7 maneiras de matar um sermão (e irritar a congregação no processo)

7 maneiras de matar um sermão (e irritar a congregação no processo)
Não há nada melhor do que ouvir um servo de Deus espiritualmente preparado e comprometido com as Escrituras. No entanto, não há nada pior do que ouvir um pregador que está amargamente empregado e carnalmente enfurecido. Tenho ouvido ambos ... talvez, ao longo dos anos eu tenho, infelizmente, sido ambos.
 
Estive em cultos e ouvi humildes homens de Deus que involuntariamente levaram a congregação ao trono celestial. Eles não tinham agenda, não faziam nenhuma performance, e não tinham desejo senão agradar a Cristo. No entanto, eu também estive em cultos e ouvi altivos homens de Deus que intencionalmente levaram a congregação na outra direção, ou pelo menos fora da porta do vestíbulo.
 
A pregação é como uma besta incomum. Quando é disciplinada, mansa e corajosa, tem o poder de transformar radicalmente vidas. Mas quando é liberada como uma selvagem indomada e seu objetivo principal é a sobrevivência, destrói tudo em seu caminho.
 
Aqui estão algumas maneiras infalíveis de absolutamente matar um sermão e irritar a congregação no processo.

1. Não se preparar.

Eu, pessoalmente, não iria querer um cirurgião trabalhando em mim que não passou algum tempo na preparação e treinamento. Deveria a obra de Deus exigir menos? Quando tentamos "voar", podemos estar pulando de um penhasco sem o equipamento certo. A preparação intelectual é necessária e fundamental quando se trata de pregar, mas acima e além da preparação mental está a preparação do coração. Quando a cabeça e o coração estão em sincronia com o Espírito de Deus, estamos a caminho de um sermão melhor.

Você tem o sonho de ser um grande pregador? Deus preparou algo para você hoje. Clique aqui e saiba mais.

2. Subir no púlpito com o espírito errado.

Não vamos ser hipercríticos aqui, as pessoas fazem isso em todas as áreas da vida. Alguns entram no escritório com o espírito errado enquanto outros entram na cozinha com o espírito errado. Presumir que o homem de Deus nunca faz isso é algo irrealista; ele é humano. No entanto, quando um pregador faz isso, é mais óbvio e doloroso. Não há nada pior do que um pregador amargo, ciumento, desconcertado que sobre no púlpito com um espírito de ira. Sim, há momentos em que temos de enfrentar problemas e resolver problemas, mas nunca com um espírito de animosidade ou ressentimento.

3. Busque a glória para si mesmo.

Deus nos permite usar Seu púlpito, pregar a Seu povo e proclamar Sua Palavra; mas anote isso: Ele nunca fará isso à custa de compartilhar Sua glória. É uma noção perversa dar a Deus a glória por algo com a expectativa de que Ele nos pague uma comissão. Quando um homem traz toda a atenção e adoração para si mesmo, seu objetivo é diabólico e sensual. Seu sermão pode receber aplausos aqui, mas não tem nenhum efeito eterno lá em cima.

4. Repita a mesma coisa 50 vezes durante uma pregação de duas horas.

Meu professor de homilética ensinou uma regra simples no que diz respeito ao estilo e apresentação: primeiro, diga-lhes o que você vai dizer; segundo, diga-lhes o que você está dizendo; terceiro, diga o que você acabou de dizer. É verdade, a repetição é a chave do conhecimento; no entanto, quando você repete mais e mais e novamente durante o período de duas horas, você pode muito bem deixar o púlpito.

5. Ter uma agenda fora do contexto bíblico.

Pregar envolve a leitura fora do texto, não falando no texto. A congregação perderá facilmente seu rumo se você pregar sobre o atual estado político dos assuntos de João 3:16. Deixe sua agenda ser a agenda de Deus, e encontre a agenda de Deus dentro de sua passagem da Escritura. Há bastante carne e alimento em cada sentença sem você ter que acrescentar com algo por sua própria conta. Deus tem uma mesa preparada em cada jota e til de Sua Palavra.

6. Envergonhe as pessoas.

É uma boa ideia obter a permissão de alguém antes de incluí-los em uma ilustração ou uma história, especialmente se a história é pessoal. Quando você envergonha os outros, aqueles ao seu redor ficam envergonhados também. Seja cauteloso e atencioso com as situações pessoais, e abstenha-se de comentários deliberadamente grosseiros. Este é sem dúvida um assassino do sermão, e possivelmente um assassino do pregador dependendo de quem você constrange. Só porque você já assistiu alguma cabeça quente fazê-lo no YouTube não significa que isso vai pressagiar bem para o seu ministério.

7. Não faça menção a Cristo.

Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores, disse: "Pego o meu texto e faço uma linha para a cruz". Não importa onde você pregue, o que você prega, ou como você prega, sua pregação deve ser para a glória final de Cristo. Qualquer coisa menos do que Cristo é uma decepção; nada mais do que Cristo é uma impossibilidade.

Você tem o sonho de ser um grande pregador? Deus preparou algo para você hoje. Clique aqui e saiba mais.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem