A Parábola do Filho Pródigo

A Parábola do Filho Pródigo
Texto: Lucas 15:11-32

Introdução: Por que é que nos círculos cristãos tendemos a exaltar a pessoa que foi convertida a Cristo por causa de uma vida muito pecaminosa de drogas ou bebida ou prostituição ou jogo e tomamos como certa a conversão da pessoa que tem um passado sem intercorrências e é apenas culpada de mentir, trair, preguiça, desrespeito, roubo ou o que seja? Fazemos isso porque, como homens pecadores, temos um pendor para o sensacionalismo e, de alguma forma, pensamos que algumas conversões são mais importantes do que outras.

A Parábola do Filho Pródigo fala diretamente sobre essa situação. Esta parábola é sobre dois filhos e olha para a salvação da perspectiva divina. Esses dois filhos eram personalidades completamente diferentes. Aparentemente, o filho mais velho foi salvo em tenra idade e teve uma vida muito fiel e obediente, e o filho mais novo foi salvo mais tarde, após uma vida devassa. Essa parábola nos diz que Deus tem um plano para a salvação de Seu povo. Só Ele conhece o início e o fim e, portanto, sabe quando e como Seu povo será salvo. Cada conversão é importante e preciosa para Deus.

I. A Sutileza do Pecado (15:11-13)

V. 11-12 “Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca...”

- O filho mais novo queria sua herança mais cedo e de acordo com a lei judaica, isso era perfeitamente permitido se o pai consentisse. Aparentemente, esse jovem sentiu que se pudesse conseguir esse dinheiro, que era uma soma considerável, ele ficaria feliz. Ele estava convencido de que se pudesse viver como quisesse e fazer o que quisesse, poderia encontrar o verdadeiro significado da vida. Ele acreditava sinceramente que o dinheiro era a chave para a felicidade.

- No entanto, sabemos que o dinheiro nunca faz ninguém feliz. Quanto mais dinheiro alguém ganha, mais ele quer e quanto mais ele quer, mais ele deseja. O desejo por dinheiro é um círculo sem fim.

V. 12c "Repartiu-lhes, pois, os seus haveres"

- O pai ficou com a herança do filho mais velho e deu ao filho mais novo seu dinheiro.

V. 13a “Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante

- Esse filho rebelde se afastou o máximo possível do pai. Ele sabia que a distância tornaria impossível para o pai ter qualquer vínculo com ele e ele estaria livre para viver isso. O jovem foi criado em um lar que honrava a Deus, mas ele não só não queria laços físicos com seu próprio pai, como também não queria laços espirituais. O desejo pelo pecado o levou a abandonar sua herança espiritual.

- Como isso ainda é verdade hoje. Os filhos, ainda não convertidos, frequentemente perdem a influência cristã no lar. Quando saem dos pais e de casa, enlouquecem e abandonam sua herança espiritual. Portanto, eles se distanciam de seus pais e se afastam de Deus.

V. 13b "e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente"

- O jovem caiu na sutileza do pecado. Ele achava que dinheiro e sexo lhe trariam felicidade. Ele acreditava que o prazer desenfreado lhe traria verdadeira liberdade. Ele realmente acreditava que se tivesse todo o dinheiro que desejasse, todas as mulheres que desejasse e todo o prazer que desejasse, seria feliz. Consequentemente, ele se tornou um homem muito pecador. Ele vivia apenas para o prazer e isso deve ter partido o coração de seu pai. O coração de Deus fica entristecido e irado quando Ele vê a pecaminosidade dos homens.

II. A Miséria do Pecado (15:14-16)

V. 14a “E, havendo ele gastado tudo...”

- Ele gastou até o último centavo que tinha com mulheres, bebida e jogos de azar. Ele comia a melhor comida e usava as melhores roupas. Ele desfrutou dos prazeres do pecado por um tempo, até que seu dinheiro acabou.

- Existe um prazer temporário no pecado, mas ele cobra seu preço e nunca traz satisfação.

V. 14b “houve naquela terra uma grande fome”

- Enquanto esse jovem pecador estava fazendo uma obra pecaminosa, Deus estava fazendo uma obra soberana. Deus estabeleceu circunstâncias providenciais para levar este jovem ao fim de si mesmo para que ele visse sua necessidade de arrependimento e voltasse para seu pai.

- Muitas vezes as pessoas, por causa de sua vontade obstinada e coração rebelde, não se arrependem e se voltam para Jesus Cristo a menos que alguma tragédia ou sofrimento caia sobre eles. Até que uma grande crise chegue, eles pensam que podem ir sozinhos, mas quando a providência de Deus os atinge, eles são colocados de joelhos como pecadores.

V. 14c "e ele começou a passar necessidades"

- Ele estava com fome. As circunstâncias levaram este jovem a ver sua necessidade. Não houve apenas a compreensão de uma necessidade física, mas, mais importante, houve o início da compreensão de uma necessidade espiritual.

- Ninguém vem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador até que sinta uma necessidade espiritual em seu coração. A pessoa precisa ver que é um pecador, separado de Deus, sem esperança em si mesmo de se salvar. Até que uma pessoa chegue a este ponto, podemos discutir com ela, implorar que venha a Cristo, chorar diante dela, ou o que seja, mas até que ela veja que é um pecador sob a ira de Deus, ela nunca responderá a Jesus Cristo. Ela deve ver uma necessidade espiritual genuína em seu próprio coração antes de aceitar Jesus Cristo.

V. 15a “Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país”

- Esse jovem tinha afundado tanto que se entregou a outras pessoas como escravo. Ele se vendeu para viver. Em um momento ele tinha tudo, mas agora ele não tinha nada. Ele tinha dinheiro, mulheres, vinho e prazer, mas o pecado o afetou. Ele agora se vendeu para ganhar um dinheirinho. Sua liberdade sensual realmente o levou à escravidão.

V. 15b "o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos"

- Alimentar suínos na cultura judaica era o pior trabalho que uma pessoa poderia ter. Era como quem trabalha no esgoto ou é cata no lixo para comer. Era o mais baixo que um homem poderia chegar na cultura judaica. O pecado havia cobrado seu preço e ele estava no fundo do poço. Ele era um alimentador de porcos baixo e sujo!

V. 16a “E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam”

- Ele ainda não tinha descido o suficiente. Ele estava realmente comendo a comida do porco para se manter vivo. Ele estava com tanta fome que faria qualquer coisa para comer. Ele estava caído como um vagabundo em uma derrapagem. Ele estava tão baixo quanto um homem poderia chegar.

- Deus as vezes permite um pecador descer tão baixo quanto ele precisa ir até que ele clame por arrependimento.

V. 16b "e ninguém lhe dava nada"

- Ninguém se importava com este jovem. Alguns meses antes, ele era rico e o assunto da cidade. Ele estava mostrando suas notas de cinquenta, cem e duzentos Reais. As pessoas gostavam dele porque ele tinha grana. Ele tinha amigos porque o dinheiro atrai amigos superficiais. Ele havia caído tanto por causa do pecado que nenhum ser humano poderia ajudá-lo. Ele era uma pessoa desprezível. Nenhuma pessoa poderia ou iria ajudá-lo. Nenhum cartão sobre a existência desse jovem. Ele era um zero.

III. As Maravilhas da Conversão (15:17-20a)

V. 17a “Caindo, porém, em si...”

- Ele começou a ter pensamentos sérios sobre a vida e seu significado. Ele começou a entender onde estava na vida. Deus estava trabalhando e agora o jovem viu que o problema era que ele estava tentando conduzir sua própria vida longe de Deus. Ele percebeu que tinha que mudar ou pereceria.

- Há alguns anos, conversei com uma jovem que estava no primeiro ano da faculdade. Ela levava uma vida muito sexualmente depravada, mas havia se tornado cristã. Quando ela estava no auge de seu pecado, ela chegou à conclusão de que estava arruinando sua vida e se ela não se controlasse consigo mesma e com Deus, logo estaria andando pelas ruas como uma prostituta. Ela se arrependeu e se voltou para Cristo para salvá-la de sua vida imoral. Hoje ela é uma cristã radiante.

V. 17b “Ele disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!”

- Seu primeiro pensamento foi enfrentar sua necessidade física de fome, mas seu verdadeiro problema era espiritual. Ele tinha um problema de pecado que precisava ser resolvido. Ele estava onde estava por causa da rebelião espiritual em seu próprio coração.

V. 18a “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai”

- Ele finalmente entendeu o problema e viu que era o grande “eu” que tinha que mudar. Ele só poderia resolver seu problema físico enfrentando seu problema espiritual. Seu verdadeiro problema era que ele se rebelou contra seu pai terreno e seu Pai Celestial. Ele teve que se humilhar, engolir seu orgulho e voltar para seu pai depois de desperdiçar sua herança, arruinar o nome da família e abandonar toda a sua família.

- Os pecadores devem se humilhar e engolir seu orgulho e admitir que não podem salvar a si mesmos. Até que se humilhem, eles nunca serão salvos.

V. 18b “e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti”

- Ele finalmente percebeu que havia pecado contra seu pai e contra Deus.

- Quando um homem se arrepende e se converte, ele muda de ideia sobre o pecado, Deus e Cristo. Um pecador deve ver que ele pecou contra Deus. Ninguém jamais se arrependerá verdadeiramente até que veja que pecou contra Deus e somente Deus. Um pecador deve perceber que ele quebrou a santa lei moral de Deus e está sob a ira de Deus por causa de sua desobediência e está indo para o inferno. Até que um pecador veja isso, ele nunca mudará verdadeiramente de ideia sobre sua vida pecaminosa atual e receberá Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Lembre-se de que toda desobediência e rebelião são, em última análise, contra Deus!

V. 19 “já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados"

- Este jovem não era mais arrogante e orgulhoso, mas foi humilhado no pó. Ele estava disposto a voltar para casa, mesmo que isso significasse ser um servo e não um filho. Ele queria ir para casa porque sabia que era onde realmente pertencia.

V. 20a "Levantou-se, pois, e foi para seu pai"

- Ele sabia que tinha que confessar ao pai se quisesse voltar para casa. Sabemos que ele realmente se arrependeu porque se levantou e fez algo a respeito da situação. Ele não apenas pensou em arrependimento, ele se arrependeu e provou seu arrependimento pela ação de ir até seu pai.

IV. As Glórias da Restauração (15:20b-24)

V. 20b “Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou”

- Isso literalmente diz que ele o beijou uma e outra vez. O pai amava seu filho. Talvez o pai esperasse e vigiasse diariamente por seu filho. O pai pode ter se sentado na varanda e dito: “Talvez hoje seja o dia em que meu querido filho volte”. Dia após dia ele esperava. Então, um dia, ele viu a silhueta de um homem no horizonte. Quanto mais perto o homem chegava, o pai era capaz de ver algumas das características e ele percebeu que era seu filho. O jovem, cheio de culpa, vergonha e medo, moveu-se muito lentamente em direção à casa de seu pai, mas quando o pai viu seu filho, ele correu para ele. O filho hesitante foi recebido por um pai ansioso. Para cada passo que o filho deu, o pai deu dez passadas. Ele sabia que seu filho não voltaria para casa a menos que estivesse verdadeiramente arrependido e mostrasse compaixão ou graça para com ele. Ele correu e abraçou seu filho com choro e alegria, beijando-o repetidamente.

- Esta é uma bela imagem da atitude de Deus para com o pecador arrependido. Não importa o que o pecador possa ter feito antes de ser salvo; não importa o quão profundamente o pecador estava no pecado, Deus corre para derramar sua graça e amor sobre aquele pecador e o aceita quando ele realmente se arrepende. Isso nos mostra como Deus reage a um pecador verdadeiramente arrependido que se humilha e aceita Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Deus deseja que os pecadores se arrependam e está ansioso para que eles se voltem para Cristo.

V. 21 “Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”

- O filho estava tão cheio de culpa e vergonha que disse ao pai que não era digno de ser seu filho. Mas o pai não deu ouvidos ao filho, pois sabia que realmente havia se arrependido e isso era tudo com que o pai realmente se importava.

V. 22 “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lhe, e pode-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés”

- Porque ele se arrependeu e voltou para casa, o pai disse que seu filho deveria receber o melhor tratamento e ser aceito como membro pleno da família.

- A roupa fala do manto da justiça de Cristo que Deus dá a todos os pecadores verdadeiramente arrependidos. O anel era provavelmente um anel de sinete que as pessoas usavam como selo em algo comprado para mostrar a propriedade. Esta pode ser uma imagem do Espírito Santo que sela para o tempo e a eternidade todos aqueles que confiam em Cristo. As sandálias falam de serviço. Mesmo que um pecador tenha desperdiçado tudo e bagunçado sua vida, se ele realmente se arrepender, ainda haverá um lugar de serviço para ele. Deus perdoa, renova e prepara o pecador para servi-lo.

V. 23 “trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos”

- O pai estava tão animado com a volta do filho que queria uma comemoração. Deus fica animado quando um pecador se arrepende e há uma grande celebração no céu entre os anjos e os eleitos de Deus.

V. 24a “porque este meu filho estava morto”

- Este jovem filho estava morto, não no sentido físico, mas no sentido de que estava separado e alienado de seu pai. Ele deliberadamente se separou de seu pai.

- Todos os homens são pecadores e separados de Deus e estão mortos espiritualmente. Eles não têm esperança e estão desesperados e desamparados por causa de sua rebelião.

V. 24b “e reviveu”

- O filho se arrependeu e voltou novamente. Ele agora foi aceito pelo pai. Sua separação se transformou em comunhão; sua alienação transformou-se em aceitação.

- Um pecador que realmente se arrepende tem a vida de Deus nele. Ele não é mais um inimigo de Deus, mas é um amigo; ele não está mais em guerra com Deus, mas está em paz por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Ele tem vida eterna que se encontra apenas em Jesus Cristo e voltou a viver espiritualmente.

V. 24c “tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se”

- Este jovem se perdeu na medida em que se afastou de seu pai por causa de sua rebelião, orgulho e arrogância. Ele estava perdido para si mesmo e para seu pai, mas no momento em que se arrependeu foi encontrado. Ele pertencia a seu pai mais uma vez.

- Um pecador está separado do Pai Celestial. Ele perdeu a direção e o sentido da vida por causa de seu desejo de viver independentemente de Deus. Ele está afastado e alienado de seu Pai Celestial, mas no momento em que se arrepende, ele é encontrado por Deus. Ele não é mais um inimigo do Pai, mas um amigo, e ele está destinado a seu lar celestial, o céu. Lembrem-se, queridos amigos, que Deus perdoa o passado pecaminoso de todos os que se arrependem de verdade e aceita os pecadores porque eles aceitaram Seu Filho, Jesus Cristo.

V. As Complicações da Conversão (15:25-32)

V. 25-26 “Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo”

- Vou sugerir a você que esse filho mais velho era um crente fiel em Jesus Cristo, o Messias. Ele creu desde que era uma criança muito jovem. Ele havia sido fiel a seu pai terreno e ao Pai Celestial desde os primeiros dias. Ele nunca saiu de casa; ele era obediente; ele nunca desperdiçou dinheiro; ele nunca foi culpado de uma vida turbulenta. Ele era um filho muito fiel.

- Eu sugiro que esta é o retrato de um filho que foi criado em um lar cristão e que recebeu Jesus Cristo bem cedo. Ele nunca foi culpado de vida turbulenta ou imoralidade sexual. Ele tinha uma vida relativamente moral e era muito fiel a seus pais e a seu Deus.

V. 27-28 “Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele”

- O filho mais velho ficou com raiva porque estava magoado e com ciúmes da ação do pai para com o irmão mais novo. Esse filho mais novo tinha sido rebelde e odioso, mas quando se arrependeu, o pai tratou-o com generosidade de uma forma que nunca fizera com o filho mais velho e fiel.

- Talvez haja filhos em uma família que foram cristãos fiéis e um dos filhos era rebelde e mundano. Quando aquele filho foi finalmente salvo, muita atenção foi dada a esse filho rebelde, fazendo com que as outras se sentissem excluídas.

- O pai continuou implorando ao filho mais velho para ir à festa porque ele era tão filho e tão importante quanto o irmão mais novo. Em um sentido muito real, o irmão mais velho era mais privilegiado porque ele não havia perdido sua herança ou sido marcado pelo pecado.

V. 29-30 “Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado

- O orgulho do filho mais velho ficou ferido. Ele estava com ciúmes, cheio de hipocrisia e indignado. Observe que ele diz: Este seu filho, não meu irmão, mas “seu filho”. Ele havia renegado seu irmão mais novo. Se a história fosse apenas deixada lá, poderíamos concluir que o irmão mais velho recebeu um tratamento injusto, mas a história não termina aqui.

V. 31-32 “Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado”

- Posso imaginar o pai pegando seu braço e colocando-o em volta do mais velho filho e disse: "Meu filho, você sempre esteve comigo e tudo o que eu tenho é seu"

- Temos a tendência de colocar toda a nossa ênfase no filho que se arrependeu, mas pensamos muito pouco sobre esse filho mais velho e fiel. Pense nos dias, meses e anos que esse filho mais novo esteve longe de Deus. Digamos que o irmão mais novo tinha 25 anos quando realmente se arrependeu. Ele passou pelo menos um terço de sua vida longe de Deus. Digamos que o irmão mais velho tinha trinta e um anos e foi convertido aos seis. Por vinte e cinco anos, o irmão mais velho andou com Deus. Ele tinha um quarto de século sobre o irmão mais novo em assuntos espirituais. Vinte e cinco anos de comunhão com o Senhor; vinte e cinco anos de santificação progressiva. O irmão mais velho conhecia melhor a Palavra de Deus; ele também nunca teve que carregar uma vida pecaminosa em sua vida salva. Quando as pessoas estão mergulhadas em pecado antes da conversão a Cristo, elas são perdoadas de seus pecados e Deus apaga a memória dos pecados de Sua mente, mas esse passado pecaminoso nunca pode ser apagado da mente dos pecadores. Um passado pecaminoso assombra os cristãos até certo ponto todos os dias de suas vidas salvas.

- Isso deve encorajar os jovens que foram criados em lares cristãos que dizem: “Como posso ser um cristão dinâmico? Nunca estive drogado, nunca tive um caso ou bebi demais!”. E daí? Não ter feito essas coisas é uma vantagem. Essas coisas pecaminosas nunca irão persegui-lo e você se ajustará melhor à vida cristã. Contanto que você entenda a graça, você está salvo, quer tenha feito essas coisas grosseiras ou não. Contanto que você saiba que é um pecador e veio para Cristo para salvá-lo, isso é o mais importante.

Conclusão: Onde você está espiritualmente? Você está salvo? Você sabe que seus pecados foram perdoados? Você está confiante de que tem vida eterna e se morresse hoje, iria para o céu para estar com Cristo?

Você está interessado em se tornar um cristão? Se você for, a maneira de se tornar um cristão é admitir humildemente que você é um pecador sob a ira de Deus e se voltar somente para Jesus Cristo para livrá-lo da culpa e da penalidade do pecado. No momento em que você mudar de ideia sobre Cristo e O receber como seu Senhor e Salvador, você será salvo. Os perdidos serão encontrados. Você que estava morto voltará a viver.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem