A Parábola da Dracma Perdida

A Parábola da Dracma Perdida

O Espírito Que Busca

Texto: Lucas 15:8-10

Introdução: Você tem alguém  que é muito precioso para você que ainda não é cristão? Talvez este ente querido seja um filho ou filha, mãe ou pai, avô ou avó, irmão ou irmã, ou seja o que for. Talvez você tenha um querido amigo que deseja ver vir a Cristo, mas não há nenhum interesse real nessa pessoa pelas realidades espirituais.

Se esta é a sua situação, a Parábola da dracma perdida ou do Espírito que busca tem algo muito definido para lhe ensinar sobre a questão de esperar que Deus toque seus entes queridos para Cristo. Esta parábola deve encorajá-lo a continuar testemunhando e orando por aqueles que ainda estão fora da salvação.

O Cenário e o Tema

A ocasião para essa parábola surgiu por causa dos fariseus religiosos hipócritas que estavam perturbados com Jesus Cristo, que em Seu ministério terreno comia com coletores de impostos e pecadores. Não havia dúvida na mente de ninguém em todo o Israel de que os cobradores de impostos eram pecadores. Eles eram vigaristas e a escória da terra que privava as pessoas de seu dinheiro para apoiar o governo romano e para encher seus próprios bolsos. Os “pecadores” eram os marginalizados sociais em Israel, como prostitutas, jogadores, ladrões e vagabundos. Os fariseus se consideravam muito melhores, muito superiores aos outros e estavam convencidos de que iriam para o céu por causa de suas boas obras. Eles achavam que publicanos e pecadores estavam perdidos porque faziam coisas terríveis. Os fariseus nunca sonhavam que estavam perdidos. Eles pensavam que eram salvos porque faziam essas boas ações. Eles eram sinceros, mas sinceramente errados.

O tema desta parábola é o coração de Deus se regozijando quando Ele vê um pecador verdadeiramente arrependido. Novamente, este tema foi apresentado por Cristo para mostrar aos fariseus que eles não poderiam ir para o céu por suas boas obras e que a religião em si não poderia salvá-los. Descobriremos que a razão pela qual um pecador realmente se arrepende é que Deus está trabalhando nele para levá-lo ao arrependimento. Portanto, Deus se alegra em Sua própria obra espiritual de salvação no pecador que se volta para Jesus Cristo. Nosso Senhor costumava usar parábolas sobre a graça para romper a dura casca dos benfeitores da justiça própria colocados em torno de si mesmos.

O Simbolismo da Parábola

Devemos lembrar que esta é uma parábola e é difícil fazer com que cada detalhe de uma parábola se encaixe em nossa teologia.

No entanto, gostaria de sugerir que a mulher é um símbolo do Espírito Santo. A parábola anterior da ovelha perdida fala do pastor como sendo Deus, o Filho. A parábola do filho pródigo fala de Deus, o pai. Portanto, é razoável supor que esta parábola fala sobre a obra de Deus, o Espírito Santo na salvação.

As dez dracmas de prata simbolizam a totalidade dos eleitos de Deus, sejam eles salvos ou não. Na mente de Deus, Ele tem um plano e este plano inclui o conhecimento daqueles que serão salvos e daqueles que serão perdidos. Este plano, no entanto, é conhecido apenas por Deus e nenhum ser humano realmente entende os propósitos soberanos de Deus.

A única dracma perdida é um símbolo de um pecador eleito que ainda não foi salvo. Ele foi eleito por Deus nos conselhos eternos, mas em sua experiência ele é rebelde e separado de Deus. Como pecador, ele fez uma bagunça miserável em sua vida. Ele não se preocupa com Deus e não quer agora nada sobre os planos e propósitos de Deus. Ele é indiferente a Deus e não sabe absolutamente nada sobre o desejo de Deus de salvá-lo. Ele só sabe que está insatisfeito, miserável, infeliz e frustrado com a vida.

A Preocupação do Espírito Santo (15:8a)

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma…”

- A mulher perdeu a dracma em sua casa. As casas dos pobres eram muito escassas no Oriente e havia apenas uma porta e nenhuma janela. Era mais fácil assim manter o calor no inverno e manter o calor fora no verão; no entanto, isso deixava as casas muito escuras. A maioria das casas não tinha piso, então a palha era colocada no chão de terra e trocada com frequência.

- As dez dracmas de prata provavelmente faziam parte do dote da mulher, e ela provavelmente usava a prata em volta da cabeça como uma bela faixa. As dracmas não valiam muito em valor monetário. Elas seriam avaliadas hoje em cerca de R$ 36,67 cada, ou R$ 366,67 ao todo, e representavam cerca de dez dias de salário. As dracmas, no entanto, tinham grande valor sentimental para essa mulher e eram preciosas para seu coração. Por algum motivo desconhecido, essa mulher perdeu uma dessas dracmas.

- A dracma perdida representa o pecador não salvo que está perdido. O homem em seu estado natural não salvo é de pouco valor, inútil e insignificante. Deus não perderia nada e não sentiria nenhuma grande perda se Ele destruísse a raça humana, porque todos os homens são rebeldes para com Deus e indiferentes àquele que os criou. O homem pecador tem muito pouco valor, muito pouco utilidade. MAS quando Deus começa a buscar e salvar um pecador, quando Deus começa a se mover na vida de um pecador para redimi-lo por meio da morte do Senhor Jesus Cristo, essa pessoa assume um valor infinito na mente do Deus Todo-Poderoso. Deus tem um interesse pessoal naquele indivíduo de modo a torná-lo precioso aos olhos de Deus.

- Nossa esperança para a humanidade é que Deus salve os pecadores; isto é, Ele pegará homens de pouco valor e os tornará valiosos por meio da morte do Senhor Jesus Cristo. Então os homens se tornarão importantes porque estão ligados ao Cristo Vivo.

- Muitas pessoas hoje, especialmente nos círculos intelectuais, pensam que o homem é apenas um animal, apenas uma máquina e vítima de um processo determinístico. Isso é verdade se não houver um Deus pessoal e não houver redenção em Cristo. Todas as filosofias humanas que veem o homem como vítima de um sistema mecanicista o fazem porque repudiaram a ideia de um Deus pessoal. Se a redenção é verdadeira (e é), se existe um Deus real e se esse Deus busca e salva pecadores, então o homem assume um valor tremendo.

- O homem está perdido, sem valor e sem utilidade. Ele não tem propósito e nenhum significado para a vida; ele está confuso e frustrado com a vida e o além. Por quê? Porque ele é um pecador e porque mesmo como um pecador ele ainda retém a imagem de Deus estampada em sua vida, mesmo que ela tenha sido terrivelmente manchada pelo pecado. As dracmas de prata romanas estavam todas estampadas com a imagem do imperador romano e, portanto, todo pecador ainda está estampado com a imagem de Deus. A imagem de Deus que foi manchada na queda pode ser restaurada pela obra redentora de Cristo. Cristo pode restaurar nossa imagem perdida e podemos nos tornar valiosos para Deus como Seu povo redimido.

O Trabalho do Espírito Santo (15:8b)

“...não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?”

- A mulher entrou em atividade para encontrar a dracma perdida e ela não mede esforços para encontrá-la. A primeira coisa que essa mulher fez foi acender uma lâmpada para que a dracma fosse iluminada e exposta. Ela sabia que estava trabalhando na escuridão, e a luz era necessária para expor a dracma.

- Posso sugerir que a luz é a luz do evangelho de Cristo - as boas novas de que Jesus Cristo salva pecadores. A verdade sobre a obra salvadora de Cristo é encontrada nas Sagradas Escrituras.

“Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).

- Quando o Espírito Santo começa a buscar e salvar um pecador, Ele não o faz à parte do evangelho de Cristo, mas por meio dele. Ele ilumina uma pessoa com as verdades da Palavra de Deus. Uma pessoa pode ouvir o evangelho pela primeira vez e pode não responder de forma alguma; ele pode ouvir uma segunda vez e não mostrar interesse. Ele pode parecer totalmente indiferente depois de ter sido exposto cinquenta vezes. A pessoa pode não responder por dias, semanas, meses ou anos. No entanto, durante este tempo de rejeição, Deus pode estar usando o evangelho como uma luz para iluminar essa pessoa para a verdade. A pessoa pode começar a ver e lutar com a verdade de quem é Jesus Cristo e o que Ele veio fazer em Sua morte.

- A segunda coisa que essa mulher fez foi varrer a casa. Ela cuidadosamente e tediosamente varreu o chão em busca da dracma perdida. Ela removeu a mobília, descobriu tudo e olhou em cada canto e recanto. Ela desnudou tudo para expor a dracma.

- Eu acredito que esta é uma imagem da obra de convencimento do Espírito Santo. “E quando ele vier (O Espirito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Uma das principais obras do Espírito Santo é convencer os homens das verdades do evangelho. A convicção deve vir ao pecador para que haja verdadeira salvação. O Espírito Santo vai convencer os homens do pecado, da justiça e do juízo. Esse trabalho de convencimento pode continuar por muito tempo depois que a pessoa é exposta ao evangelho.

- O Espírito trabalha de tal maneira que a pessoa começa a expor sua vida, a ser transparente sobre si mesma e a avaliar honestamente sua condição espiritual, o que não é uma coisa fácil de fazer. Pode haver rebelião grosseira contra o evangelho, ou um desprezo silencioso de Cristo e do cristianismo como algo que é uma muleta religiosa para senhoras idosas e homens. Uma pessoa pode se rebelar racionalizando que o cristianismo não é intelectualmente aceitável no século vinte e um ou que isso limitará seu estilo de vida livre. Uma pessoa pode lutar contra o evangelho e se afastar de sua responsabilidade pessoal e compromisso com Jesus Cristo por um longo período de tempo.

- Algumas pessoas ouvem o evangelho uma ou duas vezes e respondem a ele, mas a maioria das pessoas o ouve por um longo período de tempo, luta contra ele e até mesmo o amaldiçoa antes de realmente curvar sua vontade ao Cristo ressurreto e soberano. É perfeitamente normal que as pessoas lutem contra a obra de convencimento do Espírito Santo.

- Uma das maiores movimentações de Deus em toda a história foi durante o Grande Despertar na América no século XVII. O Grande Despertar trouxe um tremendo reavivamento do Cristianismo. Durante este período, houve uma poderosa obra de Deus em convencer os homens de seus pecados. Homens foram abatidos nos campos, carregados de convicção. As mulheres não conseguiam dormir à noite porque um sentimento avassalador de culpa tomava conta de suas almas. As crianças não conseguiam se concentrar em seus estudos na escola porque perceberam sua condição pecaminosa diante de um Deus santo. Não foi a pregação em si que produziu essa grande convicção, pois os pregadores não eram tão bons, mas foi a obra soberana do Espírito Santo enquanto o evangelho era pregado. As pessoas durante anos foram expostas ao evangelho e foram iluminadas sobre Cristo, mas não foram salvas. Eles haviam ficado frios e indiferentes ao Cristianismo, mas então Deus varreu, trouxe convicção e salvou vários milhares para Si mesmo.

- A terceira coisa que a mulher fez foi procurar diligentemente a dracma perdida. Ela procurou com o minuciosos esforços e pensou muito em como proteger a dracma.

- Isso ilustra a obra de busca do Espírito Santo. Ele sonda o coração de uma pessoa; Ele examina a alma e a mente do pecador rebelde para trazê-lo a um relacionamento salvador com Jesus Cristo. “Ninguém pode vir a mim (Cristo), se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44). O Espírito Santo não apenas busca, mas atrai o pecador convicto e esclarecido. O Espírito pode atrair através do ouvir a Palavra pregada, através da repreensão de um amigo, através da leitura da Bíblia, mas o processo de atração se torna mais óbvio através das circunstâncias. O Espírito Santo cria circunstâncias na vida de uma pessoa que, em última análise, farão com que a pessoa queira vir a Jesus Cristo e aceitá-Lo como Senhor e Salvador. Por meio desses processos de atração, o indivíduo começa a enfrentar sua condição pecaminosa, sua perdição e sua potencial destruição eterna se não se voltar para Cristo.

- O pecador não salvo sob a obra de convencimento e atração do Espírito Santo tem um tremendo cabo de guerra acontecendo dentro dele. O Espírito Santo está dizendo a ele para aceitar a Cristo como Deus e Salvador, e outra coisa está dizendo a ele para seguir seu próprio caminho independente e ser seu próprio deus. Este é um conflito tremendo no homem a quem Deus está convencendo e atraindo para si.

- Sei que a convicção do pecado deve preceder a salvação porque foi assim que aconteceu em minha vida. Fiz uma profissão de fé em Cristo e desempenhei o papel de cristão. Porém, eu não fui salvo e minha vida não foi mudada, pois eu tinha uma vida secreta cheia de rebelião a Deus e pecado. Em meu primeiro ano, uma noite, depois de ter sido exposto ao evangelho e repreendido por um novo cristão, fui submetido à obra de convencimento do Espírito. Eu sabia que era pecador. Eu senti minha perdição. Senti que, se morresse naquela noite, iria para a condenação eterna. Eu lutei e lutei com minha decisão de aceitar a Cristo. Eu não pude dormir. Eu me entreguei. Eu mudei. Comecei a suar frio. Essa convicção durou quase vinte e quatro horas e então me ajoelhei ao lado da minha cama na minha casa (sozinho) e recebi Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Essa foi a minha hora abençoada de salvação e louvo a Deus por isso.

- A quarta e última coisa que a mulher fez foi procurar até encontrar a dracma. Ela não desistiu da busca e encontrou a dracma.

- Por aplicação, vemos que o Espírito Santo nunca para de buscar os eleitos de Deus. Ele procura e procura até trazer cada um dos eleitos de Deus ao Salvador. O pecador pode se rebelar, lutar, ficar com raiva, tornar-se argumentativo, colocar todos os tipos de mecanismos de defesa e até mesmo fugir de Deus, mas o Espírito Santo vai pegar os eleitos de Deus.

- Um sinal muito encorajador é a rebelião ao evangelho quando as pessoas o ouvem pela primeira vez. Isso mostra que Deus os está convencendo. Eles estão lutando contra sua pecaminosidade e sua necessidade de se comprometer com Cristo. Se as pessoas simplesmente amam o evangelho que você está dando a elas, você não está dando a elas o verdadeiro evangelho de Cristo, porque os homens devem ser convencidos de sua pecaminosidade e perdição antes de fugir para o Salvador. O evangelho, quando verdadeiramente pregado, é acompanhado pela obra do Espírito Santo, e homens e mulheres, meninos e meninas, ficam sob convicção. Esta é a reação que desejamos. Não queremos que as pessoas fiquem felizes com o evangelho até que vejam a necessidade de um Salvador. Elas devem enfrentar seus pecados e perdição e dar tempo ao Espírito Santo para atraí-los ao Salvador.

O Sucesso do Espírito Santo (15:9)

“E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido”

- A mulher reuniu todas as suas amigas e vizinhas para dizer-lhes que a dracma perdida foi encontrada. Você pode imaginar a emoção entre essas mulheres.

Observe atentamente que a mulher diz: "achei a dracma"

- O Espírito Santo encontra o pecador perdido. Não é o pecador perdido que encontra o Espírito Santo. É o Espírito Santo quem toma a iniciativa de salvar o pecador rebelde. O que torna o Cristianismo diferente de todas as religiões do mundo? Uma coisa muito óbvia é que o Cristianismo é a única religião no mundo que diz que você não pode fazer nada para ser salvo. Deus deve salvar uma pessoa puramente por Sua graça. O Cristianismo diz que Deus busca o pecador, Deus atrai o pecador e Deus salva o pecador, e isso é sobrenaturalismo do começo ao fim. Todas as outras religiões dizem que o homem deve fazer algumas boas obras para ser aceito por Deus.

- Em nenhuma outra religião em todo o mundo alguém chega a conhecer a Deus como Aquele que em Seu amor busca a pessoa perdida para salvá-la por Sua graça. Nos escritos de outras religiões, vemos como o homem busca e anseia por Deus, mas na Bíblia vemos como Deus em Cristo busca o homem para salvá-lo para o tempo e a eternidade. Porque o Salvador pagou com Seu precioso sangue pela redenção do homem, cada alma tem um valor infinito aos olhos de Deus e o caminho para o trono da graça está aberto para todos que desejam entrar.

A Alegria do Espírito Santo (15:10)

“Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende”

- O Espírito Santo, com todos os membros da Trindade, experimenta uma grande alegria. Esta não é a alegria dos anjos em si, mas é a alegria de Deus quando Ele traz um pecador a Si mesmo. Deus se alegra com alegria exuberante e isso, por sua vez, faz com que todas as hostes angelicais se regozijem com ele. Essa parábola nos diz que Deus obtém grande lucro com a conversão de um pecador.

- Deus se alegra com o pecador que se arrepende. Observe cuidadosamente que Deus convence, Deus procura, Deus atrai e Deus encontra, mas Deus não se arrepende pelo pecador. Deus chama para a salvação, mas Deus não responde a esse chamado para o pecador. Deus não se arrepende; é o homem que deve se arrepender. Este é o mistério maravilhoso, mas desconcertante, entre a obra soberana de Deus e a responsabilidade humana do homem de se arrepender. Se o homem se arrepender e crer em Cristo, ele será salvo. “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13). Se ele mudar de ideia sobre o pecado, Deus e Cristo, ele será trazido para a família redimida de Deus. No entanto, a Bíblia deixa muito claro que se um homem se arrepende é porque Deus estava trabalhando no pecador para trazê-lo àquele lugar. Se alguém deseja ser salvo, ele será salvo. Este é um mistério que nenhum de nós pode compreender completamente, mas parece ser o ensino claro das Escrituras.

Conclusão

- Se você está sem Cristo, tenho boas notícias para você. Você não precisa se desesperar ou pensar que está além da possibilidade de salvação, mesmo que se considere o maior dos pecadores. Enquanto você estiver respirando e consciente, haverá esperança para sua salvação. Enquanto Deus existir, existe a possibilidade de você ser salvo. Se Deus em graça mover sobre você e você se arrepender, você será salvo. Deus salva as pessoas mais rebeldes e o faz porque é Deus.

- Minha esperança para sua salvação não está em sua própria habilidade de se voltar para Cristo, mas minha esperança está no Deus que existe, que realmente é. Este Deus pode e move nos corações, mentes e vontades dos pecadores para trazê-los ao lugar de arrependimento. Nunca desistirei da sua salvação porque sei que o Deus onipotente é capaz de trabalhar sobrenaturalmente para levá-lo a Cristo.

- Onde você está, pecador? Deus usou essa mensagem para tocar sua consciência? Deus está atraindo você? Deus está procurando você? Você realmente se arrependeu? Você mudará de ideia sobre o pecado, Deus e Cristo? Lembre-se, Deus se alegra com cada pecador que realmente se arrepende, e Ele está esperando que você responda ao Seu chamado e receba Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem