O Que o Natal Realmente Significa? - O Cântico de Zacarias

O Que o Natal Realmente Significa?  - O Cântico de Zacarias

Texto: Lucas 1:67-79

Introdução: É tão maravilhoso ouvir o coral cantar a mensagem de Natal. A tradição de cantar na época do Natal é tão antiga quanto o próprio Natal. Você sabia que as primeiras canções de Natal estão escritas na Bíblia como parte da história do Natal? Quando Lucas sentou-se para escrever seu evangelho, ele gravou quatro das canções originais de Natal. Elas são encontradas em Lucas capítulos 1-2.

Essas peças de poesia profética sobreviveram por mais de 2.000 anos. Elas foram colocadas em muitos ambientes musicais diferentes e unidos a várias melodias. Philip Ryken refere-se a elas como “o último dos salmos hebraicos e o primeiro dos hinos cristãos… o evangelho é e deve ser musical… o que Ele fez deve ser celebrado com música”.

Hoje vamos dar uma olhada em uma dessas canções de Natal do Evangelho de Lucas, o Cântico de Zacarias, e nela espero mostrar a vocês o que o Natal realmente significa.

Antes de lermos a letra desta canção e estudarmos sua mensagem, vamos analisar a música por alguns minutos para conhecer a história de fundo de nosso compositor de hinos de Natal de hoje. Você pode encontrar sua história em Lucas 1:5-25.

Imagine se vivêssemos sem nenhum porta-voz de Deus... sem Bíblia, sem pregação, apenas silêncio do alto. Entre o Antigo e o Novo Testamento, o povo de Deus esperou quatrocentos anos para ouvir um profeta de Deus. Durante estes “anos de silêncio”, alguns do povo de Deus agarraram-se à esperança, outros ficaram presos a rituais e rotinas, e outros ainda nem sequer pensavam mais em Deus e nas Suas promessas. Não havia nenhum filho de Davi no trono em Jerusalém. Roma governou o mundo e o cruel rei Herodes impôs a sua vontade ao povo judeu. A imoralidade era galopante e a vida espiritual entre muitos israelitas havia perdido qualquer vitalidade verdadeira. Em vez disso, a religião para muitos eram regras intermináveis e rituais vazios.

Neste mundo de trevas e desespero viviam um sacerdote chamado Zacarias e sua esposa Isabel. Eles eram pessoas piedosas, “Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1:6). Este casal de idosos teve outro silêncio trágico em sua vida porque Isabel não pôde ter filhos.

Zacarias era um dos vinte mil sacerdotes de Israel em sua época. Durante apenas duas semanas por ano, sua turma de Abias estava de serviço. Enquanto estava em Jerusalém para cumprir suas responsabilidades no Templo, ele foi escolhido por sorteio para entrar no Lugar Santo e queimar incenso dentro do templo. Esta era uma oportunidade única na vida e um enorme privilégio.

Uma multidão de fiéis estava no pátio do templo orando enquanto ele queimava o incenso e oferecia orações de intercessão pelo povo. Eles estão esperando que ele voltasse e pronunciasse a bênção Aarônica: “O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Números 6:24-26).

Mas Zacarias está atrasado. De repente, o anjo Gabriel aparece ao lado direito do altar do incenso. Zacarias foi “tomado de medo”. A mensagem de Gabriel foi primeiro: “Não temais”. E então: “Sua oração foi ouvida” (Lucas 1:13). O anjo lhe disse que Isabel lhe daria um filho! Os versículos 14-15 explicam que tipo de homem seu filho se tornaria e os versículos 16-17 descrevem a mensagem que esse filho pregaria. Entre as coisas que ele faria estaria levar as pessoas de volta ao Senhor seu Deus e “converter os corações dos pais aos filhos” (Lucas 1:17). Tudo isso seria “preparar um povo preparado para o Senhor” (1:17).

Zacarias fica incrédulo com a notícia e imediatamente pede algum tipo de sinal: “Como terei certeza disso? pois eu sou velho, e minha mulher também está avançada em idade” (Lucas 1:18). Gabriel responde dizendo: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus” (Lucas 1:19). Ele não era um anjo comum – apareceu séculos antes a Daniel e mais tarde neste capítulo para anunciar a Maria que ela daria à luz o Messias.

Zacarias ouviu a mensagem, mas não creu. Agora ele teria nove meses para ouvir. Gabriel o repreende dizendo: “e eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se” (Lucas 1:20).

Zacarias pediu um sinal e durante nove meses teve que usar a linguagem de sinais para se comunicar. Alguém se perguntou qual é o maior milagre aqui – Isabel tendo um filho na sua velhice ou um pregador mantendo silêncio durante nove meses! Ele vai ser pai pela primeira vez e nem pode contar para ninguém!

Retomamos a história cerca de nove meses depois, no versículo 57, quando seu filho nasce. Zacarias ainda não consegue falar. Oito dias depois, toda a cidade comparece à cerimônia de circuncisão, quando darão o nome ao bebê. Isabel insiste que ele se chame João. Zacarias pediu uma tábua e, para espanto de todos, ele escreveu: “Seu nome é João” (Lucas 1:63).

Eu amo o que acontece a seguir. Zacarias recebe sua voz de volta e seu coração explode em adoração. Cheio do Espírito Santo, Zacarias irrompe em louvor profético. Ouça a canção dele:

“67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: 68 Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, 69 e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; 70 assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas; 71 para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; 72 para usar de misericórdia com nossos pais, e lembrar-se do seu santo pacto 73 e do juramento que fez a Abrão, nosso pai, 74 de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, 75 em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. 76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; 77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, 78 graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, 79 para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz”.

Quero que você perceba antes de tudo uma palavra importante nesta canção. É usada duas vezes. Primeiro no versículo 68, “Bendito o Senhor Deus de Israel, porque nos visitou...”, e depois no versículo 78, “Pela terna misericórdia do nosso Deus, com a qual a aurora do alto nos visitou”. É a palavra, visitar. Literalmente significa olhar para ajudar. É a palavra que você usaria quando vê alguém em uma situação ruim e então intervém pessoalmente para ajudá-lo. Deus nos viu em nosso estado de doença do pecado e veio nos visitar através de Seu Filho, Jesus Cristo. Ele nos viu tateando na escuridão e nos visitou com luz.

Ao olhar para seu filho, Zacarias sabe que a ajuda está a caminho. De alguma forma, seu filho João ajudaria a preparar o caminho para Aquele que é o Caminho. A longa espera acabou! O Cântico de Zacarias trata de Deus visitando Seu povo, de Deus vindo à terra. Isto é o que o Natal realmente significa: Deus veio e nos visitou para nos salvar.

Quase todas as frases desta canção de Natal estão repletas de referências bíblicas, especialmente dos Profetas. Vejamos cinco fatos específicos desta canção sobre a Visitação Divina. Vou reformulá-los como um esboço para examinarmos rapidamente hoje.

I. Natal Significa Que Deus Veio Para Proporcionar Salvação.

A. Zacarias menciona o propósito salvador de Deus de quatro maneiras diferentes:

1. Redenção: “porque visitou e remiu o seu povo”. (v.68) “Redenção” significa libertar da escravidão através do pagamento de um preço.

2. Salvação: “e levantou para nós o chifre de salvação na casa de seu servo Davi” (v. 69 KJV) O chifre é um símbolo da força de um animal, como um touro (Sl 132:17; 18:2). Aqui aponta para o fato de que a salvação exigia o grande poder de Deus porque o nosso inimigo é muito forte. Mas Deus fez isso – Ele o ressuscitou. E Zacarias sabe que esta salvação não se encontra em seu filho João, mas em outro. Embora Seu nome não seja mencionado aqui, fica claro que esta salvação está em Jesus Cristo. Este chifre de salvação vem “da casa de Seu servo Davi” (1:69). João era da tribo de Levi. Foi Jesus quem nasceu na casa de Davi para sentar-se no trono de Davi. Como o anjo disse a José em Mateus 1:21: “E lhe porás o nome de JESUS, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

3. Libertação: “para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam”. (v.71) “libertados da mão de nossos inimigos” (74)

4. Perdão: “para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados” (v.77)

B. Zacarias está louvando a Deus por Ele não ter visitado este planeta simplesmente para ver como estávamos. Ele sabia o quanto estávamos indo mal. Foi por isso que Ele veio! Estávamos em apuros e Deus veio nos salvar. É isso que o Natal realmente significa: Deus veio para proporcionar a salvação.

II. O Natal Significa Que Deus Veio Para Cumprir Sua Promessa.

A. Como judeu piedoso, Zacarias não consegue superar o fato de que Deus finalmente cumpriu suas promessas. Zacarias canta três estrofes exaltando a profecia cumprida:

1. Prometida pelos profetas. “assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas” (v. 70). Certo estudioso encontrou mais de 400 profecias messiânicas no Antigo Testamento que são cumpridas em Jesus Cristo. Mas mesmo à parte destas profecias específicas, todo o Antigo Testamento aponta para Cristo.

2. Esperada pelos pais. “para usar de misericórdia com nossos pais, e lembrar-se do seu santo pacto” (v. 72) Os judeus durante séculos esperaram que Deus mostrasse Sua misericórdia enviando o Messias.

3. Garantida por juramento a Abraão. “lembrar-se do seu santo pacto e do juramento que fez a Abrão, nosso pai” (v.72-73) Dois mil anos antes de Jesus Cristo nascer, Deus escolheu Abraão, de uma família pagã que vivia na cidade de Ur dos Caldeus, e prometeu fazer dele uma grande nação, para dar aos seus descendentes a terra de Canaã, e abençoar todas as famílias da terra através dele (Gn 12:1-3). Durante o ministério de Jesus, Ele disse aos judeus que contendiam com Ele: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se” (João 8:56). Jesus Cristo foi a semente de Abraão em quem as promessas de Deus foram cumpridas.

B. A questão é clara: Deus está agora fazendo o que prometeu que faria. Os profetas previram isso chegando. Miquéias falou sobre isso, assim como Isaías e Jeremias. Abraão ansiava por este dia, assim como Isaque, Jacó, Moisés e Davi. Todos eles previram isso; eles simplesmente não sabiam exatamente quando e como isso aconteceria. Zacarias está nos dizendo algo muito importante: Deus cumpriu Suas promessas quando visitou o mundo na pessoa de Jesus Cristo e nada mais será como antes.

C. Então o Natal significa que Deus veio para nos salvar, Deus veio para cumprir Suas promessas.

III. O Natal Significa Que Deus Veio Para Nos Transformar.

A. Nos versículos 74 e 75 Zacarias fala da transformação total que Jesus fará na vida daqueles que o seguem. A salvação leva à santificação que sempre leva ao serviço:

1. Santificação. “em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” (v. 75) Jesus veio para nos salvar do pecado e para nos santificar para vivermos em santidade e justiça.

2. Serviço. “de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor” (V.74). Adoro como a salvação nos leva a viver uma vida de serviço. Ele salvou você para que você pudesse cumprir o chamado mais elevado do universo – servir a Deus sem medo para sempre! Somos salvos para servir. Como você servirá a Deus no ano novo?

B. Deus nos dá graça para que possamos viver para Sua glória. Deus veio para salvar, para cumprir Suas promessas, para nos capacitar a viver vidas santas.

IV. O Natal Significa Que Deus Veio Preparar um Povo Para Si Mesmo.

A. Agora Zacarias considera o significado do filho pequeno que ele segura nos braços. Nos versículos 76 e 77 ele canta alegremente para João e profere três previsões específicas sobre o seu futuro:

1. Ele será um profeta de Deus. “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo” (v. 76a)

2. Ele preparará o caminho do Senhor. “porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos” (v. 76b)

3. Ele pregará o perdão. “para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados” (V.77)

B. Foi exatamente isso que João Batista fez. Toda a sua missão era preparar a nação para a vinda do Messias. 

1. Ele foi um profeta, um preparador e um pregador da salvação. João começou seu ministério indo para a região desértica ao redor do rio Jordão e pregando o arrependimento. 

2. Ele batizou as pessoas quando elas confessaram seus pecados e assim ajudou a preparar o caminho para a vinda do Senhor. Quando João viu Jesus, ele gritou: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1:29)

C. Você observou que há apenas dois versos em toda a canção que têm a ver com o próprio filho de Zacarias, João? O resto deste refrão tem a ver com o Senhor Jesus, o Salvador. 

1. A vida de João consistiria em colocar Jesus em primeiro lugar e afastar as pessoas dele para que vissem o Salvador. Faríamos bem em imitar a missão de sua vida, conforme encontrada em João 3:30: “Ele deve crescer, mas eu devo diminuir”. 

2. João estava focado em ser o segundo, não o primeiro. Ele preparou as pessoas para a primeira vinda de Jesus. 

3. Temos o privilégio de ajudar as pessoas a se prepararem para encontrar o Senhor em Sua Segunda Vinda. Fazemos isso não apontando para nós mesmos, mas para o Senhor Jesus Cristo.

D. Natal significa que Deus veio trazendo salvação, cumprindo Suas promessas, transformando nossas vidas, nos preparando para sermos Seu povo.

V. Natal Significa Que Deus Veio Trazendo Bênçãos Espirituais.

A. Numa explosão final de louvor, Zacarias fala de três grandes bênçãos quando Deus nos visita:

1. Luz para aqueles que estão nas trevas. “graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto” (V.78) Jesus é a aurora, o nascer do sol do alto. A vinda de Jesus à terra é o início de um novo dia. Significa o fim da noite escura. Acima de tudo, fala de esperança para os feridos.

2. Perdão aos condenados à morte. “para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz” (v. 79). A humanidade permanece nas trevas do pecado, esperando que a morte os devore. Jesus veio morrer por nós para que nós, os condenados, fôssemos perdoados, libertos do pecado e da morte.

3. Orientação para aqueles que se perderam. “a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz” (V.78)

Conclusão: Deus visitou a terra na pessoa de Jesus Cristo. Agora esse mesmo Visitante Divino chega e bate à porta do seu coração. Você vai abrir a porta e deixá-lo entrar? Peça a Ele que brilhe em seu coração para guiá-lo no caminho da paz. Arrependa-se de seus pecados e confie em Jesus Cristo como seu Salvador. O visitante do céu finalmente chegou! Você, como Zacarias, abandonará tudo e O receberá em seu mundo? Se hoje você confiar em Jesus Cristo para salvá-lo do pecado, você experimentará o que realmente significa o Natal.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem