O Encontro De Uma Mulher Samaritana Com Jesus

O Encontro De Uma Mulher Samaritana Com Jesus
Texto: João 4:1-42

Introdução: Muitos anos atrás, um jovem que procurava uma intervenção sobrenatural para os seus problemas, entrou em um templo Hindu, esperando receber o favor dos deuses a quem o templo era dedicado. Enquanto lá estava, ouviu uma voz audível, que disse: "Você veio ao lugar errado". Ele percebeu que era verdadeiramente o Senhor Jesus falando com ele. Falando sobre um encontro! Ele imediatamente saiu daquele templo e alguns dias mais tarde se juntou a uma igreja em sua vizinhança. Para encurtar a história, ele dedicou sua vida ao serviço de Deus e levou muitas pessoas a Cristo.

Hoje, eu quero falar com você sobre encontros divinos. Na Bíblia há muitos exemplos de encontros. Mas eu quero basear este sermão especial sobre o encontro da mulher samaritana com Jesus. Quero compartilhar com vocês cinco verdades sobre encontros divinos que aprendi com esta passagem Bíblica.

1. Encontros Divinos São Compromissos Celestes. Leia João 4:1-6

A. Os versos iniciais deste capítulo dão a impressão de que todo o incidente foi circunstancial. Mas não foi bem assim.
B. A vida de Jesus estava sempre em sintonia com o Espírito. Ele viajou por toda a Samaria, porque ele foi levado pelo Espírito aquela aldeia.
C. Só porque encontros acontecem quando menos se espera, não significa que eles são coincidências ou circunstanciais. Eles são compromissos celestes.

2. Encontros Divinos Não São Sazonais Ou Geológicos. Leia João 4:7-8

A. A mulher samaritana não encontrou Jesus em uma sinagoga ou em um edifício dedicado para realizar atividades religiosas.
B. Era apenas mais um dia normal e ocupado no qual ela realizava suas tarefas domésticas rotineiras.
C. Encontros não são sazonais ou geológicos. Podemos experimentar um encontro independentemente da época ou lugar, se buscarmos a experiência seriamente.

3. Encontros Divinos Nos Convencem De Nossa Pecaminosidade. Leia João 4:9-26

A. Confrontar seus problemas com o sexo oposto foi o ponto chave do encontro. Isto foi essencial.
B. É compreensível que ela se sentiu muito desconfortável neste momento; e assim mudou o rumo da conversa de seus problemas pessoais para a adoração.
C. O fato de que encontros divinos podem ser muito desconfortáveis, é que eles nos convencem do nosso próprio pecado e nossa necessidade de um salvador.

4. Encontros Divinos Reacende O Fogo Em Nossos Corações. Leia João 4:27-38

A. Seu interesse genuíno no tema da adoração indica que ela era muito religiosa. Seu estilo de vida indica, porém, que ela estava espiritualmente morta.
B. As palavras de Jesus acenderam nela um fogo mais poderoso do que qualquer religião. Ela correu para contar aos outros sobre o homem que acabara de conhecer.
C. A mera religião não pode capacitar-nos para o serviço. Só o fogo do Espírito Santo pode fazê-lo. Apenas um encontro com Deus pode reacender o fogo dentro de nós.

5. Encontros Divinos Provoca Transformação. Leia João 4:39-42

A. Nós somos introduzidos a dois tipos de transformação. O primeiro tipo é a transformação individual. (A transformação da mulher samaritana)
B. O segundo tipo é a transformação da comunidade. (A transformação da aldeia)
C. Um encontro autêntico será sempre seguido de transformação individual, bem como a transformação de uma comunidade.

Conclusão

A. Precisamos lembrar que encontros são compromissos celestes, embora eles se pareçam com manifestações sobrenaturais aleatórias.
B. Mantenha uma atitude receptiva porque Deus pode visitá-lo a qualquer hora em qualquer lugar. Sua presença não se limita a estações ou uma localização geográfica. Veja também A Adoração segundo a teologia que Cristo Ensinou
C. Um encontro é uma das maneiras de Deus lidar com o pecado entre o seu povo. Não tente se livrar da experiência quando o Espírito Santo te conforta durante um encontro.
D. Um encontro não é uma experiência que você pode guardar para si mesmo. Se você o fizer, o fogo que acendeu dentro de você vai morrer. Portanto, compartilhe sua experiência com os outros.
E. Um encontro divino é uma experiência gloriosa. Mas será inútil, a menos que o transforme por dentro. Trabalhe em cooperação com o Espírito Santo para transformar sua vida.

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem