Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional

Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional
Queridos amigos, por afeição aos noivos, (nome do noivo) e (nome da noiva) nos reunimos para testemunhar e abençoar seus votos mútuos que os unirão em casamento.

Ministro: Quem dá essa mulher a esse homem?

(Pai da noiva: "Sua mãe e eu")

Para este momento, (nome do noivo) e (nome da noiva), trazem a plenitude de seus corações como um tesouro para compartilhar um com o outro. Eles trazem os sonhos que os unem. Eles trazem essa personalidade e espírito que são exclusivamente seus, dos quais crescerão a realidade de sua vida juntos. Mais importante ainda, (nome do noivo) e (nome da noiva) vieram aqui hoje por temor a Deus e em obediência ao Seu mandamento que tem sido desde o princípio:

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Gênesis 2:18-24).

(Nome do noivo) e (nome da noiva), seu amor um pelo outro deve ser um Triângulo Eterno. Deus está no topo e você, como homem e mulher, estão na base do triângulo. Quando ambos estiverem juntos com Deus no topo, vocês nunca estarão separados um do outro na parte inferior.

Vosso casamento deve ser a união de duas vidas - dois corações que batem como um só - tão unidos que andam juntos; trabalham juntos; carregam as cargas uns dos outros e compartilham as alegrias um do outro. Eu quero lembrá-los de serem amigáveis, amorosos e ternos, e tolerar um ao outro em amor.

Lembre-se de que os votos que vocês estão prestes a fazer são tão válidos na adversidade quanto na prosperidade e que esses votos devem ser quebrados apenas pela morte.

Como o casamento é um privilégio de alegria, é também uma responsabilidade séria. O apóstolo Paulo retratou tão lindamente para nós as responsabilidades que Deus deu aos maridos e esposas. Paulo escreveu:

22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido” (Efésios 5:22-33).

Quero que vocês dois se lembrem das grandes responsabilidades que vocês tem: amor e submissão. Quão sérias e magníficas são essas qualidades. Nosso Salvador, Jesus Cristo, nos deu o exemplo perfeito de amor e submissão.

(Nome do noivo), Cristo amou a igreja. Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13). Jesus mostrou o maior amor à igreja pelo sacrifício de sua própria vida. Ele derramou Seu sangue precioso para a igreja demonstrando quão profundo e permanente era Seu amor e nos deixou o maior exemplo de amor que esse mundo já conheceu.

(Nome do noivo), siga o exemplo de Cristo. Considere a (nome da noiva) a sua melhor amiga e ame-a inclusive sacrificando suas vontades, desejos e a sua própria vida.

(Nome da noiva), Cristo nos deu o exemplo perfeito de submissão. Paulo escreveu: 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8).

(Nome da noiva), o Senhor Jesus Cristo, o Criador e Sustentador do Universo, humilhou-se e tornou-se submisso por nossa causa. E assim como você obedeceria a Jesus, submeta-se ao (nome do noivo) como seu marido.

Por favor, junte suas mãos.

Você [nome completo do noivo] estás disposto a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a esta mulher [o nome completo da noiva] por tua legítima esposa, para viveres com ela segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-la, honrá-la, consolá-la e conservá-la, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ela enquanto ambos viverem?

(Noivo) "eu prometo".

Você [nome completo da noiva] estás disposta a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a este homem [nome completo do noivo] por teu legítimo esposo, para viveres com ele segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-lo, honrá-lo, consolá-lo e conservá-lo, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ele enquanto ambos viverem?

(Noiva) "Eu prometo"

Então eu peço a vocês para selar os votos que vocês acabaram de fazer, trocando as alianças. Por gerações, alianças e anéis têm sido usados ​​como símbolos de promessas feitas de boa fé e como selos de votos sagrados honrosamente declarados. Ao dar e receber essas alianças, vocês se comprometem um com o outro a cumprir plena e fielmente os deveres e obrigações que pertencem um ao outro em vista do estado em que estão entrando agora. Assim como o círculo da aliança simboliza a natureza eterna dessa união sagrada que vocês estão formando agora, a natureza quase indestrutível do metal precioso do qual é formada simboliza a qualidade eterna de sua devoção e amor.

Que estas alianças marquem o início de uma longa jornada juntos, cheios de maravilhas, surpresas, risos, lágrimas, celebração e alegria. Nossa oração é que seu amor e felicidade sejam tão infinitos quanto as alianças que vocês usaram a partir de hoje. Que estas alianças brilhem no reflexo do calor e do amor que fluem através de vocês. Que estas alianças sejam uma lembrança do seu amor nos próximos anos. Deixe estas alianças lembrá-los deste momento feliz e nossa oração é que vocês sejam tão felizes como vocês estão agora.

(Nome do noivo), enquanto você coloca o anel no dedo da (nome da noiva), por favor repita depois de mim:

“Com esta aliança eu te recebo como minha esposa e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe e que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

(Nome da noiva), ao colocar o anel no dedo de (nome do noivo), repita depois de mim:

“Com esta aliança eu te recebo como meu esposo e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe e que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

Oremos. Querido Senhor, Todo-Poderoso, Criador de tudo o que somos e de tudo o que nos rodeia, humildemente nos apresentamos diante do Seu trono de graça, trazendo nossas orações neste dia. Agradecemos, querido Senhor, por todos os maravilhosos presentes que o Senhor nos deu. Somos gratos pela graça e misericórdia que o Senhor nos deu, demonstrados ao enviar seu querido Filho, Jesus Cristo, para a salvação incomparável de todos aqueles que creem.

Agradecemos agora pelo bendito presente do casamento. Através do casamento, podemos aprender amor, partilha e compromisso. Como nos reunimos esta noite, o (nome do noivo) e a (nome da noiva) vieram aqui com caminhos separados e vidas separadas. Agora ouvimos e testemunhamos seus votos e devoção um ao outro. Nós os vimos deixando seus respectivos lares e famílias, como o Senhor ordenou desde o início, e unir seus caminhos separados e vidas separadas em um caminho e uma vida.

Querido Senhor, esteja com (nome do noivo) e (nome da noiva) e abençoe a vida deles juntos. Esteja com eles enquanto eles dedicam suas vidas um ao outro. Que passem muitos anos no amor que um têm um pelo outro.

A medida que o (nome do noivo) e a (nome da noiva) viverem e crescerem juntos, que aprendam a amar e a se aproximar com o passar dos anos do que sentem neste momento. Permita-os recordar os votos que fizeram neste dia sempre que enfrentarem problemas e dificuldades.

Que cada um de nós aqui aprenda com o (nome do noivo) e a (nome da noiva), a profundidade do amor que devemos ter um pelo outro, a devoção, ternura e preocupação que devemos expressar, e a união que deveríamos ter unido a Ti e um ao outro no amor puro e pacífico de cima. Em nome do seu Filho, Jesus Cristo, nós oramos. Amém.

Um novo mandamento que Cristo nos deu: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.. O amor jamais acaba... (porque o amor é de Deus) ... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (João 15:12; 1 Coríntios 13:4-13).

Tendo prometido sua fé e seu amor um pelo outro, e tendo selado seus votos solenes com a troca das alianças, e agora de acordo com as leis desta terra em que vivemos, e pela minha autoridade como ministro do Evangelho, eu vos declaro marido e mulher, e o que Deus uniu, não separe o homem. Juntos para toda a vida!

Pode beijar a noiva.

Eu agora apresento o Sr. e a Sra. (Sobrenome do noivo).

Confira Outros Modelos de Cerimônia de Casamento:


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional Modelo de Cerimônia de Casamento Tradicional Reviewed by Aldenir Araújo on agosto 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.