O Espiritismo a Luz Das Escrituras


O Espiritismo a luz das Escrituras
Introdução: Porque estudar o espiritismo?
Urge estudarmos sobre o espiritismo. Pois o nosso País é considerado o maior reduto espírita do mundo. E onde ocorre o sincretismo, principalmente, das religiões: africanas, indígenas e católica. Cerca de 70% dos católicos brasileiros são frequentadores de Centros Espíritas. Cada “santo” católico tem a sua entidade espírita correspondente.

As principais teses espíritas e como podemos refutá-las pela palavra de Deus.

Vamos examinar as principais doutrinas espíritas e como podemos rejeitá-las através da palavra de Deus. Este estudo será muito útil para que possamos evangelizar pessoas por meio palavra de Deus, que estão sendo enganadas pela doutrina espírita. Então vejamos as principais doutrinas espíritas:

1. Deus existe, mas está longe demais, e só se manifesta por meio de intermediários, que são os espíritos-guias.
Os espíritas acreditam que Deus fala e se manifesta por intermediários que são os espíritos guias. Na verdade, estes espíritos guias são demônios enganadores. Há muitos textos bíblicos que discordam desta doutrina espírita.
Vejamos os textos bíblicos que refutam esta doutrina espírita, que afirma que Deus se manifesta por meio de espíritos guias:
Deus condena à prática da mediunidade que consulta espíritos-guias e mortos – Lv 19.31, Lv 20.6 e Is 8.19 e 20.
Levítico 19:31diz: “Não vos voltareis para os que consultam os mortos, nem para os feiticeiros; não os busqueis, para serdes contaminados por eles: eu sou Jeová vosso Deus.
Levítico 20:6 Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.
Isaías 8:19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
Deus nos exorta a não ouvir espíritos enganadores – I Tm 4. 1 e 2, Gl 1.8 e II Co 11.14. Há vários motivos bíblicos para não darmos ouvidos a doutrinas de espíritos enganadores:
1 Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,…”
Gálatas 1:8: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.”
2 Coríntios 11:14: “ E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
Deus nos busca, quer comungar conosco e nos é acessível através de Jesus Cristo – Is 55. 6 e 7; Is 59. 1 e 2; Jo 1.14, 4.23, 14.6-11, 14.23 e Hb 1.1.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” (Hebreus 1:1-2 RA)
Portanto, a Bíblia é muito em nos mostrar que Deus não se manifesta através de espíritos, e ao contrário toda revelação nos é dada pelo filho Jesus Cristo.

2. O espiritismo ensina a possibilidade de comunicação de mortos com vivos. E ainda prega o valor das preces pelos mortos e espíritos sofredores.
Refutação Bíblica:
O espiritismo tenta dar respostas para problemas embaraçosos por meio da magia e invocação de espíritos. Muitas pessoas iludidas tentam se comunicar com o avô, pai, filho e etc.
A consulta aos mortos está proibida nas Escrituras – Dt 18.10-12 e Is 8.18 e 19.
Os mortos não sabem o que acontecem na terra – Ec 9.5 e 6, Sl 88.10-12 e Is 38.18 e 19.
Eclesiastes 9:5: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.”
Os mortos não podem ajudar os vivos – Lc 16.19-31

Se os mortos pudessem ajudar os vivos, Lázaro teria voltado a terra para ajudar os parentes do rico. Mas, isso não era possível.

A vida no porvir é conseqüência da nossa decisão na terra. Portanto, as rezas pelos mortos não mudam a sua situação eterna. Tudo quanto o homem precisa a saber para sua salvação está registrado nas Escrituras. É impossível minorar o sofrimento de um ser humano condenado eternamente, por meio de rezas pelos mortos. Os mortos não podem se arrepender. Aquele que se arrepende abandona o pecado e volta para Deus. Os mortos não podem fazer isto. Como poderá um espírito arrepender-se de praticar o mal, se ele não tem condição de praticá-lo?

3. Reencarnação
É a crença espírita no retorno do espírito à vida terrena, em um corpo humano, ora para purificar as más ações na vida anterior, ora para cumprir uma missão especial. Seria um meio de purgar os pecados e evoluir moralmente e espiritualmente. Sendo o número de reencarnações sem limites definidos. O espiritismo classifica os espíritos em quatro categorias: imperfeitos, bons, superiores e puros. Podendo o espírito galgar sozinho as “categorias espirituais” através das boas ações e sucessivas reencarnações. —

Refutação Bíblica: A reencarnação é contrária a Bíblia pelos seguintes motivos:
A Bíblia declara claramente que quando o homem morre só duas coisas acontecem: o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus (Ec 12.7).

Eclesiastes 12:7 diz: “…e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Salmos 146:4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.

A Bíblia declara claramente, também, que ao homem está ordenado morrer uma só vez (Hb 9.27). Hebreus 9:27: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,”

Os espíritas lançam mão de João 3, para afirmar que “…nascer de novo….” é reencarnar.
Os espíritas tentam dar um sentido bíblico a doutrina da reencarnação. (É bom lembrar que estes não aceitam a inspiração divina da Bíblia mas usam-a apenas ao seu bel-prazer) Lançam mão do capítulo 3 de João para dizer que Jesus ensinou sobre a reencarnação. Usam a versão do Padre Antonio Pereira de Figueiredo que no versículo 3 traduziu: “…renascer de novo”. Enquanto em nossa versão está escrito: “…nascer de novo”. Ora, o padre tradutor cometeu uma tremenda redundância. E ainda fica claro que Jesus não falou de um novo nascimento carnal, mas sim, da necessidade de um nascimento espiritual. Vejamos: Jo 3.3-8 e Jo 1.12 e 13.

Os espíritas afirmam que João Batista é a reencarnação de Elias
O espiritismo adultera a Bíblia ao seu bel-prazer e vai contra o que Jesus ensinou. E nesse “espírito adulterador” afirmam que João Batista é a reencarnação de Elias. Mas, ao examinarmos os textos bíblicos que falam sobre a relação entre Elias e João Batista precisamos interpretá-los corretamente.
É importante examinarmos os textos que falam sobre a relação entre João batista e Elias: Veja Ml 4.5 e Mt 17.10-13, Mateus 11:14 e João 1:21, Lucas 1:17

Ao compararmos Lucas 1:17, com estes textos concluímos que João Batista Não era a reencarnação de Elias mas ele foi enviado por Deus no Espírito e no poder de Elias.
Vejamos o que diz Lucas 1:17: “E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.”
Mas, ao contrário, vejamos porque João Batista não era a reencarnação de Elias:
Elias não poderia ter reencarnado porque não morreu, mas foi arrebatado (II Rs 2.11).
Se João Batista fosse a reencarnação de Elias, aquele que teria aparecido no monte da transfiguração, deveria ser João Batista e não Elias (Mt 17.1-3). Pois de acordo com a doutrina espírita: a última pessoa reencarnada é que deve aparecer.

A Bíblia fala que João Batista teve um ministério parecido com o de Elias (Lc 1.17). Este versículo será completamente esclarecido se comparado com a história de Elias e Eliseu (II Rs 2.9-15).
Os judeus não criam em reencarnação, e sim na ressurreição dos mortos (Lc 9.7-8 e Mc 6.14-16).
João Batista disse claramente que não era Elias (Jo 1.21). João Batista veio para exercer um ministério com semelhanças e características ao ministério de Elias.

Portanto, visto que a tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo, ao mostrarmos que a reencarnação não existe, todo pensamento espírita perde o sentido de ser. Assim, o pensamento espírita é enganoso. E muitos, por não conhecerem a palavra de Deus

Conclusão: O espiritismo é um engano maligno. É doutrina de demônios. Houve um caso muito famoso nos Estados Unidos das irmãs Margareth e Katie Fox de 11 e 9 anos de idade. Elas afirmaram que tiveram contato com o pseudo espírito de Charles Rosna. Após grande divulgação na mídia, mais tarde, as irmãs tentaram desfazer as crenças que haviam difundido: Katie em 10/10/1988 durante uma entrevista disse: Tudo sem exceção foi fraude.

O espiritismo é uma fraude, e muitos tem se deixado levar por esse caminho de engano, por não conhecerem a palavra do Senhor.

Pastor Josias Moura de Menezes

5 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Os últimos dados indicam que 30 milhões de pessoas no Brasil frequentam centros espiritas, se fosse 70% dos católicos brasileiros, ai daria 100 milhões de pessoas, e nenhum santo católico é entidade espirita, o espiritismo não usa nenhum tipo de simbolo ou imagem, basta você perder o preconceito contra a gente e visitar um centro espirita

    Médium não é adivinho, e dizer que todos os espíritos do espiritismo são malignos ou demônios como você acha, é tão absurdo quanto dizer que todos os crentes são roubados por seus pastores, e que esses são todos ladões e manipuladores

    COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

    Os mortos não sabem o que acontecem na terra – Ec 9.5 e 6, Sl 88.10-12 e Is 38.18 e 19

    Nesses versículos Jesus esta se referindo ao cadáver do morto e não ao espirito, pois o próprio Jesus disse ao bom ladrão "hoje mesmo estarei comigo no paraiso", .

    A Bíblia não proíbe a comunicação com os mortos, as proibições de Moses são de autoria dele mesmo, se não Jesus não teria falado com ele e com Elias lá no monte Tabor

    Só a título de curiosidade leia Atos 16, 9, onde Paulo se depara com o espirito de Macedônio, que orienta ele, e ele aceita a orientação:

    E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
    E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
    Atos 16:9-10

    REENCARNAÇÃO:

    Entretanto, encontraremos em Mateus (17, 10-13) a reencarnação de forma bem mais clara, senão vejamos: “Os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes?” Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram.Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista”.

    Por que Elias não foi reconhecido? Porque agora animava outro corpo. Simples não?

    Mas poderiam objetar: Jesus não afirmou que João Batista era Elias. Foram seus discípulos que pensaram assim. Certo! Mas em várias oportunidades Jesus demonstrou conhecer o pensamento das pessoas, por isso, se não disse nada em contrário é porque sancionava o que os discípulos estavam pensando.

    O caso das Irmãs Fox, não é uma fraude, leia a história por completo

    Um ano após falsas denúncias de sua própria fraude e percebendo não ter atingido sua irmã Leah, Maggie decidiu desmentir a sua "confissão", alegando tê-la feito em troca de dinheiro de religiosos que se aproveitaram de sua situação de pobreza. Katherine Fox não voltou atrás em suas declarações, temendo retaliações. São estudados os fatos ocorridos em Hidesville por cientistas e estudiosos das ciências psíquicas e comprovados sua autenticidade ( Espiritismo e Animismo; Aksakof, Alexander) , faleceram poucos anos depois como médiuns respeitadas por vários estudiosos da moderna parapsicologia.

    Acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3s_Fox#Falsas_den.C3.BAncias

    Os espiritas conhecem sim a Bíblia, você é que não entende nada de espiritismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João batista tinha a mesma unção de que elias recebeu

      Excluir
  2. você diz que 70% dos católicos são espiritas, isso é falso primeiro que quem é cristão católico, que conhece a sua doutrina condena essa pratica, pois para os verdadeiros católicos isso não vem de cristo, quanto as imagens, que você diz que são a mesma coisa, eu te digo pastor que você precisa estudar mas a historia do Brasil, pois os negros de religiões afro, que vinheram como escravos para o Brasil tinham as sua religiões afro, e o rei que era católico não aceitava tais religiões, castigando-os com castigos pesados, dai os negros tiveram essa ideia de cultuar, (eles) as imagens que tinham nas igrejas cristãs católica que era para representar os heróis da nossa fé, para não serem castigados pelo Rei, se a sua ideologia fosse verdade então porque, nossa senhora não é nossa senhora no espiritismo, é iansã? santo antônio é oxóssi no espiritismo, porque que não é santo antônio? estuda mas pastor, blasfêmia é pecado.

    ResponderExcluir
  3. SÓ EXISTE UMA VERDADE E É EM CRISTO JESUS PELA PALAVRA DE DEUS, FORA ISSO,ENGANO ENGANO E ENGANO... AS PESSOAS NÃO QUEREM TIRAR UM TEMPO PRA APRENDER COM DEUS...CORREM LOGO ATRAS DE TUDO QUE PAREÇA MÁGICO...
    JÁ FUI ESPÍRITA E TIVE QUE PEDIR PERDÃO POR ANDAR CONTRA OS PRINCÍPIOS DE DEUS..ELE É SOBERANO SOBRE NOSSA VIDA. SEM ENTREGAR NOSSA VIDA A ELE ATRAVÉS DE CRISTO JESUS, NAO HÁ SALVAÇÃO...IR A DEUS É UMA OPÇÃO, AS DÚVIDAS E ENGANOS VÃO SENDO TIRADOS AOS POUCOS..HOJE SOU LIVRE E TENHO DISCERNIMENTO. PRECISAMOS IR A DEUS COM HUMILDADE.O MAL ESTÁ COMO UMA SERPENTE ENGANANDO A MUITOS...EM FORMA DE ESPÍRITO DE LUZ, SANTOS, IMAGENS, ÍNDIOS, ETS ,enfim toda forma de idolatria. COMO TB DENTRO DE IRMANDADES( MESMO QUANDO FALAM DE JESUS, POIS NEGAM O SENHORIO DELE E A VERACIDADE DA PALAVRA), ...PESQUISEM A TRAMA DIABÓLICA, DESEJEM SABER. AINDA HÁ TEMPO.

    ResponderExcluir
  4. " E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 " AMÉM MEU AMADO GLORIAS À DEUS CONHECI ESSA VERDADE E SAIR DESSA HIPOCRISIA .....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem