Zaqueu: Um pecador em busca de Jesus

Zaqueu: Um pecador em busca de JesusTexto: Lucas 19:1-10
 
Introdução: Eu poderia pedir qualquer criança hoje aqui presente para contar a história de Zaqueu e com certeza ouviríamos uma historia bastante detalhada.
 
Talvez esta história é tão popular entre as crianças, porque envolve uma das suas atividades favoritas, escalar árvores. Ou talvez as crianças gostam desta história porque elas acham muito incomum um adulto subir em uma árvore. Mas seja qual for a razão, essa história é bem conhecido e amada pelas crianças.
 
Ao pensar sobre a narrativa bíblica de Zaqueu, lembrei-me da simplicidade da história e como ela me animou; como uma criança. Mas quando olhei mais profundo, eu notei algumas semelhanças profundas com a verdade divina que pode ser negligenciada, devido à familiaridade da história e da simplicidade.
[post_ad]
Esta história bíblica revela não apenas um pecador que se encontrava, literalmente, em uma árvore, mas também o profundo amor e preocupação do Salvador, que sabia como lidar com o pecador que havia se posicionado lá. Vemos nesta história a capacidade de Jesus, em buscar e salvar o perdido. Jesus pode salvar uma pessoa sem ter em conta a sua posição na vida.
 
Vamos dar uma olhada de perto nesta história familiar hoje e desenterrar alguns dos tesouros encontrados aqui.
 
A história de Zaqueu ilustra:

I. O potencial problema de seu encontro com o Salvador

A. O seu status social, pode ter sido um problema.
1. Ele era um homem de alta posição. Lucas 19:1-2. "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico"
a. NOTA: Ele era o "chefe dos publicanos." Isso significa, basicamente, era o que poderíamos chamar de "Comissário de Impostos" Esta frase também indica que ele tinha outros cobradores que trabalhavam sob sua supervisão. Sobre o desejo de status na vida, alguém já observou o seguinte:
· O problema de muitas pessoas
· É gastar dinheiro
· Que elas ainda não ganharam
· Para as coisas que não precisam
· Para impressionar as pessoas que eles não gostam.
2. Ele era um homem de muitas posses. Lucas 19:2b "... e era rico."
a. NOTA: Isto não significa sugerir que as pessoas ricas não podem ser salvas, mas que muitas vezes as riquezas podem ser uma fonte de obstáculo para a salvação. O próprio Jesus fez alusão a esta verdade quando disse: "...Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" (Lucas 18:24)! Patrick Henry, o homem que disse: "Dê-me liberdade ou dê-me a morte", falou uma vez sobre as verdadeiras riquezas. Ele disse o seguinte: “Eu já distribui todos os meus bens para à minha família. Há mais uma coisa eu gostaria de poder dar a eles; é a fé em Jesus Cristo. Se eles tivessem fé e eu não tivesse dado a eles um único centavo, eles eram ricos, e se não tivessem fé, e eu lhes dado todo o mundo, eles seriam pobres.”
B. Sua baixa estatura pode ter sido um problema. Lucas 19:3 "E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura."
1. NOTA: A estatura física de Zaqueu é representativo de sua incapacidade e insuficiência para aproximar-se de um Deus santo. Por favor, não perca o ponto do Espírito Santo, ao mencionar esse detalhe. A única maneira que Zaqueu viu para encontrar Jesus foi subir em uma árvore. Amigos, a árvore ainda é o único lugar onde o pecador perdido pode encontrar o Salvador. Pela fé, confiando na obra consumada de Cristo na cruz é o único meio de salvação dos nossos pecados. I Pedro 2:24 "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados". Lucas 19:7 refere-se a Zaqueu como "...um homem que é um pecador." Você observa, esse era o problema real. Não era sua falta de estatura que o impedia de ser filho de Deus, mas sua pequenez de espírito. Qualquer pessoa que não renunciou seus pecados e recebeu a Cristo em seu coração como Senhor e Mestre está na mesma condição de Zaqueu. A Bíblia diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Há uma boa notícia para aqueles que hoje encontram-se espiritualmente de baixa estatura. Isaias 59:1 "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo os seus ouvidos, para que não possa ouvir:" Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."

II. O lugar precário de seu encontro com o Salvador

A. Zaqueu subiu em uma árvore para ver o Salvador.
1. Zaqueu queria conhecer Jesus. Lucas 19:4 "E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali"
a. NOTA: Você sabe a diferença entre um conhecido e um verdadeiro amigo? Um homem é definido como conhecido quando "Uma pessoa que conhecemos bem o suficiente para pedir emprestado, mas não bem o suficiente para emprestar." É preciso mais do que um conhecimento casual com Jesus para chegar ao céu. É preciso permitir que Cristo venha a nossa vida; e permanecer com ele.
2. Jesus queria permanecer com Zaqueu. Lucas 19:5 "E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa."
a. NOTA: Deve-se chegar e conhecer Cristo experimentalmente. Não é o suficiente acreditar que Jesus viveu historicamente. Você deve deixar os seus pecados e recebê-Lo em seu coração. Observe que Jesus já tinha conhecimento da presença de Zaqueu. Jesus sempre sabe exatamente onde está o pecador. Ele caminhou até a árvore onde Zaqueu estava empoleirado e falou com ele. No entanto, Jesus não estava interessado em mero conhecimento, mas permanecer. Jesus queria se relacionar com Zaqueu, a nível pessoal. João 14:23 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele morada".
B. Jesus veio ao mundo para ser pregado em uma árvore para salvar o pecador.
1. A morte de Cristo na árvore Calvário era absolutamente necessária para assegurar a salvação do homem. João 3:14-15 "E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
2. Ironicamente, Jesus estava a caminho do Calvário quando Ele parou na figueira brava. Lucas 18:31-33 "E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito. Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido;, e, havendo-o açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará"

III. A prova positiva de seu encontro com o Salvador

A. As ações de Zaqueu provou que ele tinha sido salvo. Lucas 19:8 "E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado"
1. NOTA: Dar era uma experiência nova para Zaqueu. Ele estava acostumado a tomar, não dá. Agora, ele promete dar metade dos seus bens para os pobres. A palavra "se" deve ser traduzida como “uma vez que...” O que implica uma realidade, não um caso hipotético. Zaqueu estava admitindo que ele havia extorquido dinheiro. Zaqueu se oferece para pagar quádruplo aqueles a quem ele havia extorquido dinheiro. De acordo com Levítico 6:5 e Números 5:7, só a restauração do principal, com vinte por cento de juros era necessário. Zaqueu impõe sobre si a pena por roubo (Êxodo 22:1).
B. O anúncio de Jesus provou que ele tinha sido salvo. Lucas 19:9-10 "E disse lhe Jesus: Hoje, veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"
1. NOTA: A menção aqui de Zaqueu ser um "filho de Abraão" é uma referência para a fé de Abraão, que Deus colocou na sua conta por justiça. Gálatas 3:7 diz: "Sabei, pois, que os que são da fé, são filhos de Abraão".
 
Conclusão: A história de Zaqueu ilustra:
1. O potencial problema de seu encontro com o Salvador
2. O lugar precário de seu encontro com o Salvador
3. A prova positiva de seu encontro com o Salvador
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Zaqueu: Um pecador em busca de Jesus Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, agosto 03, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.