Seguindo Uma Estrela E Encontrando Um Casebre
Texto: Mateus 2:1-12
Introdução: Você já reparou como a vida nem sempre sai da maneira como nós planejamos cuidadosamente? Às vezes, as circunstâncias nem sempre seguem nossos planos. Muitas vezes, parece que a vida nada mais é que uma série de sonhos despedaçados. Esses Sábios, haviam passado os últimos dois anos seguindo uma estrela, versos 7, 16. Para seguir esta estrela, eles tinham saído de casa e deixado a família para trás. Eles haviam deixado o seu país e agora eram peregrinos.

Ao longo do caminho, eles sem dúvida enfrentaram perigos e obstáculos. Inclusive se encontraram na presença de um rei. Então, quando eles finalmente chegaram ao seu destino, eles encontraram a estrela que tinham seguido parada sobre uma casa humilde, em vez de um palácio real. Estes homens provavelmente sonharam em encontrar o Messias em um palácio, isso provavelmente explica a ida a Herodes primeiro! Tenho certeza de que, pelo menos, esperavam luxo, e uma bela casa. O que eles encontraram não coincidia com seus sonhos.

Eles encontraram o Rei dos Reis, na casa de um camponês; provavelmente nada mais que um casebre! Sem dúvida, seus sonhos foram destruídos. No entanto, no meio dos escombros de seus sonhos rasgados e torcidos, estes sábios descobriram algumas coisas nesse humilde cenário que mudou suas vidas. Às vezes a vida tem um jeito de quebrar nossos sonhos e destruir nossas esperanças e planos. Eu quero ajudá-lo esta noite. Eu quero te dizer o que fazer quando você está seguindo uma estrela e encontra um casebre.

I. Os Homens Sábios Reconheceram Deus Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Não era o que eles esperavam, mas eles foram para adorar e eles adoraram! Eles viram Deus naquele casebre! Eles viram Deus em Jesus!

B. Quando a vida destrói seus sonhos, seu primeiro dever é encontrar o Senhor. Se você é dele, então nada pode acontecer em sua vida que Ele não permitiu. (Jó 1:1-2).

C. Quando sua estrela leva você a um casebre, lembre-se que Deus está fazendo uma de três coisas:
1. Correção - Hebreus 12:6; Apocalipse 3:19
2. Instrução - Ele está tentando se revelar a você de uma maneira nova; Romanos 8:28. (João 6 - tempestades; João 6 - Fome; João 6 - Medo) (Israel – Se eles nunca tivessem enfrentado o que eles enfrentaram, eles nunca saberiam que Ele podia vê-los através) (Os homens de Samaria - Eles creram porque eles tinham experimentado - João 4:42.
3. Perfeição - Ele está tentando moldá-lo à Sua imagem. Ele deseja um vaso que ele pode usar e escolheu você como esse vaso e ele está preparando o para o serviço! (Moisés - Ele não poderia ter liderado Israel, até que ele liderasse primeiro aquelas ovelhas no deserto!)

D. Quando a estrela leva você a um casebre - Procure por Deus, Ele vai estar lá!

II. Os Homens Sábios Ofereceram Presentes Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Teria sido fácil para estes homens terem se virado, arrumado tudo o que tinham e voltado para casa. Afinal, quem iria culpá-los? Não havia saído como eles haviam planejado. Mas, eles não fizeram! Eles deram a Jesus o que era seu por direito. (O significado dos presentes e da necessidade!)

B. Quando sua estrela leva você a um casebre, é o momento de dar! A resposta da maioria das pessoas para o casebre. A maioria das pessoas vai parar de dar quando chegar nessa situação do casebre. Essa é a resposta errada! A maneira apropriada de receber de Deus é dar a Ele - Malaquias 3:8-10; Lucas 6:38; 2 Coríntios 9:7, 2 Coríntios 9:1-9. Mateus 10:40-42; Mateus 25:34-40.

C. Estes homens sábios receberam de volta muito mais do que deram. Esse é sempre o jeito de Deus.

D. O caminho certo para receber uma bênção é ser uma bênção! (A Parábola dos Talentos - Mateus 25:14-30)

III. Os Homens Sábios Receberam Graça Nos Casebres Da Vida

A. O contexto. Enquanto estavam lá, experimentaram dois tipos de graça. Primeiro, eles experimentaram a graça salvadora. Em segundo lugar, eles experimentaram a Graça sustentadora. Deus os salvou e, em seguida, Ele dirigiu suas vidas.

B. Quando a nossa estrela leva a um casebre, podemos esperar encontrar a graça de Deus nessa hora de necessidade - 2 Coríntios 12:9. A vida raramente é justa, nem o que nós pensamos que deveria ser. Mas, mesmo quando a vida nos decepciona, podemos ter certeza de que Deus nunca o fará! (Hebreus 13:5; Hebreus 4:15) (Hebreus 2:17-18)

C. Quando a nossa estrela leva a um casebre, podemos esperar que Deus irá fornecer liderança e orientação para nós, João 16:13!

D. Como filhos de Deus, nunca estamos sozinhos e nunca sem recurso. Ele sempre fará um caminho para nós e vai nos apoiar através dos barracos da vida!

Conclusão: Você já esteve seguindo uma estrela e acabou em um casebre, cercado por escombros de suas esperanças e sonhos despedaçados? Talvez você esteja no momento. Se assim for, deixe-me dizer-lhe que Jesus ainda está em seu casebre. Ele está trabalhando em seu favor e está preocupado com a sua necessidade. Por que você não faz o que os sábios fizeram, prostraram-se diante dele e o adoraram.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem