Zaqueu: Um Pecador Procurando Jesus

Zaqueu: Um pecador procurando Jesus
Texto: Lucas 19:1-10

Introdução: Enquanto mergulhamos nesta escritura, vamos examinar os dois personagens principais.

Primeiro, vamos dar uma olhada em Zaqueu, e então veremos a estrela do show: Jesus.

I. Zaqueu: O perfil de uma pessoa normal

Zaqueu representa cada pessoa que ainda não tem um relacionamento com Jesus Cristo. Claro, sabemos que eles estão perdidos, Jesus veio buscar e salvar o perdido. Mas Zaqueu nem sabia que estava perdido.

Comparando com a maioria das pessoas no mundo, ele era apenas uma pessoa normal. Pessoas sem uma relação com Deus são as pessoas normais. Nós somos os loucos. I Coríntios 1:27

Antes de entrar em um relacionamento pessoal com Jesus, eu era um Zaqueu, assim como vocês também eram. Um Zaqueu é uma pessoa que está basicamente preocupado com uma pessoa: Zaqueu.
Aqui estão algumas maneiras em que cada um de nós pode se relacionar com Zaqueu. 

1. Nenhum de nós realmente está a altura. 
A única coisa que todos nós sabemos sobre Zaqueu é que ele foi desafiado na vertical, um homem pequenino. 

Quando se trata do padrão de Deus, todos nós somos pessoas pequenas espiritualmente. Romanos 3:23 diz: "Porque todos pecaram e carecem da glória [padrão] de Deus" Todos estão muito aquém do padrão de Deus: Jesus Cristo. Ele tem um nome que está acima de todo nome! O primeiro passo para a salvação é reconhecer que, em nossa própria bondade, nunca estará a altura. 

2. Ele estava desesperadamente em busca de algo.  Zaqueu era rico, mas ele não era feliz. Havia algo faltando em sua vida. Os detalhes desta história revelam que ele era um homem desesperado. Ele era rico e respeitado, mas ele correu estrada abaixo para tentar chegar na posição. Pessoas desesperadas correm. Costumávamos subir em árvores quando éramos crianças, mas a maioria dos adultos não sobem em árvores, a menos que eles são perseguidos por um cachorro bravo, ou tentando escapar de uma inundação. Escalar uma árvore é um ato de desespero. 
Ele não sabia, mas ele estava à procura de Deus.
 
O segundo personagem desta história é o verdadeiro início do show.

II. Jesus: O propósito de um Deus amoroso

De acordo com Lucas 19:10, Ele veio buscar e salvar todos os Zaqueus como você e eu. Jesus Cristo veio na maior missão de busca e resgate da história! 

1. Ele conhece você. A primeira palavra que Jesus falou para o pequeno homem foi: "Zaqueu!" Ele o chamou pelo seu nome. 

2. Ele sabe o que você precisa. De um relacionamento com ele. 
Depois que Jesus chamou o seu nome, ele acenou para Zaqueu descer da árvore. Jesus falou essas palavras em amor e terna compaixão. 

Jesus teria dito a verdade, se Ele tivesse dito: "Zaqueu, você é um pecador, sujo podre! Arrependa-se, arrependa-se arrependa! É melhor você devolver todo o dinheiro que você roubou dessas pessoas. Se não Deus vai castiga-lo!”

Mas Jesus não veio ao mundo para condenar os pecadores, Ele veio para salvá-los. Ele sabia que Zaqueu precisava saber que ele poderia ter um relacionamento pessoal com Jesus. Em vez de condenar Zaqueu, Ele disse: "Vamos para a sua casa" Naquele momento, a multidão religiosa voltou-se contra Jesus e criticou-o por passar um tempo com um pecador como Zaqueu.

Alguns de vocês sabem que, o que você está fazendo é errado. Eu não estou aqui para apontar o dedo para você e dizer: "Pecador! Pecador! Pecador!" Eu estou aqui para apresentá-lo a Jesus. Claro, você precisa fazer algumas mudanças. Zaqueu fez, mas você não tem o poder de fazer essas mudanças por sua conta. 

Mas quando Jesus se torna seu amigo, Ele vai ajudá-lo a limpar seu ato. 

3. Ele não vê você como você é, mas como você pode se tornar 
Todo mundo olhou para Zaqueu e viu um, pequeno, pecador sujo e podre. Quando Jesus olhou para ele naquela árvore, Ele deve ter pensado: "Eu vou transformá-lo!” Você sabe o que o nome "Zaqueu" significa? Significa "puro". Jesus não viu um cobrador de impostos torto, Ele viu um homem que poderia tornar-se puro. Ele viu um homem que poderia ser tão generoso que daria a metade de seu dinheiro. 

Na árvore, Jesus não disse: "Zaqueu, você é um ladrão. Agora, depois de se arrepender e pagar tudo o que deve a essas pessoas, com juros e multas, então eu vou chegar a sua casa e comer com você" Em vez disso, Jesus disse: "Venha, vamos conhecer uns aos outros, e uma vez que você me conhecer, você vai se ver em uma luz diferente e você vai querer fazer algumas mudanças" 

Conclusão: Há dois tipos de pessoas aqui hoje. Alguns de vocês são como Zaqueu. Mas a maioria de vocês são o que chamo ex. Zaqueu. Estamos recuperando Zaqueus. Já tivemos a experiência do encontro com Jesus. Você se lembra da árvore segurando Zaqueu pouco acima? Que somos nós. Aqui está a aplicação poderosa para os crentes (ex. Zaqueus): VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SER UMA ÁRVORE para elevar as pessoas acima da multidão para que possam ver Jesus?
 
Anos atrás, percebi que meu papel é como o sicômoro. Eu não posso ser Jesus para as pessoas. Eu só posso elevar as pessoas acima da multidão para que possam ver Jesus claramente. Esse é nosso trabalho! Nós não podemos salvar as pessoas, somente Jesus pode. Não podemos mudar as pessoas somente Jesus pode. Nosso trabalho é elevar as pessoas até elas verem Jesus, então Ele assume. 

O que teria acontecido a Zaqueu se não tivesse uma árvore lá naquele dia? Nós não sabemos. A boa notícia é que Deus tinha plantado uma árvore no ponto certo para que Zaqueu pudesse ver Jesus. Deus tem plantado você em algum lugar; o seu trabalho é simplesmente levantar as pessoas até que elas possam ver Jesus.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Paz do Senhor!
    Que discernimento das Escrituras!
    Que Deus continue te iluminando e dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Exelente argumentação sobre Zaqueu e Jesus

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem