Convém a Jesus Estar Hoje em Minha Casa

Convém a Jesus estar hoje em minha casaTexto: Lucas 19:1-10

Introdução. No texto que lemos encontramos uma expressão única de Jesus em relação a família que nos chama atenção no Novo Testamento. “ME CONVÉM FICAR HOJE EM TUA CASA”.

Através deste texto vamos aprender porque “convém a Jesus estar em minha casa”

vejamos:

I. Porque famílias precisam de um salvador

As famílias se perderam no jardim do Éden quando escolheram desobedecer a Deus.  Com a desobediência o pecado entrou no mundo e a morte passou a reinar. A paz, a harmonia, a felicidade que reinavam absolutos em todas as áreas da vida humana agora dá lugar ao caos, a insatisfação, a insegurança. A família com medo foge da presença de Deus e tenta lidar com a crise a seu modo. A família agora está perdida e precisa de um Salvador. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23,24. 
$ads={1}
À semelhança de Zaqueu, as famílias estão perdidas e procuram encontrar um Salvador. Embora Zaqueu não soubesse Deus já estava procurando por ele e sua família. Essa é a boa noticia: Deus não desistiu da família. Ele vai atrás e busca reconciliar o homem consigo mesmo e com Deus. ”Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”.

Jesus é o único que pode salvar famílias (Ler Romanos 5:18,19). Ele criou a família e sabe perfeitamente como a família funciona. Disse Jesus “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” “...Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”. I João 3:8  “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” I João 5:4,5

II. Porque só jesus pode efetivamente resolver conflitos  familiares.

Depois que o pecado entrou no mundo as relações familiares tornaram-se conflituosas. Ao serem indagados por Deus sobre o que aconteceu? Adão responsabilizou a Eva e esta por sua vez transferiu a responsabilidade para o diabo. Ambos, homem e mulher agora estão voltados para si mesmos. O egoísmo e a insegurança agora imperam nas relações a ponto de ambos estarem dispostos a sacrificarem tudo para fazerem prevalecer seu ponto de vista e seus desejos. Por causa da dureza dos corações o divorcio tornou-se a solução mais viável. 

A semelhança de Zaqueu muitos estão vivendo conflitos profundos em sua alma. Zaqueu significa “Reto” “Justo”, mas a sua vida por muitos anos era o oposto. O maioral dos publicanos roubava seus próprios irmãos cobrando impostos a mais, e com a diferença fazia sua riqueza a custa do sofrimento de seu povo. Somente Jesus poderia libertá-lo daquela vida. Ele tornara-se escravo de sua própria cobiça.

Somente Jesus pode livrar o homem de si mesmo e curar seu coração corrompido. Ele veio para restabelecer a paz e a harmonia na família. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade... para que dos dois criasse em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.” Efésios 2:14,15. “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros, em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” Romanos 12:16

III. Porque somente Jesus pode realizar a verdadeira transformação.

Com alegria Zaqueu agora recebe Jesus em sua casa e decorrido um tempo de conversa algo extraordinário acontece: O verdadeiro arrependimento na vida daquele homem (v. 8). Então Jesus declara: “Hoje houve salvação nesta casa” (v. 9). Depois do arrependimento de seus pecados Deus opera a fé para a salvação no coração de Zaqueu. 

Enquanto as soluções humanas propõem mudanças de fora para dentro, Jesus transforma o interior do homem e consequentemente seu comportamento egoísta e pecaminoso

Jesus faz uma transformação completa e não apenas uma mudança. Algo impossível ao homem que só Jesus pode fazer: transformar o homem, transformar uma família. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”

Aplicação: O que mais chamou a sua atenção na historia de Zaqueu e que lições você poderia aplicar na sua vida e na sua família

Leia também: Cinco homens e cinco árvores

Rev. Honório Portes

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem