Instituição do casamento
Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:"Quando Jesus foi chamado com seus discípulos a uma festa de casamento, de boa vontade aceitou o convite, e ali deu início ao seu ministério e às suas obras de poder. É por isso que também hoje nos reunimos aqui, como testemunhas perante Deus, das promessas que este homem e esta mulher vão fazer um ao outro.
"Esta cerimônia matrimonial que está sendo celebrada agora para unir vocês com os sagrados laços religiosos é a mais antiga cerimônia da história da humanidade. Foi celebrada no começo do mundo perante o próprio Criador como única testemunha, convidado e ministro, e o que aconteceu antes está acontecendo agora.
O matrimônio nunca deixou de existir, pois sobreviveu no paraíso, e tem sido mantido pelo próprio Deus, para aliviar as dores e consolar as tristezas do nosso coração quebrantado.
Assim será a cada um de vocês, caso seus corações abriguem o desejo de embelezá-lo e suavizá-lo mediante o constante cuidado, mesmo nas mínimas coisas, mediante a paciência e o sacrifício em favor do outro.
Tudo isto colocamos diante de vocês, e convocamos aqui Deus como testemunha, lembrando-lhes sempre que a oração constante lhes permitirá cumprir fielmente estas promessas Segurem agora a mão um do outro."
Votos
Dirigindo-se ao noivo, o ministro perguntará:"__________________(nome do noivo), você aceita receber esta mulher, cuja mão você está segurando agora, como sua legítima esposa?
O noivo responderá: "Sim, aceito."
"Você promete solenemente, diante de Deus e destas testemunhas cuidar dela, amá-la e defendê-la, e ser-lhe fiel enquanto Deus lhe conceder vida?"
O noivo responderá: "Sim, prometo."
Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:
"____________________(nome da noiva), você aceita receber este homem, cuja mão você está segurando agora, como seu legitimo esposo?"
A noiva responderá: "Sim, aceito."
"Você promete solenemente, diante de Deus e destas testemunhas unir-se a ele à fim de amá-lo e ser-lhe fiel durante toda a vida, sob qualquer circunstância, até que a morte os separe?"
A noiva responderá: "Sim, prometo."
Entrega das alianças
Preparando-se para passar a aliança às mãos do noivo, o ministro dirá:"Visto que agora, como esposo, você é a cabeça da esposa a quem está dando o seu nome e a quem está recebendo para cuidar dela e prover-lhe as necessidades, entrego-lhe esta aliança para que você a coloque no dedo desta mulher, como sinal de que a está recebendo como esposa."
O ministro esperará que o noivo coloque a aliança no dedo anular da noiva, e dirá:
"Assim, pois, você cuidará da sua esposa com a força de seu vigor e com seu amor protetor.
"Vocês usarão estas alianças como um vínculo de reverência e fé profunda, completando ambos o círculo perfeito do dever que os torna uma só pessoa."
Pronunciamento
"Em nome de Jesus Cristo e diante destas testemunhas, eu os declaro marido e mulher, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Aqueles a quem Deus uniu, que nenhum homem os separe."Oração e bênção pastoral
O ministro pedirá a Deus que abençoe o novo lar, e pronunciará a seguinte bênção pastoral:"E agora, que aquele que caminhou em íntima comunhão com o primeiro casal humano nos dias da inocência, aquele Varão de dores cujo ministério milagroso produziu grande regozijo na festa das bodas, aquele que vivendo no coração de vocês, pode fazer do lar que vocês estão iniciando uma morada de amor e paz - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - sejam com vocês para sempre. Amém"
Tags:
Cerimônia de casamento