necessidade hoje: Gálatas 6:7 e 9. Quando semeamos as coisas certas, vamos fazer a colheita certa. Continue investindo na vida das pessoas e deixe a colheita na mão de Deus. Ele nunca falha!

C. Ela investiu apesar do desespero – v. 5-6 -. Ambos estes versículos nos dizem que Ana era estéril, porque Deus tinha escolhido isto muito por ela! Ela estava em uma situação que era de obra do Senhor e nada que pudesse fazer jamais iria mudá-lo! O que Ana não sabia era que os planos de Deus para sua vida eram bons planos. Seu plano era não a machucar, seu plano era de surpreendê-la em seu tempo!

Os planos de Deus para nós são bons planos - Jeremias 29:11; Romanos 8:28
Pode parecer que os investimentos que você faz em sua família não estão dando frutos no momento. Pode parecer que seu cônjuge e seus filhos não são tudo que você planejou, orou e esperava que seria, se for esse o seu caso, deixe-me encorajá-lo a continuar investindo! Sua família é muito importante para você parar de investir nela agora. Pode parecer que você faz tudo; você dá e não recebe nada, mas para quem faz investimentos sábios em suas famílias, seus dividendos vêm em momentos inesperados e de formas maravilhosas. Estou apenas tentando encorajá-lo a continuar investindo!

II. Ela Fez Um Investimento Sábio Na Fé

Parece que a família era importante para Ana, mas também parece que a fé era muito importante para ela. Ela fez um investimento sábio na fé.

A. Sua fé era pessoal - v 10-11; 2:1-10 - Nestes versos, eu vejo uma mulher que conhece o Senhor em um nível pessoal. A sua oração e seu louvor. Ela tinha um relacionamento pessoal com o Deus de Israel. Ela era uma crente e ela era abertamente ativa na prática da sua fé.

Sabe qual o maior presente que você pode dar a sua família? O conhecimento de que você está salvo! O maior investimento que você pode fazer na vida é investir em um relacionamento pessoal com Deus através de Jesus Cristo! Não apenas um relacionamento ocasional contra as coisas de Deus, mas um relacionamento real e vital com Ele que controle a maneira como você vive sua vida a cada dia! Em outras palavras, você precisa ter certeza de que você é salvo pela graça e se dirige para o Céu! Nada no tempo ou na eternidade é tão importante quanto o seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo! Certifique-se de fazer esse investimento!

B. Sua fé era prática - v. 10-18 - A sua oração e seu diálogo com Eli. Ana era uma mulher que possuía uma fé prática em Deus! Ela não somente sabia sobre Ele, ela o conhecia e ela confiava nele para todas as suas necessidades. Ela se inclinou sobre ele e confiou nele para o impossível em sua vida. Ela não apenas falava sobre a fé em Deus, ela demostrava pela forma como ela vivia.

Mais uma vez, Ana define o padrão que devemos resolver cumprir. Não só devemos possuir um testemunho a respeito de nossa fé, mas temos de viver esse testemunho dia a dia à medida que avançamos pela vida. Nada faz um investimento na vida dos outros ao nosso redor como uma verdadeira vida vivida para a glória de Deus. Uma fé prática é uma fé que proclama e sempre aponta outros a Jesus Cristo! Faça um investimento em uma fé que você pode viver dia a dia!

C. Sua fé era profunda – v. 11, 20-23 - Mais do que qualquer coisa no mundo Ana queria um filho. Ela queria dar esse presente ao seu marido e ela queria experimentar a realização da maternidade. Ela sabia que isso era impossível sem a obra do Senhor, por isso ela creu em Deus para o impossível e prometeu a Deus o incrível em retorno! Ela pediu a Deus um filho e prometeu dar esse filho de volta para o Senhor para a Sua glória!

Ana não tinha uma fé superficial! Ela tinha uma profundidade de fé que é rara neste mundo. Que bênção é quando chegamos ao lugar, como investidores na fé em que podemos crer em Deus para as situações impossíveis em nossas vidas e de bom grado dar tudo a Ele para a Sua glória. Esse é o tipo de fé que Deus está procurando desenvolver em você e em mim, e esse é o tipo de fé que Deus pode usar para a Sua glória! Você tem?

Esse tipo de fé é sempre honrado pelo Senhor - v. 19-20

III. Ela Fez Um Sábio Investimento No Futuro

A. Através da extensão de seu compromisso – v. 11, 22; 2:18-21 - Ana fez o compromisso final que uma mãe pode fazer. Ela deu totalmente seu filho ao Senhor! Ela não segurou nada! Ela comprometeu ele ao Senhor, antes que mesmo de ele ser concebido, ela o dedicou ao Senhor quando ele nasceu e ela deu-lhe ao Senhor quando ele foi desmamado. Ela não fez um compromisso momentâneo, mas foi uma vez para sempre a partir do qual ela nunca olhou para trás! Ela semeou as sementes que seriam aproveitados para as gerações! Ela fez um investimento no futuro!

Imagine o quão difícil deve ter sido deixar Samuel no templo! Imagine o quanto ela deve ter antecipado essas viagens anuais para vê-lo. Imagine seu coração partido quando ela o deixava a cada ano. Mas, imagine o seu orgulho ao vê-lo tornar-se um homem de Deus, 2:26! Ela estava vendo seu investimento render! Ele tinha valido a pena o sacrifício!

Este é o tipo de compromisso Deus está procurando em Seu povo! Ele quer que investimos a totalidade de nossas vidas em Seu altar, Romanos 12:1-2. Ele quer que demos tudo que temos e somos a Ele, sem reservas! Ele quer de uma vez por todas o compromisso para a Sua glória!

Alguns de vocês têm filhos que precisam ser colocados no altar esta noite! Quanto tempo se passou desde que você, com um coração quebrantado, veio diante do Senhor e se derramou diante dEle pelas almas de seus filhos desobedientes? Talvez eles estão lá fora hoje em parte por causa das inconsistências que testemunharam em sua vida. Talvez estejam lá fora, porque eles rejeitaram a fé que você exibiu. Independentemente do motivo pelo qual eles estão lá, eles precisam de alguém orando por eles! Precisamos de mães e pais que se derramem por seus filhos e leve-os ao altar de Deus e confie nele para tocá-los!

B. Através da vida de seu filho - v. 21-28; 2:26 - Ana apresentou seu filho Samuel ao Senhor, e ele, pela graça de Deus, tornou-se um poderoso homem de Deus. Ele estabeleceu um padrão de justiça para a nação de Israel. Ele era um homem muito usado pelo Senhor. Ele era o homem que ungiu Davi como rei. Ele era o homem que serviu como o líder espiritual de Israel por muitos anos. Ele era o homem que era por causa do investimento que sua mãe fez em sua vida antes de ele nascer e durante todos aqueles anos. Porque ela fez o tipo de investimentos que ela fez, uma nação inteira foi abençoada por muitos anos. Na verdade, o investimento de Ana em Samuel continua a colher dividendos em nossos dias cada vez que alguém é ajudado, alimentado, desafiado ou abençoado através da história de sua vida! O investimento de Ana em Samuel continuou a viver por muito tempo depois ela estava morta! Esse é o tipo de dividendos que todos nós devemos querer colher! 

Alguns de vocês estão fazendo o mesmo investimento no futuro hoje! Você traz seus filhos para a casa de Deus. Você os traz quando não é fácil ou conveniente. Você está incutindo-lhes a ideia de que a casa de Deus é um lugar importante para estar. Você está ensinando-lhes que o certo e o errado não importam. Você está ensinando-lhes sobre Jesus Cristo. Você está ensinando-lhes as importantes lições de vida. Eles estão aprendendo lições de sua fé. Você pode pensar que eles não estão vendo muito de você, você pode pensar que eles não estão recebendo a mensagem, mas um dia, você vai ver o investimento pago em dividendos gloriosos na vida dos seus filhos! Continue investindo e permaneça fiel e o Senhor abençoará os seus esforços para a glória de Deus!

Conclusão: Vamos ser honestos por alguns minutos. Eu sei que Ana fez os investimentos certos em sua família em sua fé e no futuro. Ela demostrou uma vida de fé que é um corte acima do comum! No entanto, o que ela fez é um desafio para você e para mim hoje! Que tipo de investimentos que você está fazendo na vida das pessoas à sua volta? Se você sabe ou não, você está investindo cada dia que você vive! Que tipo de dividendos desses investimentos você está recebendo?

A coisa boa sobre investimentos espirituais é: se você está investido em ações erradas, Deus lhe permitirá mudar a forma como seus investimentos são investidos hoje. Se você enxerga áreas que precisam de atenção, o lugar para fazer as mudanças está bem aqui neste altar!

Alguns de vocês têm filhos que você precisa trazer a este altar. Alguns têm pais e outros membros da família que precisam do Senhor, por que não vir um fazer um investimento neles? Outros têm sido literalmente tolos com suas vidas. Você desperdiçou os recursos que o Senhor lhe deu e sua carteira está muito vazia. Por que não vir e liquidar esses títulos podres e mercados ruins que você está investindo e colocar seus recursos em algo que vai colher uma grande colheita para o Senhor? Outros ainda não têm nenhuma relação com o Senhor. Eu convido você a vir diante dele para que você possa começar com Deus hoje. Se Ele tem falado ao seu coração, não deixe para depois. Esta noite, faça algo diferente. Venha para o altar e tenha um encontro com Deus! Ana era uma investidora prudente, não?

Pr. Aldenir Araujo

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. AMEM GLORIA A DEUS PELO pastor ADENIR,QUE O SENHOR JESUS O ABENÇOE RICAMENTE MEU IRMAÕ,GOSTO MUITO DE SEUS SERMOES SEI QUE ES UM HOIMEM DE DEUS,CONTINUE NA PRESENSA DO SENHOR,E RECEBERAS O SEU GALADÃO.AMEMMMM

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem