Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional

Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional
Queridos amigos, por afeição aos noivos, (nome do noivo) e (nome da noiva) nos reunimos para testemunhar e abençoar seus votos mútuos que os unirão em casamento.

Ministro: Quem dá essa mulher a esse homem?

(Pai da noiva: "Sua mãe e eu")

Para este momento, (nome do noivo) e (nome da noiva), trazem a plenitude de seus corações como um tesouro para compartilhar um com o outro. Eles trazem os sonhos que os unem. Eles trazem essa personalidade e espírito que são exclusivamente seus, dos quais crescerão a realidade de sua vida juntos. Mais importante ainda, (nome do noivo) e (nome da noiva) vieram aqui hoje por temor a Deus e em obediência ao Seu mandamento que tem sido desde o princípio:

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Gênesis 2:18-24).

(Nome do noivo) e (nome da noiva), seu amor um pelo outro deve ser um Triângulo Eterno. Deus está no topo e você, como homem e mulher, estão na base do triângulo. Quando ambos estiverem juntos com Deus no topo, vocês nunca estarão separados um do outro na parte inferior.

Vosso casamento deve ser a união de duas vidas - dois corações que batem como um só - tão unidos que andam juntos; trabalham juntos; carregam as cargas uns dos outros e compartilham as alegrias um do outro. Eu quero lembrá-los de serem amigáveis, amorosos e ternos, e tolerar um ao outro em amor.

Lembre-se de que os votos que vocês estão prestes a fazer são tão válidos na adversidade quanto na prosperidade e que esses votos devem ser quebrados apenas pela morte.

Como o casamento é um privilégio de alegria, é também uma responsabilidade séria. O apóstolo Paulo retratou tão lindamente para nós as responsabilidades que Deus deu aos maridos e esposas. Paulo escreveu:

22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido” (Efésios 5:22-33).

Quero que vocês dois se lembrem das grandes responsabilidades que vocês tem: amor e submissão. Quão sérias e magníficas são essas qualidades. Nosso Salvador, Jesus Cristo, nos deu o exemplo perfeito de amor e submissão.

(Nome do noivo), Cristo amou a igreja. Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13). Jesus mostrou o maior amor à igreja pelo sacrifício de sua própria vida. Ele derramou Seu sangue precioso para a igreja demonstrando quão profundo e permanente era Seu amor e nos deixou o maior exemplo de amor que esse mundo já conheceu.

(Nome do noivo), siga o exemplo de Cristo. Considere a (nome da noiva) a sua melhor amiga e ame-a inclusive sacrificando suas vontades, desejos e a sua própria vida.

(Nome da noiva), Cristo nos deu o exemplo perfeito de submissão. Paulo escreveu: 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8).

(Nome da noiva), o Senhor Jesus Cristo, o Criador e Sustentador do Universo, humilhou-se e tornou-se submisso por nossa causa. E assim como você obedeceria a Jesus, submeta-se ao (nome do noivo) como seu marido.

Por favor, junte suas mãos.

Você [nome completo do noivo] estás disposto a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a esta mulher [o nome completo da noiva] por tua legítima esposa, para viveres com ela segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-la, honrá-la, consolá-la e conservá-la, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ela enquanto ambos viverem?

(Noivo) "eu prometo".

Você [nome completo da noiva] estás disposta a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a este homem [nome completo do noivo] por teu legítimo esposo, para viveres com ele segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-lo, honrá-lo, consolá-lo e conservá-lo, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ele enquanto ambos viverem?

(Noiva) "Eu prometo"

Então eu peço a vocês para selar os votos que vocês acabaram de fazer, trocando as alianças. Por gerações, alianças e anéis têm sido usados ​​como símbolos de promessas feitas de boa fé e como selos de votos sagrados honrosamente declarados. Ao dar e receber essas alianças, vocês se comprometem um com o outro a cumprir plena e fielmente os deveres e obrigações que pertencem um ao outro em vista do estado em que estão entrando agora. Assim como o círculo da aliança simboliza a natureza eterna dessa união sagrada que vocês estão formando agora, a natureza quase indestrutível do metal precioso do qual é formada simboliza a qualidade eterna de sua devoção e amor.

Que estas alianças marquem o início de uma longa jornada juntos, cheios de maravilhas, surpresas, risos, lágrimas, celebração e alegria. Nossa oração é que seu amor e felicidade sejam tão infinitos quanto as alianças que vocês usaram a partir de hoje. Que estas alianças brilhem no reflexo do calor e do amor que fluem através de vocês. Que estas alianças sejam uma lembrança do seu amor nos próximos anos. Deixe estas alianças lembrá-los deste momento feliz e nossa oração é que vocês sejam tão felizes como vocês estão agora.

(Nome do noivo), enquanto você coloca o anel no dedo da (nome da noiva), por favor repita depois de mim:

“Com esta aliança eu te recebo como minha esposa e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe e que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

(Nome da noiva), ao colocar o anel no dedo de (nome do noivo), repita depois de mim:

“Com esta aliança eu te recebo como meu esposo e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe e que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

Oremos. Querido Senhor, Todo-Poderoso, Criador de tudo o que somos e de tudo o que nos rodeia, humildemente nos apresentamos diante do Seu trono de graça, trazendo nossas orações neste dia. Agradecemos, querido Senhor, por todos os maravilhosos presentes que o Senhor nos deu. Somos gratos pela graça e misericórdia que o Senhor nos deu, demonstrados ao enviar seu querido Filho, Jesus Cristo, para a salvação incomparável de todos aqueles que creem.

Agradecemos agora pelo bendito presente do casamento. Através do casamento, podemos aprender amor, partilha e compromisso. Como nos reunimos esta noite, o (nome do noivo) e a (nome da noiva) vieram aqui com caminhos separados e vidas separadas. Agora ouvimos e testemunhamos seus votos e devoção um ao outro. Nós os vimos deixando seus respectivos lares e famílias, como o Senhor ordenou desde o início, e unir seus caminhos separados e vidas separadas em um caminho e uma vida.

Querido Senhor, esteja com (nome do noivo) e (nome da noiva) e abençoe a vida deles juntos. Esteja com eles enquanto eles dedicam suas vidas um ao outro. Que passem muitos anos no amor que um têm um pelo outro.

A medida que o (nome do noivo) e a (nome da noiva) viverem e crescerem juntos, que aprendam a amar e a se aproximar com o passar dos anos do que sentem neste momento. Permita-os recordar os votos que fizeram neste dia sempre que enfrentarem problemas e dificuldades.

Que cada um de nós aqui aprenda com o (nome do noivo) e a (nome da noiva), a profundidade do amor que devemos ter um pelo outro, a devoção, ternura e preocupação que devemos expressar, e a união que deveríamos ter unido a Ti e um ao outro no amor puro e pacífico de cima. Em nome do seu Filho, Jesus Cristo, nós oramos. Amém.

Um novo mandamento que Cristo nos deu: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.. O amor jamais acaba... (porque o amor é de Deus) ... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (João 15:12; 1 Coríntios 13:4-13).

Tendo prometido sua fé e seu amor um pelo outro, e tendo selado seus votos solenes com a troca das alianças, e agora de acordo com as leis desta terra em que vivemos, e pela minha autoridade como ministro do Evangelho, eu vos declaro marido e mulher, e o que Deus uniu, não separe o homem. Juntos para toda a vida!

Pode beijar a noiva.

Eu agora apresento o Sr. e a Sra. (Sobrenome do noivo).

Confira Outros Modelos de Cerimônia de Casamento:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem