O Pregador E Sua Chamada

O Pregador E Sua Chamada
Para o homem de Deus, o chamado de Deus é essencial para o serviço a Deus. A Escritura descreve nossa chamada como do alto, celestial e santa; e por uma boa razão: é do Senhor, é para o Senhor, e é no Senhor. Sem ela, é impossível não só pregar, mas, também suportar as restrições em curso e nuances do ministério.

Quem estaria disposto a colocar-se sob escrutínio e crítica? Quem quer programar sua vida pelo calendário de outras pessoas? Quem quer telefonemas no meio da noite? Quem quer perder dias de férias? Quem quer carregar os fardos dos menosprezados, dos enlutados e que lamentam? Quem iria oferecer com entusiasmo palavras ao moribundo semana após semana, enquanto percebendo que essas mesmas palavras são medidas e pesadas pelo Deus da Glória? Quem quer estar no Tribunal de Cristo e ser responsabilizado pela mensagem mais gloriosa já entregue? Eu vou lhe dizer quem - aqueles de nós que são chamados.

Sua chamada é o ponto de partida, o trampolim do ministério. Sem ela, o seu esforço vai ser infeliz, duramente pressionado, e dolorosamente frustrado; com ele, seus esforços ainda pode ser essas coisas, mas a paz e a certeza de Deus irão lhe permitir avançar com a confiança de que você está fazendo a diferença no mundo.

Portanto, a questão é: como é que você sabe é chamado?

Esta é uma pergunta que eu ouço o tempo todo de jovens. É também uma questão que em 1988 eu comecei a perguntar a mim mesmo e a outros. Depois de chegar à conclusão sobre o que eu queria ser e fazer. Comecei a lutar pelo meus sonhos, metas e planos. Eu queria conquistar os meus objetivos, me profissionalizar, e dentro de alguns meses começar meu próprio negócio. Mas esses planos foram recebidos com um buraco de descontentamento.

Eu entendia meus planos, mas o meu propósito foi posto em causa. Propósito ... uma que palavra me perseguiu por quase 24 meses enquanto eu lutava com a chamada de Deus. Embora seja difícil de articular, a única maneira que eu poderia abraçar o meu objetivo era à luz da presença de Deus. Senti uma chamada em direção a Deus, uma chamada inquieta, uma chamada de mudança de vida, uma chamada para autonegação. Aquelas coisas que eu esperava, aquelas coisas que eu queria desesperadamente (objetivos, profissão, carreira) foram realmente utilizados como um meio para revelar o meu vazio.

Minha entrega ao chamado veio depois de quase dois anos de negação, frustração e desobediência. Ela veio depois de ler Jeremias 1:5, "Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei, e te dei por profeta para as nações". Foi esse versículo que iluminou meu chamado como nunca antes. Jeremias foi criado e formado para ser um profeta para as nações. Se ele não tivesse se rendido a essa chamada, ele teria perdido o propósito divino de Deus para sua vida. Através desse verso eu percebi uma coisa: se eu não me rendesse ao chamado de Deus, eu iria viver minha vida contrária ao propósito do meu nascimento. Isso me acertou em cheio... Eu fui criado para isso.

Deus chama as pessoas de várias maneiras; mas existem alguns princípios básicos da Sua chamada entre todas as nossas experiências.

  • Uma aguda consciência de vazio
  • Um desejo de agradar e obedecer ao Senhor a qualquer custo.
  • Um maior interesse nas coisas espirituais
  • Um chamado, em direção a Deus
  • Um quebrantamento da condição perdida da humanidade
  • Um desejo de glorificar a Deus
  • A necessidade de abraçar o seu propósito final
O chamado de Deus é realmente uma questão de peso, razão pela qual a maioria dos homens no ministério inicialmente lutam com ele. Eu, pessoalmente, acredito que essa luta é uma coisa boa. É uma coisa boa, porque ela não deve ser abraçada de ânimo leve ou sem consideração. O chamado de Deus é um golpe arrasador para a realidade de seus próprios sonhos e planos. Ela o despoja da ambição pessoal e lhe entrega uma cruz. Ela exige sacrifício, entrega e submissão. No entanto, ironicamente, é a mesma coisa que lhe concede a vida e a liberdade.

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem