A Oportunidade de Zaqueu

A oportunidade de ZaqueuTexto: Lucas 19:9
 
Introdução: Breve relato do incidente: A entrada de Jesus em Jericó; a notícia de sua chegada; o interesse de Zaqueu, e sua provável origem; a posição social de Zaqueu; obstáculos vencidos; vê a Jesus; Jesus o vê; o chama; quer ir a sua casa; é recebido com alegria; murmurações contra Jesus; declaração de Zaqueu, e a resposta de Jesus. Zaqueu, um homem que tem grandes oportunidades, e as aproveita.

1. A oportunidade de ver Jesus

Todos desejavam vê-lo. Até mesmo os gregos João 12:20-21. Os profetas desejaram vê-lo João 8:56. Ninguém maior que Jesus existiu. Nós temos a oportunidade de conhecê-lo na descrição que ele nos faz nos Evangelhos. É maior que a Zaqueu teve naquele dia.

II. A oportunidade de recebê-lo em sua casa

Uma honra que não havia imaginado. Nenhum hospede mais honrado e digno. Zaqueu era indigno de tal honra; mas estava cheio de alegria.
 
Ele também quer entrar em nossa casa e em nosso coração. Apocalipse 3:20. Relacionar-se conosco; presidir em nosso lar, negócios, etc.
 
Quanto cuidado temos de não dizer ou fazer algo que ofenda nossos hóspedes ilustres!

III. A oportunidade de receber seu ensino

Jesus não foi à casa de Zaqueu somente para comer. Revelou a Zaqueu um novo mundo; despertou nele novos anelos. E hoje podemos gozar de igual privilegio. Quem tem um Novo Testamento, e o lê pedindo a iluminação do Espírito Santo está recebendo os ensinos de Cristo.

IV. A oportunidade de mudar sua vida

Como Zaqueu precisava de uma mudança. Mas, quão difícil parecia se desatar da vida passada! Cristo lhe deu a oportunidade, e inspirou a resolução. Zaqueu não podia continuar sendo o mesmo depois daquela visita.
 
Tal oportunidade e a graça para aproveita-la, Jesus oferece a cada pecador a quem Ele chama.

V. A oportunidade de confessa-lo publicamente

Cristo provocou tal confissão; Ele a exige de todos os que creem nele; Ele a exige de você agora.

VI. A oportunidade de ser salvo

“Hoje veio salvação”. É a oportunidade que Ele quer dar a todos os homens. A oportunidade que tem cada um que ouve o evangelho.
 
Foram oportunidades concedidas pela BONDADE DO SENHOR. Não merecidas por Zaqueu. Ninguém as merece.
 
Foram oportunidades ÚNICAS na vida de Zaqueu. Cristo não passou novamente por Jericó. Esta pode ser a última oportunidade. O que você fará com ela?
 
Zaqueu APROVEITOU a oportunidade. Poderia despreza-las, mas não o fez. Desprezar a oportunidade naquele dia poderia ter sido fatal para aquele homem.
 
A entrada de Jesus em sua casa marcou o principio de uma nova época. Com Cristo entrou a luz, a paz, a felicidade, a alegria, a VIDA! Receba Jesus hoje e terás as mesmas bênçãos!

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Louvo a Deus pelo "Pregador", amo quando encontro mensagens Tao pertinentes. Ainda existem Zaqueus abrindo suas "casas" Para que Jesus Cristo deixe como presente de agradecimento a salvaçao. Assim Como Marta e Maria, o homem que abriu sua casa Para Jesus comemorar sua ultima ceia com seus discípulos...benditos os que tiveram coragem de abrir, crer e receber o Senhor Jesus Cristo Como ilustre visita. Paz seja com todos. Pra. Valdete Barros

    ResponderExcluir
  2. Esboço bem criativo e interessante.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem