Sermão de Natal 2013: A visita dos Magos

Sermão de Natal 2013: A visita dos MagosTexto: Mateus 2:1-12
 
Introdução: Uma das histórias fascinantes relacionadas com o nascimento de Cristo foi a visita dos magos. Nós não podemos dizer o quão longe eles viajaram. Viajar era extremamente difícil naqueles tempos. Havia rios para atravessar, desertos sem caminhos para penetrar e talvez montanhas para atravessar, mas eles não foram impedidos pelas dificuldades ou os perigos do caminho.
 
Onde quer que a história do nascimento de Jesus é contada, também é mencionado esses homens estranhos de alguma terra distante que trouxeram presentes para o menino Jesus.
 
A história vem a nós somente no evangelho de Mateus. Tudo o que sabemos sobre os Reis Magos encontramos no capítulo 2. Eles aparecem no versículo 1 e desaparecem no versículo 12, deixando para trás muitas perguntas sem respostas.
 
Mateus nos apresenta três tipos de pessoas e como cada uma delas reagiu à notícia sobre o nascimento messiânico. Cada resposta revela-nos o tipo de pessoa que eram.

1. O rei Herodes

A. A resposta de Herodes foi carnal. O Novo Testamento diz que ele era um inseguro, tirano e um líder assassino.
B. Ele percebeu o nascimento de Jesus como uma ameaça. Ele tentou matar a criança e com isso mandou assassinar todos os meninos em Belém e seus arredores.
C. Herodes estava muito perto da verdade, mas perdeu porque sua mentalidade carnal ficou entre ele e o Messias.

2. Os escribas

A. Os escribas eram apáticos. O fato de que Belém estava a apenas 6 quilômetros de distância de Jerusalém, nenhum deles fez uma visita confirma isso.
B. Os escribas eram um grupo formado por fariseus e saduceus. Eles eram os intérpretes das Escrituras.
C. O mais apaixonado muitas vezes não é o que tem mais conhecimento da Escritura, mas a pessoa que aprendeu a viver em conformidade com as escrituras.

3. Os Reis Magos

A. Ao contrário de Herodes e os escribas que tinham acesso à Escritura, os Magos responderam ao sinal com o coração aberto.
B. Embora fossem as pessoas mais intelectuais da época, não hesitaram em reconhecer a superioridade de Jesus.
C. Mateus escreve que os Magos adoraram a Jesus, porque o que mais importa é a maneira pela qual eles responderam a descoberta.
 
Conclusão: Jesus é a Palavra encarnada de Deus (João 1:14). À luz do mesmo modo como reagimos à palavra de Deus, da mesma forma iriamos responder a Jesus se ele nascesse entre nós hoje. Deixe-me desenhar três implicações na conclusão.
 
O cristão carnal - Como Herodes ele está preocupado apenas com as coisas terrenas. Eles resistem à correção, anseiam por poder e veem os outros como uma ameaça.
 
O cristão apático - Ele tem um conhecimento apenas de cabeça da escritura. Mas trata a palavra de Deus de qualquer maneira, gosta de mostrar seus conhecimentos, é rápido para julgar os outros.
 
O cristão de coração aberto - Embora possa não possuir uma grande quantidade de conhecimento intelectual sobre as escrituras, ele está aberto à correção. Cristo é o Senhor da sua vida.
 
Pr. Aldenir Araújo
 
 

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Sermão de Natal 2013: A visita dos Magos Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, dezembro 18, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.