A Parábola do Rico Insensato

A Parábola do Rico Insensato
Texto: Lucas 12:13-21

Introdução: Qual é o maior de todos os pecados? É um assassinato? É adultério? É mentir? É inútil tentar determinar o maior pecado porque todos os pecados, grandes e pequenos, são abomináveis ​​para um Deus santo. No entanto, acho que é seguro dizer que um dos pecados mais sutis e desagradáveis ​​para Deus é o pecado da ganância ou da cobiça. Este é um dos pecados mais comuns e que o coração humano está muito propenso a cometer.

A ganância é o que fez com que os anjos se rebelassem e seguissem Satanás, pois eles não estavam contentes com seu primeiro estado. A cobiça estava na base do pecado de Adão e Eva, pois eles não estavam contentes e satisfeitos com o que Deus havia planejado para eles no Jardim do Éden. O desejo por coisas e poder tem sido a causa básica da miséria e infelicidade na terra. Guerras, brigas, contendas, divisões, disputas, ciúmes e ódio de todos os tipos podem ser atribuídos à origem da ganância.

No Brasil hoje, vemos o pecado da ganância ou cobiça mais claramente na área do materialismo. O desejo de dinheiro para ganhar coisas explorou as pessoas, estuprou nossa nação ecologicamente e destruiu milhões de indivíduos. No Brasil hoje, sua maldição é a ganância, seu ídolo é o dinheiro e seu deus é o materialismo. Esse espírito cobiçoso assume muitas formas, e a parábola do rico insensato fala diretamente sobre a nossa situação hoje em dia.

O Cenário (12:13-14)

“Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança”

- Um ouvinte na multidão a quem Jesus estava falando pediu ao Senhor para lidar com um assunto mundano e temporal que o estava incomodando. Este ouvinte anônimo provavelmente tinha uma vaga ideia de que Cristo iria estabelecer um reino neste mundo e reinar sobre a terra; portanto, ele pensava que Cristo tinha autoridade para resolver o problema de dividir uma herança.

“Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?”

- O Senhor Jesus sabia o que havia no coração desse homem e sabia que os motivos desse homem não eram puros, pois ele estava cheio de a ânsia por dinheiro. Jesus tinha ensinado verdades espirituais e este homem queria que ele tratasse de assuntos carnais e mundanos. Ele recusou abruptamente o pedido do homem porque toda a sua motivação e sistema de valores eram baseados na ganância.

- Cristo conhece o coração de uma pessoa e vê através de nossa superficialidade e farsa materialista. Não podemos esconder a ganância e o desejo pelas coisas do Cristo onisciente.

O Princípio (12:15)

“E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça”

- Usando o exemplo deste homem muito ganancioso, Cristo disse à multidão para tomar cuidado com a ganância em toda e qualquer forma que pudesse tomar, tanto neles como nos outros.

- Os homens devem ser advertidos contra a ganância, pois a maneira como alguém lida com a luxúria pelas coisas em sua vida tem consequências eternas.

“porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui”

- Nosso Senhor fez uma declaração profunda de que a vida não consiste em coisas; a existência é mais do que materialismo. Na verdade, a vida real não tem nada a ver com posses.

- Cobiça é loucura. Nenhum homem goza de verdadeira felicidade, descanso para sua alma ou paz, nem encontra o verdadeiro sentido da vida na posse de coisas. O homem não pode viver apenas de pão porque foi criado para viver na dependência de Deus. O homem não foi feito para acumular grandes riquezas per se, mas para glorificar a Deus e desfrutá-Lo para sempre. A resposta para a vida não está nas posses, mas na pessoa de Cristo, não nas riquezas, mas na regeneração!

- Somente o homem que conhece a Deus pode dizer: “... porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre” (Filipenses 4:11). Apenas um cristão se submete aos propósitos soberanos de Deus. Um verdadeiro cristão sabe que, se tiver apenas alguns bens materiais, provavelmente não seria bom para ele ter muitos. E, se ele tivesse muitos bens terrenos e essas coisas fossem tiradas, ele ainda estaria satisfeito com Cristo.

A Parábola (12:16-20)

V. 16 “Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância”

- Para ilustrar Seu ponto de vista sobre a cobiça, nosso Senhor contou a história ou parábola do rico insensato que pensou que poderia encontrar verdadeira felicidade em abundância terrena, mas que, ao atingir o clímax de sua aquisição de riquezas, foi inesperadamente arrebatado pela morte. Obviamente, esse homem era rico porque suas terras eram muito férteis. Ele deve ter sido um excelente fazendeiro e não há evidências de que ele obteve sua riqueza de forma desonesta. Ele era um agricultor diligente, trabalhador e habilidoso, um homem que se fez sozinho e autossuficiente, que não tinha tempo para Deus em sua vida. Ele não atribuiu nada em sua vida à graça comum de Deus.

- Em nossos dias, não é que a maioria dos homens seja anti-Deus, mas que eles não têm tempo para Deus por causa de suas buscas materialistas. Eles estão muito ocupados com as coisas para pensar em Deus e, além disso, se eles pensarem demais em Deus, eles podem ter que mudar seu sistema de valores e estilo de vida e eles não querem isso porque amam o dinheiro e o prazer que ele traz.

V. 17 “e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos”

- Este homem tinha tanta produção de suas terras que não sabia o que fazer com todas as suas safras. Observe cuidadosamente que o processo de raciocínio desse homem era totalmente secular, de modo que sua mente estava completamente em conspirar e planejar como ganhar mais dinheiro. Todo o seu ser era materialisticamente orientado.

- Quanto mais dinheiro aumenta, mais tempo se pensa a respeito. Existe um sentido real em que a riqueza torna a vida de uma pessoa mais complicada e complexa porque ela está sempre tentando descobrir como poupar e gastar, ou, como dizemos hoje, "Como ganhar dinheiro com dinheiro". Os ricos têm muitas preocupações sobre o que fazer com o que possuem e como devem dispor disso. Na maioria das vezes, a posse de coisas produz um desejo insaciável por mais. Sabemos que muito mais homens ricos cometem suicídio do que pessoas pobres, por causa das pressões da ganância.

V. 18a “Disse então: Farei isto...”

- As posses deste homem rico o levaram a uma viagem do ego, e o grande “eu” se tornou o centro de sua vida - “Isto é o que devo fazer”. Não há absolutamente nenhum pensamento de Deus em sua vida e ele sentiu que era o senhor de sua própria vida; ele era um homem autossuficiente e feito por si mesmo. Por ser rico, esse homem provavelmente era culto, educado e muito respeitado pela maioria. Ele era um cara legal, mas totalmente secular.

V. 18 “derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens”

- Observe com muito cuidado a ganância sutil deste homem - meus celeiros, meus grãos e meus bens. Ele não considerava suas posses como algo emprestado a ele por Deus para ser usado com sabedoria para os propósitos de Deus. Pelo contrário, ele sentia que tudo lhe pertencia exclusivamente e tinha o monopólio de todos os seus bens para serem usados ​​para seu próprio prazer, gozo e glória.

- Amigo, você já se perguntou três perguntas básicas sobre dinheiro; "De onde veio? Por que foi dado? O que devo fazer com ele?”. Este rico insensato, como tantos ricos insensatos dos dias modernos, nunca respondeu a essas perguntas, exceto em um nível humano, e nunca viu Deus por trás da aquisição de toda e qualquer riqueza.

V. 19 “e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te”

- Este rico tolo realmente acreditava que dinheiro, posses e materialismo eram a essência da segurança Sua riqueza trouxe-lhe uma segurança carnal e falsa porque ele perdeu o verdadeiro sentido da vida, que é espiritual. Este homem adquiriu grandes tesouros nesta vida, mas ao fazer isso ignorou sua responsabilidade para com Deus e a realidade da próxima vida. Ele era um materialista por completo e cada pensamento era voltado para tornar-se feliz nesta vida pela gratificação da carne.

- Hoje as pessoas pensam que chegaram ao êxito quando podem viver uma vida boa. A boa vida de luxo e ócio traz uma falsa segurança aos homens e eles pensam que não precisam de Deus. A segurança financeira embala os homens para dormir e endurece suas consciências para Deus.

V. 20 “Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

- Quando este homem atingiu o zênite da autossatisfação e absorção nos assuntos materiais, Deus falou com ele e exigiu sua alma na morte. Justamente quando ele pensou que tinha feito isso, a morte acabou com tudo pelo que ele havia trabalhado como um ser humano trabalhador. Esse rico insensato não havia levado em consideração a possibilidade de morte e, muito pior, de que prestaria contas a Deus. Este homem era um tolo. A palavra "insensato" significa "sem mente, sentido ou compreensão". Ele viveu como um homem que pensava que desfrutaria das posses terrenas para sempre, mas como ele estava errado. Ele viveu como se não houvesse morte, nenhum julgamento e nenhum mundo por vir. Ele era sincero, mas estava sinceramente errado. Ele escolheu viver como um materialista e ignorar Deus, então na morte ele perdeu sua alma e enfrentou a ira de um Deus furioso que o condenou para sempre. Este rico tolo deixou este mundo mais pobre do que o mais pobre mendigo.

- Oh, quantas pessoas há neste mundo, pessoas sinceras, pessoas boas, que são materialistas. Seu objetivo na vida é ganhar dinheiro, posses e fama. Eles pensam que são mestres de seus próprios destinos, mas não são. Deus um dia os abaterá com a morte. A ironia de tudo isso é que eles não serão capazes de levar uma partícula de suas riquezas consigo para a eternidade, e suas riquezas, que consideravam uma bênção, são na verdade uma maldição. Homens são insensatos!

- É muito difícil para um rico ser salvo, porque o dinheiro coloca diante dele muitas tentações sedutoras e ele pensa que dinheiro é segurança. É difícil para um homem rico ser salvo, mas não é impossível!

“E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Então os que ouviram isso disseram: Quem pode, então, ser salvo? Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lucas 18:24-27).

- Os homens costumam dizer: "Prefiro ser rico do que pobre!" Humanamente falando, isso é verdade, pois a pobreza tem muitas desvantagens. No entanto, as riquezas destroem mais almas do que a pobreza jamais destruiu ou destruirá!

V. 20b "...e o que tens preparado, para quem será?"

- Quando um materialista morre, ele não apenas perde sua alma, mas não tem garantia de que seu dinheiro será usado da maneira que ele quer. A ganância costuma ser um forte motivo para se herdar dinheiro, e aqueles que o herdam muitas vezes são destruídos. Muitas pessoas, se pudessem ter visto antes da morte o que teria acontecido com seu dinheiro e seus efeitos sobre os outros, nunca o teriam deixado.

A Moral (12:21)

V. 21a “Assim é aquele que para si ajunta tesouros...,”

- O fim fatal de um materialista é o inferno. Por quê? Porque um materialista nunca aprende que Cristo, a vida eterna e a graça são as únicas posses duradouras. Somente as coisas eternas têm valor eterno!

V. 21b “e não é rico para com Deus”

- Aqui está a chave. Um homem espiritual é rico para com Deus e acumula tesouros no céu e na terra. Como alguém se torna rico para com Deus? Confiando em Jesus Cristo para a salvação. “Porque vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que embora fosse rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza se tornasse rico” (II Coríntios 8:9). Cristo morreu para tornar os homens espiritualmente ricos e dar-lhes o verdadeiro sentido da vida. Quem é o homem verdadeiramente rico? O homem que é rico em graça, que é rico em fé e que é rico em boas obras. O homem que está em Cristo, cujo nome está inscrito no livro da vida e é herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo, este é o homem rico! Seu tesouro é incorruptível. Seu banco nunca quebra. Sua herança nunca desaparece. O diabo não pode roubar suas riquezas espirituais dele. O homem não pode privá-lo dessas riquezas espirituais. Nem mesmo a morte pode arrebatar as riquezas espirituais do cristão.

“Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus” (I Coríntios 3:21-23).

- Para que eu não seja mal interpretado, esta parábola não condena a posse de bens materiais, mas o que ela condena é uma atitude cobiçosa e carnal com relação às riquezas terrenas, a confiança no materialismo em vez de Deus, e uma falha em reconhecer que todos os bens materiais são um presente de Deus. “Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” (I Coríntios 4:7). Deus opta por dar riqueza a alguns cristãos e deseja que eles desfrutem dessa riqueza de todas as maneiras que O glorificam, desde que receba o primeiro lugar em suas vidas.

“manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida” (I Timóteo 6:17-19).

- A terra é do Senhor e sua plenitude, e Deus deseja que os cristãos usem o mundo, mas não abusem dele. Não são as riquezas que Deus condena, mas nossa atitude para com elas. Não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, mas o amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males.

- Se Deus lhe deu dinheiro, você deve usá-lo sabiamente para ele. Com a riqueza, vem uma maior responsabilidade para com Deus. O dinheiro fez com que muitos se desviassem da fé, e o dinheiro obviamente faz com que os cristãos tenham tentações mais materialistas. Cuidado com a ganância; pode destruir seu relacionamento com Cristo!

Conclusão

Para você sem Cristo, tenho apenas uma palavra para você. As posses mundanas nunca preencherão a fome espiritual de sua alma. A riqueza à parte de Cristo torna a pessoa frustrada, miserável e infeliz. Santo Agostinho disse há muitos anos: “Nossos corações estão inquietos, ó Deus, até que encontrem seu descanso em Ti”. Somente aqueles que são ricos em Cristo encontraram a verdadeira resposta para a vida, pois estão vivendo para Deus, para quem foram originalmente criados.

O mundo chama os homens ricos e poderosos de espertos, prudentes e sábios, mas Deus os chama de insensatos se construíram uma vida à parte de Cristo. Eles obtiveram sucesso terreno e perderam suas almas. "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36) Se você está confiando em qualquer uma de suas riquezas para ir para o céu, você é um insensato! Se você está confiando em sua cultura, que o dinheiro lhe deu para levá-lo ao céu, você é um insensato! Se você está confiando em sua educação, que o dinheiro comprou, para levá-lo ao céu, você é um insensato!

Somente Cristo pode torná-lo espiritualmente rico e levá-lo para o céu. Se você está confiando em qualquer coisa ou em alguém que não seja Jesus Cristo para levá-lo ao céu, um dia, na hora marcada para a sua morte, Deus chamará por sua alma e lhe dirá: “Seu insensato! Seu insensato! Seu insensato!"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem