A resposta de Deus para a vida vazia


A resposta de Deus para a vida vazia
Texto: João 4:1-16
Introdução: Existe um vazio da alma, que atinge mais profundo do que a fome física. Ele pode estar presente mesmo quando, a partir de uma perspectiva de fora, tudo parece bem. A pessoa pode sentir que algo está faltando ou perceber que a verdadeira paz e alegria escaparam dele.

A mulher no poço é um exemplo de alguém que se sentia vazio. Ela estava procurando por algo ou alguém para completa-lá. Jesus Cristo deu sentido e significado à vida daquela mulher, e ele pode fazer o mesmo por você.
[post_ad]

I. A mulher no poço

A. Jesus conversa com a Samaritana. Conversar com uma mulher era incomum para a época (João 4:9). Os samaritanos eram parte judeu e parte gentios, por isso os israelitas os detestavam, mas Jesus olhou para ela apesar de sua herança mista. Além disso em “dias de Jesus”, homens e mulheres solteiros normalmente não falavam uns com os outros em público.
B. Nosso Salvador conseguiu a sua atenção, referindo-se como “água viva” (João 4:10). “Água Viva“, descrevia um córrego ou riacho, ao contrário de um poço ou cisterna. Jesus estava falando metaforicamente: Seu coração precisava de amor e aceitação da mesma forma que o corpo da água viva para sua sede física.
C. A mulher também tinha se divorciado múltiplas vezes e estava vivendo com alguém. Imagine como sua exposição deve tê-la afetado, principalmente quando Jesus perguntou sobre o marido. Mas, ao invés de condená-la, Jesus ofereceu preencher seu vazio, satisfazendo-a com sua água da vida.

II. Bebendo fora do poço do mundo

A. Cada pessoa é criada para ter um relacionamento pessoal com Deus. Isso significa que nenhum de nós pode ficar realmente satisfeito a menos que o Senhor seja uma parte essencial da nossa vida. Mas muitas pessoas esperam prestígio, dinheiro, ou realizações para satisfazê-los. Outros se voltam para as drogas, álcool ou sexo. Algumas pessoas entram em dívida tentando comprar coisas suficientes para preencher o vazio interior. Mesmo passatempos inocentes, como hobbies, esportes, entretenimento ou outro pode se tornar um problema se ocupam muito tempo e energia.
B. Se você sentir sede, você bebe a água do oceano? Provavelmente não. Este só vai deixá-lo mais sedento do que antes. É assim o que busca prazeres do mundo. Ele nunca terá satisfação duradoura, contentamento verdadeiro só é encontrado em Cristo.

III. Encontrando a Água Viva

A. No meio da sua conversa com Jesus, a mulher no poço de repente percebeu que Jesus era o Messias. Como resultado de seu testemunho, a cidade inteira creu “(João 4:42). Eles vieram ao encontro de Cristo, porque eles puderam ver uma mudança nela.
B. Deus pode transformar sua vida. Apesar do mundo material ter te dado prazer e depois o deixado arrasado, você pode experimentar a única coisa que satisfaz: confiando em Jesus Cristo.
C. Deve-se começar por admitir a sua necessidade dEle. Você está sozinha? Você se sente rejeitado? Você está com raiva ou ressentido com Deus e outros? Você muitas vezes se sente inseguro ou insatisfeito?
D. Jesus veio para que tivéssemos vida em abundância (João 10:10; ver também Gal. 5:22-23). Em outras palavras, Ele veio a terra não só para perdoar os nossos pecados, mas também para nos dar a paz, contentamento e segurança, independentemente das nossas circunstâncias.
E. Mesmo como crentes, você e eu podemos começar a nos sentir vazio. Quando sentimos insegurança, insatisfação ou decepção, isto é muitas vezes resultado da busca de alegria e satisfação através do sistema do mundo. Deixe este vazio lembrar que a verdadeira alegria só é encontrada através da íntima relação com Cristo.

Conclusão: Você está bebendo da água viva? Ou você está mergulhado no bem que não satisfaz? Posso garantir-lhe isto: os prazeres do mundo só vão deixá-lo mais desejoso. Mas não há decepção em Jesus, Ele cumpre Suas promessas. Mesmo que nada mude do lado de fora, tudo pode ser diferente no interior.

Quando você começa a beber da água viva que Jesus oferece, a sua atitude, sentido, propósito e segurança serão todos renovados. Permita que Ele te encha, e você nunca mais terá sede novamente.

Pr. João Pereira Gomes Filho

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A resposta de Deus para a vida vazia Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, setembro 13, 2010 Rating: 5

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.adonainews.com.br

    Vicente Natividade

    ResponderExcluir
  2. @Vicente Natividade
    Obrigado querido por prestigiar nosso trabalho.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.