Três tipos de preparação de sermão

Três tipos de preparação de sermão
1. O Sermão Escrito

Este é um método que exige muito tempo em preparação. Envolve notas muito copiosas. Às vezes, toda a mensagem é escrita de antemão. O pregador sabe exatamente o que ele quer dizer e como ele quer dizer. Cada pensamento é escrito completamente.

Isso muitas vezes envolve várias páginas de notas. Ele dá atenção a grande detalhe, a construção de uma frase e a palavra correta para usar. Cada aspecto do sermão proposto é considerado em detalhes meticulosos.

Este método tem vantagens e desvantagens. Uma vantagem é que todo o sermão tem sido objeto de uma cuidadosa atenção cuidadoso aos detalhes. Assim, deve haver uma cobertura adequada de cada importante área de verdade relevante. Nada pode ser deixado ao acaso. Este estilo deve garantir um tratamento completo e abrangente de cada assunto.

A desvantagem na apresentação deste tipo de sermão é que ele muitas vezes aparece como desinteressante e não capta a atenção do ouvinte. Este estilo de apresentação pode facilmente se tornar extremamente chato.

2. Notas "Tipo-Esqueleto" – Esboço

Este é o método mais comumente usado, e o que eu sinto ser o mais eficaz. As notas são mantidas a um mínimo, proporcionando esboço suficiente da mensagem para solicitar a memória.

As notas breves formam o "esqueleto" da mensagem. São os ossos que dão forma e estrutura ao que o pregador deseja dizer. Enquanto fala, ele coloca "carne" nos ossos e um "corpo" em seu sermão. Ele amplifica os pensamentos que suas breves notas estimularam.
Este método permite ao pregador muito mais flexibilidade. Ele não fica muito atado às suas notas. Ele fica mais aberto à inspiração que muitas vezes virá a ele enquanto ele está realmente pregando. Sua entrega é mais espontânea e interessante, mas o quadro de sua mensagem mantém sua mente no caminho certo. Ele é capaz de dar uma cobertura adequada, bem pensada de seu assunto, mas sua apresentação não é difícil de ouvir.

3. O sermão extemporâneo

Este estilo de pregação é espontâneo, e geralmente apresentado sem notas no momento da entrega. Muitas vezes o sujeito recebe um bom pensamento cuidadoso de antemão, e a mente e o coração estão cheios dos aspectos vitais da mensagem.

Este estilo é usado frequentemente para entregar o tipo mais inspirado do sermão. As mensagens evangélicas podem ser apresentadas muito eficazmente desta forma. O sermão flui do coração e muitas vezes carrega um forte envolvimento emocional.

Este tipo de pregação pode ser emocionante e estimulante quando apresentado por um pregador capaz e experiente. Ele agita as emoções, bem como informa a mente.

Existem duas fraquezas potenciais neste estilo. A primeira é que muitas vezes falta conteúdo significativo, e os espíritos e mentes dos ouvintes não são edificados. O segundo é que a entrega pode tornar-se muito emocional, e tornar-se irracional e pouco convincente.

4. Resumo

Sugiro que o uso de notas do tipo esqueleto combina as melhores características de ambos os outros estilos. As notas não são tão pesadas que o pregador tende a ficar atolado nelas. Ele tem espaço para ser flexível, e sua mente permanece aberta a inspiração fresca - mesmo enquanto ele está pregando.

Por outro lado, ele tem um formato ordenado de pensamento diante dele. Ele não está diante de seu público e fala aleatoriamente sobre conceitos desconectados.

Notas do tipo esqueleto são adequadas para ensinar e pregar. O modo de ensino geralmente requer um tratamento mais completo do assunto, então alguma forma de notas é quase essencial. É difícil para um pregador cobrir adequadamente o seu assunto sem o auxílio de algumas notas.

Gostaria, portanto, encorajá-lo a concentrar-se principalmente em dominar a abordagem de notas tipo esqueleto. Use este método em seus tempos de estudo. Enquanto você medita na Bíblia, pratique a anotações de notas breves e enigmáticas sobre a inspiração e a revelação que você recebe.

Isso irá ajudá-lo também quando você chegar à construção de sua mensagem. A familiaridade com este estilo de fazer nota vai ajudá-lo imensamente quando você estiver pregando. Ele ajuda a treinar sua mente em padrões ordenados de pensamento. Isso também o torna mais articulado e mais fácil de ouvir.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Três tipos de preparação de sermão Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, fevereiro 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.