Saia da Sujeira do Mundo. Não se Contamine

Saia da Sujeira do Mundo. Não se Contamine
Texto: Sofonias 3:1-2

“Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora! Não escuta a voz, não aceita a correção, não confia no Senhor, nem se aproxima do seu Deus”

Introdução: Você não pode brincar na sujeira do mundo e ficar surpreso por ter sido contaminado pela sujeira do mundo. Você vai se sujar se você se jogar na sujeira. Isso é o que Deus está ensinando no versículo que lemos. Deus disse que Jerusalém havia se tornado “imunda e contaminada”.

As ações dos judeus foram resultado direto da sujeira que eles permitiram em suas vidas. No entanto, o que fez com que os judeus se tornassem “imundos e contaminados”? Deus mostra quatro coisas que eles fizeram que os levaram a entrar no monte de sujeira do mundo que você deve evitar.

Primeiro, Jerusalém Não Obedeceu à Voz do Senhor. V. 2a

“Não escuta a voz...”

- A desobediência direta dos judeus os levou a brincar na sujeira do mundo. Você não pode esperar fazer o certo quando não está obedecendo à voz de Deus em sua vida. Qual é a voz de Deus? Sua voz é Sua Palavra. Sua voz é a pregação do homem de Deus. Se você não gosta de pregar ou ler a Palavra de Deus, é porque a sujeira do mundo fez com que você desprezasse a voz de Deus.

- Você não vai desprezar quando Deus fala se você não estiver na sujeira do mundo. É desconfortável ouvir Deus falar com você por meio de Sua Palavra e por meio da pregação enquanto você está sujo por brincar na sujeira do mundo. Se você sair da sujeira do mundo e se limpar, vai descobrir que vai gostar de ouvir a voz de Deus por meio de Sua Palavra e pregação.

Em Segundo Lugar, Jerusalém se Tornou “Imunda e Contaminada” Por Não Receber Correção. V. 2b

“...não aceita a correção...”

- Deus enviou Seus profetas para profetizar contra eles, mas eles rejeitaram a mensagem do profeta e, muitas vezes, prenderam o profeta ou o mataram.

- Uma das posições mais perigosas em que você pode se colocar é nunca receber correção. Todos em algum ponto devem ser corrigidos porque todos ainda são pecadores.

- Quando você despreza e rejeita a correção que Deus envia em seu caminho através das autoridades em sua vida ou através da pregação do homem de Deus, você rapidamente se verá sujo pela sujeira do mundo.

Terceiro, Jerusalém se Tornou “Imunda e Contaminada” Por Não Confiar no Senhor. V. 2c

“...não confia no Senhor”

- Confiar em qualquer coisa ou em qualquer outra pessoa que não seja o Senhor só fará com que você seja manchado por aquele em quem você confia.

- Você não pode confiar no governo colocando-o acima de Deus para suprir suas necessidades e não se sujar com seu pensamento poluído.

- Você não pode confiar em educadores mundanos em vez de Deus e não esperar que seus pensamentos ímpios e mundanos não manchem seu processo de pensamento e valores.

- Meu amigo, Deus deve ser o ÚNICO em quem você confia. Quando você confia em Deus, seus valores na vida e no processo de pensamento refletirão os valores de Deus.

Quarto, Jerusalém se Tornou “Imunda e Contaminada” Por Não se Aproximar de Deus. V. 2c

“...nem se aproxima do seu Deus”

- Se você não está se aproximando de Deus, de quem você está se aproximando? Ou você está se aproximando de Deus ou está se aproximando do mundo. Não há meio-termo.

- Quanto mais perto você se aproxima de Deus, mais longe você ficará da sujeira do mundo de pensamentos e vidas imundos.

- Quanto mais você se afasta de Deus, mais fundo você vai entrar na pilha de sujeira do mal, injustiça e vida suja do mundo.

Conclusão 

Deixe-me perguntar, você está sujo por brincar na sujeira do mundo? Saia da sujeira do mundo e chegue perto de Deus; esta é a única maneira de evitar que Deus tenha que corrigi-lo para que você possa se arrepender e se limpar.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem