Cinco razões porque eu prego - Por que você prega?

Cinco razões porque eu prego - Por que você prega?Muitos grandes sermões são registrados no Novo Testamento, como o Sermão da Montanha (Mateus 5-7), a história da nação judaica de Estevão (Atos 7), o sermão de Paulo no Areópago (Atos 17), e o primeiro sermão de Pedro sob a nova aliança ( Atos 2).
Os homens de hoje têm muito pouco ou nenhum respeito pela pregação - talvez seja porque eles não conhecem o propósito da pregação.

Por que pregamos?

1. Para explicar as Escrituras

[post_ad]
Isso parece tão simples, mas muitas vezes é esquecido pelos homens de hoje. Em Atos 7, um terço do sermão de Estevão era do Antigo Testamento. Sua audiência sabia o que os versos diziam, mas ele teve que explicar o que eles queriam dizer e como se aplicava a eles.
Quando Filipe pregou em Atos 8, explicou Isaías 53. O eunuco queria saber "de quem o profeta falava, de si mesmo ou de algum outro?" (Atos 8:34)
Depois de Artaxerxes libertou os israelitas, Esdras, um escriba e sacerdote de Deus, leu o "Livro da Lei de Moisés" para o povo. Com a ajuda dos levitas, Esdras "ajudou as pessoas a entender a lei" (Neemias 8:7) "Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura" (Neemias 8:7).
A sua pregação explica as escrituras?

Leia também: Como se Preparar para Pregar

2. Levantar as escrituras como a luz

Nos sermões apostólicos, não se apelou ao pensamento teológico moderno. Os homens de Deus simplesmente proclamaram a palavra de Deus. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32)
Os apóstolos nunca reivindicaram uma experiência emocional como base para a salvação. Eles apresentaram Deus como tendo revelado Sua vontade ao homem (1 Coríntios 2:6-13 ). Esta vontade revelada foi colocada em forma escrita "pelo que, quando você lê, você pode entender" (Efésios 3:4)
Você considera as escrituras suficientes para iluminar a vida dos homens?

3. Incomodar as pessoas que estão no erro

Pedro não suavizou a verdade em Atos 2. Ele acusou sua audiência de matar o Filho de Deus. Como resultado, essas pessoas "compungiu-se lhes o coração" (Atos 2:37 ) Cortar o coração do homem não é uma tarefa a ser apreciada - é o resultado final da liberdade, alegria e salvação para o qual buscamos.
A maneira como alguns homens pregam hoje, o homem perdido pode nunca conhecer sua condição. Os pecadores nunca vão gritar: "O que devo fazer para ser salvo?" ao ouvir a pregação feita por alguns hoje: o que acontece com suas mensagens?

4. Apresentar Cristo como a única esperança do mundo

A primeira coisa que Paulo fez em todas as cidades que ele visitou foi levantar Cristo e apresenta-lo perante os homens como única esperança para eles. Paulo disse aos coríntios que "determinado a não saber nada entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado" (1 Coríntios 2:2). A salvação não vem pela pregação política ou chavões morais - a nossa esperança está no céu, não nas capitais terrenas.

5. Falar sobre a igreja

Alguns aconselham: "Pregue o Homem, e não o plano" Mas, não podemos pregar o rei sem o Seu reino, nem o noivo sem a Sua noiva. Quando o evangelho foi pregado em Atos 2, os homens foram acrescentados à igreja (Atos 2:47). Esta é a igreja que Jesus prometeu construir (Mateus 16:18) , e é a única que ele salvará (Efésios 5:23).

Não vamos colocar a nossa confiança nas instituições construídas pelos homens, pois elas serão arrancadas (Mateus 15:13). “Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada”.

"Os reinos da terra passam, um por um, mas o reino do céu permanece”.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar a determinar se suas mensagens focam o Rei e Seu reino: quais são os seus propósitos para a pregação? Por que você prega?

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!