O Propósito da Pregação

O Propósito da Pregação
Muitos grandes sermões estão registrados na Bíblia, como o Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7), a história de Estevão da nação judaica (Atos 7), o discurso de Paulo no Areópago (Atos 17), o primeiro sermão sob a nova aliança (Atos 2). Os homens de hoje têm muito pouco respeito pela pregação - talvez seja porque não sabem o propósito da pregação.

Por que pregamos?

Explicar as Escrituras

Isso soa tão simples, mas muitas vezes é esquecido pelos homens de hoje. Em Atos 7, um terço do sermão de Estêvão era do Antigo Testamento. Seu público sabia o que os versos diziam, mas ele tinha que explicar o que eles significavam e como ele se aplicava a eles.

Quando Filipe pregou em Atos 8, ele explicou Isaías 53. O eunuco queria saber "de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro?" (Atos 8:34).

Depois que Artaxerxes libertou os israelitas, Esdras, um escriba e sacerdote de Deus, leu o "Livro da Lei de Moisés" para o povo. Com ajuda dos levitas, Esdras "ajudou o povo a entender a lei" (Neemias 8:7). "Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura" (Neemias 8:8).

Mostrar as Escrituras como Luz

Nos sermões apostólicos, nunca se apelou ao pensamento teológico moderno. Os homens de Deus simplesmente proclamaram a palavra de Deus. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Os apóstolos nunca reivindicaram uma experiência emocional como base para a salvação. Eles apresentaram Deus como tendo revelado Sua vontade ao homem (1 Coríntios 2:6-13). Esta vontade revelada foi colocada em forma escrita, "pela qual, quando você lê, você pode entender" (Efésios 3:4).

Perturbar as pessoas que estão no erro

Pedro não suavizou a verdade em Atos 2. Ele acusou sua audiência de matar o Filho de Deus. Como resultado, essas pessoas "compungiram-se em seu coração" (Atos 2:37). Cortar um homem ao coração não é uma tarefa a ser apreciada - é o resultado final da liberdade, alegria e salvação que buscamos.
A maneira como alguns homens pregam hoje, um homem perdido nunca poderia conhecer sua condição. Os pecadores nunca gritarão "O que devo fazer para ser salvo?" Enquanto escuta a "pregação positiva" feita por alguns hoje.

Apresentar Cristo como a única esperança do mundo

A primeira coisa que Paulo fez em cada cidade que visitou foi apresentar Cristo e colocá-lo diante dos homens como sua única esperança. Paulo disse aos coríntios que "nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" (1 Coríntios 2:2). A salvação não vem pela pregação da política ou trivialidades morais - nossa esperança está no céu, não em Brasília.

Falar sobre a Igreja

Alguns hoje nos dizem para "pregar o homem não o plano". Mas não podemos pregar o Rei sem Seu reino, nem o Noivo sem Sua noiva. Quando o evangelho foi pregado em Atos 2, os homens foram acrescentados à igreja (Atos 2:47). Esta é a igreja que Jesus prometeu edificar (Mateus 16:18), e a única que Ele salvará (Efésios 5:23).

Não ponhamos nossa confiança em denominações construídas pelos homens, porque eles serão desarraigados (Mateus 15:13). "Os reinos da terra passam um a um, mas o reino dos céus permanece".

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem