Josué um líder em evidência

lider Texto: Josué 1:1-9

Introdução: para se tornar um grande líder, a serviço de Deus, Josué teve de ser trabalhado ao longo de muitos anos. A primeira vez que a bíblia o menciona ele era tão somente um Israelita que sonhava com a libertação do seu povo. Todavia, o eterno viu naquele um jovem comandante capaz de conduzir Israel com segurança à terra prometida. O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da sua vida de escravo proporcionaram as qualidades de liderança eficaz. Apos o êxodo do Egito, Josué tornou-se um fiel servidor de Moisés. Sua eficiente liderança sobre Israel somente seria demonstrada mais tarde, quando estivesse preparado pelo senhor.

l. A ordem divina para a conquista da terra.

1. Deus ordena a travessia do Jordão. Josué 1:2. O intento divino de libertar Israel não foi afetado com a morte de Moisés. Deus levantou Josué justamente para dar prosseguimento a esse grande projeto. Entrar em Canaã era uma ordem que deveria ser comprida a risca. Nenhum obstáculo poderia ser colocado à frente dessa meta divina. Deus já havia prometido a Abraão (Gênesis 12:7 - 17:18), e suas promessas são infalíveis.

2. Deus dá a Josué o mapa da terra prometida. Josué 1:4. Segundo estudiosos, essa nova terra era delimitada pelo deserto, ao sul e ao leste. Nos lados leste e oeste aparecem as fronteiras setentrionais, “o Líbano e o Eufrates". O mar grande, mais conhecido como mediterrâneo, é o a fronteira ocidental daquela terra. O texto fala da "terra dos heteus", que inclui uma porção da Ásia menor. Em razão de sua infidelidade e desobediência, até o dia de hoje a terra prometida não foi plenamente conquistada pelos hebreus. 13:1.Entretanto, Deus não desistiu de seu povo. Todas as promessas feitas Abraão e a Moisés serão compridas, independente da incredulidade de muitos.

3. Deus revela a Josué o segredo da conquista. Josué 1:5-9. Quanto ao comprimento da promessa Deus asseverou  a Josué “como fui com Moisés, assim serei contigo" (Josué 1:5). Essa era a garantia que ele precisava; afinal Moisés fora invencível diante de todas as adversidades e provações. Porém, o senhor queria que Josué cumprisse todas as ordens entregues a Moisés sem desviar "nem para a direita nem para a esquerda" (1:7) deveria se manter fiel aos objetivos do eterno. Por ultimo, para evitar a superficialidade e o esquecimento, o novo líder deveria meditar no livro da lei "dia e noite" (1:8) a vitória só seria plena se toda estratégia divina fosse obedecida por Josué e por todo o povo de Israel. a palavra de Deus deveria ser cumprida cabalmente. "não te mandei eu?" Josué 1:9.

ll. A preparação do povo para atravessar o Jordão.

1. Josué deveria executar o plano revelado por Deus. Josué 1:4,10-13. Transpor o Jordão era o firme propósito de Deus. Do outro lado estava a terra da promessa divina. Josué teria de agir com fé em Deus, vigor e determinação.  e foi exatamente o que fez: reuniu seus principais auxiliares e ordenou-lhes que instruíssem o povo. Preparando-o para a grande jornada todos deveriam estar prontos para quaisquer circunstâncias. Para alcançarem a benção, eram-lhes indispensáveis: coragem, ação e fé genuína em Deus. Tiago 2:17.

2. Josué ordena o povo que se prepare. Josué 1:10-13.
Todos deveriam estar convictos de Deus lhes entregariam aquelas terras. Josué precisava também da confiança daquele povo (vv.16-18) ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida publicamente: "tudo quanto nos ordenares faremos,  e aonde quer que nos enviar iremos" Josué 1:16. 

lll. Os espias são enviados  a Jericó. Josué 2:1-24.

1. A previsão é imprescindível ao líder. Josué 2:1. Um autêntico líder cristão nada faz por mero impulso, mas age com fé, segurança e previdência. A despeito da confiança e garantia de vitória que o senhor lhe havia dado, Josué procurava cumprir cabalmente sua parte, planejando suas ações. Prever e antever  o desconhecido. Por isso, enviou dois espias em Jericó. Na igreja, um dirigente espiritual, capaz, experiente e com discernimento deve planejar cuidadosamente suas ações.

2. Deus enviou os espias à casa de Raabe. Josué 2:1-8. Embora prostituta Raabe reconhecesse o poderio e a grandeza de Deus ela creu que o senhor era capaz de subjugar aquela cidade, a despeito de sua fortaleza e fama; por isso tornou-se o elo da vitória de Israel sobre o restante de Canaã. Apos salvar a vida dos espias, Raabe abandonou a idolatria unindo-se pela fé a Israel e ao seu Deus. Hebreus 11:31; Tiago 2:25. Isto ilustra que Deus aceita qualquer pessoa "que em qualquer nação, que o teme o faz o que e justo” Atos 10:35.

3. O cordão de escarlate na janela. Josué 2: 15-18. Esse cordão forma um paralelo com o cordeiro da páscoa. Assim como o sangue do cordeiro foi colocado nas portas das dos Israelitas  a fim de protegê-los (Êxodo 12: 21-23), igualmente o cordão de escarlate  pendurado na janela da casa de Raabe resultou em segurança e libertação de sua família. Como nas muitas proezas que Deus realizou por seu povo, mais uma vez, ele faz valer sua soberania usando as coisas pequenas e até ilógicas como um cordão de escarlate (l Coríntios 1:27-29).

Conclusão: um dos grandes ensinamentos sobre o êxito na vida de Josué, é que um bom líder deve ser fiel em tudo, corajoso e determinado, porém, preventivo, prudente e moderado. Josué era um autêntico guerreiro, porém jamais agia precipitadamente.

Autor: Pr. Devanir Rodrigues Pêgo

Josué um líder em evidência Reviewed by Aldenir Araujo on 4:00:00 AM Rating: 5

2 comentários:

  1. Muito boa essa palavra!
    Que possamos tomar como experiência
    para as nossas vidas..

    ResponderExcluir
  2. muito bons os etudos edificantes para nossa vida crista....

    ResponderExcluir

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Powered By Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *