Atravessando o Jordão das impossibilidades

Atravessando o Jordão das impossibilidadesTexto: Josué 3:3-6, 14-17
Introdução: Quero chamar a sua atenção para este capitulo 3 do livro de Josué. A travessia do Jordão não ilustra o transcurso de uma alma para a eternidade; a travessia do Jordão ilustra o transcurso de um nível de vida cristã para outro nível.

Marca a passagem de uma vida de mediocridade para uma vida de abundancia e vitória em Jesus.

I. Confrontando o Jordão

Quando nós consideramos o rio Jordão, nós vemos 4 coisas...
[post_ad]
A. O rio Jordão representa nossas dificuldades
1. O rio Jordão representa tudo o que está entre você e Deus. Poderia ser um número de coisas, por exemplo.
a. Hábitos
b. Procura por bens materiais
c. Falta de disciplina
d. Egoísmo
e. Pensamentos impuros
f. Língua
g. Muito sensível ou se ofende facilmente
h. Ciúmes
i. Paixão desenfreada e etc..
2. São coisas como estas que nos impedem de experimentar a presença de Deus. Elas rolam como o rio Jordão entre nós e aterra cheia de Deus e vitória.
B. O rio Jordão é um rio de impossibilidades
1. Talvez hoje mesmo você viu o prospecto de uma vida mais abençoada, nas alturas, mas você rejeitou o pensamento de viver lá nas alturas, simplesmente porque parece ser um obstáculo impossível para você superar. Talvez você já se convenceu que uma vida de vitorias nunca será uma realidade para você.
2. Talvez há um rio na sua vida que você pensa que não é capaz de atravessar ou talvez uma montanha que você não pode escalar; escute, Deus é especialista em coisas impossíveis, Ele faz as coisas que você e os outros não podem fazer.
3. Nós lemos no verso 15 que nessa época do ano o Jordão transbordava pelas suas ribanceiras. Somente um milagre de Deus cruzar o rio Jordão naquela época. O que os israelitas viam diante de seus olhos era humanamente impossível, mas com Deus todas as coisas são possíveis.
4. Observe o que Josué disse no verso 5: “amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”
5. Deus ainda está no controle, o que parece ser no momento uma impossibilidade, com a ajuda de Deus, pode se tornar uma realidade no futuro.
6. Tudo dependia da fé, tanto para Josué como para o povo de Israel para ver Deus tornar realidade o que parecia impossível. Mas, eles tiveram fé e Deus operou o milagre.
7. Lembre-se que João disse: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”
C. O rio Jordão é uma lembrança da nossa incapacidade
1. Observe o verso 2.
2. A pergunta que surge é: Porque Deus deixou aquela grande multidão de pessoas acampados durante 3 dias as margens do rio Jordão?
3. Eu acredito que foi para ficar impresso na mente dos israelitas a extensão da dependência do socorro de Deus
4. A total dependência do homem fornece a oportunidade mais satisfatória para Deus manifestar o seu poder. Por natureza nós somos muito autoconfiantes e independentes, e enquanto nós estivermos confiando em nossas habilidades para superar o Jordão de nossa vida, permaneceremos na margem da derrota e do desânimo.
5. Da mesma maneira que não podemos confiar em nossas boas obras para entrar no céu, não podemos confiar em nossa própria força ou nossa própria habilidade para entrar na terra da promessa espiritual.
6. Eu sei que pode parecer estranho, mas a estrada para a vitória começa com a derrota. Os verdadeiros triunfos são os triunfos de Deus na nossa vida. As nossas derrotas são nossas reais vitorias.
7. Deus está esperando você dizer: “Eu não posso, eu não sou capaz, eu merendo”, porque quando nós não podemos, ele pode.
8. Observe a ultima parte do verso 4.
a. A palavra “caminho” no hebraico significa “um curso de vida” ou “modo de ação”
b. Observe o verso 3. Durante quarenta anos eles se moveram conforme a nuvem, Números 9:21. Mas agora eles se moveriam de acordo com a arca.
9. Há uma lição aqui para nós com respeito as nossas incapacidades. Talvez seja o tempo de nós começarmos a andar de um modo diferente. Talvez seja o tempo de nós mudarmos a maneira na qual estamos tentando atravessar o Jordão e começar a fazer do modo de Deus.
10. Qual é o modo de Deus? Estar confiando nele. Estar meditando na sua palavra. Estar levando a cruz e negando a nós mesmos. Esta é a única estrada para a vitória!
D. O rio Jordão é a única estrada para a vitória!
1. Se nós quisermos viver a vida recompensadora que Deus pretende para nós vivermos, nós vamos ter que confrontar o Jordão das nossas vidas. Não podemos evitar o Jordão. Não podemos passar por cima, ou debaixo. Nós temos que atravessa-lo!

II. Atravessando o Jordão

Como nós atravessaremos o Jordão?
A. Santificando toda a congregação. V. 5
1. A primeira menção de santificação na Bíblia está em Gênesis 2:3. O significado essencial da palavra santificação é: “Separado para uso de Deus”. No processo da criação Deus separou o sétimo dia para o seu próprio uso.
2. A segunda menção da palavra está em Êxodo 13:2 e dá a mesma ideia.
3. Também em Êxodo 19
a. A ideia de santificação faz referencia a uma limpeza pessoal. Os filhos de Israel deveriam colocar de lado tudo o que estava sujo para poder se encontrar com Deus.
b. Está é a mesma ideia aqui em Josué 3:5
4. Os filhos de Israel deveriam remover tudo o que estava sujo e preparar o coração e esperar Deus fazer maravilhas.
5. Nossa única esperança de vitória espiritual descansa em uma relação certa com nosso pai celestial.
a. Hebreus 10:22
b. II Coríntios 7:1 – Santificação envolve limpeza de imundícia externa e interna.
c. I João 1:7 – Não podemos esquecer que a limpeza que João mencionou é condicional. O sangue purifica, mas, “se andarmos na luz”
d. II Timóteo 2:21 “Se alguém se purificar destas coisas será vaso para honra”
e. Tiago diz que nós temos que: “nos achegar a Deus” mas ele diz no mesmo verso “limpai as mãos e purificai os corações. Tiago 4:8
f. O salmista perguntou: “quem habitará em teu tabernáculo? Quem entrará no teu santo lugar?” Ou quem entrará na presença do Senhor? A resposta é: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração”
6. Esta é a razão porque muitos crentes não sentem a realidade da presença de Deus nas suas vidas.
7. Se nós queremos que Deus faça qualquer coisa em nossas vidas com respeito a vitória sobre o pecado, nós devemos primeiro estar dispostos a fazer o que nós podemos fazer. Há algumas coisas que nós podemos tirar das nossas vidas.
8. Deus quer nosso compromisso. O que nós podemos fazer pode parecer pouco ou pequeno diante do que Deus pode fazer, mas ele quer que nós comecemos a se mover em direção a santificação.
B. O significado da arca – A arca é significativa em três aspectos...
1. Em sua representação – A arca representa a presença de Deus
a. Êxodo 25:21-22
b. Em certo ponto da viagem, Deus ameaçou retirar a presença dele do meio do povo de Israel, Moisés respondeu: “Se a tua presença não for conosco não nos faça subir daqui”.
c. Moisés estava completamente ciente da importância da presença de Deus na vida dele. Por causa dos obstáculos que seriam superados, e os inimigos que deveriam ser derrotados. Moisés sabia que ele não poderia ter êxito sem a presença de Deus.
2. Em sua localização
a. Observe o verso 6
b. A arca foi adiante do povo e toda atenção deles estava focada na arca
c. Então eles viram a arca entrar no rio Jordão e as águas se abrirem e o chão ficar seco instantaneamente. O que parecia anteriormente ser um rio de impossibilidade se tornou a estrada para a vitória.
d. O que fez a diferença? Foi o fato de Deus ter ido a frente deles.
e. A verdade que nos é ensinada aqui é tremenda...
f. Um dia Jesus entrou no jardim do Getsêmani onde a angustia tomou conta dele. Então ele foi para a cruz na colina do Calvário onde parecia que as águas o tinham submergido. Ele morreu, o puseram em uma sepultura. Mas, isso não foi tudo. Da sepultura ele saiu. Com triunfo em glória ressurgiu, ressurgiu vencendo a morte e seu poder.
g. Colossenses 2:15
1. A morte de Cristo parecia ser uma vitória de satanás, mas se tornou uma derrota da qual ele nunca se recuperará. Na cruz Jesus desarmou o diabo, !despojou os principados e potestades e os expos publicamente e triunfou sobre eles”
2. Cristo subjugou completamente seus inimigos pela sua morte e ressureição. Todos os principados e potestades estão agora em sujeição a autoridade dele. Satanás somente pode fazer o que Jesus lhe permitir fazer.
3. Jesus envergonhou o diabo. “Ele o expos publicamente”. Sempre que um general romano ganhava uma batalha, ele conduzia todos os prisioneiros, exibindo-os vergonhosamente, para mostrar que eram inimigos derrotados.
4. Quando Jesus saiu da sepultura e ascendeu ao céu, ele envergonhou satanás e todo seu exercito publicamente. Jesus ganhou uma vitória completa.
h. Você pode pensar; o que isso tem a ver comigo? Significa que qualquer impossibilidade que você possa estar enfrentando agora mesmo, Jesus já foi lá e já derrotou o inimigo e ganhou a vitória.
i. Deus quer que nós como filhos dele tenhamos uma visão clara e dizemos: Deus eu acredito que embora eu não possa, mas tu podes.
3. Em sua relação – O termo “arca do concerto” significa a relação que Israel teve com Deus. Era uma relação concerto. Era um acordo, aliança.
a. A arca representa Cristo, com quem nós fizemos uma aliança na nossa conversão. Quando nós fomos salvos, nós entramos em uma relação com Deus comparado como marido e esposa. O matrimonio é uma aliança entre duas pessoas que prometem ser fiel ao outro e promover o bem estar do outro.
b. Israel seguindo a arca nos representa mantendo a aliança que fizemos com Cristo. Ele estando em primeiro lugar em nossas vidas e nós fazendo o que nós podemos para agradá-lo. Vivendo uma vida santa, ele agirá nos ajudando a superar os rios de impossibilidades que nós temos enfrentado.
c. E quando nós não o reconhecemos como cabeça da nossa vida, ficamos sozinhos as margens dos rios impossíveis que nos separam da terra cheia da benção de Deus.
C. A velocidade com que o povo atravessou
1. Josué 4:10
2. Deus já foi à nossa frente e nos abriu o caminho pelo rio da impossibilidade. Agora depende de nós se santificar e passar depressa para a terra prometida espiritual.

Pr. Aldenir Araújo



Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Atravessando o Jordão das impossibilidades Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, maio 21, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.