A Cura de Naamã o Leproso

A cura de Naamã o leprosoTexto: II Reis 5:1-4  

Introdução: Quero falar nesta noite sobre o milagre que aconteceu na vida de Naamã o leproso, general importante do Rei da Síria.
 
Este milagre teria sido impossível sem o testemunho valoroso de uma moça que servia à esposa do general.  

Este relato bíblico foi uma das histórias mais pregadas e que tem feito a muitas pessoas entender sua necessidade de obedecer a Palavra do Senhor. O que é a história do filho pródigo no Novo Testamento, é esta historia no Antigo Testamento.

1. Mas... era leproso…

A. Ao alcance dele estava quase tudo o que qualquer homem nesta vida deseja. Era general do exército, tinham-no em alta estima. Era homem valoroso (de prestígio e famoso).

B. Mas algo estava mau. Este problema estragava tudo para ele. Era leproso.

C. É possível que o homem hoje em dia chegue a alcançar quão mesmo Naamã.  É possível alcançar o prestígio, a fama, as riquezas, etc. Mas se alcançar todo isso e lhe falta uma experiência pessoal com Deus, em realidade não alcançou nada.

D. A Bíblia diz que "nossa justiça é como trapos de imundície." O que mais faz falta ao ser humano é obedecer a voz de Deus que chama o coração humano lhe convidando a uma relação pessoal com o Jesus Cristo.

2. Os mensageiros e sua mensagem

A. Nos versículos 2-3 diz: E de Síria tinham saído bandas armadas, e tinham levado cativa da terra do Israel a uma moça, a qual servia à mulher do Naamã. Ela disse a sua senhora: Se rogasse meu senhor ao profeta que está na Samaria, ele o sanaria de sua lepra”

B. Deus permitiu que esta moça fora levada em cativeiro e que fora posta em casa do leproso para lhe dar a mensagem de salvação. Indubitavelmente ela foi instruída por pais temerosos sobre o conhecimento do Deus Todo Poderoso.

C. Há outros dois servos que lhe dão uma boa mensagem a este homem necessitado:a. O mensageiro do profeta.
b. Os mesmos criados do Naamã.

D. O importante não eram os mensageiros, era a mensagem que eles levavam.

3. Obediência ou desobediência

A. Naamã disse ao rei o que esta moça havia dito. O rei da Síria mandou carta ao rei de Israel dizendo, que o portador da mesma era um homem de muito valor e que o sanaria de sua lepra.

B. O rei de Israel se sentiu "incapaz", pois ele não era ao que se deveria ter dirigido Naamã.

C. Quando chegou Naamã a casa do profeta Eliseu, esperava ver o profeta sair a seu encontro. Mas Eliseu simplesmente disse a seu ajudante que saísse e dissesse ao Naamã que para receber a cura de sua lepra, era necessário ir ao Rio Jordão e mergulhar-se completamente 7 vezes.

D. O verso 11 diz: “E Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis aqui EU dizia para MEU: Sairá ele logo” As palavras sublinhadas (Eu e Meu) são palavras egocêntricas. antes que Deus faça um milagre grande no homem, as palavras eu e meu devem ser conquistadas.

Leia também: Lições da cura de Naamã

4. Uma mudança de opinião

A. O verso 12 diz: “Abana e Farfar, rios de Damasco, Não são melhores que todas as águas do Israel? Se me lavar neles, não serei também limpo? E se voltou e se foi zangado!”

B. Naamã poderia ter se lavado em qualquer rio, mas não sararia de sua enfermidade. Naamã queria a água clara e abundante, mais Deus queria as águas turvas do Jordão.

C. Naamã estava confundindo com a simplicidade do remédio apresentado pelo profeta. Segundo ele, faria algo que estivesse ao seu alcance, mas não se lavaria em águas sujas.

D. O verso 13 diz: “Mas seus criados lhe aproximaram e lhe falaram dizendo: meu pai, se o profeta te mandasse alguma grande coisa, Não o faria? Quando, mas te dizendo, Te lave e será limpo!”

E. O verso 14 diz: “O então descendeu, e se mergulhou sete vezes no Jordão, conforme à palavra do varão de Deus: “E sua carne se voltou como a carne de um menino, e fico limpo!”

Conclusão: Que perfeita ilustração do poder transformador do Senhor Jesus Cristo! Que a pele deste general tenha ficado como a pele de um menino, significa não só limpeza física, mas também “uma renovação interna” que trocou totalmente a maneira de pensar e atuar do Naamã.
  
O verso 15 diz, “Hei aqui agora conheço que não há Deus em toda a terra, a não ser no Israel. Rogo-te que receba algum presente de seu servo”

Irmãos, o lindo de tudo isto é que Deus nos quer usar para ser o ponto de encontro entre Deus e o homem. Recordem que foi o testemunho de uma jovem que ajudou a este homem a encontrar a solução a seu problema. Isto me indica que não importa a idade, nem a boa preparação, a não ser o desejo e a sinceridade de querer ser usado pelo Senhor! 

Deixemos que Deus nos use!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!